Translate

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

JORNALISMO. Ricardo Boechat é o jornalista mais admirado


Saiu a relação dos 100 jornalistas brasileiros mais admirados. O levantamento é da newsletter "Jornalistas & Cia." e pela empresa especializada em mailing de imprensa Maxpress. 

Entre os dez primeiros profissionais de imprensa citados na pesquisa estão Ricardo Boechat, Miriam Leitão, Elio Gaspari (colunista da Folha), Caco Barcellos, William Waack, William Bonner, Carlos Alberto Sardenberg, Mino Carta, Eliane Brum e José Hamilton Ribeiro.


A RELAÇÃO

Ricardo Boechat e Miriam Leitão são os mais admirados jornalistas brasileiros
A eles, entre os dez mais, somam-se Elio GaspariCaco BarcellosWilliam WaakWilliam BonnerCarlos Alberto SardenbergMino CartaEliane Brum José Hamilton Ribeiro, um time plural e da mais alta envergadura profissional
Ao longo das últimas semanas, nos dois turnos de votação para a indicação de Os cem mais admirados jornalistas brasileirosRicardo Boechat e Miriam Leitão revezaram-se na liderança. E assim foi até o encerramento da votação, à meia noite de 15/9, quando os números finais apontaram uma ligeira vantagem para Boechat, que chegou aos 3.640 pontos, contra 3.580 de Miriam.
Em comum, ambos têm uma trajetória multimídia de sucesso – na televisão, no rádio e na mídia impressa, Boechat ligado ao Grupo Bandeirantes e à Editora Três e Miriam, ao Grupo Globo.
“Foi tão acirrada a disputa que as equipes de Jornalistas&Cia e Maxpress consideraram ter havido um empate técnico, já que dois votos poderiam mudar essa composição”, diz a coordenadora editorial do projeto Lena Miessva.
Boechat e Miriam abriram quase 1.000 pontos para o 3º colocado, Elio Gaspari, que chegou aos 2.770 pontos, votação também expressiva, sobretudo se considerarmos que sua única vitrine são os jornais impressos, Folha de S.Paulo e O Globo, onde publica suas colunas.
Além deles, apenas outros dois profissionais romperam a barreira dos 2.000 pontos, ambos da TV Globo: Caco Barcellos, do Profissão Repórter, que ficou em 4º lugar, com 2.620; e William Waak, do Jornal da Globo, em 5º, com 2.350.
O 6º mais admirado jornalista brasileiro é William Bonner, há anos âncora do Jornal Nacional, com 1.870 pontos, vindo a seguir, em 7º, outro profissional do Grupo Globo, Carlos Alberto Sardenberg (CBN, GloboNews e TV Globo), com 1.720.
Um dos mais cultuados jornalistas brasileiros, Mino Carta, diretor de Redação de CartaCapital, obteve 1.420 pontos, ficando na 8ª colocação. Com mínima diferença, em 9º lugar, vem Eliane Brum, colunista do El País e que – trocadilho a parte – muitos consideram a melhor repórter do País, com 1.400.
Fechando a lista dos Top 10 vem José Hamilton Ribeiro, o mais premiado jornalista brasileiro de todos os tempos (Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros – edições 2012 e 2013) e aquele que inspirou a criação deste Jornalistas&Cia, nascido FaxMOAGEM, em setembro de 1995. Consagrado repórter do Globo Rural, onde está há cerca de três décadas, Zé Hamilton obteve 1.380 pontos.
Ricardo Kotscho por pouco não entra para os Top 10, com seus 1.330 pontos, mas lidera os Top 50, na 11ª posição, fruto não só de toda a sua história profissional, mas também dos trabalhos atuais como comentarista de política da Record News, repórter da revista Brasileiros e o seu Balaio do Kotscho. Bem pertinho está Jânio de Freitas, decano e um dos mais influentes jornalistas brasileiros das últimas décadas, há anos enriquecendo com seus escritos a Folha de S.Paulo. Jânio, na 12ª posição, obteve 1.290 pontos. Ainda nas proximidades, no 13º lugar, vem a também colunista Dora Kramer, de O Estado de S.Paulo e Band News, com 1.250.
Lauro Jardim, de Veja, com 1.250 pontos, e Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo e BandNews FM, com 1.220, ocupam respectivamente o 14º e o 15º lugares.
Na sequência, dois outros nomes que fazem a diferença por onde passam, um por seu amplo trabalho no campo da Sustentabilidade – André Trigueiro, do Grupo Globo, com 1.200 pontos, na 16ª posição – e o outro pela excepcional trajetória jornalística e política em quase sete décadas de atuação, em especial no processo de redemocratização do País –Audálio Dantas, com 1.110 pontos, em 17º lugar, eleito em 2013 o Intelectual do Ano com o Troféu Juca Pato, além de ter conquistado o Jabuti de Melhor Livro Reportagem do ano passado.
Outros três profissionais romperam a barreira dos 1.000 pontos: Clóvis Rossi, colunista da Folha de S.Paulo, com 1.080, em 18º lugar; Flávia Oliveira, de O Globo, com 1.060, na 19ª posição; e Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News, com 1.050, em 20º.
> Também figuram entre os 50 mais admirados: 21º) Eliane Cantanhede (Folha de S.Paulo), com 990; 22º) Luís Nassif (Agência Dinheiro Vivo), com 970; 23º) Reinaldo Azevedo (Veja e Jovem Pan), com 940; 24º) Arnaldo Jabor(TV Globo), com 910; 25º) Milton Jung (CBN), com 900; 26º) Alberto Dines (Observatório da Imprensa) e Cristiana Lobo (GloboNews), com 880; 28º) Renata Lo Prete (GloboNews), com 870; 29º) Alexandre Garcia e Sônia Bridi(ambos da TV Globo), com 860; 31º) Juca Kfouri (Folha de S.Paulo, CBN e UOL), com 840; 32º) Ancelmo Gois (O Globo), com 830; 33º) Chico Pinheiro (TV Globo), Cláudia Vassallo (ex-Exame) e Gilberto Dimenstein (UOL e CBN), com 820; 36º) Sandra Annenberg (TV Globo), com 810; 37º) Ruy Castro (Folha de S.Paulo), com 780; 38º) José Simão (Folha de S.Paulo) e Zuenir Ventura (O Globo), com 770; 40º) Fátima Turci (Record News), com 740; 41º)Carlos Nascimento (SBT), com 710; 42º) Ricardo Grinbaum (O Estado de S.Paulo), com 700; 43º) Carlos Heitor Cony (Folha de S.Paulo), com 670; 44º) Marli Olmos (Valor Econômico), com 660; 45º) Marcos Aidar (TV Globo), com640: 46º) Carlos Tramontina (TV Globo), Cleide Silva (O Estado de S.Paulo) e Mônica Waldvogel (GloboNews), com590; 49º) Fernando Gabeira (CBN e Globo News), Kennedy Alencar (SBT e CBN) e Roberto Pompeu de Toledo(Veja), com 560.
Paulo Moreira Leite e Raquel Sheherazade abrem os Top 100, no 52º lugar, ambos com 550 pontos. São dois opostos que, em comum, têm apenas a considerável admiração dos profissionais de Comunicação Corporativa. Paulo militou em sua juventude na aguerrida Libelu – agrupamento de esquerda que teve grande influência no movimento estudantil nos anos 1970 –, mas depois veio a ocupar alguns dos mais importantes e cobiçados cargos da imprensa brasileira, em veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Época, IstoÉ e agora no jornal online Brasil 247. Raquel, de uma geração mais jovem, conquistou um espaço importante como âncora no telejornalismo do SBT e muita notoriedade pelos comentários e posições que defende publicamente e com convicção sobre temas polêmicos, sem se importar se são ou não politicamente corretos.
> Os demais classificados entre os Top 100 são: 54º) Boris Casoy (Grupo Bandeirantes) e Vera Brandimarte (Valor Econômico), com 530 pontos; 56º) Bárbara Gancia (Folha de S.Paulo), Bob Fernandes (Terra) e Roberto Cabrini(SBT), 500; 59°) Vicente Nunes (Correio Braziliense), 490; 60º) Gerson Camarotti (O Globo e GloboNews), 460; 61º)Fernando Calmon (coluna Alta Roda), José Paulo de Andrade (Rádio Bandeirantes) e Marília Gabriela (SBT), 450; 64º) Ethevaldo Siqueira (CBN) e Ivo Ribeiro (Valor Econômico), 440; 66º) Augusto Nunes (Veja Online e TV Cultura/Roda Viva) e Cida Damasco (O Estado de S.Paulo), 430; 68º) Fernando Rodrigues (UOL e Folha de S.Paulo),420; 69º) Fausto Macedo (O Estado de S.Paulo), Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa), Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo) e Sonia Racy (O Estado de S.Paulo), 410; 73º) Dorrit Harazin (piauí), Geneton Moraes Neto (GloboNews) e Tino Marcos (TV Globo), 400; 76º) Mara Luquet (Jornal da Globo e CBN), 390; 77º)Adriana Mattos (Valor Econômico), Ana Luíza Herzog (Exame) e Daniela Chiaretti (Valor Econômico), 380; 80º)Eduardo Barão (BandNews FM), Lúcio Flávio Pinto (Jornal Pessoal – PA), Patrícia Poeta (TV Globo), Reginaldo Leme(TV Globo) e Sonia Araripe (Plurale em Revista), 370; 85º) César Tralli (TV Globo), Chico Otávio (O Globo), Eugênio Bucci (Revista ESPM), Pedro Bial (TV Globo) e Renata Vasconcellos (TV Globo), 360; 90º) Merval Pereira (O Globo),Neide Duarte (TV Globo) e Ricardo Gandour (O Estado de S.Paulo), 350; 93º) Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo),Ricardo Noblat (Blog do Noblat, O Globo) e Rosenildo Gomes Ferreira (IstoÉ Dinheiro), 340; 96º) Luiz Carlos Azenha (TV Record), Marcelo Canellas (TV Globo) e Rolf Kuntz (O Estado de S.Paulo), 330; 99º) Cristiane Corrêa(ex-Exame), Jason Vogel (O Globo) e Tiago Leifert (TV Globo), 320.
FONTE: jORNALISTAS & CIA

TEVÊ. Estreia a nova temporada do 'The Big Bang Theory'



A oitava temporada de "The Big Bang Theory 'Big, começou esta semana na CBS americana. A cadeia lançou um novo documentário com entrevistas com os atores e imagens de episódios. 

Johnny Galecki (Leonard Hofstadter), Jim Parsons (Sheldon Cooper), Kaley Cuoco-Sweeting (Penny), Simon Helberg (Howard Wolowitz) Kunal Nayyar (Rajesh Koothrappali) e outros gênios loucos do espetáculo, voltaram para a briga. 

Ansioso pela estreia por aqui.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

GAMES. Sai o 'trailler' oficial do mais novo 'Call of Duty'


FACEBOOK. A Justiça quer identificar usuários do WhatsApp



Para quem anda utilizando o WhatsApp com troca de mensagens e montagens pornográficas, a Justiça deixou a venda dos olhos pra lá e está de olho. Um tribunal paulista determinou que o proprietário do aplicativo, no caso o Facebook Brasil, identifique as pessoas envolvidas nessa presepada e revele quem são. 

A foto do perfil do Facebook de uma estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi usada em montagens pornôs. A jovem passou a receber telefonemas com ofertas de programas sexuais. 

DIA DO RÁDIO. Confusão de datas do rádio e do radialista


O dia nacional do rádio é hoje, 25 de setembro, data que lembra Roquete Pinto, o criador da Rádio Sociedade em 1923. Contudo, há quem registre outras datas, como 7 de novembro - que é o dia do radialista em homenagem a Ari Barroso. Já a data de 13 de fevereiro é referência ao Dia Mundial do Rádio, nascimento do inventor Guillemo Marconi. 






REDES SOCIAIS. Faltam só cinco dias para o fim do Orkut



Galera, o Orkut está com os dias contados. Dia 30, ele sai do ar. E, para quem postou mensagens e gostaria de recuperá-las antes do 'desencarne' desse aplicativo, é bom printar e colar em algum arquivo. Ou, quem sabe, esquecer mesmo. Eu por exemplo, perdi a conta de quando entrei pela penúltima vez na página.

O Orkut é a única rede social que detinha uma comunidade em nome da professora Adísia Sá. 



PROFISSÕES. Quer ganhar mais, escreva melhor


Quer ganhar mais? Escreva melhor / INFOGRAFIA

Estudo demonstra que as pessoas com melhor qualidade de escrita são mais apreciadas nos seus trabalhos e valorizadas nos salários.

JORNALISMO. Manchete sobre mala preta na mídia dos EUA


A manchete do Smithsonian de hoje, até parece referência a um tipo de expediente muito comum no esporte brasileiro. 

FRASES. De brasileiros que fazem faltam ao nosso País



Do bem e do mal
Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos.
Não há coisa na vida inteiramente má.
Tu dizes que a verdade produz frutos...
Já viste as flores que a mentira dá?

Mario Quintana

TELEVISÃO. Tom Cavalcante estará no Prêmio Multishow


É o que diz a coluna Outro Canal, da Folha: o "Prêmio Multishow", que será realizado no dia 28 de outubro, no Rio, contará com uma participação especial de Tom Cavalcante, que será apresentado na ocasião como o mais novo contratado do canal.

Tom terá uma sitcom no Multishow em 2015, que será gravada em um teatro com plateia em São Paulo e deve ter como cenário um shopping, onde o humorista viverá alguns personagens.

JORNALISMO. 10 coisas que todo jornalista deveria saber



A jornalista Francis França, da revista Empreendedor, traduziu texto do Jornalism.co.uk sobre dez coisas que todo jornalista deveria saber em 2009 e que ela publicou no Buenas e Me Espalho


1. Como usar o Twitter para construir comunidades, cobrir furos, instigar e participar de conversas.

2. Como usar feeds RSS para coletar notícias e organizá-las usando técnicas de filtragem (básicas ou avançadas)

3. Existe diferença entre o jornalismo de links e o jornalismo 'ctrl+c/ctrl+v' (também conhecido como plagiornalismo)

4. Seus leitores são mais inteligentes do que você pensa. Na verdade, muitos deles são mais inteligentes do que você, eles sabem mais do que você.

5. O churnalism (palavra usada para definir jornalismo superficial e mecânico) é muito fácil de se encontrar 'online'. Meramente reescrever releases sem acrescentar nada acaba cortando o vínculo com seus leitores. 

6. O Google é seu amigo. Mas se você não está usando técnicas avançadas de pesquisa, então realmente não tem ideia do que ele é capaz.

7. Você não precisa possuir, nem mesmo hospedar, a tecnologia para inovar no jornalismo e cativar leitores. Existe uma porrada de ferramentas gratuitas ou baratas disponíveis 'online', então não tem desculpa para não fazer experiências com elas.

8. Usar multimedia por usar, raramente funciona e geralmente é embaraçoso. Se você for fazer, ou faça bem o suficiente para que funcione como item independente ou faça para complementar sua cobertura em texto - por exemplo, inclua um link para o arquivo de áudio completo de uma entrevista com alguém em sua matéria, ou um link para o vídeo do discurso completo de alguém em um evento. A segunda alternativa também aumenta a transparência do seu jornalismo.

9. Aprenda a fazer um jornalismo amigável com os mecanismos de busca. Os conceitos da velha escola sobre títulos, estrutura de matérias, etc, não se aplicam mais ao mundo 'online' e há muito para se aprender sobre tags, links e categorização. Sub-editores (se você ainda os tiver), editores e repórteres, todos precisam saber como funciona esse negócio.

10. Aprenda mais sobre privacidade. Você pode encontra um monte de informação sobre as pessoas 'online', especialmente em sites de redes sociais, mas pense com cuidado sobre as consequências. E tenha em mente que a cautela vale para os dois lados, se você não tiver cuidado, sua pesquisa 'online' pode comprometer suas fontes.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

POR ONDE ANDA... Elizabeth Rebouças está no Conpam


Da série "por onde anda aquele bom profissional de imprensa": Beth Rebouças. Durante muito tempo, atuou na editoria de Educação e chegou a se especializar nesse tema. Atuou no O Povo e na Tribuna do Ceará (jornal impresso). Hoje em dia, ela trabalha no Conpam-Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente. Figura de uma doçura e serenidade. 

JORNALISMO. Tem vida inteligente fora do planeta on-line


Manchete da Folha de SP:

Leitores de impresso se lembram mais de notícias

Jornal incentiva mais a lembrança do conteúdo que mídia on-line, diz estudo

DEU NO JORNAL Na TV, Lula critica candidatos jornalistas


Na TV gaúcha, Lula critica candidatos jornalistas

Fala foi veiculada no horário eleitoral do PT


Durante participação no horário eleitoral do PT no Rio Grande do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou candidaturas de jornalistas e disse que nunca viu um comunicador se sair bem em um cargo no Executivo.
A crítica foi veiculada na segunda (22) na propaganda na TV do governador Tarso Genro, que tenta a reeleição.
Tarso aparece em segundo lugar nas pesquisas, atrás de Ana Amélia Lemos (PP), ex-radialista e ex-comentarista de política do Grupo RBS, que retransmite a TV Globo no Rio Grande do Sul.
"O povo gaúcho tem uma consciência acima da média da consciência política do povo brasileiro. Por que estou dizendo isso? Porque eu não conheço, dentro do Brasil, pessoas que eram importantes no meio de comunicação darem certo em Poder Executivo", disse o ex-presidente.
Em 2010, Lula apoiou, em Minas Gerais, o candidato a governador Hélio Costa (PMDB), que se tornou conhecido como repórter da Globo e foi ministro das Comunicações.

FOLHA DE SP

RÁDIO. O sucesso do rádio-taxista pega carona na Povo


As boas ideias rendem. A Tribuna Band News lançou o 'repórter voluntário', utilizando o auxílio dos taxistas de Fortaleza - com a Capital Rádio Taxi, para informação sobre trafegabilidade e ocorrências do trânsito, além de contação de causos do dia-a-dia. Pois, agora, a Povo-CBN está aproveitando e, também, firmando o mesmo tipo de serviço. 

Demonstração visível de que a competência pega carona... e de táxi!

CENSURA. O recurso antidemocrático não é coisa do passado



O sumiço do blog do Roberto Moreira fez puxar pela memória de alguns leitores, lembrando que a censura na imprensa cearense não é coisa do passado. 

Newton Silva, cartunista cearense, é uma dessas vítimas. "Quando eu fazia uma tirinha dominical no Zoeira, também fui "cortado" da equipe por causa de uma tirinha criticando a então prefeita L.Lins".

Eliomar de Lima e eu fazíamos um quadro "O chicote do Eliomar", na antiga AM do Povo. Por conta de uma crítica à administração Juraci Magalhães, cortaram a coluna - diga-se de passagem, uma das maiores curtições desse impagável Eliomar de Lima.

Nos tempos da ditadura, aí sim, é que a coisa funcionava. Trabalhei com Almir Pedreira e Mozart Marinho na Iracema, onde agentes da Polícia Federal madrugavam na emissora situada na Senador Pompeu para "ler" todo o jornal, rubricar as páginas e só então, a gente podia botar no ar o "Grande Jornal Iracema". 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

MARKETING. Marcas definem regras para anúncios a menores


Algumas das maiores empresas de comida e bebidas, incluindo McDonald's, PesiCO e Coca-Cola, concordaram numa nova política de publicidade global, definindo novas regras para os anúncios destinados a menores de 12 anos.

Assim, membros da International Food and Beverage Alliance, que inclui também empresas como Kellogg's, Mars, Nestlé, Mondeléz, Unilever, Ferrero, Bimbo e General Mills, fizeram uma carta aberta à World Health Organization. E, segundo o The Drum, as marcas comprometeram-se a parar de promover alimentos não saudáveis para crianças, em todos os meios de comunicação.


Desta forma, até 2016, as marcas comprometem-se a uma reformulação de produtos, bem como, a uma abordagem global comum que inclui informações nutricionais sobre o produto, tanto nos pontos de venda como através de outros canais de comunicação.

A IFBA vai, ainda, restringir o uso de algumas técnicas de marketing, como o recurso a personagens e celebridades para promoção de produtos.

Fonte: The Drum

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TV. Repórter se demite no ar para continuar se lombrando


Entre o emprego e o vício, qual você renunciaria? Pois uma repórter preferiu perder a vaga na televisão e pediu as contas em pleno ar, durante edição desse domingo, dia 21.




Isso aconteceu ontem com a repórter Charlo Greene, do canal KTVA, em Anchorage (Alasca, EUA). Ela resolveu se demitir no ar, depois de fazer uma defesa em favor da liberação da maconha. 

"Agora, que você ouviu falar que eu sou a verdadeira proprietária do Alasca Cannabis Club, vou dedicar toda a minha energia para lutar pela liberdade e pela justiça, que começam com a legalização da maconha aqui no Alasca", disse. 

"E, sobre este trabalho, bem, não tenho escolha. Foda-se, me demito", concluiu antes de sair do ar e deixar a âncora do programa desconcertada. 

LEITURA. A política faz mal às consultoras de comunicação?


A comunicação política, à falta de aconselhamento independente, profissional e exterior às organizações, ficará ainda mais afastada dos cidadãos e dos seus interesses.
O que fazem os dirigentes do futebol quando querem “esconder” os maus resultados? Falam do “sistema”. O que fazem os políticos quando querem disfarçar a falta de ideias e argumentos? Falam do “marketing”. Dos outros, pois claro, porque, por definição, só “os outros” é que têm marketing.
Em política o “marketing” surge quase sempre associado à ideia de “agências de comunicação”. Mesmo quando, como acontece num caso recentemente relatado, se trata de uma agência de publicidade ou quando os investimentos feitos na minha indústria são de valores rídiculos (2 ou 3 mil euros por mês) – daí serem por ajuste direto – se comparados com os negócios de milhões proporcionados pelas decisões da administração central e autárquica.

LEITURAS. A estreita linha que separa jornalismo das RPs

É cada vez mais estreita a linha que separa o jornalismo das RPs

É o que diz o Financial Times. Num texto chamado “The invasion of corporate news”, conta como as empresas estão a ignorar as midias tradiconais, e a arranjar novas formas de passar as suas mensagens.

Hoje, nos Estados Unidos, para cada jornalista na ativa existem cerca de 4,6 profissionais de Relações Públicas.

Mas, diz o mesmo artigo do Financial Times, são muitos os jornalistas - entre eles alguns dos mais conceituados do mercado americano - que deixaram a nobre profissão para se juntar ao dark side (a indústria das RP). Steve Barrett, editor do PR Week, chama-lhes de “refugiados”.
journalism dead
É a queda do jornalismo? Ou é o Q?
O artigo do FT é assinado pelo editor do US News, Andrew Edgecliffe-Johnson, e faz uma análise aprofundada do setor através da partilha de alguns dos casos de maior sucesso no negócio das corporate news, onde se contam a Microsoft e a Coca-Cola. O segredo? Storytelling. Ser contador de histórias, histórias que humanizem as empresas e as aproximem dos públicos.
ARTIGO ORIGINAL

PROFISSIONAL. E o Jussie Cunha curte Paris com a esposa


E o Jussie Cunha, que comenta futebol na TV Jangadeiro e na Tribuna Band News, anda curtindo lua-de-mel em Paris. 

BLOG. Sistema Verdes Mares tira do ar blog do Moreira


E o blog do Roberto Moreira foi retirado do ar. A informação que acabo de confirmar é de que foi decisão do próprio sistema Verdes Mares. A informação me veio via postagem do internauta Manuel Clístenes F.Gonçalves. Fui verificar e descobri: é verdade!


VÍDEO. Se com um rei deu bode, Tiririca ataca de rei Pelé



SONIA BRAGA. Atriz protesta contra violência a jornalistas



A atriz Sônia Braga pretende liderar um protesto internacional contra a violência sofrida por jornalistas.

Ela enviou carta para a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton pedindo que intercedam pelos jornalistas capturados pelo Estado Islâmico. (Outro Canal)

TV. 'Vídeo Show' muda de novo, agora com Grazi Massafera


A novidade da semana: Grazi Massafera vai assumir o comando do 'Vídeo Show'. Segundo Keila Jimenez, dez meses após sua reformulação, a chegada da atriz compõe o terceiro pacote de mudanças na atração. 

No ano passado, a atriz assumiu o programa de beleza "Superbonita" do canal pago GNT e, desde então, elevou os números de audiência da produção e atraiu mais anunciantes.

Em novembro de 2011, o "Vídeo Show" estreou repaginado na emissora, com direito a plateia e entrevistas com famosos no palco do programa vespertino.

Zeca Camargo, que havia deixado o "Fantástico", se tornou o apresentador da atração. Em maio deste ano, Otaviano Costa juntou-se ao time, e o programa voltou a ter mais externas nos bastidores de gravações da Globo.

No entanto, desde que ganhou uma nova cara, o "Vídeo Show" não consolidou boa audiência. A atração chega a registrar ibope na casa dos 7 pontos, um dos índices mais baixos da história do horário no canal.

domingo, 21 de setembro de 2014

POLÍCIA procura radialista acusado de sequestro no Cariri



Saiu no blog do Flávio Pinto: "Polícia procura por um radialista acusado de sequestro e cárcere privado de uma mulher de 33 anos, entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte. Segundo policiais militares, na madrugada deste domingo (21), Vanessa Coelho de Brito Melo foi encontrada por volta das 03h3min vestindo roupas de homem e pedindo socorro, nas ruas do bairro Jardim Gonzaga.

Os PMs foram até a casa do radialista no bairro Triângulo, mas não o localizaram.  No imóvel foi encontrado apenas documento em nome de uma terceira pessoa. Vanessa Melo prestou queixa na Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte.

COCHILO. Blog posta imagem incorreta de poeta falecido


Este não foi realmente o fim de semana bom para Roberto Moreira, da TV Diário. Além de ter que se desculpar por um barrigada que noticiou (vide post abaixo), ele acabou cometendo um erro de troca de imagem. 

Ao noticiar a morte do "príncipe dos poetas cearenses", Arthur Eduardo Benevides, o blog do Moreira colocou a foto de Eduardo Campos, num daqueles lapsos que já foram responsáveis até pela demissão do Fernando Ribeiro, no Diário do Nordeste. 




JORNALISMO. Diretor da Diário desmentido por Ciro Gomes


O bodum do final de semana, em termos de bastidores políticos, foi a postagem do jornalista Roberto Moreira, de um possível atrito entre o secretário Ciro Gomes e o candidato do PT-Pros, Camilo Santana. Em seu blog, o diretor de telejornalismo da TV Diário, postou que Camilo teria sido agredido verbalmente pelo secretário:

Momentos depois, o secretário Ciro Gomes disparou sua metralhadora giratória e o blogueiro teve que postar uma nota de esclarecimento na tentativa de apagar o incêndio provocado pela (des)informação. 








WEB. Facebook tem como salvar 'post' para se ver depois


O Facebook colocou no ar uma ferramenta que permite aos usuários "guardar" conteúdo para ver com calma mais tarde. A função Salvar garante que se visualize posteriormente o que não se consegue acompanhar em tempo real.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Embora não esteja disponível para todos os tipos de posts, normalmente, o Facebook permite guardar links, locais, músicas, livros, filmes, programas de TV e eventos postados por amigos ou páginas. A aba 'Todos' mostra tudo o que foi separado até o momento. Já o Arquivo mantém o foi que salvo e, posteriormente, descartado pelo usuário.

O recurso pode ser executado em sua rede social logada no desktop ou em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Para utilizá-lo, basta seguir o tutorial abaixo. O passo-a-passo para mobile foi executado em um Android, mas o procedimento é semelhante para iOS (a função ainda não existe para Windows Phone).

sábado, 20 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014. Campanha do Brasil vista por venezuelanos


Nas redes sociais venezuelanas, a presidenta Dilma Rousseff é alvo de campanha. Será que a origem é mesmo venezuelana?

SHOW. Cantora cearense não largou a atividade artística


Amigos e admiradores de Fhátima Santos, entre os quais me incluo como fã, estão torcendo para que ela retome as atividades artísticas, paralisadas momentaneamente, a ponto de circularem versões de que ela teria abandonado a profissão. Na verdade, ela não deixou de cantar. 

Em sua página do Facebook, Fhatima esclarece o que está acontecendo e desmente a estória de que abandonara a vida de cantora. Além do mais, ela pede um tempo para cuidar um pouco de si. Tem todo o tempo do mundo, grande cantora!




DANÇA DAS CADEIRAS. Danni Calabresa vai sair do CQC


Dani Calabresa estreou o ano já na bancada do 'Custe o Que Custar', na Band. O que não era esperado era que a passagem da moça pudesse ser tão rápida.
Segundo informações do colunista Flávio Ricco, a humorista poderá ser dispensada da atração no fim do ano e não retornar para a próxima temporada. Mesmo com contrato assinado com a dona do formato do 'CQC', a Cuatro Cabezas, rumores sobre a saída de Dani só aumentam.
O programa, independente da permanência ou não de Dani Calabresa, irá passar por uma reformulação completa. A atração vem apresentado índices que audiência decrescentes.
Um dos motivos sobre a possível saída da moça é que ela não rendeu ao programa o que era esperado.

CHARGES - Quem é bom, já nasce Clayton: Eike pobrezinho!



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MARKETING. 20 logomarcas com significados secretos


Já indiquei aqui no GENTE DE MÍDIA, o blog Curtido. Curioso, irreverente - ele lança diariamente postagens as mais bizarras e as informativas que têm, como a das logomarcas com significados secretos, um efeito impressionante. Nele, 20 logomarcas com significados secretos
O logo do FedEX tem uma seta escondida entre as letras “E” e “X”. Isso simboliza a agilidade na entrega das encomendas.


Parece apenas uma logo moderninha, mas tem um significado. O “V” e o “A” simbolizam um sinal analógico e as outras duas representam os números 1 e 0 (sistema binário).




Berna, na Suíca, é conhecida pelas altas montanhas, assim como é chamada de “A cidade dos ursos”. Perceba que existe uma silhueta de um urso na montanha.



Barkin Robbins oferece 31 sabores de sorvete. Logo, o número 31 está escondido nas letras iniciais da marca.



Este logo foi inteiramente criado com o número 8, acompanhando o nome da empresa.



Várias referências neste logo. Observe que o símbolo dentro do círculo forma as letras “N” e “W”, de Northwest. O triângulo vermelho também aponta para o noroeste (Northwest, novamente).



A seta amarela não parece apenas um emoticon. Ela também sugere que você pode comprar tudo de “A” a “Z”.



Aqui foi representado um código binário para o nome. Linha superior: 1010000 e na parte inferior: 0.010.100.




Aqui você acompanha um maravilhoso trabalho de simetria e ordem. O logo é formado pelas letras “U” e “N”. Se você prestar atenção, verá surgir a palavra SUN.



As letras “TiT” são duas pessoas desfrutando comida mexicana numa mesa.



Muita gente não percebe o número 1 oculto entre a letra F e as linhas de velocidade.



No logo da Elefont, você pode perceber uma tromba no espaço negativo.



As cores do logo da NBC simbolizam as 6 diferentes divisões da empresa. Uma cabeça é visível no centro delas, formando um pavão.



Carrefour é um dos maiores varejistas europeus, e em francês significa “cruzamento”. O logo simboliza esta palavra através de duas setas opostas. Ao centro, você percebe a letra “C” no espaço negativo.




A Unilever produz milhares de produtos diferentes, portanto, a letra “U” é composta por símbolos que representam todos estes produtos e o que eles significam para seus consumidores.






Este logo foi criado para um jogo de quebra-cabeças chamado “Cluenatic”. Perceba que a figura é composta pelas letras “C”, “L”, “U” e “E”, como se fossem um labirinto.



Families é uma revista. As letras “ili” juntas formam uma família.






À primeira vista, este logo parece um mapa da África, mas se você olhar bem, vai ver duas pessoas se olhando.



O nome da empresa é “Elettrodomestici – Home Appliances”, ou “ED”. Logo, os designers resolveram adotar as duas letras (“E” e “D”), além de criar uma tomada.







Este é um logo conceitual. Ele mostra um jogador de golfe no momento de uma jogada, e ao mesmo tempo um capacete de guerreiro espartano.