Translate

sexta-feira, 24 de julho de 2020

A CHARGE DO DIA. Clayton e o entregador de coronavírus


RÁDIO. Quem se lembra da Patrulha Policial da AM DO POVO?


quinta-feira, 23 de julho de 2020

TELEVISÃO. Grandes empresas, pequenos equívocos elas têm

Um equívoco do digitador de caracteres na Globo, acabou identificando Ana Paula Araújo (do Rio) com o de Rodrigo Bocardi, que atua de São Paulo. Foi na edição de hoje, quinta feira do Bom Dia, Brasil.  A citação demorou quase 30 segundos até que foi retirada do ar. 


segunda-feira, 20 de julho de 2020

CINEMA. Os cem melhores filmes você os vê em 4 minutos



O Poderoso Chefão encabeça a lista dos filmes favoritos eleitos pela crítica do Hollywood Reporter. Um vídeo com cenas de todos eles você pode assistir ao longo de 4 minutos. 


TEVÊ. A Senado vai mudar seu canal virtual em Fortaleza


Deu no Twitter do Mídia Cearense: A TV Senado informa que vai trocar o seu canal virtual em Fortaleza. Vai do 61.2 para o 7.4 virtual.

A TV tá dentro de um mux com outros 3 canais, então a mudança também irá afetar os demais.

A mudança em Juazeiro do Norte já havia sido informada em maio.

MARKETING. Promoção para este dia internacional do amigo

Tem empresas fazendo promoções hoje, dia do amigo. A Outback Steakhouse e Guaraná Antarctica lançam ação “Loucuras de Amigo”. Com desafios pelo Twitter, as marcas convidam o público a provar que amizade de verdade resiste mesmo durante o isolamento social.
"Para participar é simples, basta usar a criatividade e demonstrar o quanto essa amizade é única. São três desafios e o participante pode escolher um: enviar um áudio de 10 minutos para o melhor amigo, postar uma foto de gosto duvidoso e divertido do amigo com uma mensagem fofa ou fazer um print com o melhor sticker que você criou usando uma imagem dele.
Só serão aceitas as participações publicadas na thread oficial da ação usando a hashtag #LoucurasDeAmigo e marcando o @OutbackBrasil e @Guarana.
“Em tempos difíceis, como o que estamos vivendo, escolhemos usar a diversão para celebrar a amizade e criar memórias com aqueles que dividimos boa parte da nossa vida”, explica Alexandre Lemos, gerente de marketing de Guaraná Antarctica.
“A gente quis aproveitar o Dia do Amigo para oferecer às pessoas momentos de diversão, alegria e ajudar a amenizar as saudades. Queremos que seja um dia de muitas risadas, celebrações e, claro, de uma forma muito gostosa para aproveitar um verdadeiro #MomentoOutbackEmCasa”, diz Renata Lamarco, diretora de Marketing do Outback Brasil.
Os cupons de desconto de R$ 20 poderão ser utilizados até 29/07 em pedidos de Outback com Guaraná Antarctica no delivery via iFood. O regulamento está disponível no site.
ORIGINAL: 

sábado, 18 de julho de 2020

GENTE DE MÍDIA. Um blog que foi tema de monografia

Viver de blog nunca foi meu ofício. Um lazer, diria. Mas nem por isso, deixo de inserir respeito a essa atividade. Tanto que já tive outros blogs, o que demonstra o meu interesse em criá-los e tentar dar ânimo a existência deles. Contudo, nem sempre acontece como se deseja.

Por conta minha ou de outras causas, alguns diários acabaram se perdendo. "Tuiteiros de plantão" era o registro de postagens curiosas no início do Twitter. Pouca gente utilizava essa rede social. 

O Antena Paranóica foi o que mais se destacou, sendo largado a partir da ideia que me deu a Maísa Vasconcelos, para que eu transformasse uma coluna do blog, em outro blog. E surgiu o GENTE DE MÍDIA, que chegou a ser incluso até na monografia apresentada à Faculdade 7 de Setembro, pela estudante Janaína Laurindo de Arruda, a quem agradeço sempre. 

Depois criei o Acabei de Chegar e o Mouse ou Menos (pela UOL). Mas aí a plataforma resolveu acabar com os blogs e eu perdi alguns textos, inclusive de humor e poesia que os fixava lá. "Um bangalô nas nuvens" serve para a postagem das experiências oníricas. E acabou se transformando num diário de poesia.

Mais recentemente, o Mouse ou Menos passou a hospedar-se no portal da Tribuna do Ceará, mas a partir de agosto, tudo muda por lá, E estou procurando um outro local para manter esse blog que tanto gosto. 

Mas é o GENTE DE MÍDIA que me proporciona a melhor das satisfações como blogueiro. A monografia em que ele é citado teve na banca examinadora os professores Dilson Alexandre Bruno, Ismar Capistrano Costa Filho e Ana Cesaltina Barbosa Marques. Estou junto a um companheiro blgueiro muito querido, Eliomar de Lima. 

Esta pesquisa aborda blogs redigidos por jornalistas profissionais, que já são conhecidos no mercado cearense e que usam essa ferramenta como complemento de suas ações na área da comunicação. Esses blogs jornalísticos ganharam espaço no mercado e têm se destacado como uma nova área onde os jornalistas podem atuar, não só expressando suas opiniões mais livremente, mas usando esse meio como uma fonte de renda. Esta pesquisa busca saber se já é possível aos jornalistas cearenses usarem os blogs como um novo espaço para sua atuação dentro das atividades de comunicador e se esse meio já constitui hoje uma fonte de renda viável. A pesquisa se baseou em estudo de casos múltiplos. 

FOTOS. Descendentes refazem imagens de seus famosos

Encontrar descendentes de personalidades famosas da História, levou o fotógrafo Drew Gardner a realizar um fascinante projeto. Intitutlado "Os Descendentes", onde ele foi rastrear e contatar familiares dessas figuras históricas famosas e fez uma série de fotos com os modelos vestindo roupas que combinavam com as das fotos históricas. 
Um exemplo é o de Liza De Giocondo (eternizada Mona Lisa) e Irina Guicciardini Strozzi, que é a 15a. grande neta de Liza.  

Outro exemplo é o de Napoleão Bonaparte e Hugo De Salis, que é tatarenato do imperador.  


FONTE: theMilked

FOTOGRAFIAS. Idosos recriam capas de discos emblemáticos

Durante a pandemia, um abrigo de idosos, no Reino Unido, foi o espaço de trabalho do projeto de Robert Speker, recriando capas de discos embemáticos. 
Ele resolveu compartilhar as fotos no Twitter e elas foram um sucesso instantâneo, recebendo mais de 134 mil curtidas em apenas alguns dias! 






INTERNET. Site da PF passa a integrar o portal do governo

A partir de agora, o site da Polícia Federal passa a integrar o portal gov.br, onde estão reunidas as informações relacionadas as diversas áreas do governo. 


TV. Que história é essa do narrador Galvão Bueno no SBT?


A semana termina com a notícia da ida de Galvão Bueno ao SBT. Ele ia, mas não foi. Deixa explicar melhor: de acordo com 'Notícias da TV' do UOL, o narrador da Globo tinha uma reunião marcada na emissora de Silvio Santos mas não apareceu. O SBT chegou a reforçar a segurança e havia até a possibilidade de Galvão chegar de helicóptero, mas ele não compareceu a reunião.

Todo mundo na expectativa, imaginando uma possível proposta de trabalho, mas na verdade Galvão ia ao SBT apenas para acompanhar um comentarista esportivo, de quem é amigo, e que recebeu um convite do Silvio Santos para compor a equipe esportiva da casa. 

sexta-feira, 17 de julho de 2020

NOMES. Vítima de Covid-19 morre José Paulo de Andrade

Morre aos 78 anos de idade, o jornalista e advogado José Paulo de Andrade, do grupo Bandeirantes e um dos maiores comuicadores da radiofonia paulista. Ele foi vítima da Covid-19. 

Considerado o mais importante trabalho da carreira de José Paulo, o programa O Pulo do Gato estreou em 1973 e era apresentado ininterruptamente desde então pelo radialista. O programa jornalístico é o recordista no rádio brasileiro, como tendo o mesmo apresentador e sendo apresentado no mesmo horário. Em 2009, o apresentador foi eleito pela revista Veja SP como uma das pessoas que são "a cara de São Paulo". 

quinta-feira, 16 de julho de 2020

BLOG. Afinal de contas, o Eliomar de Lima desblogou-se?

Muitos internautas indagam sobre o blog do Eliomar, que desapareceu da internet e deixou leitores a ver navio. Acontece que Eliomar - ou seu diário fique bem claro - está devidamente amarrado à plataforma comercial do jornal O Povo. Só os assinantes é que têm a satisfação de lê-los. Com isso, seus internautas mais antigos se acharam traídos com a iniciativa por considerare que o próprio Eliomar, inquieto e talentoso como é, perdeu um pouco da naturalidade que o espaço livre lhe permitia. 

TELEVISÃO. SBT desbanca o Jornal Nacional com o futebol

O SBT conseguiu um gol ontem ao transmitir o jogo Flamengo x Fluminense. A emissora atingiu ótimos números no Ibope, com o grupo de Silvio Santos vencendo a Globo em cima daquele que é o grande produto do canal o "Jornal Nacional". 

Sistema Brasileiro de Televisão – Wikipédia, a enciclopédia livre

No início do primeiro tempo, a emissora registrou 27 pntos enquanto a Globo marcava 25 pontos. 

Segundo o jornalista Gabriel Vaquer, foi a primeira que a Globo foi derrotada na faixa de horário desde 2015, quando era suerada em algumas ocasiões pela novela "Os dez mandamentos" da Record. 

Das seis marcas de patrocínio fechadas pelo SBT, o UOL Esporte apurou que pagaram entre 600 e 800 mil reais. 

REVISTA. A Piauí continua sendo uma das melhores leituras

A revista Piauí continua sendo uma das leituras mais agradáveis deste país bolsoariano. Principalmente por legitimar o bom texto, o talento de sua equipe e focar assuntos que mais vicejam nas manchetes, mas que só a publicação consegue dar o toque do bom jornalismo. 


PODCAST. "Nem Me Chama" dá foco a repórter Marilena Lima

Os jornalistas Marcellus Rocha e Gustavo Augusto Vieira dão conta nas redes sociais de um podcast que resume o tradicional encontro de amigos para tomar um café enquanto discutem a realidade dos fatos. É o "Nem Me Chama", cujo foco mais recente é a jornalista Marilena Lima, residente hoje em SP e que foi citada em nosso blog recentemente. 


terça-feira, 14 de julho de 2020

HUMOR. Eduardo Aparício revela a irreverência dos Roccios

Redes sociais que se prezem sobrevivem do inusitado. Por isso, o Facebook tem ganho no Ceará uma admirável e insinuante dose de humor - humor primoroso, que fuça o passado e nos remete gostosamente às imagens de uma família de sobrenome Roccio(*). Gente, é a coisa mais agradável de se ler. 

autor da façanha é o cearense Eduardo Aparício, de uma invejável capacidade narrativa, capaz de expor minuciosos 'revivals' de seus personagens transitando lá pelos cafundós do nosso interior.

Para ele, uma foto antiga que condicione poses extravagantes é o bastante para adoçar com um bem urdido e original texto, uma façanha que já tem alguns episódios. 

Eu estou adorando. E já cantei a pedra de que precisa virar livro. E se faço esse registro aqui no blog é no sentido de que outras pessoas desfrutem das tramas maquinadas pela mente inteligente do Eduardo Roccio, ou melhor Aparício que, de tão bom, eu acabo misturando criador e criaturas. 


A imagem pode conter: 1 pessoa, ar livre
Nenúfar (Nenem) do Roccio, prima em terceiro grau do bonitão Luciano, e prima legitima de Talulah do Roccio. inspirada em sua famosa parente tentou, sem sucesso, a carreira artística como vedete no acanhado teatro de Amontada. desprovida de talento e atributos físicos, desistiu da vida nos palcos e passou a vender uma linha de cosméticos à base de muçambê e aroeira, que acabaram por intoxicar seriamente as arrumadas madames da sociedade local. após mais esse malogro, amigou-se com motorista da jardineira que fazia a linha para as praias do município, tornando-se a primeira guia turística da região. resiliente, deu de ombros aos infortúnios da vida.

Lindauro do Roccio, primo do belo Luciano e amigo íntimo do delicado Felício, foi um homem de visão. másculo e bonitão, deixou a aprazivel Umirim após um inconcluso curso de datilografia, seguindo para a capital em busca de voos mais altos. vivaz e perdulário, livrou-se dos apertos financeiros ao descobrir os desejos velados de alguns senhores casados da fina flor da sociedade alencarina, atendidos na cálida noite da praça dos leões em encontros fortuitos e lucrativos. atlético e brozeado, bombava na praia do náutico.



Liduina e Idelzuite Primeira do Roccio, tias do aprumado Luciano e madrinhas de apresentação do comedido Felício, eram da pá virada. espilicutes e despudoradas, cedo foram expulsas do leito de suas redes sociais com varandas de crochê, graças ao contumaz hábito de se despirem em toda e qualquer ocasião social a qual eram convidadas. após diversos processos por atentado ao pudor e ao bom gosto, decidiram tornar-se instrutoras de pilates nas areias da praia da Barra do Ceará, atividade que durou pouco mais de meia hora e foi interrompida para sempre devido às violentas câimbras que lhes acometeram. ludicas e desvairadas, deitaram e rolaram abundantemente.

(*) Pelo que pude arrancar do santo oráculo google, Roccio seria um ramo de uma família da antiga nobreza feudal, que se origina de Boccio, conde de Roccafedrighi, lá pela Roma antiga no distante ano de 1292. Mas, como as estórias do Aparício, não leve as coisas demais a sério. O importante é se deliciar com as aventuras dos roccios cearenses. 

TV. No Twitter, internautas criticam os falsos profissionais

A reação de internautas à volta de pessoas que passaram a ocupar indevidamente os espaços de jornalistas e radialistas, na tentativa de trampolinarem a carreira política, ganhou destaque esta semana no Twitter. 


P.S.: Concordo com o Mark Dorfman, lembrando ser crime a questão da falsidade ideológica. Será que essa gente tem noção disso? 

YOUTUBE faz análise dos recentes acessos aos nossos vídeos




MARKETING. As dez marcas mais consumidas na pandemia

Quais as marcas mais comsumidas no Brasil nessa época de pandemia? Se alguém pensou em algum produto ligado às necessidades de higiene para evitar a contaminação pelo coronavírus, er-rou! 

Segundo o ranking Brand Footprint, da Kantar, a Coca-Cola foi a marca mais escolhida pelos consumidores, eguida da Ypê e da Italac. 


AS DEZ MAIS 

1. Coca-Cola (refrigerantes) - 507 milhões 
2. Ypê (higiene e limpeza) - 492 milhões 
3. Italac (leite e derivados) - 325 milhões 
4. Colgate (produtos bucais) - 302 milhões 
5. Tang (refresco em pó) - 245 milhões 
6. Piracanjuba (leite e derivados) - 242 milhões 
7. Nissin (macarrão instantâneo) - 240 milhões 
8. Soya (óleos, maionese e margarina) - 228 milhões 
9. Nescau (achocolatados e cereais) - 216 milhões 
10. Vitarella (massas e biscoitos) - 214 milhões..


segunda-feira, 13 de julho de 2020

MARKETING. Como fica o uso da imagem de quem já morreu?


Amanheci o dia com alguém telefonando e me perguntando se eu saberia dizer se uma publicidade que usa um ícone como Elvis Presley, a família do cantor necessita autorizar o uso dessa imagem. Certamente que sim. 

O comercial criado pela agência Leo Burnett TM atendeu às normas em contato com a Authentic Brands Group, LL & Elvis Presley Enterprises e o uso da música "Blue Suede Shoes" com a Editora Kobalt Muic Pub LTD e a gravadora Sony Music. 

A agência contratou um sósia de Elvis, localizado em Missouri (EUA), que teve o rosto substituído por outro totalmente construído em computação gráfica, baseado em cenas e filmagens de shows de Elvis em 1968. 

MÚSICA. As 10 mais importantes canções de rock da história

Hoje, 13 de julho, é o Dia do Rock. Melhor do que falar dele, e seguir a lista do jornalista Eberth Vêncio, na revista Bula, sobre as 10 mais importantes canções de rock da história da música.

domingo, 12 de julho de 2020

FAMOSOS. Prótese de silicone leva Ludmilla a baixar hospital

A cantora Ludmilla foi internada em hospital de São Paulo, após ter problemas com a prótese de silicone. Segundo a assessoria de imprensa da artista, ela precisou fazer uma cirurgia, mas passa bem e deve ter alta em breve.