sábado, 31 de agosto de 2013

REDES SOCIAIS. Também mora o fanatismo

.
Esta semana, um apagão em todo o Nordeste inquietou a todos nós. Antes que se tivesse a explicação real do problema, dezenas de pessoas levantaram suspeitas de toda ordem. Uma delas, a de que o blecaute estava escrito no Apocalipse. Como é que as pessoas fanáticas falam de coisas que não sabem? Hoje, com o anúncio da provável invasão norte-americana na Síria, já surgiu nas redes sociais a velha pergunta se "se existe alguma ligação dos ataques àquele País com as profecias de João". Ô povo fanático!

CINEMA. Teste de Eva Wilma com Hitchcock

.
Cês sabiam que a atriz brasileira Eva Wilma fez teste com Alfred Hichcock? Soube agora há pouco numa entrevista dada por ela à emissora portuguesa SIC-Internacional. 

O teste era para o filme "Topázio", mas infelizmente não foi escalada. Fui atrás de mais detalhes e descobri relato sobre o fato no livro de memórias da atriz “Eva Wilma – Vida e Arte”, de Edla van Steen (Coleção Aplauso, Imprensa Oficial, 2006). Clique para ler detalhes:

PUBLICIDADE. As 10 empresas que mais lucram


Google é a primeira entre as 10 empresas que mais lucram em publicidade online. Em segundo vem a rede social Facebook.

CINEMA. Cine Hulliúdy estreia no NO e NE


Entrevistei hoje na Tribuna Band News, FM 101,7 o diretor Halder Gome, do 'Cine Hulliúdy'. O filme fez estreia ontem em várias cidades do Nordeste e do Norte (Rondônia) e já começou com salas cheias. Aliás, sucesso é o que não falta para a produção cearense. 

O site AdoroCinema faz enquete para saber dos internautas qual a melhor comédia do Cinema Brasileiro de 2013. Adivinhem quem anda disparado no topo?






.

BLOGS. Post de Cid lidera os 5 mais lidos

CINEMA. E o filme de Halder bate recorde

.
Viva o 'Cine Hulliúdy' entrando mais um fim de semana para bater recorde de público. E agora, em todos os cinemas do Nordeste.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

AMIGOS. De Emílio flagrando Nona e Maísa

.
O que é possível dizer de alguém que diz que eu sou amor? Que Maísa é o que diz de mim multiplicado por 70 vezes 7. Porque sete é um número cabalístico do que é infinito. 


IMPRENSA. Agraciados com troféu da OAB

.
Demitri Túlio, Suzete Nocrato, Edilmar Norões, a grande dama Adísia Sá e Nonato Albuquerque, ao lado do presidente da OAB, Valdetário Monteiro.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

WEB. Cid sorteia ingressos no Facebook

.

O governador Cid postou na sua fanpage o interesse seu de incrementar o número de compartilhamentos. E até prometeu sortear ingressos do show da Beyoncé entre os curtidores. 

Como as redes sociais têm mão dupla - o cara posta e vê logo a resposta -, o pessoal foi na bucha. Algumas das postagens seriam hilários se não fossem tremendamente denunciativas. 

FALANDO NISSO 

Li no portal Tribuna do Ceará que "o Ministério da Fazenda publicou uma portaria através do Diário Oficial da União, no dia 25 julho deste ano, esclarecendo que qualquer sorteio de prêmios em redes sociais é proibido, exceto em casos onde se trata de um concurso cultural".

PREMIAÇÃO. OAB entrega troféu Luiz Cruz

.
Em noite de homenagens, a OAB-Ceará fez agora há pouco a entrega do troféu Luiz Cruz de Vasconcelos tributado a jornalistas cearenses. Ao lado de Adísia Sá, Edilmar Norões, Demitri Túlio e Suzete Nocrato, meu nome também foi lembrado pela seção cearense da Ordem dos Advogados do Brasil, numa homenagem que muito me honra. A condecoração foi numa festa que reuniu membros da entidade dos advogados e os profissionais de imprensa na sede da Associação Cearense de Imprensa, na Major Facundo. Na ocasião foram entregues também prêmios a reportagens produzidas para Internet, TV, rádio e jornal impresso sobre temas ligados a área jurídica. 

MÚSICA. Edinho está fora do 'The Voice BR"

.
Edinho Vilas Boas, o bom compositor e cantor cearense, anda meio 'down'. Recebeu e-mail da Rede Globo dizendo não ter sido classificado para o The Voice Brasil.  Mas nem por isso foi chorar lá no canto da casa. Publicou no Facebook o telegrama: 
Obrigado pela sua participação no processo seletivo do The Voice Brasil. Não foi dessa vez para você... No entanto, não perca as esperanças. A escolha foi muito difícil. Muitas vozes foram ouvidas na primeira etapa do processo, que percorreu oito cidades do Brasil: Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Natal, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A sua participação foi muito importante. Quem sabe você não participa de uma próxima edição do programa? Não deixe de acreditar.
ô Edinho, certamente se você fosse, iria marcar com seu talento. Mas não fica amuado não; você já viu algum ganhador desses programas, desde Ídolos, ser lembrado ainda que ganhe o primeiro prêmio?

GENTE. Ana Márcia Diógenes deixa o Unicef

.
E a jornalista Ana Márcia Diógenes, depois de 12 anos e meio à frente da assessoria de Comunicação do Unicef CE/PI/RN, pede demissão. 

Pelo que li na coluna Vertical do Eliomar de Lima, em O Povo, a esposa do Miguel Macedo tem novos planos.

PRIMEIRA PÁGINA. A do Povo já diz tudo

.

CHARGES. E em terra de apagão, Dilmanda

.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ARTE. Simpósio de arte espírita em Caucaia

.
E lá está meu nome incluído nos cartazes do Dia da Arte Espírita, que será realizado dia 15 de setembro em Caucaia. Surpresa é que apareço entre nomes de gente que vai cantar. Eu canto, porém nesse dia, eu vou falar. Na verdade, conversar sobre a questão da cultura de paz em dias de violência como o que vivemos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

RÁDIO/TV. Para quem passa e deixa marcas

.
Há pessoas que passam pela vida da gente e deixam marcas. A companhia delas, mesmo enquanto nas lides profissionais, servem para marcar o andamento do compasso da nossa vida. Hoje, por exemplo, foi o dia de mudança no roteiro dessa canção minha chamada vida. Passou por mim, ao longo de quase seis meses, a figura de uma profissional íntegra, cheia de vida e com ar de alegria que iluminava onde ela estivesse. Mas chegou o dia do final. Ela sai para novas empreitadas e, certamente, vai se dar bem onde quer que pontifique. Falo de Katiúzia Rios, com quem dividi a parceria do horário das 9 às 11 na Tribuna Band News. Foi bom demais, Kate. Queira Deus que seja melhor para você, onde quer que você volte a magnificar o fazer jornalístico. Katiúzia, ela vale por três.

ARTES PLÁSTICAS. Maior pintura em tela

.
O pintor paulistano Floberto Borges quer entrar para o RankBrasil com a maior pintura em tela do país. O painel de no mínimo 80m², 40 m de largura e 2 m de altura deve conquistar três recordes. Maior pintura, tela com mais quadros que formam uma única imagem e de originais.

No próximo sábado, 31 de agosto, às 14 horas, os fiscais do RankBrasil, Vitor Cadari e Luciano Cadari estarão no Parque da Uva em Jundiaí (SP) para homologar os recordes. O painel continua exposto no domingo para a visitação do público.
 
Borges realizou 47 exposições pelo mundo e já esteve em 78 países. Foram quase dois anos e meio de trabalho na obra que conta com cerca de 200 quadros.

TV. Amanhã, todo mundo bilado no Falcão

.
E olha só quem vai ao 'toque-xou' do Falcão amanhã: o Augusto Benevides. 

Guto preside a Funtelc e é diretor da TV-C, a emissora onde acontece o "Leruaite". Tem muitas histórias da tv cearense para contar, desde os tempos em que era jurado dos programas de auditório. 

Esse é um programa pra todo mundo ficar bilado.

GENTE. Ator briga por prêmio da namorada

.
Tem  profissional de TV que, diante das dificuldades para encontrar trabalho como ator, arranja um modo de arrancar grana de todo jeito. Caso do ator Alexandre Frota. 

Pois nao é que ele entrou na Justiça de SP com um pedido para que sua ex-namorada, Joana Machado, lhe dê metade do prêmio de R$ 2 milhões que ela ganhou na "Fazenda 4". 

!!!!!

A Justiça rejeitou o tal recurso e disse um NÃO deste tamanho... 

CHARGES. Clayton está volta ao batente

.
O chargista Clayton esteve sumido da página quatro de O Povo. Toquei o telefone para saber o que tinha acontecido. Ele explicou-me que estivera adoentado e, por isso a interinidade do Guabiras. Hoje, ele volta e já curtindo a crítica à 'farra dos helicópteros'.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PENSAR NÃO DÓI. Vide o gênio Mark Twain

.
"Nunca discutas com um estúpido. 
Te fará descer a seu nível 
e aí te ganhará por ter experiência". 
Mark Twain

RÁDIO. Na VM, Rodrigo Maia agora é titular

.
Com a transferência do Elvis Dumbo para a FM 100, o horário da Verdes Mares aos sábados, de 13 às 15 horas, vai ser ocupado pelo talentoso Rodrigo Maia. 

Ele e Tom Barros acionam a audiência do Paulo Oliveira nas manhãs de segunda à sexta na emissora do Grupo Queiroz. O Tom, pelas reflexões coerentes como analisa o cotidiano brasileiro. Já Rodrigo - poucos sabem, mas já revelei por aqui e não é nenhuma inconfidência - é quem dá voz e vida ao personagem Candinho, agora muito mais vitaminado do que antes - né mesmo, Rodrigo?


GAROTO PROPAGANDA. Quem ganha mais

.
Quem lucra mais em propaganda na TV? Reynaldo Gianecchini, segundo Keila Jimenez na coluna Outro Canal, é o maior garoto-propaganda da TV em 2013 até agora. De 1º de janeiro a 10 de agosto, ele apareceu em mais de 6.200 inserções comerciais. 

 A Controle da Concorrência, que monitora inserções comerciais, garante que Gisele Bundchen aparece como a segunda maior garota-propaganda da TV, seguida por Ronaldo e Neymar.

 Um que vem subindo nesse ranking é o humorista Fábio Porchat, que já abocanhou sete campanhas publicitárias no período.

domingo, 25 de agosto de 2013

INTERNET. O novo logo de Mídia Mundo

.

NOMES. Cacilda Vilela muda de passarela

.
Tomo conhecimento do desencarne de Cacilda Vilela, a estilista e empresária de sucesso. Quando à frente da produção do programa da Maísa Vasconcelos, Na Boca do Povo, Cacilda foi nossa orientadora de moda e sempre muito prestativa e companheira. Seres de luz sempre voltam à pátria do espírito - de onde todos nós viemos e para onde retornamos quando termina a experiência física. Que seja de festa, a chegada dela nessa outra dimensão.

CINEMA. Nunca se viu um ator tão xingado

.
Primeiro lugar no trends do Google, Ben Affleck consegue arregimentar a raiva de milhões de fãs do cinema no mundo inteiro. Desde que foi anunciado seu nome para a próxima versão do Batman, que não param de xingar a escolha. 

TEVÊ. Lúcio Uchoa verticaliza sua carreira

.
E quem surpreende diante das câmeras da TV O Povo - muito embora eu já esperasse dele sempre resultados positivos -, é o jornalista Lúcio Uchoa. Ele substituiu o Jocélio Leal numa das apresentações do 'Vertical S/A" que vai ao ar na emissora dos Dummar. Além de fotografar bem, como se dizia no passado, é um entrevistador de mão cheia. Dá conta do recado.

Lúcio, que trabalhou como produtor na TV Jangadeiro, saiu-se tão bem que a produção da emissora já o escalou para ser o interino de Jocélio nas próximas férias do titular, quando setembro vier. 

TV. O dia em que eu apareci no Pânico

.
Eu já tinha visto, mas aí o nosso colaborador João Neto me enviou a URL do vídeo do Pânico onde eu apareço. A irreverência do pessoal do programa usando imagens do 'Barra' para cobrir cenas de rua (no caso, de praia). O nosso companheiro Wellington Muniz (Ceará) deve ter funcionado na escolha dessa passagem. 

MÚSICA. Erros e licença poética na MPB

.
 "Espero a chuva cair de novo 
pra mim voltar pro meu sertão". 
(Asa Branca-Gonzaga e Teixeira)

Toda vida que eu ouço esses versos de Gonzaga e Teixeira, fico perturbado com o erro de português que a letra carrega. Claro, alguém vai dizer que os autores repetem a 'língua do povo', mas estou querendo dizer é que expressões inadequadas assim me tiram do sério. Outra música da minha juventude, que a Wanderléa cantava sempre me chama atenção também. "Vou na capela rezar..." Ela pode ir à capela, pois ir na capela significa que ela foi de capela.

Fui pesquisar outros cochilos do cancioneiro envolvendo erros de português. Alguns, evidentemente, são propositais como os da música Inútil, do Ultraje a Rigor.

Inútil!
A gente somos inútil!
Inútil!
A gente somos inútil!
(Inútil-Roger Moreira)

E o que dizer de Lobão ao citar  

Aonde está você? Me telefona”

Segundo uma internauta, o pronome aonde só deve ser empregado com verbos que indiquem ação e não estado. "Assim, é correto dizer aonde você vai, aonde você está me levando, etc. já que os verbos ir e levar indicam ação. Pelo mesmo motivo, é errado dizer aonde você está, aonde é o lugar, etc., pois os verbos ser e estar são verbos de estado".

E Chico Buarque cometeu certos "erros" gramaticais, que, no entanto, são conscientes, mantidos por opção estilística". 

... mas não se atreve
Num país distante como o meu
(Nina-Chico Buarque de Hollanda)



É, mas tem casos na MPB que só a 'licença poética' é capaz de explicar. Adoniran Barbosa, por exemplo, cometeu erro de propósito, ao retratar o modo de falar do paulistano. 
Veio os "home" com as ferramenta 
E o dono "mandô derrubá" 
Peguemos todas nossas coisas 
E fumos pro meio da rua 
(Saudosa Maloca-Adoniran Barbosa) 

O mesmo pode ser dito em relação a Arnaldo Antunes na música FORA DE SI

Eu fico louco / eu fico louco / eu fico fora de si 
eu fica assim / eu fica fora de mim
                                                      (Fora de si - Arnaldo Antunes) 

A explicação de Marlucy Santos é de que, neste caso a transgressão gramatical é propositadamente feita para indicar uma desordem psíquica ou uma confusão entre o sujeito e o outro, ou ainda um jogo de palavras que traz a noção de presença e ausência". 

Na música "Malandragem", Cazuza e Frejat usam o verbo 'ser' de forma inadequada. Em  excelente artigo sobre "A licença poética e a perpetuação dos erros gramaticais", o psicólogo Wilson Muniz Pereira lembra que a expressão 'quem sabe' aponta uma dúvida, uma hipótese, e 'sou' indica um fato, uma certeza, então essa indicação de dúvida feita pelo verbo ‘ser’ no tempo presente do modo subjuntivo seria conjugada como que eu seja. O correto então seria: “Quem sabe eu ainda seja uma garotinha.”.

Quem sabe ainda sou uma garotinha
(Malandragem - Cazuza e Frejat)

sábado, 24 de agosto de 2013

VÍDEO. Mundiça parodia Hitler e o viaduto


Geeeente, Hitler está de volta às paradas de sucesso das redes sociais. A mundiça parodiou o filme "A Queda", agora sobre a questão do viaduto do Cocó. Depois que a gente o assiste, fica uma pergunta formigando na nossa mente: quem foi o autor? Quem foi, quem foi?

VÍDEO. O escândalo Bergman x Magnani

.
Acabo de assistir, em vídeo, "Bergman & Magnani - A Guerra dos Vulcões". Impressionante como Francesco Patterno, o diretor, consegue reunir num documentário o 'affair' que escanndalizou a Itália, envolvendo Roberto Rosselini, Ingrid Bergman e Anna Magnani. O entrechoque de cenas dos filmes "Volcano" e "Stromboli", ambos realizados em 1949, e a guerra das estrelas - dois vulcões, como a citação ao famoso do título -, inclusive, com denúncia de roubo de roteiro. Os dois filmes se assemelham. Neles, porém, o drama das duas grandes atrizes ocorre por trás das câmeras. O filho do casal, Robertino Rosselini, nascido desse estrondoso romance que abalou os sets de Hollywood, a ponto da meca fechar as portas para Ingrid - esteve em Fortaleza, durante uma edição do Cine Ceará para receber prêmio em homenagem ao pai falecido. 

CINE HOLLIÚDY. Cacá Diegues elogia o filme

.
A maturidade de uma cinematografia nacional se mede pela distância entre seus filmes. O contrário disso seria a sujeição a um único gênero, o tédio imperdoável da representação única de um país. Nada mais inapropriado para o cinema brasileiro, fabricado num vasto território cuja grande vantagem civilizatória é a diversidade de manifestações regionais, étnicas, culturais, suas diferentes geografias física e humana. Mais do que uma forçação de barra, seria um crime cometido contra nós mesmos. Um suicídio cultural.

Um exemplo dessa saudável distância em um mesmo universo está em cartaz no país. De um lado, o belo e sofisticado filme de Bruno Barreto, Flores raras; na outra ponta desse mesmo espectro, Cine Holliudy, a surpreendente comédia antropológica de Halder Gomes.

Flores raras conta a história do encontro entre a poeta americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto), ganhadora do Prêmio Pulitzer de poesia, e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires), criadora do Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro da passagem dos anos 1950 para os 60. Com uma encenação luminosa e delicada, Bruno Barreto não só nos narra a história dos sentimentos entre essas duas mulheres formidáveis, como nos traça também um impecável retrato da sociedade carioca e brasileira daquele momento de transição.

A Bishop cai na malemolente teia sedutora do Brasil quase que por acaso. Ela veio apenas visitar rapidamente uma amiga brasileira que, naquele momento, vive com Lota em Petrópolis, e acaba se apaixonando por essa. O que o filme nos mostra não é apenas a densa história de amor entre as duas mulheres; mas também a difícil conquista da poeta contrariada, pelo país que observa com imenso espirito crítico, como alguém que reage à atração por algo que sabe que não lhe fará bem.

Essa droga cultural do excesso e do jorro vicia Elizabeth, que, já vivendo no país, escreve esse verso irritado e contundente, no poema Questões de viagem: There are too many waterfalls here (numa tradução livre, aqui tem cachoeiras demais). Inaugurando sua carreira internacional no último Festival de Berlim, Flores raras ganhou o prêmio de público da sessão Panorama, repetindo a mesma premiação em Tribeca (Nova York), Los Angeles e San Francisco. Agora está em cartaz por todo o Brasil.

Um filme que é também de Lucy Barreto, criadora do projeto e sua produtora, Flores raras é mais do que o retrato de duas grandes mulheres apaixonadas (no qual se destaca a interpretação visceral de Glória Pires). Ele é também a história de uma tragédia cultural, da incapacidade de alguém se entender com um mundo em mudança, diferente do seu. Com solidariedade crítica, Bruno Barreto nos dá esse belo filme em defesa da diferença e da necessária tolerância, do universo privado ao público.

Na outra ponta desse nosso cinema, Walder Gomes, cineasta cearense, dirigiu e produziu Cine Holliúdy, que por enquanto se encontra em cartaz apenas em Fortaleza e mais algumas cidades do Ceará, onde foi realizado na cidade de Pacatuba. Inspirado em curta-metragem de seu diretor, uma comédia que não tem nada a ver com as comédias urbanas do eixo Rio-São Paulo que estamos acostumados a ver, Cine Holliúdy reinaugura com inteligência e perspicácia um gênero regional que já foi cultivado por Amácio Mazzaropi, por exemplo.

Falado em cearensês com legendas em português, esse filme nos conta a história de Francisgleydisson (nome tão cearense, diz um personagem), um amante de cinema que tenta resistir à chegada avassaladora da televisão ao interior do Brasil, naquele início dos anos 1970, outra data de grandes mudanças culturais.

Mais do que uma comédia despretensiosa, Cine Holliúdy registra uma antológica coleção de personagens originais e seu comportamento. Francisgleydisson (Edmilson Filho, comediante digno da tradição cearense de Chico Anísio e Renato Aragão), instalando uma sala de cinema em Pacatuba, se cerca de moradores que vão do prefeito ao bêbado da cidade, do chefe da oposição ao cego que pretende ver o filme (um genial Falcão, o cantor, de cujo personagem alguém diz que pelo menos ele não paga nada à vista), num empolgante corte antropológico de certa civilização brasileira nem sempre visível a todos os olhares do país.

Cine Holliúdy já foi visto por quase 200 mil espectadores, só no Ceará, e chegará em breve às salas do resto do país. Com uma média de 2.300 espectadores por cópia, o filme de Halder Gomes bateu o recorde local de Titanic. Barato, mas sem perder nada de sua qualidade técnica, cheio de curiosos efeitos especiais, Cine Hollyúdi é um exemplo de que o cinema se faz de várias maneiras, e em todas elas o filme pode ser bom. Nesse caso, ele estimula a multiplicação dos editais de BO (baixo orçamento) promovidos pelo Ministério da Cultura, cada vez mais bem-vindos.

Cine Holliúdy e Flores raras são testemunhas excepcionais da vitalidade do cinema brasileiro e das diversas opções que ele tem pela frente. É preciso ir vê-los.

Cacá Diegues é cineasta
Texto original

CINE. O (não) bem amado Ben 'Bat' Affleck

.

É ruim, hein? O anúncio da escolha de Ben Affleck como o novo Batman gerou uma multidão de 30 mil petições na Internet contra a decisão da Warner Bros. Ben vai fazer o papel do herói em 2015, mas nunca houve reação contrária tão forte como essa. E o seu amiguinho Matt Damon deve ser o Robin.
Trending Hashtag of the Day: #Batfleck Takes Off on Twitter After Ben Affleck is Cast as the New Batman

FLAGRA. Telefone é depredado na Aldeota

.
Quem já precisou dos serviços dos antigos orelhões, sabe como eles foram (e ainda são) importantes. Com a chegada dos celulares e smartphones, eles foram sendo deixados num canto. Largados. Abandonados. 

Hoje, na rua Osvaldo Cruz, na Aldeota, um desses aparelhos amanheceu jogado numa calçada - por conta de algum acidente de trânsito ou simples vandalismo. 

Moradores da área disseram ter avisado à companhia. Que não deu nenhum sinal de atenção.

OPINIÃO. Rádio medíocre perde crebilidade

.
O sucesso da entrevista com a professora  Andréa Saraiva, autora do 'Orélio Cearense', hoje em nosso programa da Tribuna Band News, permite que eu alerte aos empresários de comunicação, como eles estão perdendo um filão fantástico ligado à cultura da nossa gente. 

Numa linguagem marcada pela cearensidade, Andréa mobilizou muitos ouvintes a interagirem conosco, a partir de uma linguagem coloquial, conteudistica, cheia de pormenores da sua obra e da maneira como usa o nosso palavreado.  Fez tanto sucesso quanto a irreverência do 'Cine Hulliúdy'.

A partir daí fiquei a imaginar, como não se busca fazer uso desse potencial que o mercado dispõe. As pistas estão aí: o humor cearense é produto que atrai público, a ponto do filme do Halder Gomes virar referência nacional. O teatro do Carri Costa é outro exemplo. Mas o que se ouve no rádio, foge a essa realidade. 

As emissoras perdem um tempo danado reproduzindo futricas de astros da tv, com seus locutores não percebendo que fazem merchãs gratúitos das emissoras e sem deixar nada de proveitoso para o ouvinte. 

A esse tipo de coisa, eu classifico como medíocre. Mediocridade. A explicação única: a maioria de quem produz rádio no Ceará, simplesmente, não tem noção nenhuma do que significa cultura. Tampouco, essa gente se apercebe que está aparvalhoando o ouvinte que tem. Com isso, o rádio vai ficando cada vez com menor credibilidade. 

TV. O dia em que uma novela deu 96 no ibope

.
Foi o último capítulo da novela Roque Santeiro, em 22 de fevereiro de 1986. A média ficou em 96 pontos no IBOPE, mas alcançou picos de 100. Nunca nenhuma outra atração televisiva brasileira alcançou a marca dos 3 dígitos.

COMO FUNCIONA O IBOPE 

O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) faz como qualquer outro órgão de estatística: analisa uma parcela pequena e calcula o total a partir dela. Esse sistema é conhecido como amostragem. Para estimar os 39 milhões de domicílios brasileiros que tem televisão (87% das casas do país), o IBOPE analisa 3.019 deles (0,008% do total). São utilizadas 3 formas de análise:
1) um formulário preenchido pelo residente;
2) um aparelho que coleta diariamente a programação assistida;
3) outro aparelho (o Peoplemeter) mas que envia os dados em tempo real.
Mas como com tão poucas referências o IBOPE pode estimar a audiência do país todo? - você nos pergunta. Sendo muito criterioso na escolha das residências - nós te respondemos. O órgão filtra, através de dados do IBGE e outra série de parâmetros, e escolhe representantes de todas as idades e classes sociais. Eles precisam ser muito bem selecionados pois cada casa representa 58 mil outras. Portanto, para fazer os cálculos é muito simples: 5 pontos? 5 x 58 mil = 290 mil residências (esta proporção pode variar de um ano pro outro).
Agora é só fazer a conversão de cabeça e impressionar na hora da novela.

CURIOSA. Dentista quer clonar John Lennon

.
E essa história do dentista canadense que promete clonar John Lennon tá dando o que falar. A façanha seria feita usando o DNA de um dos dentes do músico. 

O relato que leio diz que em 2011, o dentista comprou o molar de Lennon por cerca de 70 mil. A venda foi realizada através do filho da ex-governanta de John Lennon, Dot Jarlett. O dente havia sido removido na década de 60 e teria ficado com a ex-governanta.

“Se os cientistas pensam que podem clonar mamutes, então John Lennon pode ser o próximo. Dizer que eu tive uma pequena parte para trazer de volta uma das maiores estrelas do rock seria alucinante", disse Michael Zuk ao tabloide britânico The Sun.

"Estou nervoso e animado com a possibilidade de que seremos capazes para sequência inteira do DNA de John Lennon, muito em breve, eu espero. Muitos fãs dos Beatles se lembram onde estavam quando ouviram que John Lennon havia sido baleado. Espero que eles também vivem apara ouvir o dia em que ele tenha outra chance", completou Michael Zuk.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DRUMMOND. Suas cartas desengavetadas

.
A atriz Sura Berditchevsky - fazia tempo que eu não ouvia falar dela - está à frente do espetáculo teatral "Cartas Inéditas de Carlos Drummond de Andrade e sua filha, a escritora Maria Julieta", que estará em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza. São os textos desengavetados para delícia dos fãs do poeta maior.
.
O evento festeja os 40 anos da trajetória artística da atriz e os 110 anos do nascimento do grande escritor-poeta Carlos Drummond de Andrade. A temporada é gratuita e vai de terça, dia 27, ao dia 30 de agosto. 

Quem perder, vai... perder! 




CURIOSO. Saber anunciar-se é uma arte

.

TELEVISÃO. Último dia de Mariana no 10

.
Mariana Sasso revela nas redes sociais inquietação pela mudança que sua vida toma a partir de hoje. Foi o último dia dela na TV Verdes Mares, de Fortaleza e, provavelmente, o receio da mudança se lhe acerque. 

Já postei aqui que a repórter vai para a TV Diário. "Aguentaaaa!" escreveu ela, revelando que não era lá o que mais desejava. Mas, Mariana, se você folhear o prefácio de "Não Espere pelo Epitáfio", do professor Mário Sérgio Cortella, cê vai alçar voo certa de que melhores dias virão. Para ler, clique AQUI.

JORNALISTAS. Dois deles estão se pautando

.
Quão bom é ver Daniela Castro, jornalista, derramando felicidade nas páginas do Facebook. Ela e o jornalista Caio Costa estão se pautando bem.


MÍDIA. Polêmicas do Batman e do anonimato

.
A semana termina nos EUA com duas polêmicas em áreas do cinema e do jornalismo. A da indicação do ator Ben Affleck para viver o novo 'Batman' no cinema e a discussão sobre o movimento iniciado pelo Huffington Post para combater o anonimato nos comentários abusivos. 

O site está colocando um fim aos comentários anônimos em um movimento para parar leitores que postam mensagens abusivas.

"A liberdade de expressão é dada às pessoas que defendem o que eles dizem e não se escondendo atrás do anonimato," disse
Arianna Huffington,responsável pela publicação
.

HUMOR. A grana que faz rir até humoristas

.
Alguém anda estressado, precisando relaxar, rir pra esquecer a roda-viva do dia a dia? Se estiver em Fortaleza,  basta pegar a estrada em direção à Maranguape.  Neste fim de semana, a cidade de Chico Anísio realiza até domingo um festival que reúne vários humoristas. Para o público, ótimo programa; para os profissionais do humor, grana garantida no bolso. Tem coisa melhor!

RÁDIO. FM vai discutir Estatuto da Juvntude

.
A jornalista Fátima Abreu lembra o especial 'Estatuto da Juventude' que a FM Assembleia 96,7 apresenta neste domingo, às 11h.

O especial destaca os caminhos percorridos até a efetivação do Estatuto e o trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa em defesa das políticas voltadas para a juventude, dentre elas, a realização de audiência pública para tratar da nova Lei do Estágio, o Prouni no Ceará, reunião com entidades juvenis, a importância dos conselhos de juventude, além da temática Juventude e criminalização. 

VÍDEO. Promo da vinda de Beyonce ao Brasil

.

JORNAIS. A Folha lança blog em espanhol

.
A partir desta sexta-feira, a Folha insere mais um blog em língua estrangeira. O "Brasil con Ñ", (brasilcomn.blogfolha.uol.com.br) segue o mesmo espírito do blog em inglês "From Brasil".

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

JORNALISTAS. José Paulo Araújo na terra

.
.
Quem está na cidade é o jornalista cearense José Paulo Araújo. 

O homem vive mais para os lados da India, Paquistão, Turquistão e o Tibete, que a sua presença entre nós deve ser festejada. Não o poupem de nada.

Benvindo, menino!

RÁDIO. A virose tira do ar o João Inácio Jr

.
Vítima de virose, João Inácio Júnior esteve fora do ar na tarde hoje. 

E no lugar do João, 'as meninas' deram conta do programa. 

- Como é mesmo o nome delas?

DANÇA DAS CADEIRAS. Mariana muda

.
A Mariana Sasso já foi apresentadora da parte local do Globo Esporte. E aí saiu da bancada (?) e ficou em reportagens especiais. Até gostava do que ela fazia. Matérias interessantes na área dos esportes radicais e com uma tônica interessante. Pois fico sabendo que, agora, ela muda de novo.

Deixa a TV Verdes Mares e vai ficar somente na TV Diário. Estreia um programa de entretenimento que ainda não tem data.

Torcida pelo sucesso. 

RÁDIO. Dumbo troca a verdinha pela 100

.
Li no Facebook do Dumbo: 
Olá meus amigos ouvintes! Neste sáb dia 24/08 será o meu último dia na apresentação do "CLÁSSICOS DO BREGA". Depois de 08 anos na Verdinha 810,onde conquistei muitos amigos e consegui com que o meu programa se transformasse em uma das maiores audiência do rádio cearense, graças a vc e ao grande profissional CELSO SILVA pela seleção musical.Decidi em fazer uma escolha muito difícil que é deixar a Verdinha uma das melhores empresas que já trabalhei.Apartir do dia 02 de setembro estarei no ar, agora pela rádio 100,9, uma das rádios mais populares de Fortaleza de 05 ás 08h da manhã com o programa "DESPERTADOR DA 100" de seg a sáb. Gostaria de agradecer ao Dj Alberto e ao Kenedy Soares pelo convite e ao Douglas Santos da D&E Entretenimento e ao Carlinhos Aristídes da A3 Entretenimento pela presteza que me foi dada,agora faço parte dessas duas grandes empresas e espero corresponder com o meu melhor,levando bons resultados que tive na Verdinha 810 e agora na RÁDIO 100.Vamos que Vamos!
 
 

TEVÊ. Programa mostra vida de Luan

.

GOOGLE. Os 151 anos de Claude Debussy

.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013