Translate

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Jornais. A tempestade vivida pelo impresso


Discussão importante sobre o futuro do jornalismo impresso diante da onda avassaladora do jornalismo digital. Artigo 'A Tormenta de papel' evoca esse instante da atividade periodística e acena para as alternativas que surgem.

Um programa da espanhola TV-E, intitulado 'Tormenta de Papel' aponta os desafios que a imprensa enfrenta e faz uma análise dos problemas das empresas de comunicação ante o declínio inevitável dos leitores de jornais.

O pessoal entrevistou diretores de impressos espanhóis e de mídia digital - ABC, El Pais, El Mundo, 20 minutos, Elconfidencial.com...-, mostrando uma análise ponderada e de sensatas apostas. Alguns mostraram claramente o que vem pela frente e anunciaram planos de se reinventar.

Veja o programa (em espanhol) AQUI.
FALANDO NISSO

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e O POVO promovem hoje, a partir das 9 horas, o Seminário “Democracia e Jornalismo na Era Digital”, no auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC, no Benfica. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público.

O seminário é uma parceria da ANJ com jornais afiliados e escolas de jornalismo de cinco capitais brasileiras e tem, como objetivo, debater a relação entre jornalismo e democracia e as possibilidades e desafios na era digital.

Serviço

Seminário “Democracia e Jornalismo na Era Digital”
Data e horário: hoje, a partir das 9h
Local: Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2762 – Benfica)

Conferência 1: Questão Conceitual e Cenário Internacional (Palestra em português com o professor PhD Silvio Waisbord, da George Washington University).

Conferência 2 : Desafios Regionais (Palestra com professor Dr. Paulo Jamil Marques, do curso de Comunicação da UFC)

(O Povo)

Nenhum comentário: