Translate

segunda-feira, 20 de julho de 2020

CINEMA. Os cem melhores filmes você os vê em 4 minutos



O Poderoso Chefão encabeça a lista dos filmes favoritos eleitos pela crítica do Hollywood Reporter. Um vídeo com cenas de todos eles você pode assistir ao longo de 4 minutos. 




  1. 10  
    100
  2. A Lista de Schindler

    (1993)




    Universal Pictures / Cortesia da coleção Neal Peters

    Diretor: Steven Spielberg
    Elenco: Liam Neeson, Ralph Fiennes, Ben Kingsley
    Bruto vitalício doméstico  (ajustado pela inflação em 2014): US $ 183.022.100
    Citação famosa: "Stern, se esta fábrica produzir uma concha que possa realmente ser demitida, ficarei muito infeliz". - Oskar Schindler
    A coisa mais chocante nesse drama emocional em preto e branco não é sobre um ato de bondade de partir o coração durante o Holocausto; Spielberg o lançou apenas meses depois de seu outro grande sucesso de 1993, aquele com os dinossauros. Diferentemente de  Jurassic Park , este filme levou para casa sete Oscars, incluindo melhor diretor e melhor filme (o primeiro filme em preto e branco a ganhar essa estatueta desde 1960,  The Apartment ).
  3. 9

    100

    2001: Uma Odisséia no Espaço

    (1968)




    Coleção MGM / Cortesia Neal Peters

    Diretor : Stanley Kubrick
    Elenco : Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester
    Bruto vitalício doméstico (ajustado pela inflação em 2014): US $ 344.621.600
    Citação famosa: “Bem, acho que não há dúvida. Isso só pode ser atribuído a erros humanos. Esse tipo de coisa surgiu antes e sempre foi devido a erro humano. ” - Hal
    Foi o primeiro filme do espaço sideral a levar o espaço sideral - e efeitos especiais - a sério (tão seriamente Kubrick destruiu os sets após a produção para garantir que eles não aparecessem nos filmes de ficção científica subseqüentes). Certamente, ele chia ao lado de seus sucessores, incluindo  Close Encounters  e  Star Wars , mas  2001  tem um dos cortes de fósforos mais famosos da história do cinema (o osso se transformando em uma nave espacial). E mesmo que o computador de fala mansa no filme tenha um sistema operacional com 46 anos de idade, as pessoas ainda desejam possuí-lo: o aplicativo HAL 9000 no iTunes foi baixado cerca de um quarto de milhão de vezes.
  4. 8

    100

    ET O Extra-Terrestre

    (1982)




    Universal Pictures / Cortesia da coleção Neal Peters

    Diretor : Steven Spielberg
    Elenco : Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace
    Bruto vitalício doméstico: (ajustado pela inflação, 2014): US $ 989.737.100
    Citação famosa: "Seja bom". - ET
    É o primeiro filme de Spielberg na lista, mas dificilmente o último (ele tem sete). E faz totalmente sentido que o  ET  seja o mais popular porque é basicamente  o Mágico de Oz  ao contrário. Pense nisso: um munchkin de um metro e meio de altura aterrissa na Terra, onde ele faz amizade com um trio de habitantes locais (e seu cachorrinho) que o ajudam a telefonar para um lugar sem casa até que, no final, onde a ET ir em sua nave espacial? Isso mesmo - além do arco-íris. "Eu nunca pensei nisso antes", disse Spielberg alguns anos atrás, quando a teoria foi apresentada a ele. "Você se importa se eu roubar isso?"
    7

    100
  5. O Poderoso Chefão: Parte II

    (1974)




    Paramount Pictures / Cortesia da coleção Neal Peters

    Diretor: Francis Ford Coppola
    Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Robert Duvall, Diane Keaton
    Bruto vitalício doméstico (ajustado pela inflação em 2014): US $ 202.374.900
    Citação famosa: "Há muitas coisas que meu pai me ensinou aqui nesta sala. Ele me ensinou: mantenha seus amigos próximos, mas seus inimigos mais próximos". - Michael Corleone
    Argumentos sobre os quais o  Poderoso Chefão  é maior, o primeiro ou o segundo, começaram assim que a sequência foi lançada. O primeiro filme tem a vantagem entre os participantes desta pesquisa, mas a  Parte II também  tem fãs obstinados. "É um daqueles filmes", diz o produtor Albert Berger , "que tem todos os elementos do cinema trabalhando no mais alto nível. E é divertido, e diz algo sobre o nosso país".
  6. 6

    100

    Casablanca

    (1942)




    Warner Bros. / Cortesia The Neal Peters Collection

    Diretor: Michael Curtiz
    Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman
    Bruto vitalício doméstico (ajustado pela inflação em 2014): $ 4.452.100
    Citação famosa: "Aqui está olhando para você, garoto". - Rick
    Não é de surpreender que o romance devastado pela guerra de Rick e Ilsa fosse o grande favorito entre os entrevistados mais experientes. Entre os que tinham 60 anos, era o terceiro filme mais popular, enquanto que entre os que tinham 20 anos, era o 37º. Também não é um choque, homens e mulheres tinham opiniões diferentes:  Casablanca  era o terceiro filme favorito dos homens e o 14º das mulheres  Mas, então, os homens sempre preferem suas histórias de amor com nazistas.
  7. 5

    100

    Pulp Fiction

    (1994)




    Miramax Films / Cortesia da coleção Neal Peters

    Diretor: Quentin Tarantino
    Elenco: John Travolta, Uma Thurman, Samuel L.Jackson, Bruce Willis, Ving Rhames
    Bruto vitalício doméstico (ajustado pela inflação em 2014): $ 202.078.200
    Citação famosa: "Se minhas respostas o assustam, você deve parar de fazer perguntas assustadoras". - Jules
    "Quentin sempre estudou cinema e, depois de Reservoir Dogs, ele me disse: 'O segundo filme de um cineasta é quase mais importante que o primeiro. Temos que fazer o que é certo'", lembra Lawrence Bender , diretor de Tarantino. parceiro de longa data. Tarantino acertou, tudo bem. De fato, Pulp Fiction , da Miramax, pode ser o filme mais influente feito nos anos 90, inspirando vários imitadores (apelidados de Tarantinies) e dezenas de imitações. "Não achamos que estávamos correndo um grande risco", diz Bender. "Nós apenas estávamos fazendo algo muito legal".

  8. 4

    100

    Red

    (1994)




    Columbia Pictures / Cortesia da coleção Neal Peters

    Diretor: Frank Darabont
    Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman
    Bruto vitalício doméstico (ajustado pela inflação em 2014): $ 53.014.600
    Citação famosa: "Lembre-se de Red, a esperança é uma coisa boa, talvez a melhor das coisas, e nenhuma coisa boa nunca morre". - Andy Dufresne [em carta a Red]
    De todas as adaptações das histórias de Stephen King - e são legiões porque ele é o escritor vivo mais adaptado -, essa é apenas uma das duas (junto com The Shining ) a fazer a lista.
    Tudo o que  Shawshank  ama aparentemente veio após o excepcional lançamento teatral do filme, quando começou a aparecer na TV a cabo quase tão regularmente quanto os comerciais da Geico. Em 2013, 151 horas de tempo de cabo básico foram dedicadas à exibição do filme de 142 minutos. São cerca de seis dias assistindo Robbins tentar escapar da prisão.
  9. 3

    100

    Cidadão Kane

    (1941)




    Coleção RKO / Cortesia Neal Peters

    Diretor: Orson Welles
    Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ruth Warrick
    Bruto vitalício doméstico (ajustado pela inflação em 2014): US $ 2.998.000
    Citação famosa: "Não basta dizer o que um homem fez. Você precisa nos dizer quem ele era". - Rawlson
    Os críticos aclamam isso há décadas como "o melhor filme americano já feito", tornando-o uma escolha fácil demais para a lista dos melhores filmes de qualquer pessoa. Mas nem todos os espectadores, especialmente os mais jovens, ficam encantados com a história de Charles Foster Kane e seu trenó há muito perdido. Entre os entrevistados na faixa dos 20 anos, por exemplo, foi apenas o 26º filme favorito. Entre os menores de 20 anos, era o 53º. Entre aqueles com mais de 60 anos, porém, era o número 1 ou 2.
  10. 2

    100

    O Mágico de Oz

    (1939)




    COLEÇÃO MGM / COURTESY NEAL PETERS

    Diretor: Victor Fleming
    Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley
    Bruto vitalício doméstico (ajustado pela inflação em 2014): US $ 32.950.500
    Citação famosa: "Leões, tigres e ursos! Oh, que coisa!" - Dorothy
    "Se eu estivesse em uma ilha deserta, levaria  O Mágico de Oz  comigo", diz Elizabeth Daley , reitora da Escola de Artes Cinematográficas da USC. "Isso sempre me faz sentir vivo. Eu poderia assistir repetidamente." E as pessoas têm, geração após geração. De fato, é o filme mais assistido de todos os tempos, de acordo com a Biblioteca do Congresso, graças a exibições regulares na televisão desde meados da década de 1950 (e a cabo desde os anos 90). Isso não inclui sequências e prequels, que Hollywood continua lançando a cada década como enxames de macacos voadores. O mais recente, Oz ,  o Grande e Poderoso , estrelado por James Franco como um jovem bruxo bonitão, arrecadou mais de US $ 230 milhões no mercado interno.
    1

    100
  11. O PODEROSO CHEFÃO

    (1972)




    Paramount Pictures / Cortesia da coleção Neal Peters

    Diretor: Francis Ford Coppola
    Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, Talia Shire
    Bruto vitalício doméstico  (ajustado pela inflação em 2014): $ 626.025.500
    Citação famosa:  "Vou fazer uma oferta que ele não pode recusar". - Don Corleone
    The Godfather veio a este mundo, na forma de Mario Puzo 's romance, como polpa. Em uma façanha de alquimia criativa sem dúvida insuperável antes ou depois, Coppola e seus colaboradores transformaram o melodrama da Máfia em arte popular que satisfaz em todos os níveis possíveis - como um drama familiar, uma saga do crime, um arrebatamento visual e musical e uma evocação impecável de um período histórico.
    O filme tem 42 anos, ou seja, quem viu quando foi lançado em 1972 está com 60 anos ou mais. Isso sugere seu poder narrativo, performances extraordinárias e valores míticos registrados tão fortemente para os espectadores mais jovens quanto na época. O filme também fica no ponto intermediário preciso entre a chegada dos filmes sonoros e o presente. É clássico e moderno, tradicional em suas narrativas e contemporâneo em sua perspectiva crítica. É um filme que faz tudo. - Todd McCarthy

    -

Nenhum comentário: