Translate

sábado, 26 de janeiro de 2019

JORNALISMO. Código de Ética segundo a visão iraniana

O jornal Iran Daily publica em sua homeoage de hoje o "Código de Ética do Jornalista", quando os profissionais somos obrigados a adotar um ponto de vista objetivo em relação a fatos e desenvolvimentos, além de fornecer aos leitores notícias vpálidas e precisas, como análises lógicas e imparciais.  



  1. O jornalismo é mais um serviço social do que um negócio. Um jornalista é sempre obrigado a incorporar moralidade e ética em suas atividades e trabalho.
  1. Um jornalista é obrigado a publicar notícias com fontes distintas e válidas.
  1. O plágio, distorcendo textos e documentos, bem como omitindo fatos básicos e informações de eventos, não são plausíveis e aceitáveis ​​no jornalismo.
  1. Um jornalista deve abster-se de aceitar recompensas monetárias ou subornos pagos para atender a propósitos específicos que sejam contraditórios aos interesses públicos.
  1. Um jornalista evita qualquer pressão ou intimidação pela publicação de materiais ou pela alteração do conteúdo e segue as políticas gerais da mídia e os princípios de honra profissional.
  1. Um jornalista segue os princípios da honra profissional, respeitando a independência nacional e a soberania, a ordem pública e a segurança, bem como o bem público.
  1. Um jornalista concede o devido respeito aos princípios e crenças religiosas, costumes e ritos étnicos e nacionais, boa ética e castidade pública e evita a tendência à discriminação hostil a esse respeito e também se abstém de provocações que podem levar à agressão contra outros países.
  1. Um jornalista atribui o devido respeito aos valores divinos e humanos, incluindo justiça, liberdade, paz e segurança humana, bem como independência cultural, social e econômica e progresso das nações.
  1. Esforços para promover a coexistência pacífica entre as nações, o combate à proliferação de armas de destruição em massa (WMD), a prevenção da poluição ambiental e a luta contra a hegemonia cultural estão entre as missões significativas dos jornalistas.
  1.  É dever do jornalista respeitar a honra pessoal e a privacidade dos indivíduos, evitar o desrespeito e a acusação contra as pessoas, mas promover a paz psicológica e a saúde da sociedade.
  1. Um jornalista é obrigado a manter seus segredos profissionais e evitar a divulgação de informações e as notícias que obtém como confidenciais, esperam em casos permitidos pelo tribunal, enquanto defende a liberdade de comunicação, análise e crítica.

Nenhum comentário: