segunda-feira, 22 de agosto de 2016

LEITURA. Dicas para o rádio obter lucro em meio à crise

A crise financeira no Brasil traz um novo desafio para donos e administradores de rádio: como garantir um negócio lucrativo? É preciso fazer cortes nas despesas, mas manter a qualidade do que é oferecido ao ouvinte. Também é preciso diversificar as opções de espaços oferecidas aos anunciantes, investir em tecnologia e atualizar antigos processos.
É essencial saber que um bom gerenciamento pode não só salvar o seu negócio, mas também garantir um bom resultado, mesmo com a economia instabilizada! As dez dicas deste post podem ser muito úteis para isso, confira:

Como garantir uma rádio lucrativa durante a crise

1. Corte despesas
Não é possível fugir de um corte de despesas para garantir a saúde financeira do seu negócio durante a crise. Como a rádio já não fatura como antes, portanto você não pode gastar como antes. Divida as despesas da empresa em: essenciais, importantes e desnecessárias (ou substituíveis). Os cortes devem ser feitos neste último grupo.
2. Aumente o controle sobre as finanças
Um bom controle sobre as finanças é importante sempre, mas durante uma crise econômica, ele pode ser o diferencial para garantir a sua tranquilidade financeira. Tenha todas as entradas e saídas de dinheiro registradas com precisão – isso contribui para que o administrador visualize quais são as áreas em que é possível economizar mais. Um sistema de gestão financeira é ideal para isso.
3. Automatize processos
Investimentos em tecnologia refletem em um aumento da produtividade interna. Alguns programas especializados também eliminam a necessidade de grandes equipes para realizar determinadas tarefas. Assim, você pode colocar os seus funcionários para realizar outras tarefas – que gerem mais lucro para a rádio – ou fazer cortes na equipe, se necessário, sem prejudicar a qualidade do que é entregue aos ouvintes.
4. Não perca personagens importantes para o seu negócio
Demitir funcionários é a solução encontrada por muitas empresas que veem o seu negócio em risco. Mas, é preciso tomar muito cuidado para não dispensar pessoas essenciais para o sucesso da emissora. Quem são os comunicadores responsáveis pelos programas de maior audiência na rádio? Estes, por exemplo, são profissionais que você deve manter na casa.
5. Mantenha a qualidade do conteúdo
Substituir os programas ao vivo por blocos de músicas gravadas é uma solução muito mais econômica para as rádios. Mas, essa é uma decisão que reflete na perda de ouvintes. Para que a sua emissora se mantenha firme durante a crise, é preciso ir pela direção oposta: investir em ações para aumentar a audiência. Manter uma programação de qualidade é essencial para isso.
6. Invista em novidades para a programação
Manter a qualidade é o mínimo que a rádio deve fazer para sobreviver à crise. Mas, para aumentar os índices de audiência e atrair mais anunciantes, é preciso mais: é preciso trazer novidades que captem a atenção de novos ouvintes. Ficar de olho nas tendências, apostar na interatividade com o público e diversificar a programação com mais conteúdos interessantes, são boas maneiras de fazer isso.
7. Reforce o relacionamento com o ouvinte
Uma palavra se torna ainda mais importante em períodos de crise: fidelização. Ouvintes fiéis a sua emissora estão frequentemente ouvindo a sua programação – o que garante bons números de audiência para a rádio. Invista em ações que reforcem o relacionamento entre a rádio e o seu público. Apostar em mais conteúdos locais é um bom exemplo de como fazer isso.
8. Reforce o relacionamento com o anunciante
Também é preciso conquistar a fidelização dos seus anunciantes. Durante uma crise, as empresas costumam cortar gastos relacionados ao marketing. Se antes investiam em televisão, revista e rádio, agora optam por apenas uma ou duas opções. Quanto mais forte for o relacionamento da emissora com os seus clientes, maiores as chances de eles decidirem a favor da sua empresa nesses casos. Mostre aos anunciantes o poder de alcance da rádio, deixe claro quais são os benefícios de promover a marca em seus espaços publicitários e ofereça dicas que ajudem a potencializar as estratégias de marketing dos seus clientes.
9. Use os meios digitais a seu favor
Para que a sua rádio tenha uma longa duração no mercado, ela não pode parar no tempo. Hoje em dia, não basta ter uma frequência em uma estação AM ou FM. É preciso ter um site, perfis em redes sociais e um aplicativo. Os seus ouvintes querem opções e investir em meios digitais faz com que a emissora se fortaleça durante a crise.
10. Ofereça mais opções aos seus anunciantes
Também é fundamental apostar em estratégias para tornar a sua rádio mais atraente para os seus anunciantes. Uma excelente maneira de fazer isso é disponibilizando mais opções de espaços comerciais. Os meios digitais são ideais para isso. Ofereça opções mais econômicas de publicidade no site, por exemplo, ou pacotes que incluam site, redes sociais e aplicativo. Além de atrair mais anunciantes, essa é uma ação que aumenta as possibilidades de ganho da emissora!
Com informações da Cadena
FONTE: RADIOENEGOCIOS.COM.BR

Nenhum comentário: