segunda-feira, 21 de abril de 2014

TIRADENTES. Uma teoria conspira contra ele

.
No dia de Tiradentes, uma visita a uma velha teoria da conspiração, identificando que o 'mártir da Independência' não era a figura que se desenhou ao subir ao patíbulo e não teria morrido enforcado. A tese não é minha, mas do historiador Carlos Eduardo Lins da Silva, levantada em obras como "A Outra Face do Alferes". 

Para o historiador, Tiradentes não morreu enforcado e teria fugido para França onde viveu como outra pessoa, "enquanto um pobre coitado morrera enforcado em seu lugar. Anos depois, ele voltou para o Brasil e abriu uma botica"

Tiradentes como é ensinado nas escolas nunca existiu. Trata-se apenas de uma história inventada pelos republicanos do séc. XIX para tentar legitimar o golpe militar republicano.

E mais: Tiradentes nunca foi barbado nem parecido com Jesus. Era bonito, rico, eloquente e trapaceiro.Esse infame traidor da coroa portuguesa e mentiroso não queria a independência do Brasil, ele queria a independência só para Minas Gerais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Novidade para mim. sempre achei que a História teria sido da forma propagada nas escolas, na política, sociedade etc....
Mas, como nesse País tudo é possível sempre ficamos no aguardo da verdade De qualquer forma irmão obrigada por novas estórias brasileiras..