quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

LITERATURA. A porção de luz de Nirton Venâncio em poesia

Nirton Venâncio é um dos profissionais da mídia com quem aprendi a ter a lucidez de avaliar os acontecimentos que a gente trabalhava, transportá-los ao impresso, com a grandeza da sua participação. Ele dividiu conosco algumas das matérias que fizemos, ele como repórter fotográfico de íntima percepção. E era mais do que isso; era um poeta. 

Com ele, aprendi a ter a ciência de que, na calma e na tranquilidade do seu fazer jornalístico, a alma da notícia se incorporava na magia das imagens, Por isso, o envolvimento com a matéria a qual eu produzia me levava a mergulhar no âmago de suas fotos e tirar dali lições que os leitores saberiam absorver. 

A imagem que ele fotografava era um componente importante ao texto que as páginas de O Povo abrigavam. Principalmente, porque as fotos do Nirton retratavam um misto de informação e poesia que se escondia por trás dos fatos mais simples. As suas imagens engrandeciam o nosso texto com um subliminar manto de poesia.

Pois esse lado poeta tem aflorado bastante na alma dessa grande alma que ele é. E, agora, sexta feira, dia 15, uma porção dessa luz materializada em poemas será entregue por ele "aos amigos que sempre estiveram no ponto de vista do meu coração", como ele tão bem escreveu no convite do lançamento. 

E ao enviar para mim um desses convites, um elo de orgulho preencheu-me a alma ao saber que, a bonomia de Nirton, me incluiu entre as pessoas de sua estima. O que é que eu queria mais? 

SERVIÇO

LIVRO: Poesia Provisória
AUTOR: Nirton Venâncio
QUANDO: Sexta, 15
ONDE:Livraria Lamarca
Av da Universidade, 2475
HORA: 19 horas

Um comentário:

Nirton Venancio disse...

Meu caro Nonato, seu texto me emocionei, e desaguei as lágrimas. Gratidão, amigo. Desde quando eu lhe escutava no rádio, e era o meu ídolo que meus ouvidos escutavam e guardavam no peito. O Universo me levou até pertinho desse ídolo e me tornei parceiro de trabalho, amigo na vida. Hábraços!