segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fato da Foto. Será que a Cagece andou aqui?


Ao me deparar com a foto no UOL de uma enorme cratera causada por um deslizamento de terra na Cidade da Guatemala, lembrei-me dos buracos da avenida Leste Oeste e Dom Manuel causados pelas obras da Cagece.

Será que a companhia cearense passou por aqui?

O Dia. Jornal mostra Adriano de metralhadora




Leia mais

Jornalismo. Imprensa é feita por homens


Jornalistas também cometem equívocos. Jornais, por sua vez, pagam o pato. Uma lista de frases publicadas em alguns órgãos de imprensa do Rio mostram que, a exemplo de todo mundo, não somos perfeitos.

01- "A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano."
02- "Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem intensamente."
03- "Os sete artistas compõem um trio de talento."
04- "A vítima foi estrangulada a golpes de facão."
05- "Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva."
06- "Parece que ela foi morta pelo seu assassino."
07- "O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas."
08- "O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou."
09- "O aumento do desemprego foi de 0% em novembro."
10- "Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio." 11- "Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel."
12- "Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto."

Twitter. Dia de caos e o rádio auxilia na pauta


Uma segunda feira atípica, com chuva e dificuldades no tráfego, fez com que na rádio Povo-CBN o próprio ouvinte pautasse o programa. Aproveitei para repassar as dicas pelo Twitter com o intuito de auxiliar a quem estava para sair pela cidade.

Mito. A vida devassada de Charles Chaplin


Um nome inesquecível do século passado, Charles Chaplin, continua a render sucesso não apenas entre os fãs de seus filmes e na sua vida particular sempre devassada, mas até mesmo na área da literatura psicanalítica.

"No recém-publicado 'Chaplin, Uma Vida', o psiquiatra norte-americano Stephen Weissman, professor da Washington School of Psychiatry, apresenta o resultado de um mergulho psicanalítico na infância e na juventude do criador de Carlitos, o genial vagabundo, além – ou principalmente – da trágica história dos pais dele.

O resultado permite afirmar que, do seu personagem mais famoso às heroínas e aos enredos de seus filmes, quase tudo o que Chaplin levou às telas era resultado de uma profunda vivência pessoal.

Muito antes que o livro fosse aprovado para publicação, Geraldine Chaplin, uma das filhas do comediante, soube do projeto por seus agentes. E recebeu, em choque, a notícia de que sua avó seria retratada nele como uma prostituta sifilítica.

Temendo ver a história de sua família distorcida ou alvo de um aproveitador em busca de escândalos, Geraldine - ela também atriz com uma longa carreira - entrou em contato com o autor. Ele apresentou a ela os originais do livro, que a surpreendeu agradavelmente por revelar detalhes fascinantes, muitas vezes dolorosos e quase sempre desconhecidos de seus ancestrais, fruto de décadas de rigorosa pesquisa."


Leia o artigo completo.

Música. Para o dia amanhecer melhor


domingo, 30 de maio de 2010

TV. Programas para depois do programa


E ficamos sabendo, via blog do Wilson Gomes, a informação da Folha sobre o esquema de prostituição desmontado pela Polícia Federal envolvendo modelos e dançarinas de TV que ganham cachês de até R$ 20 mil por programa.

"Diálogos interceptados pela PF mostram a rede de prostituição de luxo, descoberta em uma operação de 2009, durante a operação Harém. A operação chegou a ser divulgada pela PF no ano passado, mas agora a Folha teve acesso às escutas que mostram detalhes do filão mais lucrativo da quadrilha: o das "famosas" da TV e de revistas. E também de seus principais clientes: políticos, empresários e jogadores de futebol.

Em uma ligação, uma famosa assistente de palco de TV relata a uma agenciadora detalhes do programa que lhe rendeu R$ 10 mil.

Pirataria. Warner na ponta de ação judiciária



Está no site da empresa suiça Medien Patent Verwaltung AG (MPV) a informação de que ela apresentou demanda judicial em Nova York contra a Warner Bros. Entertainment, Inc. Ela acusa a empresa de cinema de violar (”piratear” em termos mais práticos) sua patente de número 7,187,633 B2 “Motion Picture and Anti-Piracy Coding” [PDF].

Essa patente descreve um sistema que inserta nos filmes uma marca digital, capaz de identificar a origem de uma cópia ilegal, desde uma filtragem privada até as cópias feitas em salas de cinema.

Parece ironia que uma empresa conhecida por suas tentativas de combater a pirataria acabe ela própria acusada de piratear.

Audiência. SBT retoma o lugar da Record


18h58 - Glo 19 / SBT 9 / Rec 7 / Band 6
18h55 - Glo 20 / SBT 9 / Rec 8
18h46 - Glo 21 / Rec 8 / SBT 8
18h40 - Glo 18 / Rec 9 / SBT 7

TV. Gugu estreia e volta à vice-liderança


E a estreia do Gugu nas tardes do domingo está dando a Record uma vice-liderança, derrubando do posto a Eliana no SBT. Acompanhem os números da última hora


16h51 Globo 23.2; Record 8.1; SBT 6.7; Band 2.8.
16h45 Globo 21.8; Record 8.1; SBT 5.6; Band 2.9.
16h35 Globo 20.4; Record 8.5; SBT 7.2; Band 2.6.
16h30 Globo 20.7; Record 8.1; SBT 7.6; Band 2.1.
16h27 Globo 21.0; Record 7.4; SBT 7.3; Band 2.2.
16h24 Globo 19.9; Record 8.0; SBT 7.5; Band 2.2.
16h21 Globo 21.1; Record 7.6; SBT 7.2; Band 1.9.
16h19 Globo 20.9; Record 7.7; SBT 6.9; Band 2.3.
16h14 Globo 20.0; Record 7.5; SBT 7.0; Band 3.2.
16h12 BH Globo 21.9; SBT 7.5; Record 5.4; Band 1.6.

Blog. O sagrado na propaganda de motel


Fortaleza é a cidade onde divindades da religião hindu são usadas como apelo comercial na fachada de um motel.

Nunca se viu 'tantra' falta de respeito à cultura religiosa dos hindus.



Leia no ANTENA PARANÓICA

Copa. Estados Unidos temem ato terrorista


E semana que terminou foi marcada por um alerta dos Estados Unidos em relação à Copa da África. O departamento de estado norte-americano emitiu um alerta para os cidadãos dos EUA que forem viajar a África do Sul, para que tenham cuidado. Há riscos de atos de terrorismo durante a Copa do Mundo que começa dia 11.

CNN

Inferno. Nunca o termo foi tão bem empregado



Yahoo News

Vide Vídeo. Infância perdida: Iron baby


Copa. TV em forma de bola para ver jogos


Eu vi numa página de venda online, a novidade que está chamando a atenção dos telespectadores europeus que desejam ver a Copa da África. Um televisor que opera num modelo em forma de bola.



Custa o equivalente a 499 euros. A tela é de 27 polegadas, Full HD com duas entradas HDMI e como é europeu, tem um sintonizador DVB-T para televisão digital.

Link: Hannspree

sábado, 29 de maio de 2010

Twitter. Luan Santana na boca dos gossips





Flagra

Twitzee. Um jeito de tuitar no anonimato


Se você quer tuitar, mas não deseja que sua mensagem seja lida pelo grande público, a saída é buscar o 'direct messages' e se comunicar com o seguidor desejado. Mas se você quiser postar abertamente, mas ficando no anonimato, aí já tem o Twitzee, uma forma de postar recados sem que você seja identificado.



Na verdade, a pessoa que posta não vai ficar tão anônima assim. A mensagem será enviada mediante uma conta no @TweetShh, o que poderá ser reconhecida por quem a enviou.

Prêmio. Os ganhadores do Gandhi de 2010


E foi entregue o Prêmio Gandhi de Comunicação aos vencedores de 2010 da promoção realizada pela Agência da Boa Notícia. Na categoria jornalismo impresso, venceu a dupla Bruno de Castro e Ivna Girão, com série de reportagens publicada do jornal O Estado. O Gandhi de Telejornalismo ficou com Ariane Cajazeiras, da TV O Povo.

Na categoria Radiojornalismo, Eriberto Vieira Sales, da Rádio FM Universitária, é tricampeão. Na categoria Publicidade e Propaganda, o prêmio foi para Danielle Campos, da Agência Advance.

Entre os estudantes, o prêmio de Publicidade foi para George Frota Plutarco, da Faculdade Católica do Ceará e na de Jornalismo para a aluna Isabel Mayara, da Universidade de Fortaleza. Este ano não houve ganhadores em Fotojornalismo.

Rádio. Rachel ganha especial na Assembleia


Tem especial na FM Assembleia neste domingo. Trata-se do programa sobre os 100 anos da escritora cearense Rachel de Queiroz. Será às 11 horas. A informação é da diretora-executiva da emissora, jornalista Fátima Abreu.

Quem se ligar na rádio, acompanhará ao longo de duas horas depoimentos de parentes e amigos da autora de várias obras notáveis como 'O Quinze', que retrata o drama dos cearenses em períodos de seca.

O programa produzido pela equipe de redação da emissora entrevistou dentre outros, as jornalistas Adisia Sá, Ivonete Maia, Erotilde Honório e Fernanda Quinderé. O especial contou com a colaboração do coordenador de programação, Ronaldo César, e dos co-produtores Suzane Saldanha e Pedro Guedes. A reprise será às 17 horas.

Marketing. Hitler vira nome de moda na Itália




O ditador alemão Adolf Hitler é a cara de uma nova linha de roupa para jovens, cujos cartazes estão espalhados em todas as ruas de Palermo, na região italiana da Sicília.

Nas imagens, o líder nazista está vestido com um uniforme cor-de-rosa. Em vez da cruz suástica, ostenta um coração e o slogan “Mude de estilo. Não sigas o teu líder”. A noticia é do jornal britânico Telegraph.

A população italiana considera a publicidade ofensiva e já pediu que os cartazes sejam retirados. “A utilização da imagem de uma pessoa responsável pelos piores episódios do último século é ofensivo para os princípios constitucionais do nosso país e para a sensibilidade dos cidadãos”, considerou uma vereadora do Partido Democrático, Rosario Filoramo.

A agência responsável pela idéia disse que as críticas eram um exagero. Os próximos planos da agência, passam por novos cartazes e desta vez com imagens de Mao Tse Tung.

Enviado por Saul Tavares

Nomes. Por onde anda nosso Mário Kemps



Ops! Revista conclama prefeita a ir ao Teatro


Onde é que se viu uma publicação inserir nas suas páginas um pedido para que a autoridade maior da cidade vá ao Teatro? Se você resondeu Fortaleza, acertou. A edição mais recente da 'Revista de Arte e Cultura', na qual se comenta a agressão aos artistas por parte de policiais, tem um 'banner' que faz esse tipo de apelo.



A conclusão que se chega é de que os políticos só vão assistir a um evento artístico quando conseguem, eles próprios, roubar a cena.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Blogs. Emílio e a manchete surpreendente




Só houve um equívoco: eu não estou na Povo-CBN hoje, porque fui tratar de um problema particular. Mas agradeço a dica do blogueiro e amigo Emílio Moreno.

Ah! clique na imagem para ampliar o texto e facilitar a leitura.

Artes. Teatro com tradução audiovisual


Cem crianças com deficiência audiovisual assistem, daqui a pouco, a histórica encenação de uma peça com tradução audiovisual. Será às 10h30min no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar. É a primeira vez que isso acontece no Ceará.

O espetáculo será a peça "A Vaca Lelé" - projeto de José Alves Netto apresentado pelo Grupo Bandeira das Artes, com texto de Ronaldo Ciambroni e direção de Ana Cristina Viana - que será assistida por crianças com deficiência visual do Instituto Hélio Góes, pertencente à Sociedade de Assistência aos Cegos, e da Escola de Ensino Fundamental Instituto de Cegos.

Redes Sociais. Google Buzz também retuíta


Está no Digital & Tal: "O Google Buzz lançou um recurso para repassar os textos publicados, como o Retweet do Twitter. O recurso Reshare, contudo, tem algumas diferenças. O texto (buzz) pode ser repassado publicamente, ou em particular. O autor da primeira mensagem será identificado e será possível até montar a lista de republicação (Reshare chain).

O Google Buzz foi lançado ano passado para convidados e aberto a todos os usuários este mês. De acordo com o site Mashable, desde então o Google publicado um novo recurso por dia, chegando hoje a 16 recursos.

O Google Buzz é um produto do Google que reúne várias formas de comunicação pela Internet (chat, e-mail, textos curtos) num mesmo ambiente e funciona dentro do Gmail."

A Fadec informa: sai Tom entra o blablablá


Tom Barros está coberto de razão: ninguém agüenta mais papo de político. É água pura. E lenga-lenga que o povo já se cansou. Que o diga a entrevista do deputado que ocupou hoje na Verdinha, o horário dele no programa de Paulo Oliveira.

Ô saco!

Vide Vídeo. Silvio Santos canta para o timão


Quem conhece o empresário e apresentador Silvio Santos sabe que ele é coritiano até debaixo dágua. E desde domingo passado, entre os intervalos comerciais, o SBT exibe o vídeo celebrando o centenário do alvinegro paulista.

Cantado pelo próprio Silvio Santos, o vídeo foi montado todo em preto e branco, com cenas antigas do time em campo e dos jogadores que já vestiram a camisa do Corinthians. Música e letra de Manoel Ferreira, amigo de Silvio Santos, a pedido dele próprio.

A produção do comercial foi desenvolvida pelo próprio departamento de criação visual do SBT. O filme deverá ser exibido até o final do ano, já que o centenário oficial do clube será completado em setembro.

Teatro. E a Polícia agride atores na praça


A PM cearense está sendo denunciada de agredir física e moralmente uma trupe de atores em plena praa José de Alencar. Foi durante uma apresentação teatral. Os policiais sentiram-se incomodados com atuação dos artista que encenavam texto no qual alguns estavam apenas de toalha interpretando michês.

``Eles exigiram que a gente se retirasse, mas o pessoal reivindicou o direito de trabalho em espaço público. Aí, eles ficaram mais agressivos e disseram que aquilo não era trabalho, mas -sem-vergonhice-``, disse o diretor Thiago Arrais na reportagem de O Povo. Da agressão moral, os policiais incitaram o público a espancar os artistas.

Vai ver a interpretação era tão boa que os policiais confundiram a ficção com a realidade.

Música. As canções obsessivas do mundo


Duas pesquisadoras no Canadá fizeram um trabalho para descobrir quais são aquelas músicas que não saem de jeito nenhum da cabeça das pessoas. O resultado é curioso e está no ANTENA PARANÓICA. Adianto a você o 1º lugar no ranking^La Compagnia Creole.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

TV. O apresentador com nome de pastor


Tem gente me perguntando quem eu admiro na área de reportagem internacional. Gosto da sobriedade do Shepard Smith na Fox News. Ele comanda o Studio B e passa uma credibilidade incrível ao telespectador. E, claro, sempre que possível vejo Oprah Winfrey. É a melhor.

Foto. Imprensado para sair na imprensa



Evento. Copa do Mundo no Cabaré Soçaite


Galera, prepare-se! Ricardo Kelmer manda me dizer que em junho estará novamente em Fortaleza para comandar a 6a edição do CABARÉ SOÇAITE. [ "Vida difícil essa de dono de cabaré..." ] E, desta feita, o evento vem com temática de Copa do Mundo.



"A festa será no Acervo Imaginário (Praia de Iracema) e o tema dessa edição é Copa do Mundo. Teremos participações super-especiais e sorteio de brindes. Entre os prêmios do Concurso Musa e Muso do Cabaré estão um fim de semana numa pousada em Jericoacoara, vale-compra numa sex shop e crédito pra consumo no Acervo Imaginário, além do kit cabaré com livro, cd e camiseta.

Os ingressos já estão à venda na Via Libido (Av. Abolição, 2427 - Meireles - 3242.9595). Preço: R$ 15. E lá você pode também adquirir seu modelito Copa do Mundo pra participar do Concurso", nos conta o bom Kelmer.

Teste. O que será que Lula pediu ao Dunga?


Que frase você colocaria como fotolegenda nessa imagem do presidente cochichando no ouvido do técnico da seleção brasileiras? A minha seria:

"Dunga, vê se traz essa Copa senão a Dilma vai pra cozinha".




TV. Zoeira troca sábado pelas noites de 6ª


Paulinho Leme está feliz da vida. É que o seu "Zoeira na TV", passa a ser apresentado às sextas, no horário noturno. Soube que o programa ganha mais dinamismo, recheado com música, entrevistas, dicas de saude, moda e lazer.

Então, já a partir de amanhã, Paulinho Leme divide com Nayara Gusmão, o novo horário do encontro jovem: 20 horas.

Som. Rádio transmite a morte do delegado


O rádio transmitiu a morte de um delegado ontem quando ele dava entrevista a uma emissora. O delegado Clayton Leão falava por telefone à Rádio Líder FM quando um veículo encostou ao lado do seu e um homem fez dois disparos. Entrevistadores e ouvintes chegaram a ouvir barulho dos tiros. O áudio da entrevista caiu na rede.



Leia também: Saia-justa nas ondas do rádio

1 contra 100. Abram alas é pra nossa loira


E o '1 contra 100' marcou audiência total no SBT com a presença do músico paulista e, claro, da nossa Fabiane Kaczan.






quarta-feira, 26 de maio de 2010

TV. O som não ajuda nem a gente a vibrar


Será que apenas eu escuto o som horrível dos microfones do 'Vibre no Gol' no canal 15? A impressão que se tem é de que usam apenas um 'boom' e o som fica espalhado demais.

Bastaria um microfone de lapela para sanar esse problema. O telespectador fica prejudicado com o som e é preciso aumentar o volume do seu televisor até o último volume.

Inventos. Uma guitarra feita de celulares




Uma guitarra toda ela feita de celulares é a novidade da semana que vi no Abadia Digital. O invento é de um belga que utilizou um palo de madeira, 5 smartphones impulsionados por 3 sistemas operativos diferentes (Android, iPhone OS e Windows Mobile), um vivavoz e metros e metros de fita adesiva. Veja a execução da música de Neil Diamond.

Televisão. Cidade festeja o seu 'Demorô'



O 'Demorô', que a TV Cidade lançou aos domingos, chegou aos dois dígitos. E isso foi motivo de festa na emissora. No entanto, ainda fica devendo atingir o objetivo maior que é o de fazer rir. Claro, aqui vai um ponto de vista pessoal.

A Gaída Valim me conta, via e-mail, que se trata de um "humor diferente e inteligente", levando-se em conta que atingiu um pico de 10 pontos de audiência e liderança isolada por alguns minutos, já na sua estreia.

Demorô
TV Cidade
Domingos às 11:20
FALANDO NISSO

Tertuliano Siqueira escreve: "Com todo respeito aos profissionais que trabalham no programa, falta o principal, que é justamente é motivar o riso, o que, conhvenhamos,nao é uma tarefa das mais fáceis,mas aposto e acredito que o Demorô vai melhorar.O importante também é o espaço conquistado e louvo aqui a mente arejada da sra. Gaída Valim,diretora da Tv Cidade,que comprou a idéia de fazer mais um programa local na tv Cidade".

Propaganda. TV tem alto índice de álcool

,
A jornalista Karina Toledo, da Folha da Tarde, é quem destrincha o trabalho feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ao analisaram 420 horas da programação dos quatro canais de TV de maior audiência no Brasil. Eles verificaram que a publicidade de bebidas alcoólicas está concentrada nos programas de esporte.

"Esse tipo de programação - durante a semana mais frequente no horário do almoço e aos sábados e domingos, distribuída ao longo do dia - tem forte apelo entre o público menor de idade que, consequentemente, estaria maciçamente exposto à propaganda de bebida. “Diversos estudos já mostraram que quanto maior a exposição à publicidade, maior o consumo de álcool”, afirma a psiquiatra Ilana Pinsky, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) e coordenadora do estudo.

"Para Ilana, a autorregulamentação publicitária não é suficiente para evitar abusos e seriam necessárias restrições à propaganda de álcool tão rígidas quanto as existentes para o cigarro."

Leia matéria completa.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Blog. No ANTENA a história de Saddam gay




O novo ANTENA PARANÓICA, que descola tudo o que tem de curioso pela rede, postou a última bizarrice da espionagem norte-americana: Saddam Hussein Gay. Leia AQUI.

Som. Martinho da Vila grava Hino Nacional


Depois de Fafá de Belém, de Vanusa (com aquele desastre todo), eis que o nosso Hino Nacional ganha uma gravação de Martinho da Vila. Foi produzido pelo governo do Rio e lançado ontem.

Em ritmo de samba, o hino tem violinos, instrumentos de sopro e de percussão.

Escute-o AQUI e diga o que achou.

Ítalo e Renno gravam para a Copa do Mundo


Quem me informa é o caro amigo Carlos Kramer Filho: a dupla Italo e Renno gravou uma música nesse clima de Copa. "Gostei muito da música pois tem a cara do cearense", diz Kramer.

Para ouvi-la, clique AQUI.
FALANDO NISSO

Grande Nonato: obrigado por disponibilizar este espaço tão importante (BLOG) para divulgar com excelência a música cearense... abraços apertados dos amigos
ITALO & RENNO

TV. Lucimara vai contar podres do Faustão


E Lucimara Parisi, ex-difretora do programa do Faustão, vai botar a boca no trombone e contar os podres que passou ao lado do apresentador durante 30 anos.

"Entre as revelações, estão as pressões, os constrangimentos e a geladeira que viveu por trás dos sorrisos exibidos no palco. Em público, ela nega, mas pretende falar também da vida pessoal de Fausto Silva", conta a colunista Andréa Michael.

"Ele é inseguro, toda hora quer mudar. As bailarinas choram porque ele faz teste quase todo domingo", diz ela, que está no SBT.

Sua ideia, afirma, é mostrar a estudantes de comunicação que lerem o livro que "nem tudo são flores".

segunda-feira, 24 de maio de 2010

TV. Danilo Gentili desbanca os políticos


Você viu O Povo insertado no 'CQC'? Foi na matéria do Danilo Gentili que visitou o Congresso e revelou [ mais uma vez ] quanto esses políticos não sabem nem do que estão discutindo em Brasília.

Ô raça!

Enquete. O rádio tem maior credibilidade


Viva o rádio. Ele foi o vitorioso na enquete da semana do nosso GENTE DE MÍDIA. Diante da pergunta 'Qual o veículo de maior credibilidade', os internautas elegeram-no com 34 por cento dos votos.

Em seguida veio a tv com 26 (17 votos), Internet com 23 por cento (15 votos), jornal, 15% (10 votos), de um total de 64 votantes.

CQC. As atrações desta segunda feira


ESTRELAS DE NOVELA

PROTESTE JÁ: INDAIATUBA, FAMÍLIAS TRANCADAS

LIVRO DO BUSSUNDA

CQC DOCUMENTO: MACONHA

MARCHA DOS PREFEITOS: PRESIDENCIÁVEIS

CQ TESTE: ROBINHO

O POVO QUER SABER: MILTON NEVES

TRABALHO FORÇADO: TULIO MARAVILHA

TOP 5

CONTROLE DE QUALIDADE

CRISE NA EUROPA

PIORES NOTICIAS DA SEMANA

LUQUE RESPONDE

No Limite. Globo desiste de realizar o show


Quem se lembra aí do reality-show 'No Limite' que a Globo realizou a partir de locações no Ceará? Pois este ano, a emissora desistiu de produzir. E o motivo: para "não ser acusada de favorecimento político".

É que para realizar o show de resistência, a emissora sempre se utilizou do apoio logístico de governos estaduais e/ou municipais ( leia-se do governo do Ceará, em relação às últimas edições ). Agora, por ser ano eleitoral, isso praticamente ficou inviabilizado.

A informação da coluna do Daniel Castro é de que a quinta edição do show de resistência foi adiada para junho de 2011, muito embora as inscrições estejam abertas desde o início do mês. Quem se inscrever, pode acabar na casa do BBB.

Esporte. Globo adquire direitos do 'Nordeste'


E a Record levou uma espécie de rasteira da Globo. Depois de perder a Liga dos Campeões, o Campeonato Europeu e as Olimpíadas, a emissora perdeu mais um evento esportivo para Globo. Agora, o Campeonato Nordeste.

A emissora carioca comprou os direitos de transmissão do campeonato que voltará a ser disputado no segundo semestre. A Liga do nordeste, que representa os clubes participantes, aceitou a proposta feita pela Rede Globo para a aquisição do torneio para os próximos três anos.

Ainda não se tem um canal de tv fechada, mas a Esporte Interativo vai transmitir, no mínimo, três jogos distintos por rodada. O acordo frustrou a tentativa da filial da Record em Salvador, a Itapoan, de adquirir o torneio.

Nomes de Sucesso. Eveline: firme e... Frota!


Há alguns 'posts' abaixo eu falei de Eveline que, embora na ativa, recupera-se de uma cirurgia para voltar firme e forte ( mais Frota do que forte ) ao batente. E ela mesma comenta que já está no ar da Verdes Mares, dando tudo de si.

Pois foi o comentário da minha querida Eveline que me fez descobrir o blog que ela administra desde julho de 2009 e que é ligado a malhação. "Suar Pra Secar" é uma brincadeira que a própria Eveline faz consigo mesma em busca de vencer-se. E ela é vitoriosa em tudo.

O blog é leve, muito embora fale de peso [ ou de buscas em perdê-lo ] e mostra o lado sempre afável dessa profissional inteligente e que é uma das mais completas repórteres da tv brasileira.

Visitem.

Cearenses. Paulo Oliveira entre os 30 mais


E é hoje a festa da revista Fale! Luis-Sérgio Santos, o publisher, é o anfitrião da homenagem com o Troféu aos “30 Cearenses Mais Influentes”.

Na categoria 'Artistas e Intelectuais', sobressai-se o nome do companheiro Paulo Oliveira, da Verdes Mares, escolhido via consulta no site da revista ao longo de quatro meses.

Nossas congratulações ao Paulo.

Rádio. Diretor do IJF faz propaganda eleitoral


A saudação do superintendente do IJF, Messias Barbosa, hoje pela manhã, ao ser entrevistado na Super Clube, supreendeu até os apresentadores Fernando Maia e Tina Holanda.

Ao cumprimentar o médico com um bom dia, Fernando Maia ouviu o superintendente arrematar de lá:

- Bom Dilma!

Será que o TRE anda (tam)bem sintonizado (na Clube)?

Giba Um. As beldades que a TV revela


Rádio. Apresentador compra duas emissoras


Celso Portiolli, apresentador do "Domingo Legal" (SBT), acaba de comprar as rádios FM Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e Ótima, em Pindamonhangaba.Outro Canal

Jornal. Citação em seção gay gera ação


stá no Conjur desta segunda: "Um servidor citado em seção do jornal dedicada ao público gay deve ser indenizado. A conclusão é do Superior Tribunal de Justiça, que negou recurso do Diário da Manhã, de Pelotas, no Rio Grande do Sul, porque o pedido foi considerado intempestivo, ou seja, apresentado fora do prazo.

A disputa começou em 2004, quando o jornal citou o nome de um servidor público na chamada “Coluna do Meio” O espaço é assinado por "Capitão Gay", pseudônimo do colunista responsável pela seção. O servidor alegou que se sentiu ofendido pelo teor do texto, sugerindo que ele era homossexual com base em mensagens recebidas por e-mail, que disse nunca ter enviado.

De acordo com os autos, após a publicação da nota – em que a vítima é qualificada como um dos "leitores mais empolgados” da coluna e alguém que “conhece os efeitos nefastos e humilhantes do preconceito” – o servidor foi surpreendido por amigos. A ampla divulgação de seu nome, no contexto em que se deu, teria lhe causado graves prejuízos, o que o motivou a entrar com uma ação por danos morais contra a editora do jornal e seu colunista."

Recortes. O 'falar difícil' de Rui Barbosa


Um conhecido conto popular retrata que um ladrão foi surpreendido pelas palavras de Rui Barbosa ao tentar roubar galinhas em seu quintal:

— Não o interpelo pelos bicos de bípedes palmípedes, nem pelo valor intrínseco dos retrocitados galináceos, mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se foi por mera ignorância, perdôo-te, mas se foi para abusar da minha alma prosopopéia, juro pelos tacões metabólicos dos meus calçados que dar-te-ei tamanha bordoada no alto da tua sinagoga que transformarei sua massa encefálica em cinzas cadavéricas.

O ladrão, todo sem graça, perguntou:

— Mas como é, seu Rui, eu posso levar o frango ou não?!


Compilado do Conjur

domingo, 23 de maio de 2010

Nomes. A vida deles passa pelo Facebook


1. Eugênio Stone [ de quem a gente anda saudoso da boa companhia e do papo ] é o mais novo integrante do grupo 'Eu apoio a redução da jornada de Trabalho', comunidade do Facebook.

2. Augusto César Benevides, o Gutinho que superintende a TV-C, pegou hoje o 'túnel do tempo' e disse estar assistindo "Os Patrulheiros Toddy" [ ainda tem algum sobrevivente? ]. Depois foi curtir a vitória do Ceará frente ao Bahia.

3. Maísa Vasconcelos me desafiou a ir cedo na próxima terça feira, gravar um quadro no programa dela. Eu aceitei o desafio. Não tenho receio nenhum em participar de perguntas desafiadoras. A única objeção é ter que madrugar na TV Diário.

4. Adriano de Lavor, com quem dividi espaço na redação do Vida&Arte de O Povo durante um bom tempo, largou de vez o seu Elegante Digital, um blog que começou bem e resolveu pará-lo há quatro meses.

5. Aparecida Silvino, a cantora, passou por um grande susto na última semana. É que ela bateu seu carro depois de evitar atropelar um cara que tentava lhe assaltar.

TV. A audiência no início desta noite


Rádio. O domingo de Belmino é sagrado


Domingo no rádio cearense tem a cara de Sebastião Belmino. O seu programa na Verdes Mares AM é o diferencial da mídia sem fio. Belmino tem o dom da comunicação, sem precisar de muito esforço. Aos domingos, o programa dele é sagrado.

Hoje, ele levou César Barreto, compositor e poeta que fez pesquisas curiosas sobre a cachaça, além de fazer dobradinha com o apresentador para entrevistar Cid Carvalho.

O doutor Cid deu um depoimento de sua carreira nas mais diversas atividades: radialista, jornalista, professor universitário, advogado, político.

Curiosidades. Sites vendem cinzas vulcânicas




Um blog de um brasileiro na Islândia fala da venda [ inusitada ] de cinzas daquele vulcão de nome dificilimo de se pronunciar - Eyjafjallajökull .

Tem gente vendendo potes de cinzas vulcânicas- pra mais de mil potes para o exterior por 25 euros cada!

Olha só dois endereços de sites que vendem cinzas do vulcão Eyjafjallajökull:

Nammi.is (o dinheiro vai para a associação de fazendeiros afetados pela erupção)

Nordic Store.

sábado, 22 de maio de 2010

Tevê. Quem é Viva, nem sempre aparece


Sou assinante da NET e havia deixado aqui uma pergunta: Quando é que vai chegar por aqui no Ceará, o canal Viva da Globo? Depois que comecei a receber resposta de assinantes da Sky, tenho que fazer a correção a emissora já está disponível no canal 37 e, segundo Marcelus Rocha, a NET também passa a integrá-lo em seu leque de ofertas até o final do mês. A programação tem reprises interessantes.

Nele, por exemplo, Chico Anysio está de volta à telinha e estreia hoje na programação do canal Viva, daqui a pouco com 'Chico Total'.

Nessa reprise, o humorista lança novos personagens e também resgata outros que fizeram sucesso, como Professor Raimundo, Justo Veríssimo, Alberto Roberto e Mirandinha. Além das esquetes, que são marcas registradas de Chico, o programa ainda conta com uma apresentação musical e participação de grande elenco de atores.

"Chico Total" também será exibidos aos domingos, às 3h e às 23h.

Ah! o canal ainda não está disponível para Fortaleza.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ano Eleitoral. Os aproveitadores fazem fila


Esta tarde vi na Band entrevista dessa pretensa paranormal Amira Lepore, que a exemplo dos aproveitadores de plantão, vive a falar um monte de leviandades pelo Brasil como se fosse uma grande profetisa. Toda vez que é ano eleitoral, pessoas assim aparecem na TV como a querer ressuscitarem a Idade Média, onde tudo o que se dizia os incautos acreditavam.

Ano de Copa do Mundo e lá vem a 'bruxa', como ela própria costuma se autodefinir, a invadir o meio-de-campo do Dunga para tentar infernizar o trabalho do técnico.



E, pelo visto, não se deve dar muito crédito ao que dona Amira escreve não, pois ao longo das previsões que ela diz ter feito desde os tempos de criança no governo Getúlio Vargas, a coitada não teve oportunidade de aprender nem o nosso vernáculo. Olha só como ela precisa não de bola de cristal, mas de uma boa aula de Mobral:

TV. Quem está fora do vídeo e que faz falta


E em plena redação da Jangadeiro, perguntei qual o nome do telejornalismo cearense que está fora do vídeo e que a gente sente saudades.

Pois não é que o nome pronunciado pela maioria bate com a mesma opinião minha: o da Eveline Frota, da TV Verdes Mares.

Pela boca da Sabrina Lima tomo conhecimento de que a querida Eveline fez cirurgia de redução do estômago e, neste momento, está se recuperando.

Votos de boa recuperação e que volte logo.

Google. E lá se vão 30 anos do come-come



Merecida, a homenagem que o Google faz hoje aos 30 anos do pac-man, um dos primeiros joguinhos da infância da era da computação.

Pac-Man foi desenvolvido em 1979 por Toru Iwatani. Este jogo arcade suponha uma mudança total no paradigma imposto pelo popular Space Invaders, que havia imposto um determinado modelo: o de 'shoot them up' (disparar em todos), onde o objetivo era obter a pontuação mediante a eliminação dos rivais.

O surgimento do Pac-Man (ou Come-Come, como ficou conhecido no Brasil - rebatizado agora de José Mayer), não só estabelecia uma mudança no modelo, como também foi o prioneiro em abrir o mercado de vídeogames às mulheres, um mercado inexplorável até então, que chegaram atraídas pela facilidade e pouca violência do jogo.

Assalto. Tentativa faz cantora sofrer acidente


A cantora cearense Aparecida Silvino é a mais recente vítima de uma tentativa de assalto e que resultou num acidente de trânsito na noite passada.

Após desviar seu veículo de um assaltante, ela bateu de frente em um poste na avenida Alberto Sá. A cantora, que se fazia acompanhar de sobrinhos, nada sofreu a não ser prejuízos materiais com o veículo.

O fato aconteceu por volta das 23h15min, na Varjota, numa área considerada pelos policiais que atenderam ao caso como de alto risco em termos de segurança. A esse respeito, Aparecida diz que deve ao Ronda do Quarteirão, o atendimento a uma chamada para lhe dar proteção enquanto resolvia a situação.

"Fala-se tanto do Ronda, mas eu sou grata aos soldados Marinho, Wedermilton e Reginaldo da viatura 1033, que me atenderam prontamente e ficaram comigo até a chegada do cabo Cláudio, chefe da equipe que ficou comigo até 3 da madrugada, escoltando-me depois até minha residência", conta Aparecida que, felizmente, nada sofreu, a não ser a perda total do veículo.

Memória. 50 anos do disco visto por Rachel


O jornal O Povo desta sexta, 21 de maio, traz o registro do avistamento, há 50 exatos 50 anos, de um OVNI nos sertões do Quixadá por muitas pessoas, entre elas a escritora Rachel de Queiroz. Ela chegou até mesmo a escrever crônica a respeito, na 'Última Página', da O Cruzeiro, edição de 4 de junho de 1960.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cinema. O efeito da abertura de 'Star Wars'


A edição de maio da revista norte-americana Maxim publica fotos inéditas e raras da produção dos filmes da série 'Guerra nas Estrelas', celebrando agora o 30º aniversário de lançamento do primeiro filme. Uma delas me chamou a atenção e diz respeito aos caracteres de abertura dos filmes.

Eu já sabia que a ideia advém dos velhos seriados do cinema, tipo 'Flash Gordon', onde as letras aparecem de baixo para cima num efeito muito interessante.

As letras foram impressas sobre um fundo preto numa placa brilhante de dois metros de largura, enquanto a câmera movia-se sobre ele dando um efeito todo espacial.

Palestra. Marcelo Tas é o convidado da Fanor


E o multimídia Marcelo Tas é o convidado de logo mais à noite na Fanor do 'Experiencie Day', projeto que há tres anos oportuniza aos estudantes um bate-papo com nomes importantes da mídia brasileira.

Já esiveram no evento, o astronauta Marcos Pontes, o jornalista Caco Barcellos e o apresentador Serginho Groisman. Marcelo Tristão Athayde de Souza, nome completo do apresentador do CQC, falará para alunos e convidados.

Som. Dor faz Roberto Carlos cancelar shows

.
Ontem e hoje não haverá shows de Roberto Carlos que estavam programados para Houston e El Paso, nos EUA. Uma contratura muscular obrigou Roberto Carlos a interromper sua turnê internacional por alguns dias.

Segundo uma nota oficial divulgada no site do cantor, os shows foram transferidos para setembro. O Rei, que já havia sofrido do mesmo problema em dezembro, antes da gravação do especial de fim de ano da TV Globo, ficará em repouso por três dias, seguindo as recomendações médicas.

No próximo sábado, dia 22, Roberto retorna aos palcos: o cantor se apresenta em Chicago, e depois segue para Toronto, onde faz duas apresentações, San Diego, Los Angeles, Guatemala, San José (Costa Rica), El Salvador (El Salvador), Bogotá e Medellín (Colômbia). Esta é a segunda vez que o Rei interrompe a série de shows internacionais em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Em turnê desde 5 de abril, Roberto veio ao Brasil para se despedir da mãe, Lady Laura, que morreu no dia 18 de abril.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aldeota. A nobreza que criou outros bairros


A fama da Aldeota ser um bairro considerado nobre e ter sua área imobiliária super valorizada, não se restringe apenas ao nosso conhecimento. Corre o mundo todo. Veja o que diz esse texto da revista 'Brazzil' (assim com dois zês). O texto fala de outras áreas menos valorizadas que passaram a adotar o nome prestigioso: 'Planalto da Aldeota" ou 'Aldeota Sul'.