Quando se fala em "O Cangaceiro", todo cinéfilo sabe designar Lima Barreto, como autor do célebre filme que chegou a ganhar a palma de ouro em Cannes, como melhor filme estrangeiro. Eu nunca tinha ouvido falar em "O Cangaceiro", um 'western-spaghetti', feito no Nordeste brasileiro, todo em italiano, dirigido por Giovanni Fago, em 1971, com Tomas Milian.
O filme do italiano tem a mesma música do homônimo brasileiro - Maria Bonita -, cantada pelo próprio ator Milian, que nasceu em Cuba, estudou cinema nos EUA e foi para a Itália onde atuou em western-spaghetti.
Interessante: a capa do DVD que comprei por mera curiosidade - não é esta que ilustra ao lado - lembra a cena famosa feita por Gláuber Rocha em "Deus e o Diabo na Terra do sol". Fago - ainda vivo, hoje com mais de 80 anos - foi homenageado em outubro num festival de cinema italiano.
Um comentário:
Tenho este film na minha " babilonia" ( no sentido de desordem),ja faz anos..aconselho a td cabra bom.È simplismente lindo.e Milian è um bravissimo e belissimo ator,pelo que fiquei sabendo, vendo um documentario sobre sua vida,que mostraram semana passada,ele voltou a morar a Cuba e a musica principal nao è cantada por ele,pelo menos na versao italiana. Bravo Nonato, otima scelta!
Postar um comentário