Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2012

POLÍTICA. Só eles não conseguem ver isso

.
A degradação da profissão de político é inquestionável. Guardadas as devidas exceções, o que se tem visto é a falta de compostura, o incontrolável despudor com a causa pública, a insana vocação por ser corrompido e corromper, além da ausência de caráter, prestígio, confiabilidade,  respeito e ética, com que muitos carreiristas políticos se socorrem para continuar atrelados ao emprego. Nessa época de campanha, em que uma vez seguinte vão ao rádio e a tv mendigarem o voto cidadão, eles mais parecem atores ensaiando um papel que, na prática, não conseguem discernir com objetividade. Talvez, por isso, a Política seja disputada hoje em dia por indivíduos que, visivelmente, não passam nenhum indício de confiabilidade e que se debatam como hienas famintas disputando o voto da carcaça-cidadã, como caricaturiza o chargista Clayton. O editorial de O Povo, ao lado, diagnostica o que todos já sabemos e que só eles, os políticos, não conseguem ver por conta de sua miopia sócio-política.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não ficou claro o ponto de vista. A profissão de político me parece muito promissora. Mesmo porque quem entra, sabe que se for eleito, vai ter uma boa poupança pro resto da vida.

Se por um lado, em geral o povo se diz insatisfeito com os políticos, por outro vota em qualquer um. Muitos, só porque simpatizam com o fulano ou porque o acham bonito.
Até gente que --mais do que óbvio, como a Mulher Pêra e o Tiririca-- só se candidata pensando no lucro, consegue voto. Enfim, não posso levar a sério a opinião das pessoas sobre essa belíssima carreira que qualquer um gostaria de seguir, caso levasse jeito pra coisa. Só depende de fama, articulação, extroversão, desinibimento, oratória.
Brasileiro é tão corrupto como qualquer político. O brasileiro que fala mal do candidato X é o mesmo que joga lata de refrigerante, coco verde, canudinho(etc) na calçada, tenta subornar um trabalhador, bebe e dirige, é imprudente do trânsito...