Translate

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

EXPOSIÇÃO. Cearense Natália Coehl exibe 'Descartável'

Como os objetos perdem valor e se tornam lixo em nossa sociedade? O que é útil e descartável? E como ficam as relações humanas nesse processo? Estas reflexões estão presentes no trabalho artístico de Natália Coehl, que estará à disposição do público no próximo domingo, dia 13. Às 18h, a artista fará a performance Descarto-me, como marco da abertura da exposição Descartável, que fica em cartaz até o dia 13 de fevereiro, no espaço de convivência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural.
A exposição é composta por 12 imagens de variados tamanhos, as gigantes medem 1,60 x 1,06, impressas em lambe-lambe e lona, que compõem uma performance fotográfica. O plástico oriundo de sacos e embalagens inspiraram a criação: formatos, texturas e cores. Tudo evidencia, não apenas o lixo descartável, mas as relações que se instauram no gesto de descarte. Na criação, a artista experimenta o sentimento de inutilidade, inquietação e inadequação, transmutando-se em lixo por meio de um corpo que se dilata e se permite pensar novas formas de interação e expressão.
A cearense Natália Coehl, que já mora em São Paulo desde 2007, propõe uma reflexão sobre o lixo e o ato de descartar. Ela questiona sobre o caminho do circuito utilitário das coisas em nossa sociedade atual. “A rotina cotidiana nos coloca em um mecanismo desestabilizador. Entramos em um destrutivo e desenfreado processo de consumo que gera a acumulação de quantidades inimagináveis de tudo aquilo que perde sua utilidade, em pouquíssimo tempo.”, explica Natália Coehl.
Descartável suscita novas sensações, interfere no trânsito do público local e direciona os olhares para novas direções, podendo, assim, levar o cidadão a deflagrar todo o lixo que fica ao solo. Apresentada em um formato alternativo, a exposição funciona como uma intervenção no espaço público, trazendo as imagens a uma lugar inusitado e inabitual do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No caso, o chão e o espelho d’água da fonte externa.

SERVIÇO:


Exposição Descartável e performance de abertura Descarto-me
Aberto ao público (livre)


Descartável – de 13/12/15 até o dia 13/02/16 (horário do montagem, às 16h)
Descarto-me – dia 13/12/15, às 18h, no local da exposição

Local: No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (em frente à estatua do Patativa do Assaré e espelho d’água


Nenhum comentário: