segunda-feira, 10 de outubro de 2016

INFORME. Sindjorce inicia curso de repórter cinematográfico

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) inicia, nesta terça-feira, dia 11 de outubro, as aulas da primeira turma do Curso de Formação de Repórter Cinematográfico. Iniciativa pioneira voltada à qualificação dos jornalistas de imagem, o curso inaugura a programação de capacitações que a atual gestão do sindicato pretende fazer de forma permanente ao longo do mandato.
“Realizamos uma pesquisa junto à categoria e verificamos interesses em alguns cursos rápidos de atualização profissional e outros de formação. Começamos a colocar os projetos em prática com o Curso de Formação em Repórter Cinematográfico, que é pioneiro na entidade”, comenta Nathan Camelo, diretor de Comunicação e Cultura do Sindjorce.
O diretor acrescenta que o Sindjorce hoje dispõe de mini auditório climatizado, com capacidade para 30 alunos, além de cadeiras novas. “Fizemos um investimento em climatização de salas, troca de mobiliário, instalações elétricas e pintura da sede, para termos condições de ofertar iniciativas de capacitação”, comenta.
O Curso Formação de Repórter Cinematográfico tem carga horária de 40 horas/aula e acontecerá às terças e às quintas-feiras, das 19h às 21h, e sábados alternados, das 8h às 12h.  Será ministrado pelo repórter cinematográfico Cezar Ceppi, que abordará a história da televisão, a linguagem audiovisual, o enquadramento, a iluminação, a exposição, dentre outros temas.
Após conclusão do curso, cuja presença é necessária em 90% das aulas, e passar por uma prova prática, o concludente poderá solicitar seu registro de “Repórter Cinematográfico” junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Ceppi é formado em História pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e tem MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática, pela Unipace. Já trabalhou nas TVs O Povo, Verdes Mares e Jangadeiro.
(Texto do Sindjorce)

Nenhum comentário: