Translate

sábado, 18 de julho de 2020

GENTE DE MÍDIA. Um blog que foi tema de monografia

Viver de blog nunca foi meu ofício. Um lazer, diria. Mas nem por isso, deixo de inserir respeito a essa atividade. Tanto que já tive outros blogs, o que demonstra o meu interesse em criá-los e tentar dar ânimo a existência deles. Contudo, nem sempre acontece como se deseja.

Por conta minha ou de outras causas, alguns diários acabaram se perdendo. "Tuiteiros de plantão" era o registro de postagens curiosas no início do Twitter. Pouca gente utilizava essa rede social. 

O Antena Paranóica foi o que mais se destacou, sendo largado a partir da ideia que me deu a Maísa Vasconcelos, para que eu transformasse uma coluna do blog, em outro blog. E surgiu o GENTE DE MÍDIA, que chegou a ser incluso até na monografia apresentada à Faculdade 7 de Setembro, pela estudante Janaína Laurindo de Arruda, a quem agradeço sempre. 

Depois criei o Acabei de Chegar e o Mouse ou Menos (pela UOL). Mas aí a plataforma resolveu acabar com os blogs e eu perdi alguns textos, inclusive de humor e poesia que os fixava lá. "Um bangalô nas nuvens" serve para a postagem das experiências oníricas. E acabou se transformando num diário de poesia.

Mais recentemente, o Mouse ou Menos passou a hospedar-se no portal da Tribuna do Ceará, mas a partir de agosto, tudo muda por lá, E estou procurando um outro local para manter esse blog que tanto gosto. 

Mas é o GENTE DE MÍDIA que me proporciona a melhor das satisfações como blogueiro. A monografia em que ele é citado teve na banca examinadora os professores Dilson Alexandre Bruno, Ismar Capistrano Costa Filho e Ana Cesaltina Barbosa Marques. Estou junto a um companheiro blgueiro muito querido, Eliomar de Lima. 

Esta pesquisa aborda blogs redigidos por jornalistas profissionais, que já são conhecidos no mercado cearense e que usam essa ferramenta como complemento de suas ações na área da comunicação. Esses blogs jornalísticos ganharam espaço no mercado e têm se destacado como uma nova área onde os jornalistas podem atuar, não só expressando suas opiniões mais livremente, mas usando esse meio como uma fonte de renda. Esta pesquisa busca saber se já é possível aos jornalistas cearenses usarem os blogs como um novo espaço para sua atuação dentro das atividades de comunicador e se esse meio já constitui hoje uma fonte de renda viável. A pesquisa se baseou em estudo de casos múltiplos. 

Nenhum comentário: