segunda-feira, 30 de junho de 2014

ARTES. Um projeto do Google quer preservar a arte das ruas


O Google resolveu preservar para as futuras gerações a arte das ruas. Criou o 'Street Art Project', um excelente portal onde estão clicados os locais onde esse tipo de arte vigora e que, evidentemente, sofrrem a ameaça de serem removidos. Visite e magnifique-se com essa beleza de projeto. 



TV. 'Sábado Alegre' estar a dever homenagem a Luiz Cruz


Leitores estão indagando se a televisão cearense vai fazer alguma homenagem ao Luiz Cruz, que faleceu no último sábado. Eu acho que sim, a Diário - que me confirme o Will Nogueira - provavelmente, deve fazer alguma citação no programa 'Sábado Alegre', onde ele pontificou durante muito tempo como jurado. Aliás, hoje no 'Gente na TV' eu vi uma matéria em torno da morte do fundador da Biblioteca Circulante de Fortaleza. 

NOMES. E é anunciada mais uma morte do finado Orkut

Alguém se lembra do velho Orkut? Alguém por acaso ainda o visita? É mesmo tendo sido anunciado o fim em 2010, ele continuou ainda suspirando. Mas agora parece que vai bater as botas de vez. É que a partir desta segunda, 30 de junho, novos perfis poderão ser criados e aos usuários será dado uma chance para exportar seus dados com fotos e 'scraps'.

O QUE ROLA NA REDE. Leonardo Boff e a religião do futebol


Você acha que futebol e religião se assemelham? Eu vejo muitas e concordo com o pensador Leonardo Boff que escreve hoje no Jornal do Brasil sobe essas similitudes.



A presente Copa Mundial de Futebol, que ora se realiza no Brasil, bem como  outros grandes eventos futebolísticos, assumem características próprias das religiões. Para milhões de pessoas, o futebol, o esporte que possivelmente mais mobiliza no mundo, ocupou o lugar que comumente detinha a religião. Estudiosos da religião, somente para citar dois importantes como Emile Durkheim e Lucien Goldmann, sustentam que “a religião não é um sistema  de ideias; é antes um sistema de forças que mobilizam as pessoas até levá-las à mais alta exaltação” (Durckheim). A fé vem sempre acoplada à religião. Esse mesmo clássico afirma em seu famoso As formas elementares da vida religiosa: ”A fé é antes de tudo calor, vida, entusiasmo, exaltação de toda a atividade mental, transporte do indivíduo para além de si mesmo” (p. 607). E conclui Lucien Goldamnn, sociólogo da religião e marxista pascalino: ”Crer é apostar que a vida e a história têm sentido; o absurdo existe, mas ele não prevalece”.
Ora, se bem repararmos, o futebol para muita gente preenche as características religiosas: fé, entusiasmo, calor, exaltação, um campo de força e uma permanente aposta de que seu time vai triunfar.

COPA. E Fred continua sendo o mais cobrado pela torcida



domingo, 29 de junho de 2014

ESTATÍSTICAS. O caixote do Galvão volta a fazer sucesso

Um 'post' antigo, publicado aqui há mais de um ano durante a Copa das Confederações, ganhou  de novo visibilidade esta semana como o mais acessado. É o que mostra o caixote em que se apoia o narrador Galvão Bueno, para ficar na mesma altura de Arnaldo Coelho e Casagrande.


326
279
141
105
103

NOMES. Padre Ferreira deixa a vida corpórea aos 82 anos

.
Leio no blog do Lauriberto a notícia da morte do Padre Ferreira, paróco da Igreja do Patrocínio e da igrejinha da avenida Leste Oeste. Ele se tornou um grande amigo dos que fazem mídia em Fortaleza. 

Padre Manoel de Castro Ferreira, faleceu aos 82 anos de idade e às 15 horas haverá missa de corpo presente na paróquia de Santa Edwirges.  

CINEMA. A história de amor de dois dubladores famosos

fonte: xombit
Curioso: os artistas que deram vozes a Mickey e a Minnie acabaram se casando na vida real.

Wayne Allwine ingressou na Disney em 1966 como um zelador encarregado do correio e depois passou para o departamento de som. Ele fez o teste e ganhou o papel de Mickey Mouse. Foi a terceira voz do ratinho, depois do próprio Walt Disney (que o deixou porque estava fumando) e o segundo foi mentor de Allwine, Jimmy MacDonald. 
A atriz Russi Taylor começou como dubladora em 1977. Em 1986 foi apresentada para dar voz à personagem Minnie. Os dois acabaram se casando em 1991. 
Wayne Allwine morreu em 2006 devido a complicações da diabetes. aos 62 anos. 

sábado, 28 de junho de 2014

COPA. O confronto entre James e Neymar na Arena Castelão



BLOG. Depois do Brasil é da Ucrânia o ranking de visitantes


COPA 2014. Uma histórica leitura do fenômeno dos hinos


O jornal chileno 'El Mercúrio' fez um levantamento dos hinos que são entoados nas arenas onde acontece a Copa da FIFA.

O autor do artigo, Jean Pierre Egoaguirre, destaca o fenômeno dos hinos entoados nas arenas brasileiras e lembra os sentimentos que hinos como 'La Marsellesa' provocaram. 

O imperador Napoleão reagiu assim: "Esta música vai nos salvar de muitos canhões", teria dito o imperador de notar que a letra enaltecia o espirito guerreiro do povo francês. 

Esse sentimento nacionalista se repetiria durante a ocupação nazista, tornando-se o tema da resistência. 

"Hoje [...] não só os franceses, como os chilenos, brasileiros e colombianos são os que mais se destacam pela estremecedora entoação de seus hinos''. E chega a dizer que o campeonato tem se revelado uma vitrine das canções oficiais dos países.

E passa a narrar em "A Batalha dos Hinos Nacionais", as histórias e controvérsias que estão além da copa do mundo. Leia o original AQUI.

COPA 2014. O futebol cria um herói de um pênalti a outro


TWITTER. Planalto desmente ameaça de bomba no Mineirão

.

RÁDIO. Jucimar Leite estreia em julho na Progresso


Jucimar Leite estreia dia 7 de julho na Rádio Progresso de Juazeiro do Norte. Profissional competente, ele deixou o Grupo Jangadeiro para assumir a ancoragem do jornal do seu novo emprego a partir do meio dia. 

Sucesso, velho!

JORNAIS. O Globo teve que se desculpar com seus leitores

Não sei se vocês notaram, mas no último dia 19 o jornal O Globo, do Rio precisou dar uma nota explicativa fazendo a correção de uma informação registrada anteriormente. 



JORNAIS. Qual a melhor capa sobre o jogo Brasil x Chile?









NOMES. Morreu Luiz Cruz, fundador da Biblioteca Circulante

.
Morreu Luiz Cruz. 

Ele foi o fundador da Biblioteca Circulante de Fortaleza, um emblemático projeto cultural que levava jornais, livros e revistas para as comunidades carentes, inclusive, aos detentos. 

Seu trabalho foi reconhecido nacionalmente no final dos anos 60, a partir da promoção feita por Bibi Ferreira.

BLOG. As estatísticas da semana no Gente de Mídia


BLOG TESTE. Qual é mesmo a língua da presidente Dilma?

.
A presidente Dilma virou piada na internet. Numa celebração de aniversário do secretário geral da ONU, Li Moon, ela pede aos presentes que cada um cante o parabéns pra você em sua língua. E ela canta em... 



Então só resta pedir a Frank Sinatra e a Paula Fernandes que cantem 'Aquarela do Brasil', cada qual em sua língua - o inglês.

COPA DO MUNDO. Os 11 melhores segundo o Twitter

.
Qual é mesmo a 'seleção do mundo'? O Twitter colocou em campo os seus 11 jogadores que o microblogin considera como os melhores representantes. Vê se você concorda.



sexta-feira, 27 de junho de 2014

COPA DO MUNDO. Os craques em cartazes de filmes famosos






VÍDEO. O trailer mais assustador da Copa do Mundo da FIFA



REDES SOCIAIS. Eu duvido que Roberto Carlos tuíte algo


Aqui entre nós e o mundo: tem páginas nas redes socias que não revelam espontaneidade. Como a do Roberto Carlos no Twitter. 

O texto mais parece produto de laboratório de comunicação. Seco, sem emoção e sem nenhum 'feeling'. Quem o redige o faz na terceira pessoa tirando o objetivo maior do 'tweet' que é o jeito espontâneo de cada internauta inteagir com todos. 

Será que, pelo menos, Roberto lê o que se escreve como se fosse ele?

TELEVISÃO. A Povo muda de lugar para se juntar ao grupo


E a TV O Povo, que desde sua criação funcionou na José Avelino, está mudando de sede. Neste fm de semana, todo o equipamento e equipe se transferem para o prédio onde ja se localiza o Grupo O Povo - rádio e jornal. Os estúdios da emissora foram erguidos no setor onde funcionava a gráfica do jornal.  

TELEVSÃO. Humorista denuncia:'Zorra' plagia a 'Praça'



O humorista Maurício Manfrini afirma que Zorra tem um personagem igual ao Paulinho Gogó, de A Praça É Nossa, que ele vive há 14 anos. 

Leia: http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/69179/humorista-acusa-zorra-total-de-copiar-praa

quinta-feira, 26 de junho de 2014

DANÇA DAS CADEIRAS. Pankilhas troca rádio por campanha


E quem deixou a produção de áudio da Tribuna Band News foi o excelente Pankilhas - que até hoje eu não aprendi o nome de registro dele. Profissional de mão cheia, capacitado para o ofício que exerce, ele detém uma web-rádio de sucesso e vai assumir trabalhos ligados à propaganda eleitoral. 

Além de um editor de mão cheia, Pankilhas é uma dessas figuras que vibram com o exercício de fazer rádio. Vou sentir saudades dele junto à ediçáo do 'Choque Elétrico' que ele dirigiu comigo desde o início da 101,7 

RÁDIO. Aumenta o número de ouvintes em nossa capital

.
O Ibope, que é o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisa e Estatistica, publicou em seu site um resumo da aferição de emissoras de rádio em Fortaleza. E, pelo que se observa, cresceu a audiência em termos percentuais, tanto em AM quanto em FM. 



TEATRO. Crianças vão assistir espetáculo 'VRUMrumzinho'

.
A jornalista Juliana Lousada é quem dá a dica: dias 3 e 4 de julho, 120 crianças do projeto social 'Sonhar Acordado' irão assistir gratuitamente ao espetáculo infantil VRUMVrumzinho, que será apresentado na CAIXA Cultural Fortaleza. 

Serviço

Espetáculo VRUMVRUMZINHO
Datas: 3 a 6 de julho (quinta a domingo) 
*Dias 3 e 4 apresentações exclusivas para crianças do projeto social Sonhar Acordado
Horário: 15h30min
Local: teatro da CAIXA Cultural Fortaleza  (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
Classificação: Para todas as idades
Capacidade: 180 lugares
Duração: 35 minutos
Ingressos R$ 10,00 (inteira) | R$ 5,00 (meia)
Informações: (85) 3453.2770

REVISTA. Americana elege 20 coisas da cultura brasileira


A revista norte-americana Entertainment Weekly resolveu criar uma lista com 20 coisas que os estrangeiros que nos visitam durante a Copa precisam conhecer sobre a cultura do nosso país. A lista inclui de diretores de cinema como Fernando Meireles, José Padilha e Walter Salles, a escritores como Paulo Coelho, novelas como 'Amor à Vida', onde foi registrado o primeiro beijo gay e até o sofrível Zorra Total.

1. Fernando Meirelles 2. Rodrigo Santoro 3. Dança dos Famosos 4. Claudia Leitte 5. Paulo Coelho 6. Cocktails 7. Walter Salles 8. Havaianas 9. Michel Teló 10. Amor à Vida 15. Marcelo Rossi 16. Giovanna Antonelli 17. Arte de Rua 18. José Padilha 19. Culinária (Feijoada, Pastéis, Açaí, Manjericão, Brigadeiro) 20. Zorra Total

COPA 2014. A Globo registra a pior audiência no certame


''A Globo teve a pior audiência na Grande São Paulo desde o início da Copa do Mundo, no dia 12. Nesta terça-feira (24), a emissora registrou 10,8 pontos na média das 24 horas, desempenho comum antes do Mundial e superior apenas ao de 14 de junho, um sábado (10,7). O SBT foi vice, com 4,8 pontos. A Record, em terceiro, marcou 4,4. Na abertura do torneio, a Globo deu 16,6''. 

(Coluna do Daniel Castro)

CENSURA. Justiça atende a Neymar e recolhe a Playboy


O jogador Neymar divulgou ontem nota em seu site afirmando que a 3ª Vara Cível da Capital determinou a suspensão imediata da edição de junho da "Playboy". 

A publicação traz na capa Patrícia Jordane, com o título "A morena que encantou Neymar". O craque diz que, "além de divulgar uma mentira" sobre sua vida, a revista usou indevidamente seu nome. 

A Justiça determinou que a "Playboy" seja recolhida. A multa para descumprimento é de R$ 10 mil diários. Ninguém da editora foi encontrado para comentar 

(Agora)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

RÁDIO. Jucimar Leite deixa o Grupo Jangadeiro no Cariri


Aprendemos a gostar do Jucimar Leite a partir do giro que a Tribuna Band News faz pelo interior, onde ele e outros companheiros participam dando informações do sertão. Ele o faz de uma forma muito profissional e sempre trouxe fatos importantes. Hoje li no Facebook que ele está de mudança para outro prefixo. 

Como escrevi no comentário de seu perfil, "a gente lamenta, mas se é para a alegria do bolso e a felicidade geral da ração, vá e que tenha sucesso''. Ninguém nasce preso  a ninguém. Até do umbigo da mãe a gente é desgarrado quando surge no Planeta. Importante é que se esteja bem. E, queira Deus, que você assim esteja. 

WEB. Luciano Huck é acusado de incentivar o turismo sexual



Ninguém é perfeito. Luciano Huck está sendo acusado de incentivar o turismo sexual. A mensagem acima, postada para convocar mulheres a procurarem um gringo nessa Copa, foi recebida por uma pá de críticas à postura do apresentador. Foram tantos os xingamentos impublicáveis que o apresentador resolveu deletar o post. 

COPA. A melhor capa sobre o jogo do Uruguai foi do Lance


COPA. A Vedinha transmite, mas outras emissoras também



Quem ouve a Verdes Mares dizer que só ela no Ceará transmite os jogos da Copa da FIFA, fica a imaginar que isso seja verdade. Não, a Povo-CBN transmite; a Tribuna Band News também, assim como a Universitária, a Clube e a Assunção. A 810 sim, é a única cearense oficializada na copa, mas as estações citadas fazem cobertura com as cabeças de rede. Transmitem os jogos, sim.

Hoje, por exemplo, tanto a CBN quanto a Band News transmitiram os jogos desta quarta-feira com suas equipes 'in loco', isto é, nos locais onde os jogos acontecem. A Verdinha, contudo, estava no tubão com o experiente Bosco Farias narrando Equador e França, no que considero ótima contribuição ao histórico do rádio esportivo por utilizar gente da terra. Mas tentar omitir a verdade de que outras emissoras não cobrem a copa é, no mínimo, passar desinformação. 

FALANDO NISSO 

Fernando Torres Maia escreveu - 

Olá Nonato, Gostaria de informar que a Universitária Fm- 107,9 está transmitindo todos os Jogos do Brasil e os que estão sendo realizados em Fortaleza. Comandado pelo nosso diretor e apresentador Nonato Lima e junto à uma equipe de profissionais e alunos da UFC, estamos realizando uma programação especial com pré-jogo e transmitindo o evento fazendo parte da rede EBC (Empresa Brasil de Comunicação) juntando-se aos todo com mais 35 rádio públicas do país. Grato, Fernando Maia Técnico de Áudio Radio Universitária Fm -A Sintonia da Terra, em 107,9. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

MARKETING. Quem mais apareceu nos intervalos comerciais

.
A colunista Keyla Jimenez contabiliza hoje a quantidade de vezes que os astros do futebol apareceram nos intervalos comerciais da tv. 

O levantamento é da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado. "De 12 de junho, abertura da Copa, até o dia 19, Neymar já protagonizou na TV campanhas para cinco marcas diferentes, surgindo em 234 inserções comerciais".

Quem vem em segundo é Léo Moura, do Flamengo, com 215 inserções. Em 3º Ronaldo Nazário seguido por Joel Santana, Pelé, Denílson, Oswaldo de Oliveira, Muricy Ramalho, Tite e Ronaldinho Gaúcho. 

Neymar também é o maior garoto-propaganda de junho, com 557 aparições em comerciais, entre os dias 1º e 19.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

COPA 2014. Os donos da copa são Messi e Cristiano Ronaldo


A Forbes de junho abre espaço para falar de Copa da FIFA e mostra como são milionários os contratos e os ganhos de jogadores como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O que os dois ganham juntos dá para pagar todo o plantel dessas seleções que estão surpreendendo. ARRE HEXA! 



F-1. Documentos roubados de Schumacher vendidos na web


Documentos pessoais e históricos médicos do piloto Michael Schumacher desapareceram. O pior é que eles estão sendo negociados pela internet, segundo denúncia de Karine Kehm, representante do ex-piloto alemão. 

"Há alguns dias estão oferecendo documentos e dados à venda. Quem os anuncia assegura que se trata do histórico médico", comentou ela. 

"Não podemos afirmar se esses documentos são os autênticos. De qualquer forma, fique claro que eles foram roubados", sustentou. 


RÁDIO. Choque Elétrico e o hino que ainda não aprendemos

NOVELA. Globo diz ser falsa abertura que vazou na rede






Deu na coluna da Keila Jimenez: "Uma suposta chamada da próxima novela das 21h da Globo, "Império", começou a circular na web na semana passada, para a surpresa do próprio autor da novela, Aguinaldo Silva, que aprovou o "teaser" e chegou a postá-lo em seu site.

O único problema é que o vídeo de lançamento do folhetim é falso, informa a Globo. A chamada, muito similar às utilizadas pela emissora, traz imagens de pedras preciosas, com uma narração que diz: "por trás de cada diamante há uma lenda".

Parece um pouco o texto do filme "Diamante de Sangue" (2006), com Leonardo Di Caprio. Mas a chamada faz menção a história do protagonista de "Império", José Alfredo (Alexandre Nero), um homem simples que, após uma grande chance no garimpo, torna-se milionário no negócio de pedras preciosas".

sábado, 21 de junho de 2014

JORNAIS. Exposição de (vida e de muita) arte de Gil Dicelli


As boas ideias vencem o tempo. Ainda que esse tempo altere os conceitos. Mesmo que as coisas se modifiquem. Ficam as marcas do que se fez eterno e não se prendeu a um tempo só. Assim são as capas de Gil Dicelli para O Povo. Nunca um jornal teve uma diagramação capaz de não ficar datada e ser reunida em qualquer mostra. Por isto, o GENTE DE MÍDIA presta homenagem a esse artista do visual que atua na imprensa cearense. Designer - embora eu não goste dessa palavra - de expressiva capacidade de multiplicar-se na criação, Gil consegue protagonizar com seus elementos gráficos as capas mais importantes do Vida&Arte, o seu melhor e mais sugestivo portfólio.