Translate

sábado, 20 de dezembro de 2014

CINEMA. Alguém ouviu falar de "O Cangaceiro" spaghetti?


Quando se fala em "O Cangaceiro", todo cinéfilo sabe designar Lima Barreto, como autor do célebre filme que chegou a ganhar a palma de ouro em Cannes, como melhor filme estrangeiro. Eu nunca tinha ouvido falar em "O Cangaceiro", um 'western-spaghetti', feito no Nordeste brasileiro, todo em italiano, dirigido por Giovanni Fago, em 1971, com Tomas Milian. 

O filme do italiano tem a mesma música do homônimo brasileiro - Maria Bonita -, cantada pelo próprio ator Milian, que nasceu em Cuba, estudou cinema nos EUA e foi para a Itália onde atuou em western-spaghetti. 

Interessante: a capa do DVD que comprei por mera curiosidade - não é esta que ilustra ao lado - lembra a cena famosa feita por Gláuber Rocha em "Deus e o Diabo na Terra do sol". Fago - ainda vivo, hoje com mais de 80 anos - foi homenageado em outubro num festival de cinema italiano. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho este film na minha " babilonia" ( no sentido de desordem),ja faz anos..aconselho a td cabra bom.È simplismente lindo.e Milian è um bravissimo e belissimo ator,pelo que fiquei sabendo, vendo um documentario sobre sua vida,que mostraram semana passada,ele voltou a morar a Cuba e a musica principal nao è cantada por ele,pelo menos na versao italiana. Bravo Nonato, otima scelta!