segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TV. William Bonner se recupera de cirurgia de vesícula

Nem férias, nem viagem. A ausência de William Bonner do vídeo, durante esta semana, se deve a que o âncora do Jornal Nacional se submeteu a uma cirurgia para retirada de vesícula. Está de molho, como ele mesmo escreveu nas redes sociais. 

JORNAIS. Um cochilo na página digital do G1 Ceará


TELEVISÃO. Alexandre Frota é o diretor artístico do SBT

Alexandre Frota é o novo diretor artístico de alguns programas do SBT. Nas redes sociais, o próprio ator agradeceu ao patrão Silvio Santos, essa oportunidade. “Ano que vem assumo a direção artística de alguns programas do SBT, e só tenho que agradecer a você”, confirmou Alexandre Frota. 
A “promoção” do artista não foi bem recebida pelos colegas. Keila Jimenez afirma que inimigos dentro do canal já pediram a demissão de Frota anteriormente, mas como o moço tem uma boa relação com Silvio Santos, nada aconteceu.

domingo, 29 de novembro de 2015

COMERCIAL. Conar acha plágio e suspende campanha



O Conar-Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária atendeu a pedido da iFood e mandou suspender a exibição da campanha do aplicativo delivery PedidosJá, estrelada pela Dani Calabresa. 

Olha o que eu li no Comunique-se: "Veiculado desde outubro, o filme suspenso fazia trocadilho com o sobrenome de Calabresa em situação de um pedido de pizza pelo telefone. A iFood foi responsável pela veiculação de campanha comparada ao filme do PedidosJá, na qual brincava com os enganos decorrentes dos pedidos delivery por telefone. Na peça criada pela NBS, Porchat conversava com Judite, atendente de pizzaria e personagem já famosa em outros vídeos do comediante do Porta dos Fundos". 

ESPORTE. Tom Cavalcante vibra com permanência do vovô

Um dos torcedores que mais vibraram com a permanência do Ceará na série B foi o humorista Tom Cavalcante. Ele assistiu o jogo pela televisão e postou imagem do time. 

VÍDEO. Mundiça lança paródia belchioriana sobre ciclofaixa


Quem já viu o vídeo que a galera fez sobre as ciclofaixas? Uma paródia da música do Belchior ganha uma versão bem humorada do bloco Mundiça Alegre, numa crítica ao espaço dos bikeiros feita por um proprietário de carro.  

Criativo e bem interpretado, dou um salve aqui para a equipe composta por Bruno Xavier, Helena Barnosa, Marco Rudolf, Roger Pires, Valentino Knnent (deve ser alguma coisa de Neto) e Yargo Gurjão. Eu achei admirável, embora ache que os ciclistas merecem o seu espaço. 

Para assistir, clique AQUI.

RÁDIO. Mundo discute 'jogar fora' aparelhos antigos de rádio


Enquanto no Brasil se discute a migração do rádio AM para a faixa FM, na Europa a questão é outra. As empresas de rádios comerciais da Grã-Bretanha, já algum tempo, fazem 'lobby' para que os sinais AM e FM sejam desligados, forçando os ouvintes a entrarem em sintonia apenas através de aparelhos de rádio digitais ou pela Internet. 

A medida, no entanto, suscita um debate sobre se os ouvintes deveriam ser obrigados a jogar fora seus rádios antigos e atualizar-se para uma tecnologia que muitos vêem como desnecessária. Seria algo que já acontece com a televisão quando se deu a migração do sinal analógico para o digital. 

Aparelhos de rádio digitais permitem que os usuários recebam notícias e alertas de tráfego em forma de texto através de uma tela embutida. Hoje em dia, emissoras do segmento jornalismo já utilizam mecanismos como o whatsApp, para receber mensagens de seus ouvintes.  

Em última análise, os transmissores das emissoras serão capazes de enviar imagens junto com o som, além do que os ouvintes seriam capazes de comprar ou baixar programas de músicas através das ondas. A transição analógico-digital, segundo especialistas da indústria, significa o futuro do rádio.

RÁDIO. O que vai mudar na migração do AM para o FM

A presidente da ACERT-Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, Carmen Lúcia, dá entrevista hoje a O Povo, ocasião em que fala sobre a migração das emissoras de rádio AM para a faixa AM. 

Ela considera que isso deve melhorar a qualidade do sinal de transmissão das emissoras de rádio, ao mesmo tempo em que adverte não ser apenas uma simples mudança. O empresariado precisa ter em conta que necessidade de alterações na parte técnica das emissoras. "Elas vão ter que fazer uma nova rádio, do zero. Você vai ter que comprar uma mesa de boa qualidade de som, uma nova antena, uma nova torre, um transmissor novo... É uma nova rádio, é um investimento em um novo produto". 

sábado, 28 de novembro de 2015

VÍDEO. L.C. Galetto ouve Hassum sobre o pós-operatório



O humorista L.C. Galetto, que deixou o "Só de H" para se submeter a uma cirurgia bariátrica, fala sobre o pós-operatório e ouve experiências de alguns cirurgiados, entre os quais Leandro Hassum. 

TEVÊ. As atrações do Silvio Santos neste domingo na tv


O Programa Silvio Santos recebe a apresentadora Daniela Albuquerque e a cantora Deborah Blando no clássico “Jogo das 3 Pistas” deste domingo, 29 de novembro. Além de adivinharem palavras com até 3 dicas para ganharem prêmios em dinheiro elas conversarão com Silvio Santos sobre suas carreiras e vidas pessoais. Deborah relembra seu grande sucesso “Unicamente” e comenta que não está casada. Já Daniela fala sobre seu trabalho e brinca com Silvio sobre o fato de ser casada com o dono da emissora em que trabalha.
No “Jogo dos Pontinhos”, Patricia Abravanel irá presentear os colegas Lívia Andrade, Helen Ganzarolli, Flor, Carlinhos Aguiar e Cabrito Tevez com uma novidade: um perfume da Jequiti que leva seu nome. Ela chega com um gorrinho de Papai Noel na cabeça e justifica dizendo que a fragrância é uma ótima opção de presente para o Natal.
E ainda: uma “Câmera Escondida” inédita com o “Palhaço das Tortadas”, que agora sairá de carro pelas ruas da cidade para fazer novas vítimas, além de aprontar com os visitantes de um parque aquático.
Programa Silvio Santos, neste domingo, a partir das 20 horas, no SBT.
(Do Planeta TV)

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

TEVÊ. O 'glamour' da praça e o choro da criança com fome



A praça do Ferreira se transformou em um espaço tomado por moradores de rua. Hoje pela manhã, em um 'ao vivo' que fazia sobre os preparativos para o Natal de Luz, a jornalista Anézia Gomes (competentíssima, diga-se de passagem) teve que dividir a cena com o choro de uma criança carregada por uma dessas moradoras ali na praça. Na tela, a mãe da criança surgiu falando de forma perceptível que era fome. Não chegou a interferir no texto de Anézia, mas ficou no ar a certeza de que o 'glamour' da festa contrastava com o choro de uma criança. 

Veja AQUI

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TV. Jornalista não mente sobre demissão e fica sem adeus

Demitido há duas semanas da Globo News, canal em que trabalhava havia 19 anos, o jornalista Sidney Rezende não teve direito a um e-mail de despedida, escrito pelo diretor-geral de jornalismo e esportes da Globo, Ali Kamel, e distribuído a todos os jornalistas da casa. Nesses e-mails, sempre elegantes, Kamel enumera as qualidades do profissional e seus feitos na emissora. Rezende, que implantou a primeira FM de notícias do país, a CBN, não teve tal deferência porque se recusou a mentir sobre sua saída da emissora.
Rezende disse a amigos que Kamel propôs a ele um e-mail de despedida dizendo que o jornalista estava saindo do Grupo Globo a pedido, para cuidar de negócios particulares, principalmente o site SRZD. Rezende não concordou. Sugeriu a Kamel que ele deveria dizer a verdade, que não haveria nenhum constrangimento para ele em tornar público que estava sendo demitido _e não pedindo demissão.
Diante do impasse, Kamel optou por não escrever nenhuma nota, o que intrigou profissionais da Globo. Afinal, um mês antes, ao dispensar Eduardo Grillo, fundador da Globo News e âncora do Jornal das Dez, o principal do canal, o diretor-geral de jornalismo da Globo se referiu ao jornalista como "profissional completo, talhado para o jornalismo" e "brilhante", entre outros adjetivos. Rezende, esperavam os colegas de emissora, merecia tratamento semelhante.
Kamel não economiza elogios mesmo quando não se trata de despedida. Ao anunciar a saída de Christiane Pelajo do Jornal da Globo, também em outubro, escreveu que ela "fez grandes coberturas nacionais e internacionais, séries de reportagem de fôlego e ajudou o JG a ter a reputação que tem". Mais recentemente, ao informar o fim da estadia de Renata Ceribelli em Nova York, disse que a "jornalista levou todo o seu talendo para lá" e produziu "excelentes reportagens" em "dois anos muito produtivos e felizes _para ela e para nós".
Procurado pelo Notícias da TV, Sidney Rezende preferiu não se manifestar sobre o assunto. Embora já esteja afastado da Globo News, ele cumpre contrato com a emissora até fevereiro.
A Globo emitiu a seguinte nota: "Assim que a Globo foi procurada para confirmar a não renovação do contrato de Sidney Rezende, a emissora disse que confirmava a informação a pedido do próprio jornalista. A Globo não tem por hábito mandar e-mails coletivos anunciando decisões desse tipo. Só o faz quando a decisão é de comum acordo. A Globo não tem problema algum em admitir não renovações, mas não anuncia isso publicamente em respeito aos profissionais. De todo modo, ao confirmar a notícia sobre a não renovação, a emissora fez questão de elogiar a competência profissional de Sidney Rezende, o que ratifica nesse comunicado".

JORNAIS. As capas de Tessler: o Estado de Minas é criativo


RÁDIO. Radiodifusores celebram mudança do AM para FM

Deu no Portal Brasil
O segmento de radiodifusão brasileira comemorou, nesta terça-feira (24), a assinatura da Portaria que define os critérios de adaptação de outorgas das empresas, o que o inclui os valores a serem pagos pelas emissoras para mudar do AM para o FM. Para o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, o documento marca um “dia histórico para o rádio” ao permitir a melhoria da qualidade do áudio das emissoras pioneiras.
“É um dos fatos mais relevantes do rádio nos últimos 50 anos. Porque essas emissoras AM, pioneiras, tradicionais, que durante muitas décadas foram o único meio de comunicação de massa do nosso país, vinham sofrendo com falta da qualidade do áudio. Essa transição para FM vai melhorar a qualidade do áudio em si e possibilitar transição para o futuro”, disse.
Slavieiro explicou, ainda, que a mudança de faixa traz condições técnicas para que os rádios transmitam, via internet, a programação para celulares e tablets de forma livre, aberta e gratuita.
A presidente da Associação Cearense Emissoras de Rádio e TV, Carla Lúcia Dummar, destacou que a iniciativa reflete melhorias diretas ao usuário. “Nós vamos poder prestar um serviço melhor para o ouvinte do rádio, com menos problema de interferência e melhor qualidade do som”, comentou.
Segundo ela, o governo federal inovou ao resolver o problema do setor de “forma integral e não com soluções esporádicas”. “O Brasil está inovando, empreendendo e oferecendo uma grande solução para a questão da radiodifusão do País”.

(Blog do Planalto)

CASO DELCÍDIO. JB toma partido contra o autor da gravação


O Jornal do Brasil, que circula atualmente apenas na versão online, em seu editorial de hoje estimula a que o senador Delcídio do Amaral, o advogado e o banqueiro que foram presos pelo STF por tentativas de obstaculizar as investigações do Lava Jato, que acionem judicialmente o filho do Cerveró por ter gravado essa tentativa. Aliás, não nos surpreende: nos últimos tempos, o JB tem tomado tanto partido em favor do governo que chega a chamar a atenção de seus leitores. 

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MÍDIA. Joelma Leal e o desafio do trabalho de assessora

A jornalista Joelma Leal, assessora de imprensa do Grupo O Povo, é um dos profissionais entrevistados pelo site Comunique-se abordando o 'Desafio de Comunicar', em torno do trabalho que é operado pelas assessorias. 
No Grupo de Comunicação O Povo, sediado em Fortaleza, Joelma Leal também faz trabalho para que as informações circulem tanto nos veículos da casa (rádios, TV O Povo, portal e impresso) como em espaços externos. Por lá, a lista de ações, eventos e produtos é extensa e inclui eventos, seminários, feiras, palestras, revistas, lançamentos de livros e cadernos especiais, programação do espaço cultural e ações institucionais. "A rotina é participar de reuniões periódicas com todos os setores demandantes do grupo a fim de ser informada das novidades, produzir notas para colunistas, fazer a pauta, encaminhar aos veículos internos e externos, fazer acompanhamento e produzir relatórios e clipping do assunto referente ao tema".
Joelma não cuida apenas do trabalho ativo. A jornalista, assim como os outros entrevistados desta pauta, recebe demandas externas com solicitações de fonte para pautas específicas e apura informações para que o repórter tenha o maior número de dados possíveis para fazer o texto. "O leque de assuntos é bem variado: hoje estou assessorando evento ligado às noivas, amanhã será sobre carros e motos, por exemplo", relata.

VÍDEO. Gravação de erro na abertura do Jornal da Band


TEVÊ. Estagiária tenta suicídio dentro de emissora de TV

Deu no Comunique-se:
Na tarde de terça-feira, 24, uma jovem, que é estagiária da TVE Bahia, tentou suicídio dentro da emissora. O caso aconteceu no banheiro da empresa, onde a estudante cortou os pulsos. Ela foi socorrida e levada ao hospital, segundo informações do site Bocão News, que noticiou a situação.
A TVE Bahia, que é mantida pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), órgão da Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia, falou sobre o caso ainda na tarde de ontem. A emissora explicou que a médica da empresa atendeu a estagiária logo em seguida, que recebeu rapidamente os primeiros socorros antes de ser levada ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Até o momento, não há notícias sobre o estado de saúde da jovem. O que se sabe é que a mãe da estudante foi chamada e os membros da diretoria do IRDEB e colegas estiveram ao lado da estagiária para dar apoio. A coordenadora da Rádio Educadora, inclusive, se deslocou para o hospital e acompanhou o atendimento.
"Queremos expressar nosso total sentimento de solidariedade por nossa estagiária e sua família, compreendendo que processos depressivos são sempre complexos e que devem ser encarados com sensibilidade", escreveu a empresa de comunicação na nota.
bahia-tve-emissora

PALESTRA. Mercado digital é tema de uma mesa redonda


No próximo dia 28 de novembro será realizada uma mesa redonda com membros da diretoria da ACADi (Associação Cearense de Agentes Digitais) e com o publicitário, CEO da Flex And Comunicação e diretor do Sinapro-CE, André Nogueira. O evento acontecerá na Faculdade Farias Brito, das 9h às 12h.

A mesa redonda, cujo tema será “Mercado Digital Cearense. Seja um protagonista dessa revolução”, contará com a presença dos principais nomes do mercado digital do Ceará que estão à frente da ACADi, Hugo Lopes (Index), Marcelo Mendes Belém (ACADi), Fausto Portela Filho (Time Digital), Santiago (Orb Digital), Lucia Scalco (Código Digital). Será uma manhã cheia de trocas de conhecimentos e experiências, além de oportunidades para networking.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

BLOGS. E lá vem de novo a pergunta: quem veio primeiro?


A internauta Luisa de Marilac Souza, residente no bairro Dunas, em Fortaleza, nos envia dica sobre postagens semelhantes. Indaga se a Patrícia Calderon tem conhecimento de que estão copiando o blog dela. É que o site ArtMaison publicou o mesmo 'post' divulgado no Calderon Home Decor. Eu fui verificar e confirmei que as publicações são semelhantes. Quem quer que tenha vindo primeiro, esqueceu de fazer valer os direitos autorais do original. 


POLÍCIA. Golpe aplicado usa nome de empresas de televisão

Uma criminosa pegadinha oferecendo premiação em nome de empresas continua sendo propagada via telefone, anos depois de as autoridades detectarem que, na verdade, se trata de um golpe aplicado de dentro dos presídios. O Thiago Alves, que trabalha no Sistema Jangadeiro de Rádio, denunciou o recebimento de um deles, anunciando que seu chip fora ganhador de uma moto e mais 5 mi reais. Confirmar é correr risco de ser vítima de extorsão. Todo cuidado é pouco!

MÍDIA. Suicídio, informação é o 1o. passo para mudanças

Ilustração: samir alramahi
De que forma a mídia trabalha a questão do suicídio? A antiga orientação é de que não se deve dar registro de casos específicos para evitar o efeito dominó, estimulando outros casos. Mas esse tabu vem sendo aos poucos alterado, a partir da visão da moderna Psicologia que defende que a imprensa seja a primeira a esclarecer esse comportamento equivocado de uma pessoa. Principalmente, numa época em que existe até culto à esse tipo de atitude nas redes sociais.

Para tanto, vai ser realizado sábado no auditório da Federação Espírita do Estado Ceará, uma mesa redonda "Suicídio - a informação é o primeiro passo para a mudança", com a abordagens dos psicólogos Daniel Franco (Suicídio com Ênfase na Infância e Adolescência); Edir Paixão (O Suicídio na Perspectiva Espírita) e de Fabiana Vasconcelos, falando sovre a questao das Brincadeiras Perigosas. 


SERVIÇO 
Local: Federação Espírita do Estado do Ceará - Rua Princesa Isabel, 255 - Centro
Data: 28 de novembro (sábado) - Das 15 às 18 horas
Público: Sociedade em geral
ENTRADA FRANCA
Maiores informações: 85 3212.1092 - 3212.4268

DENÚNCIA. Mais um blogueiro é executado no Maranhão


E as execuções a blogueiros no Maranhão continuam. Agora foi Orislandio Timóteo de Araújo, 37, conhecido como Roberto Lano. Ele foi morto a tiros em Buriticupu, interior do Maranhão. Dia 13 último, ocorreu a morte de Ítalo Diniz, 30. Ele foi morto com três tiros disparados de uma moto em Governador Nunes Freire, no extremo norte do Estado.

Já o assassinato de Roberto Lano (blogdorobertolano.blogspot.com.br ) está ligada a uma série de denúncias administrativa que ele fazia em seu diário. 

JORNAIS. Abertas inscrições para o Excelência Jornalística


A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) está com inscrições abertas para o Prêmio de Excelência Jornalística.
A premiação é dividida em 13 categorias: relações interamericanas, direitos humanos, cobertura noticiosa, crônica, jornalismo em profundidade, fotografia, caricatura, infografia, opinião, jornal na educação, jornalismo ambiental, cobertura noticiosa na Internet e cobertura multimídia.
São aceitos trabalhos em inglês, espanhol e português publicados em 2015. As inscrições podem ser feitas online e vão até 15 de janeiro de 2016. Para participar, não é preciso ser membro da SIP.
Em geral, os vencedores levam diplomas e US$ 2.000 em dinheiro. 
A cerimônia de premiação acontecerá durante a assembleia geral da organização, a ser realizada em outubro do ano que vem na Cidade do México
(Informação da Folha de SP)

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

JORNALISTA. Acidente com Kelly Hekally denota desrespeito


No início do nosso programa de rádio, na Tribuna BandNews 101,7, um ouvinte dava conta do acidente com a jornalista Kelly Hekally. Tentamos confirmar com a turma da rádio O Povo, mas eles não sabiam ainda que ela tinha ido atropelada por um ônibus quando trafegava de bicicleta. 

Agora leio relato no Povo online que seu estado de saúde é estável. De que foi fechada por um ônibus e acabou caindo. O motorista não prestou socorro, pelo contrário, jogou o ônibus em cima dela, segundo relato do também ciclista Piero Barbacovi. 

É o que costumamos dizer: aprontaram as ruas para o cearense andar de 'bike'; mas ele mesmo ainda não está pronto para respeitar os ciclistas 

REAÇÃO DE COLEGAS 


a gente precisa repensar MUITO nossa conduta no trânsito.
mas o mais triste é saber que nada deve acontecer ao motorista.
Emoticon unsure
Dói ainda mais saber que ela não foi a primeira e não será a última vítima desses aloprados que guiam os coletivos de Fortaleza. Atropelam pessoas, jogam o ônibus pra cima dos carros, provocam acidentes graves e NUNCA, NUNCA MESMO, respondem pelos crimes. Sim. Eles cometem crimes. Diariamente.

VÍDEO. Natal ganha emoção no comercial feito por John Lewis


sábado, 21 de novembro de 2015

MARKETING. O que se deve esperar do ano que virá

Os analistas de mercado estão preocupados. Será que 2016 será (tão somente) a segunda parte de 2015? Um artigo do site Puro Marketing sinaliza para o que, provavelmente, seja um ano difícil. 


JORNALISTAS. Lembrete aos que vivem o fazer jornalístico


CINEMA. Maracanaú realiza o V Festival de Cinema Digital


Termina amanhã, o V Cine Maracanaú -  Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, quando serão conhecidos os vencedores das mostras competitivas de curta e longa-metragem. 

Abrindo a programação deste sábado, 21, às 18h, a mostra competitiva de Longa-Metragem, exibindo o filme cearense, “Rita de Redenção”, do diretor Cássio Araújo. Em seguida, homenagem ao escritor maracanauense, Allan Kardec Marinho.

REVISTA. O Povo lança sua 'People Luxo' na segunda feira


Harrisson Ford é capa e assunto da nova edição de 'O Povo People Luxo', a revista do grupo O Povo. Segundo a jornalista Joelma Leal, assessora de comunicação da empresa, o lançameto será na próxima segunda feira, às 20 horas, no Viriato Buffet, com show do artista Levi Castelo Branco.  

A publicação traz a trajetória do ator Harrison Ford, além dos bastidores dos principais políticos cearenses.  Camilo Santana, governador do Estado, Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa, e Salmito Filho, presidente da Câmara dos Vereadores, têm suas vidas pessoais reveladas.

Serviço:
Lançamento da revista O POVO People Luxo 2015
23 de novembro de 2015 (segunda-feira), às 20h
Local: Viriato Buffet (Rua República da Armênia, 1400, Água Fria)
Evento para convidados

TELEVISÃO. Meirinha ganha especial, com auditório e público


A TV União exibiu hoje o 'Especial Meirinha', um misto de documentário auto-biográfico e 'talk-show', realizado com a humorista Meirinha. 

A atriz que já atuou na Rede Globo (Escolinha do Professor Raimundo) sob o comando de Chico Anysio e fez algumas pontas em novelas da emissora, mostrou-se bastante esforçada na condução do programa que teve até um improvisado auditório. 

Sem nenhum anúncio prévio - pelo menos, muita gente a quem indaguei não sabia necas do 'especial - , o programa nos remeteu aos tempos em que Meirinha iniciava sua carreira de humorista seguindo a linha de sua inspiradora Rossicléa. 

Em certa parte, ela comandou um bate-papo com convidados, aos moldes do Jô Soares; falou de sua trajetória nacional com ajuda de Ciro Gomes e do aprendizado que teve com os 'mestres' da escolinha. 

O programa deixou a desejar com relação à falta de direção que pudesse conduzir melhor a atuação da apresentadora nas suas incursões com os humoristas. Algumas conversas poderiam muito ser editadas por não acrescentar muito em termos de conteúdo. Mas é uma experiência que pode ser aperfeiçoada. 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

RÁDIO. Distância entre Tribuna e Povo se ampliou hoje


As duas maiores emissoras FM do segmento jornalístico de Fortaleza se distanciam cada vez mais, uma da outra. Na listagem de acessos, via internet, da tarde desta sexta feira, a Tribuna Band News, FM 101,7 ocupa o 25o. lugar, enquanto a POVO-CBN, do Grupo O Povo, está no 53o. lugar. A pesquisa envolve as 275 emissoras, AM e FM cearenses que dispõem de sinal na web. Em primeiro lugar estão a Verdes Mares AM; em segundo a FM 93; em terceiro a Cidade AM; a quarta a FM 100 e na quinta posição a Rádio Assunção AM. 

TV. Daniele Campos substitui Richel Martins na Jangadeiro


E o apresentador do Jornal Jangadeiro, segunda edição, Richel Martins, vai passar alguns dias longe do vídeo. Ele se submete a uma cirurgia por conta de uma crise renal que o levou a encerrar mais cedo a edição dessa quinta-feira do telejornal. 
Boa sorte. 
Durante sua ausência, Daniele Campos será a substituta.

PRÊMIO. Cearense Klévisson Viana é o 3o. colocado no Jabuti



VÍDEO. O canto de Tom Barros na festa de sua homenagem



(Do blog do Eliomar)

MEMÓRIA CURTA, VÍRGULA. O dia que a IstoÉ foi proibida

Esta é uma seção que pretende reavivar a memória de fatos passados que, normalmente, esquecemos. E eles são importantes para o curso da História. O primeiro exemplo é o da proibição da revista IstoÉ, edição que trazia manchete "Como o esquema na Petrobrás abasteceu as campanhas de aliados do Governo". 

REVISTAS. Surpreenda-se: Abril anuncia o fim da 'Playboy'

É a crise mermão! A Editora Abril anunciou que deixará de publicar as revistas "Playboy", "Men's Health" e "Women's Health". Claro que elas não deixarão as bancas do país.
A empresa norte-americana que controla os direitos de franquia está negociando com outra editora brasileira para o título continue. 
Segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação), as três revistas têm tido queda nas vendas.
(Com informação do Agora-SP)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CINEMA. Iguatemi estreia 'Terra de Maria' nesta sexta


João Neto, da Inove Comunicação lembrando a estreia em Fortaleza do documentário “Terra de Maria”, nesta sexta-feira, dia 20. Para cobrir a demanda de público de Fortaleza, a produtora conseguiu fazer parceria com a rede UCI Kinoplex, no Iguatemi.




Lançado em 24 países, “Terra de Maria” ficou por mais de seis meses em cartaz na Espanha, superando títulos como o infantil “Frozen” em número de espectadores por cópias. O mesmo sucesso de bilheteria se repetiu no Paraguai, no México e na Polônia. A produção teve captações em 10 nações e tenta fazer com que o espectador possa rir, se emocionar e refletir. 


Serviço

Estreia: Terra de Maria
Data: 20/11 - 19h
Classificação: a partir de 12 anos.
Exibição: Sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22)

RÁDIO/TV. CDL elege Tom Barros o profissional do ano 2015


Gosto de Tom Barros. Profissional atento ao fazer jornalístico e de uma personalidade capaz de discernir sobre os mais variados assuntos, além da especialidade que o fez famoso na área esportiva. Hoje, Tom Barros estará sendo homenageado pelo Clube de Diretores Lojistas com o Troféu Imprensa José de Alencar. Ele foi escolhido o profissional do ano. Prêmio mais do que merecido. Gostaria de estar na sua festa, mas um outro compromisso me impede. Nada que não possa compartilhar de longe essa honraria a um reconhecido profissiomnal da área. 

PESQUISA. Separação de Joelma, a mais citada na internet


Surpreende o tipo de informação pela qual o público mais se interessa. Pesquisa do Ibope Social Mídia Intelligence revela os tópicos mais citados nas redes sociais e, neles, a separação de Joelma e Chimbinha se tornou a mais citada. 

Nas categorias novela e TV, 37% dos posts falavam de celebridades e, destes, 7% citaram os músicos. Ainda de acordo com o relato, esse é um percentual bem grande para personalidades da mídia.

TELEVISÃO. Repórter deixa o batente para cuidar do pai


E chegam mais detalhes para explicar a saída da repórter Mayara Sauer do Grupo Verdes Mares. Ela falou que irá cuidar do pai que passa atualmente por problemas de saúde. 

Repórter setorizada na região norte do Estado, Mayara ganhou espaço na vitrine da afiliada da Globo, pelo trabalho que desenvolveu no 'ao vivo' direto de Sobral. 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

FRAUDE. Denunciado texto apócrifo de Fernando Graziani

Cronista esportivo de O Povo, Fernando Graziani denuncia em seu blog Futebol do Povo ser vítima de trama que deseja confundir como sendo seu, um texto apócrifo publicado nas redes sociais. 
Pelos Twitter, Facebook e Whatsapp, publicaram um "print" de um suposto texto que seria dele e que teria sido copiado de O Povo. O tema versa sobre "um possível acordo de cavalheiros entre Ceará e América-MG para acerto do resultado na partida entre ambos, pela série B, no próximo sábado".  

"De forma clara, explico: não fiz texto algum sobre tal tema. A montagem – não a reproduzo por motivos óbvios – foi realizada a partir de um texto que publiquei hoje quando analiso as possibilidades do Ceará até o fim do campeonato. É uma ação estapafúrdia, grosseira e criminosa. O retrato perfeito acabado da maldade humana e dos crimes que são cometidos pela internet sem qualquer punição".
De acordo ainda com Fernando Graziani, a própria empresa onde trabalha, através do seu departamento jurídico, tomou ciência do fato e está tomando providências. O mais incrível é que esse tipo de procedimento já havia ocorrido com ele, no começo de maio passado. 

HEBDOMADÁRIO. Da pra gente rir diante de uma tragédia?


O pasquim francês Charlie Hebdo está careca de provocar a tudo e a todos. Alvo de ataque terrorista em passado recente, agora ele chega às bancas na Europa com uma capa que faz referência ao atentado da última quinta feira em Paris. A chamada de capa diz: "eles têm as armas. Eles que vão à merda. Nós temos champanhe", pronunciada pela charge de uma vítima, enquanto o líquido escorre por entre as perfurações do corpo. 

É o caso de se indagar: até que ponto é possível se rir de uma tragédia como a perpetrada pelo grupo sunita Estado Islâmico? 

A provável justificativa para isso é a de que o riso, geralmente, nasce de situações adversas. Até de tragédias, sim. Embora seja incomparável, mas quantos já não riram de alguém que escorrega em uma casca de banana? 

Menos, mestre, menos...

ARTIGO. Adísia Sá lamenta Ciro Gomes e Eunício Oliveira


O artigo das terças da professora Adísia Sá, no jornal O Povo, classifica de vergonhoso o que diz ser um "espetáculo circense interpretado por dois dos mais prestigiados e conhecidos nacionalmente políticos de nossa terra: Ciro Gomes e Eunício Oliveira". A mestra faz referência à troca de acusações entre os dois homens "que dizem representar" o povo.

VERGONHA

Jamais pensei e esperei testemunhar o que está agora acontecendo, ou seja, troca de ofensas, grosserias e acusações entre dois dos mais prestigiados e conhecidos nacionalmente políticos de nossa terra: Ciro Gomes e Eunício Oliveira.
Segundo a imprensa, Ciro Gomes anunciou que vai “entrar na Justiça contra Eunício, em função das declarações do peemedebista a um programa de rádio, em que o senador acusou o ex-ministro de desviar dinheiro do Ministério da Integração Nacional, quando esteve no comando da pasta, para as obras da Ferrovia Transnordestina, instituição, hoje, em que Ciro está na presidência.” (O Estado, 10/11/2015)
Ciro, por sua vez, anuncia “que ele (Eunício) vai responder na Justiça as loucuras e as mentiras dele contra a minha pessoa”. Francamente, que vergonha esse espetáculo circense protagonizado por duas das mais conhecidas personalidades cearenses. Homens tidos e anunciados como candidatos naturais a altos postos de nosso Estado e do País.

A política, sabemos bem, não é apenas a arte de bem governar, mas de convivência civilizada, respeitosa, modelo e exemplo. Também me entristece não ouvir uma voz clamando por respeito entre as partes envolvidas em querelas partidárias passageiras. Onde os partidos que se mantêm em silêncio – conivente, digo – dando a entender que isso é a política que merecemos. Em absoluto: não é essa a política que merecemos, nem esse o exemplo que esperamos dos que, dia mais, dia menos, estarão à nossa frente e do Estado.
Como estará a cabeça da nova geração, no aguardo de modelos diferentes dos que aí estão? Cabe à classe política agir consciente de que a arte de bem governar começa no bem agir e no modelar de um novo mundo.

Que se ouça uma voz moderadora, com autoridade moral suficiente para advertir aos que querelam: “ninguém é uma ilha”. Todos ouvem, veem e julgam uns aos outros. Que alguém consiga levar o bom sendo aos dois querelantes, fazendo com que reconheçam e respeitem o povo – que dizem representar.
Adísia Sá
adisiasa@gmail.com
Jornalista


FLAGRA. Jornalistas garantem um Natal melhor ao comércio


E, de repente, não mais que de repente, duas gerações de mulheres jornalistas se encontram no Iguatemi para um almoço promocional de uma empresa. 

Segundo Ian Gomes (centro) postou nas redes sociais, foi também uma oportunidade para pensar sobre as compras natalinas. 

Estavam com ela, Taís Lopes, Claudia e mais Mara Cristina, Olga Ribeiro, Carla Soraya, Kélvia e Regina Ribeiro. 

Papai Noel do tios-comerciantes deve estar morto de satisfeito com os lucros que irá obter através dessa gente que o público pensa que ganha os tubos de dinheiro. E ganha!

DANÇA DAS CADEIRAS. Carlos Dorneles deixa tv Record


Depois de Sidney Rezende, agora foi a vez do repórter especial Carlos Dornelles que se desligou do jornalismo da Record. Ele estava na emissora desde outubro de 2008.

Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, nos próximos  meses, ele pretende ficar ao lado da sua família, no interior do Rio Grande do Sul e escrever um livro, projeto de muito tempo. Além desse projeto literário, um problema de saúde na família o apressou a tomar essa decisão. 

Porém, Dornelles, que também trabalhou durante muito tempo na TV Globo, após superar esse momento, poderá voltar à Record. Deixou as portas abertas e o assunto bem encaminhado com o número 1, Douglas Tavolaro.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

TV. Dudé Torres eliminado no Prêmio Multi-show de Humor




O humorista cearense Dudé Torres está tentando a vida no sudeste. Ele apareceu hoje no 'Prêmio Multishow de Humor', mas foi eliminado. Depois de sua separação da dupla que fazia com o Aloísio Junior, Dudé passou um tempo sumido, passou por momentos difíceis, mas superou. Agora tenta fixar-se no Rio de Janeiro. 

CINEMA. Rubens Ewald Filho ministra curso em Fortaleza

Uma das maiores referências no jornalismo e na crítica de cinema, jornalista Rubens Ewald Filho, tem encontro marcado com jornalistas, estudantes, realizadores em audiovisual e demais interessados, nesta quarta-feira, 18, das 15h às 17h, foyer no Theatro José de Alencar, onde realizará o workshop 'Da Crítica à Direção de Cinema'. A participação é gratuita.


Serviço
Workshop Da crítica á Direção de Cinema 
Foyer do Theatro José de Alencar
Dia  18  de novembro –  às 15h
Gratuito

COLUNAS. Jô Soares: daqui não saio, daqui ninguém me tira

ADNET TERÁ PROGRAMA SEMANAL

Jô segue diário no ano que vem

Apesar dos muitos rumores de que o "Programa do Jô" seria diminuído para alternar alguns dias com Marcelo Adnet, o talk show de Jô Soares segue garantido na grade da Globo do ano que vem. O programa continuará com formato semelhante ao desta temporada, com duas entrevistas, menos músicos e uma edição semanal do debate com jornalistas. Como de costume, Jô sairá de férias no mês que vem para voltar no começo de abril. Já o "Adnight", projeto de Marcelo Adnet para a Globo, foi definido como semanal, e não diário, para o ano que vem. As gravações estão previstas para acontecerem após o final da terceira temporada do "Tá No Ar", em março. (Zapping)

domingo, 15 de novembro de 2015

NOMES. A morte na Itália da atriz de cinema Moira Orfei

Quem é mais velho deve se lembrar de Moira Orfei. Ela foi a 'rainha do circo italiano' e apareceu como atriz em algumas produções  nos anos 60. Como foi uma das 'divas' do cinema italiano que atraíram a atenção do menino Nonato, nas salas do Cine Alvorada e Sá em Iguatu, a lembrança dela me veio pelo registro da morte de Moira aos 83 anos de idade. Trabalhou em 20 filmes, entre os quis "Totó e Cleopatra" (1963), com Totó; 'Striami, ma di baci saziami", com Nino Manfredi e 1968 e om Vitorio de Sica em 'Vacazaze di Natale" em 1990.

TEVÊ. Dólar em alta e a Globo remove os seus repórteres

Com o dólar a quase R$ 4,00, a rede de correspondentes 
da Globo sofrerá uma mexida em janeiro (Daniel Castro)


Ano que vem, a Globo reduz seu corpo de repórteres espalhados pelo exterior. As mudanças pegam Renata Ceribeli, que deixa os EUA de onde fazia reportagens para o Fantástico, além de outros quatro correspondentes: Renato Machado, deixa Londres; Helter Duarte, de Nova York; Roberto Kovalick, de Londres e André Luiz Azevedo, de Lisboa.

Segundo o colunista Daniel Castro, da Folha de SP, Machado não terá substituto. Pedro Vedova, da GloboNews em Berlim, ficará no lugar de Kovalick. Sandra Coutinho fica na vaga de Hélter Duarte e não se tem ainda o nome de quem vai para Portugal. 

COLUNAS. Abidoral de O Povo anuncia mudança no sindicato


CURIOSAS. Por que nas tragédias, Nostradamus é lembrado?


Basta uma tragédia, como essa do terror em Paris, para que algumas pessoas recorram às 'Centúrias', o livro do francês Michel de Notredame (popularmente conhecido como Nostradamus) em busca de citações proféticas do século XVII e que possam explicar as ocorrências atuais. Para muitos, isso é uma forma de escapismo ou de tentar entender o que há por trás de todos os fatos surpreendentes. Não tarda alguém use algum verso esotérico do livro para 'explicar' os atentados de quinta. Não tarda vírgula, já publicaram no blog FF