Translate

domingo, 14 de outubro de 2018

MEMÓRIA. Wikipédia pede ajuda sobre o Museu Nacional

O incêndio do Museu Nacional no Rio, ocorrido dia 2 de setembro de 2018, causou danos irremediáveis à cultura do País. A Wikipédia no Brasil está empenhada numa campanha que eu considero das mais importantes. A de que, cada brasileiro, que detém alguma imagem feita durante visitas ao museu pode colaborar para recuperar a imagem interna ou externa do edifício. 

Você pode ajudar

Um dos desafios mais imediatos é recuperar e preservar imagens do prédio e do acervo, cuja memória visual são agora nosso principal patrimônio. Você que tirou fotos no museu ou conhece alguém que visitou o museu pode ajudar: crie uma conta no Wikimedia Commons e carregue fotos de relevância. É muito importante que sua contribuição esteja de acordo com as regras de carregamento do Wikimedia Commons, em especial no que diz respeito às licenças livres. Veja o infográfico ao lado para referência.
Também é muito importante que ajude a garantir a qualidade dos conteúdos sobre o Museu Nacional e seu acervo na Wikipédia. Vamos criar um cardápio de verbetes importantes e contamos com sua ajuda para melhorar esses conteúdos.
Se tiver dúvidas, escreva na página de discussão deste projeto sobre_o_Museu_Nacional e um editor experiente poderá ajudá-lo.
Editores da Wikipédia estão em contato com curadores do acervo do Museu Nacional para conseguirmos carregar livremente imagens do acervo. Isso inclui imagens técnicas, obras raras e documentação científica. Informaremos desdobramentos sobre essas iniciativas por aqui.

Nenhum comentário: