Translate

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LIVROS. Por conta de um erro, editora faz 'recall' de Millor


Está na Folha de SP de hoje: "O IMS (Instituto Moreira Salles) anunciou que irá substituir os 5.000 exemplares da primeira edição de "Millôr - 100 Desenhos + 100 Frases", lançado em julho.
O livro atribui a Millôr Fernandes (1923-2012) um desenho do cartunista romeno-americano Saul Steinberg (1914-1999), famoso por suas ilustrações para a revista "The New Yorker". A imagem é acompanhada da frase "Analista é um sujeito que partindo de premissas falsas consegue chegar a conclusões perfeitamente equivocadas".
O IMS deve informar na próxima semana como os leitores poderão trocar os exemplares.
Segundo o IMS, o erro foi percebido no início desta semana, quando a equipe de iconografia do instituto encontrou o mesmo desenho em uma publicação de Steinberg.
A imagem está no acervo de Millôr no IMS. Nela há um comentário escrito à mão pelo artista: "O pé é aqui. Domingo saiu de cabeça pra baixo. Que pena! Abração Millôr".
Esse tipo de recado, para editores de jornais em que Millôr trabalhou, é comum no acervo. "O comentário de Millôr induziu os editores do IMS a atribuir a ele o desenho", informou o instituto. A seleção das imagens foi feita pelo ilustrador Cássio Loredano. Procurado, ele afirmou que só falaria com autorização do IMS, que disse ser bastante a nota oficial que divulgou ontem.

Nenhum comentário: