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quinta-feira, 25 de julho de 2019

MÍDIAS. Nova lei sobre agrotóxicos é destaque na imprensa


INSTAGRAM. Um post na página do Neymar custa 2,7 milhões

Divulgar produtos na mídia está cada vez mais caro. E não falo só na TV não. Quem desejar postar um anúncio no Instagram do jogador Neymar, por exemplo, vai arcar com uma bagatela de 2,7 milhões (722 mil dólares). A notícia está lá no UOL Esporte: 

Neymar tem o segundo Instagram mais caro do mundo dos esportes. Segundo a plataforma "Hopper", que apresenta métricas e valores relacionados à rede social, um único post no perfil do craque brasileiro pode custar 722 mil dólares (cerca de R$ 2,7 milhões). Estes números colocam o jogador do Paris Saint-Germain como o nono mais valioso do Instagram em todo o planeta, à frente dos cantores Justin Bieber, Nicki Minaj e Demi Lovato..

terça-feira, 23 de julho de 2019

DANÇA DAS CADEIRAS. Daniella de Lavor vai pra Verdinha


Uma conquista do Grupo Verdes Mares, a ida da jornalista Daniella de Lavor, que foi vista circulando pela redação da rádio VM. Sua passagem rápida ali, foi notada e alguns futuros colegas foram indagar da direção de jornalismo se ela estava sendo requisitada pela empresa. Dito e feito. Uma ligação pra mim confirmou a evidência, garantindo-nos que Daniella fechou o contrato para integrar a equipe da Verdinha, como noticiarista da emissora na parte da manhã. A emissora tem projetos novos para se tornar "all news" quando entrar na frequência FM. 

Ao longo do tempo em que trabalhei com ela, um sentimento de amizade tão forte nos une que, mesmo não podendo mais conviver lado ao lado no mesmo ambiente de trabalho, certamente a afeição que nos devotamos um a outro, não vai cessar com essa mudança. Torcemos sim pelo sucesso da melhor voz da radiofonia cearense nos dias de hoje, fato reconhecido não só por mim, mas por muitos dos ouvintes da Tribuna Band News com quem conversamos. 

Aê, aê! Vai brilhar onde for Daniella de Lavor. Torcendo pelo sucesso eu vou. Recebam bem esse amor, 

CORREÇÃO. A capa que eu disse que era, não era de Gil

A grandeza de alguém se revela pela maneira ética como ela se porta. Gil Dicelli é um exemplo. Citei-o em uma postagem como sendo o autor de excelente capa do jornal O Povo, imaginando que fosse dele, pelos muitos exemplos anteriores que produziu ali. Pois não era dele. E a correção veio, através de quem? Do próprio Dicelli, revelando mais uma vez a nobreza de alma que detém. A autoria pertence ao novo editor-executivo de Design Editoria, Deglaucy Jorge. 

Ao mesmo tempo que faço esse "erramos", renovo a declaração pública de que sou fã absoluto do trabalho dele. Agora em outro setor. Na verdade, a competência o leva a novas experiências. 

Querido Nonato, tudo bem?

Aqui é Gil Dicelli. Vi que você fez uma referência a mim sobre a capa deste domingo. Como o fez ao longo de todos estes anos, e agradeço seu carinho. Acontece que esta capa não é minha, é do novo Editor-executivo de Design Editorial Deglaucy Jorge.Desde de junho assumi um novo desafio no O POVO. Estou no Lab282, o braço de conteúdo e negócios, como Gerente-geral da área.Mais uma vez, meu muito obrigado  a você.

Paz e bem!Gil

FACEBOOK. Uma página de utilidade pública é a do ACAQ

Nas redes sociais, uma comunidade de utilidade pública que mais serviços tem prestado aos internautas é o grupo ACAQ, sigla de Alguém Conhece Alguém Que... Nele, surgem postagens de todo tipo, que solicitam ajuda dos leitores para localização de pessoas, documentos e objetos perdidos. Há quem peça até dinheiro, para casos de ajuda assistencial. A página já detém de mais 3 mil seguidores.



A página se descreve como "uma ponte entre pessoas para que se possa achar o que se procura, seja uma informação, uma indicação, enfim, a ideia é sempre poder estar livre para pedir ajuda e ajudar o outro". 

Há regras que devem ser observadas. Não são permitidas publicidades e propaganda, nem procura de emprego, tampouco auto-promoções. Uma outra proibição é de se procurar "alma gêmea" para namorar. 

Com isso, as pessoas se socorrem de tudo: busca de desaparecidos é o que mais se posta. Tanto de pessoas e animais, mas tem gente pedindo cadeira de rodas, camas hospitalares, busca de documentos perdidos e até gestos de gratidão de quem foi bem atendido por alguém e que resolveu buscar identificar o endereço. 

O 'face' do ACAQ já serviu, inclusive, de busca de jornalistas querendo atender ao cumprimento de pautas de trabalho exigidas pela redação. O que demonstra o quanto é importante esse espaço nas redes sociais. 

ORIGEM E CRIAÇÃO 

FAKE NEWS. Discussão do fenômeno ganha as salas de aula


O fenômeno 'fake news' se tornou algo difícil de se corrigir nessa era midiática. Mas os britânicos estão tomando medidas para evitar que elas continuem sendo difundidas aleatoriamente. Na Grã Bretanha, o sistema de Educação quer educar os alunos sobre o perigo de difundirem notícias falsas. 

E a discussão ganhou as salas de aulas. Passou a ser parte do currículo principal. O aprendizado inclui análise crítica de conteúdo on-line para técnicas de persuasão, análises de manchetes, motivos de pessoas que desejam disseminar informações desonestas, além de oferecer alternativas de quando e como obter ajuda. 

Por que não se pensar nisso nas escolas brasileiras?


RÁDIO. ECAD aumenta anuidade dos direitos autorais

As emissoras de rádio têm até o dia 26 para efetuar o patamento de direitos autorais ao ECAD. Aliás, li no blog TodoRádio que o escritório de arrecadação reajustou em 3,37% a anuidade, numa correção da inflação. 


A nova tabela de preços já está disponível no site do ECAD. Os boletos poderão ser retirados também através do site do ECAD. A rádio deve acessar a seção "Eu uso música", na sequência "Serviços ao Cliente" e, por fim, "Segunda via do boleto bancário".Segundo informações do ECAD, foram distribuídos cerca de R$ 971 milhões em direitos autorais para artistas e demais titulares, além das associações, em 2018. A quantidade de beneficiados teve um aumento de 25%, indo de 259 mil (2017) para mais de 326 mil compositores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras remunerados em 2018 no ano passado.
Cerca de 66% do valor total foram repassados ao repertório nacional, contribuindo para o fortalecimento da indústria musical brasileira. 

MARKETING. Outdoor que, à noite, ninguém consegue ler



Para que serve um equipamento de propaganda, como um outdoor, que ao cair da noite, impossibilita a leitura de sua mensagem? Acontece isso com esse da foto. Quando anoitece, luzes se acendem iluminando a estrada e, com isso, dificulta a leitura. É uma estratégia para evitar que o guiador desvie sua atenção e acabe provocando um acidente. 

segunda-feira, 22 de julho de 2019

HUMOR. Rossicléa encerra contrato de 17 anos com a Lupus

Surpresa na noite do humor cearense: o contrato de exclusividade da talentosa Rossicléa com a Lupus Bier, termina no próximo dia 30. A humorista esteve ligada com exclusividade à casa noturna por 17 anos, dez dos quais como produtora da linha de shows, com frequência sempre acentuada de público daqui e de visitantes. 

Ao GENTE DE MÍDIA, Rossicléa declarou que estará livre, leve e solta para novos projetos. Quem a conhece, como eu, sabe que se pode dar crença a essa afirmação. Algo novo (e bom) deve vir por aí. 

PROFISSIONAL. José Roberto Burnier afasta-se da Globo

Uma vibração de saúde e paz para o jornalista José Roberto Burnier. Ele se afastou da apresentação da Globo News para tratar de um câncer. Ele descobriu um tumor na base da língua e deve ficar três meses em tratamento.
Li a informação na coluna do Ricardo Feltrin. Nesta segunda-feira, 22, o programa foi apresentado pela repórter Aline Midlej. 

LI POR AÍ. Brasileiro dá o maior valor a imprensa, rádio e TV

O Instituto Ipsos, em pesquisa internacional, concluiu: o brasileiro é um dos povos que mais confiam em veículos impressos, TV e rádio (65%). Os sites de notícias, em geral ligados à grande imprensa, são bem aceitos por 58% do público.
Os brasileiros acreditam (70%, quase vinte pontos percentuais acima da média mundial) que jornais e revistas são relevantes.
(Blog do Eliomar)

sexta-feira, 19 de julho de 2019

HUMOR. Uma forma irreverente de tratar pisadas na bola

E o Blog da Cidadania tem repercutido com bastante humor, essa estória de Bolsonaro indicar o filho para embaixador nos EUA. Se você quiser ler matéria a respeito, CLIQUE AQUI. E se delicie.



REVISTA. Ainda bem que existem revistas como a Piauí


JORNAIS. Uma imagem de médico manchada por escândalo



Um escândalo: o do prefeito e médico de Uruburetama, envolvido por abuso sexual com suas pacientes, dominou o noticiário policial da mídia cearense por toda a semana. Repercutiu nacionalmente. Hoje, o Diário do Nordeste, atualizando o fato, fez com que a imagem do médico apareça sob um efeito de sujeira, como se manchada de lama. Nada mais sugestivo, além de confirmar o velho chavão de que uma imagem, muitas vezes, vale mais do que mil palavras. 

quinta-feira, 18 de julho de 2019

CHARGES. Jeferson aborda o Brasil visto pelo turista

Charge do dia

CENSURA. Míriam Leitão proibida de ir a feira de livros

Não são ventos bons, os que sopram neste governo. A censura tem permeado o caminho de profissionais, só porque não se afinam com a sua música. Desafinada, diga-se de passagem. Agora foi a vez da  jornalista Míriam Leitão. Ela foi proibida de participar da 13a. Feira do Livro de Jaraguá do Sul. Nas redes sociais, Chico Pinheiro prestou solidariedade. 





VÍDEO. Incêndio criminoso em produtora de anime

O estúdio de animação Kyoto Animation foi alvo de um incêndio criminoso, nesta quinta feira, no Japão. A produção de animes é feita nesse local onde trabalham cerca de 120 pessoas voltadas à produção artística. Cerca de 13 pessoas morreram, das 70 que estavam nos estúdios, quando um homem não identificado entrou no imóvel de três andares e jogou um líquido inflamável. Durante a ação, ele gritou: "Morram".

quarta-feira, 17 de julho de 2019

terça-feira, 16 de julho de 2019

HUMOR. Uso do aplicativo do envelhecimento para Fagner

Essa mania de querer envelhecer com os tais aplicativos da moda não pega muito bem para alguns que já passaram dos 60. O resultado é sempre surpreendente - ou como diria 'aquela coisa": terrivelmente surpreendente. O Fortaleza Ordinária caiu de boca na brincadeira e mostra como estará o Fagner no futuro.


MITO. Andréa Beltrão Camargo recria a 'Estrela do Brasil'

Hebe Camargo, ao contrário do que se propaga por aí, não morreu. Está viva. E vai aparecer nos cinemas brasileiros e em uma série da Globo prevista para 2020. 

Falando sério: dona Hebe já não senta mais no sofá que ela tornou famoso na tv, via Band/SBT. Mas sua história promete reconstruir a sua trajetória até sua morte em 2012. 



O filme, "Hebe - A Estrela do Brasil", tem estreia em setembro. No papel da 'rainha da televisão brasileira', Andréa Beltrão. Ou será melhor dizer Andréa Hebeltrão?

(Com informação do Agora/SP)

INTERNET. Foto do prefeito vira meme nas redes sociais

Internautas mais gaiatos, traço comum no perfil de todo bom cearense, acabaram tirando casquinha com a foto do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em frente a um logo da Prefeitura. Acontece que o ângulo captado pelo fotógrafo do 'Tapis Rouge', acabou por revelar essa palavra entrecortada pela figura do edil. E surgiu em segundo plano a expressão "feiura". Nenhuma referência a concurso de beleza ou coisa que o valha; tampouco ao visual de sua excelência, já que a matéria do blog de Adriano Nogueira é até favorável a ele. Cita a homenagem que vai receber com o Troféu Clóvis Rolim. O ar moleque dos cearenses, porém, não é de perder a piada e acabou por transformar em meme o visual do nosso  estimado gestor. 

TV. Justiça obriga Record a passar programas de umbanda

E a Record foi obrigada a exibir uma série de programas das religiões afro-brasileiras, por "associar [o Candomblé e a Umbanda] a todos os males da humanidade". 

Os fiéis do bispo Edir Macedo, contudo, vão se livrar de ver isso no canal aberto da TV Record. Será na Record News. E, creiam, de madrugada: 2h30min. 



SERVIÇO 
A VOZ DAS RELIGIÕES AFRO
  • Dias 6/8 e 3/9 (episódio 1), dias 13/8 e 10/9 (episódio 2) dias 23/7, 20/8 e 17/9(episódio 3) dias 20/7, 27/8 e 24/9 (episódio 4), sempre às 2h30min. 
  • Record News

CHARGES. Portela aborda app e tira-gosto do hamburgueiro