terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EDITORIAL. Rua do Tempo, número 2014

.
2014
Tem um novo edifício sendo preparado para nele habitar o homem. Um projeto que vai levar pouco tempo para ser concretizado. O alicerce já foi plantado. Um número incontável de pessoas vontadosas trabalha para elevar essa construção. Esse prédio terá 12 andares, que se distribuem ao longo de 29, 30 e 31 pavimentos. Esse novo edifício fica na rua do Tempo, número 2014 da era em que vivemos. Nele, estão cimentadas as bases das novas ideias a serem constituídas por cada um de nós na rota da existência. Que de paz e harmonia sejam os pilares. 

Esse edifício do qual falamos de forma alegórica é o novo ano que está chegando. Nele, a exemplo de toda construção, todos se nivelam. Todos se igualam. Sejam arquitetos, engenheiros, mestres de obras e operários, todos somos construtores. Porque, afinal, cada um participa da elevação desse prédio, unidos num esforços para que, nele, se habilite a cortesia de todas as virtudes e a segurança de nenhum vício. 

Que 2014 seja a morada de todos os que tenham algum propósito bom de melhorar a Vida no Planeta. Sem os vícios do passado,.mas com a importância que tem o futuro. Afinal, todos queremos morar onde haja harmonia; onde os frutos do bem sejam cultivados pelo gesto amoroso de cada morador. Onde não sejamos os destruidores, mas os construtores desse destino que, a cada fim de ano, o Tempo nos permite renovar. 

Esses são os votos de todos nós que, ao longo do ano velho, passamos o tempo mostrando o lado cruel dos que desconstroem a si mesmos, muito embora fazendo um esforço para apontar sinais de reconstrução, desde que se deseje realmente mudar o foco para o Bem.

DEU NO JORNAL. Facebook censura Folha

.
O Facebook apagou, na noite de domingo, duas reportagens publicadas na página oficial da Folha na rede social. Em ambos os casos, eram exibidas imagens de mulheres com os seios descobertos em atos de protesto. 

A primeira reportagem censurada narrava a experiência vivida pela correspondente e colaboradora Luisa Belchior durante um curso de formação do Femen em Madri. A chamada era ilustrada com uma foto de uma manifestação do grupo feminista.

Presente no noticiário desde 2008, o Femen é conhecido por organizar atos em que as militantes pintam palavras de ordem no corpo seminu.

A segunda reportagem exibia uma foto do "toplessaço" de mulheres na praia da Ilha do Boi, em Vitória (ES), em ato contra a proibição da prática do topless.

Organizado na própria rede, com mil promessas de adesão, o protesto contou com apenas seis mulheres. Elas reivindicavam o mesmo direito que os homens têm de ir à praia sem camisa.

Além de apagar as postagens, o Facebook manteve a página da Folha fora do ar por cerca de uma hora na madrugada de ontem e bloqueou por uma semana a conta do jornalista responsável.

(Folha de SP) 

VIRADA DO ANO. O Google da véspera

.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

GAFE DO ANO. Um Freeman por Mandela

.
Empresário na India se converteu na galhofa de seu país, depois de mandar fazer um cartaz em homenagem a Nelson Mandela, falecido recentemente. Acontece que ilustraram a peça com a foto do ator Morgan Freeman, que encarnou o político sul africano no filme ‘Invictus’. 

CINEMA. Os dez mais e os dez menos

.
Final de ano, críticos de cinema fazem suas listas de melhores - pra variar, o Daniel Herculano, do portal Tribuna do Ceará acrescentou um dos piores. Mas, como em cada cabeça há uma sentença, alguns dos piores dele aparecem na lista dos melhores, eleita pelo público como são citados na matéria do UOL

RÁDIO FM. A audiência nesta segunda feira

.


RÁDIO. Tribuna Band News em expansão

.
O ano vai terminar com a certeza de que, a cada mês, mais se expande a audiência da Tribuna Band News, a mais nova emissora de rádio do Ceará. Inaugurada em março, a emissora ganhou uma dimensão enorme no segmento jornalismo e a expectativa de todos os que atuam na FM 101,7 é de que em 2014 isso cresça ainda mais. 

Fonte: Rádios.com.br

POST. O de Thaís bate recorde de acessos

PAUTA. Cidade fantasma no interior do CE

.
Pauta para esses dias sem assunto: vi a imagem acima no blog do Newton Silva e fiquei chocado. Cococi, no município de Parambu, que mais parece uma cidade fantasma. E ninguém das redações pautou matéria?

IBOPE. Infeliz ano velho para Globo e SBT

.
A coluna 'Outro Canal' faz hoje um balanço dos números das emissoras de tevê no ano 2013. Os resultados não foram bons para Globo e SBT que tiveram pior audiência da história. Leia: 

Globo e SBT encerram 2013 com pior audiência da história 

Globo e SBT não terão saudade de 2013. As duas emissoras registraram no ano que está partindo as piores audiências de sua história.
De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a média diária (das 7h à meia-noite) da Globo na Grande São Paulo foi de 14,3 pontos. Em 2012, a rede marcou 14,7 pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
O SBT está encerrando o ano com 5,3 pontos de média diária, ante 5,6 pontos do mesmo período no ano passado.
Esses são os piores índices já registrados por essas emissoras durante um ano.
A Record marcou em 2013 média de 6,1 pontos, ante 6,2 de 2012.
A Band manteve a mesma audiência nos dois anos: 2,5 pontos. Já a TV Cultura cresceu: alcançou média de 1,2 ponto (2013), ante 1 ponto do ano anterior.
A Rede TV! passou de 0,9 (2012) para 0,8 ponto (2013).
Na faixa nobre (das 18h à meia-noite), onde estão os anunciantes, a Globo caiu de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos (2013). O SBT passou de 6,7 para 6,5 pontos. A Band foi de 3,7 para 3,5 pontos. A Rede TV! marcou 1,2 ponto neste ano, ante 1,3 em 2012.
Apenas Record e TV Cultura cresceram na faixa nobre. A Record foi de 7,7 para 7,9 pontos, e a Cultura, de 0,9 para 1,4 ponto.

TV. Só deu a dama Fernanda Montenegro

.
A festa em torno de Fernanda Montenegro foi mais movimentada que a cerimônia de entrega do Emmy, que ela ganhou. Ontem no Faustão, só deu Fernanda. 

De acordo com dados prévios do Ibope, o Domingão do Faustão registrou uma média de 12 pontos e 17 de pico. No horário a Record foi vice com 6 pontos e o SBT ficou na terceira colocação com 5.5 pontos.

2013/2014. Saudações aos nossos leitores

.

domingo, 29 de dezembro de 2013

FOTOGRAFIA. A outra foto do Abbey Road

.
No dia em que a Rubber Soul marcava presença com o show que encerra a temporada 2013 da Concha Acústica, em Fortaleza, descubro que a famosa foto dos Beatles atravessando a Abbey Road teve outras 25 outras tentativas feitas pelo fotógrafo Ian Macmillan, durante o lendário 1969. 

A foto escolhida para ser capa do álbum Abbey Road mostrando John Lennon de terno branco, caminhando da esquerda para a direita, na outra foto eles caminham na direção oposta. 

Tem mais: Paul McCartney  não está segurando cigarro e ele usa sandálias ao contrário de andar descalço como na foto famosa. 

Pois a foto foi comprada anonimamente pelo banco RBK, do Cazaquistão, durante leilão realizado em 22 de maio passado.




GENTE. Chagas e Ian Gomes no shopping

.
Sábado para compras. Eu e a Ian Gomes nos deparamos com Chagas Vieira, o 'manager' da 4 Public Relations. Aproveitamos para matar saudades e escolher os presentes para o casamento do Paulo Diógenes. Ian, é bem verdade, aproveitou para distribuir os santinhos que a empresa imprimiu para divulgar o seu "Jangadeiro Por Aí", que é sucesso tanto na TV quanto no rádio.

sábado, 28 de dezembro de 2013

PRAIAS. As do Futuro e Leste não combinam

.
A lista de praias com balneabilidade positiva do UOL para este último fim de semana no Ceará, reúne locais bem diferentes. Mas como entender que se  nivelem a Praia do Futuro e a da avenida Leste Oeste? Os que moram em Fortaleza sabem muito bem que a análise das águas dessa última, feita pela Semace, condena o banho na área.

RÁDIO. Universitária faz show beatlemaníaco

.
A música a seguir está completando 50 anos que foi gravada pelo quarteto The Chiffons. Mas ela só veio ser mais conhecida depois da polêmica levantada pelo autor Robert Mack (já falecido) de que o beatle George Harrison havia lhe plagiado em "My sweet Lord". Harrison reconheceu o plágio e teve que pagar indenização ao autor. Estou lembrando desse fato para dizer que hoje às 18 horas, a FM Universitária de Fortaleza realiza o show na Concha Acústica da UFC, com a banda Rubber Soul e o coordenador Nélson Augusto inseriu no repertório a música de Harrison.


OPINIÃO. Golpe de sorte no caso da adutora

.
Todo mundo sabe que feriado em redação é dia de se tirar leite de pedras. Custa crer, no entanto, que se perca de vista um fato incomum como o da adutora de Itapipoca que acabou ganhando manchetes nacionais. 

Ocorrência do dia 24, somente ontem os portais de informação e os impressos vieram destacar a notícia, muito embora as homepages das edições digitais estivessem com equipes de plantão.

O único a dar a notícia na ocasião do ocorrido foi a equipe da Tribuna Band News, FM 101,7; ainda assim por um um puro golpe de sorte. A diretora da emissora ligou para desejar votos de feliz Natal a um amigo no interior e ele acabou repassando o fato. 

A impressão que fica é a de que. em véspera e dias feriados, a maioria das redações (rádio, tv ou jornais) simplesmente dorme no ponto. 

P.S.: Fim de semana, isso se repete. Tire a prova: ligue hoje ou amanhã para o telefone direto de uma redação de rádio ou TV. Você vai ficar na mão.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ATRIZ. Cláudia Jimenez está internada no Rio

.
A atriz Cláudia Jimenez, 55 anos, colocou um marca-passo e continua internada no Pró-Cardíaco do Rio de Janeiro. No Facebook, amigos da atriz pedem orações por ela. 

"Família Espaço gostaria de pedir pensamento positivo e oração para que a cirurgia da Claudia Jimenez será realizada agora obtenha sucesso e que Deus permita que ela tenha forças para superar e fé para continuar!!! Contamos com vocês!!! E desde já agradecemos!!!!!  Dr. Edson Nunes e Dr. Paulo, que Deus ilumine vocês!", publicou na página do Espaço Stella Torreão.

CID. Governador vai fundo no caso adutora

.
É, literalmente, o governador Cid Gomes foi à fundo nessa questão da adutora de Itapipoca, cujos canos estouraram no dia em que ele foi inaugurá-la. Pelo menos, ele mergulhou atrás de fechar a válvula. Por conta disso,   ganhou as manchetes nacionais com essas imagens dentro do tanque.

As perguntas que não querem calar: não tinha um técnico para fazer isso? Foi preciso o governador descer lá embaixo numa situação não comum a uma autoridade como ele? Outra: ele já saiu de Fortaleza preparado para a 'missão', com calção de banho ou pediu emprestado a alguém? 

Mas a pergunta que não vai calar é: e o governo seu não vai pedir o dinheiro de volta da adutora que fez o 'serviço porco', para usar uma expressão do colega dele de PROS, Roberto Cláudio, quando se refere ao trabalho de asfaltamento da avenida 13 de Maio?


THE VOICE. Público não gostou do resultado

.

HUMORISMO. De Tutty (Vasques) um pouco


Fatos irrerevantes que marcaram 2003

• A presidente Dilma fissurou o dedão do pé no carnaval da Bahia;
• Zeca Pagodinho exagerou: “O carnaval morreu!”;
reproduçãoAloizio Mercadante esteve internado em Brasília com “apendagite epiplóica”.
• A rede americana de notícias CNN elegeu Daniela Mercury a “Madonna brasileira”;
• Ideli Salvatti deu a Aécio Neves o segundo pedaço de seu bolo de aniversário;
• Eric Clapton anunciou que vai pendurar a guitarra em 2016, dois anos após a aposentadoria de Justin Bieber;
• Pegaram a Paula Burlamaqui na blitz da Lei Seca no Rio;
• Gerald Thomas voltou ao noticiário enfiando a mão sob o microvestido da panicat Nicole Bahls;
• Hugo Chávez morreu sem realizar o sonho de superar o número de seguidores de Luciano Huck no Twitter;
ilustração pojucanBem que o pastor Marco Feliciano avisou: “Caetano Veloso tem um pacto com o diabo”;
• O cantor Fiuk deixou de ser “filhinho de papai” depois que passou a andar com MC Sapão e Rappin Hood;
• O ‘carro inteligente’ brasileiro atropelou Ana Maria Braga ao vivo no ‘Mais Você’;
• Pesquisadores japoneses relacionaram a calvície ao enfarte;
• Muito antes do implante de cabelo em Recife, Renan Calheiros tomou banho de lodo e sal num spa antiestresse de Gramado;
• A liberação da carteira de motorista de Thor Batista foi a grande vitória do advogado Márcio Thomaz Bastos nos tribunais em 2013;
• D. Odilo Scherer quase virou papa;
• Joaquim Barbosa tratou a imprensa pior que o Felipão;
• O ministro Guido Mantega trocou de assessor de imprensa;
reproduçãoChiquinho Scarpa não enterrou seu carrão no jardim de casa;
• A atriz Susana Vieira fez o Curso de Noivos da Igreja Católica;
• A presidente Dilma deu uma clareada nas suas lentes de contato;
• Cristiano Ronaldo ameaçou processar a “vice-miss Bumbum” do Brasil, Andressa Urach;
• Dilma Rousseff e Geraldo Alckmin dividiram Afif Domingos em regime de guarda compartilhada;
• Rogério Ceni foi a maior vítima de bullying nas redes sociais em 2013;
• OPIB brasileiro recuperou a certa altura o que os economistas chamam de ‘trajetória em U’;
• Luana Piovani se despediu do Twitter alegando não ter maturidade para usar a rede social;
• O deputado Protógenes Queiroz processou o ursinho Ted por atentado ao pudor e apologia às drogas no cinema;
• O apelo comovente de Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, pelo respeito à privacidade do ‘Rei’: “Deixem meu pai fazer xixi de porta aberta em paz”;
• Promessa de campanha do prefeito carioca Eduardo Paes: “Se o Brasil perder para a Argentina na final da Copa do Mundo eu me mato!” 

De Tutty Vasques (Estadão)

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

TV. Porque Sam Alves ganhou o 'The Voice'

.
E para quem estava de olho no The Voice Brasil, o resultado da vitória do Sam Alves eu já havia predito 22 minutos antes ao classificar que ele levou pelo perfil mais global - muito embora tenha 'derrapado' no final da belíssima "Halleluya" que escolheu para a grande final. O programa não esteve à altura de outras edições, onde repertório e cantores estiveram melhores. Até os shows saíram fracos, exceção única para Ana Carolina, de quem eu não gosto muito. Mas deu conta do recado.


CINE. Disney corta acesso a filmes no Natal

.
Surpresa: os estúdios Disney retiram o acesso a alguns de seus filmes de Natal que eram vendidas pelo site Amazon. O incrível é que foi exatamente no dia 25 de dezsembro. A explicação está na postagem Amazon Pulls Access to Purchased Christmas Videos During Christmas.



THE VOICE. E a Thaís Lopes é a revelação

.   
A gente já tinha escolhido ela como a revelação de 2013. O pessoal da Verdes injeta confiança na beleza e no talento da repórter indicando-a para as janelas cearenses do The Voice Brasil. Iluminou a telinha.

FOTO. A da Terra vista da Lua tem 40 anos

.
Esta foto está completando 40 anos neste dezembro. Foi em 1968, quando a tripulação da Apolo 8 voou da Terra para a Lua e Frank Borman, James Lovell e William Anders eram os astronautas . No dia 26 eles fotografaram a Terra da Lua e no dia seguinte retornariam ao planeta. 


CINEMA. Um site de filmes de domínio público

.
Cinéfilos com mais de 40 anos vão adorar a dica de que existe uma página com filmes antigos que passaram do tempo de cobrança de direitos autorais e agora fazem parte do arquivo do PUBLIC DOMAIN MOVIES. A dica mais recente é a versão e 1954 de "A ùltima vez que vi Paris", melodrama com Elizabeth Taylor e Van Johnson.

CÂMERA 12. A retrospectiva da Jangadeiro

.
A TV Jangadeiro exibe às 20 horas de hoje a sua 'Retrospectiva 2013', produzida pela equipe do Câmera 12 com edição fantástica do Carlim Rocco e a participação de todos os integrantes do programa. Pelo 'trailer' já dá para se sentir o nível de qualidade que ficou o programa, reunindo a trajetória dos fatos marcantes do ano que está terminando. Um bom trabalho.


TV/BANCADA. Franciane Amaral deu conta

.
Substituindo o apresentador Nilton Jr no Jornal da Jangadeiro, às 11h20, a repórter Franciane Amaral deu conta do recado com uma personalidade impressionante. O titular havia viajado para o Cariri, onde passou o Natal em família.

TEVÊ. Globo não transmitirá a luta ao vivo

.
A jornalista Keila Jimenez revela hoje que o anúncio da Globo para a transmissão da "luta do ano" do Anderson Silva não será ao vivo. A Globo até que tentou, fez de tudo, mas só conseguiu autorização para exibi-la gravada. Espera-se que Galvão Bueno não invente de narrar como no último embate como se fosse ao vivo. 

Eis o que escreve Keila:

A Globo tentou até o último minuto ter a transmissão ao vivo da luta do UFC mais aguardada do ano: a revanche entre o brasileiro Anderson Silva e o americano Chris Weidman, que será no sábado (28), em Las Vegas. Em julho deste ano, Weidman derrotou Silva por nocaute e tomou do brasileiro o cinturão da modalidade na categoria peso médio.
A emissora, que havia gasto todas as cotas de lutas ao vivo previstas em seu contrato com o UFC, tentou trocar a transmissão da revanche pela luta de Vitor Belfort, em novembro, mas a organização do evento não aceitou. Mais adiante, fez nova proposta, envolvendo lutas previstas para 2014. O UFC novamente negou o pedido.
Caberá então à emissora aberta exibir o embate gravado, com delay (atraso) de quase 30 minutos após o seu término.
A transmissão ao vivo ficará por conta do canal de pay-per-view Combate, que também exibirá o confronto pela internet. Será a primeira vez que os assinantes do Combate poderão ver uma luta de UFC pelo site do canal.
O canal pago SporTV, fará a cobertura pré-revanche. O canal Combate vai exibir as lutas ao vivo, a partir das 22 horas no sábado, além de transmitir a pesagem dos atletas, amanhã, também a partir das 22h.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

GAMES. Os vídeos mais esperados de 2014

.
2013 vai ser lembrado como o ano que deu vida a nova geração de consoles PlayStation 4 e Xbox One.

Ainda assim, essas duas plataformas nos fez esperar para receber seus melhores títulos. Aqui estão os videogames mais esperados para 2014, segundo do site ALT1040

Destiny

Destiny une os gêneros tipo sandbox (mundo aberto de grande tamanho), RPG (que dá personalidade ao personagem e evolui em suas habilidades), FPS (ação e disparos em primeira pessoa) e MMO (jogo massivo online). Estará disponível a partir de 9 de setrembro.

Watch Dogs

O novo IP da Ubisoft promete ser, simplesmente, incrível. Watch Dogs poderia ser descrito como uma espécie de Grand Theft Auto protagonizado por um 'hacker expert'. É um jogo de aventuras e sandvox onde o protagonista é uma espécie de justiceiro mascarado que faz uso da tecnologia. O jogo deve sair para o público em 30 de junho.

Uncharted 4

Uma pesquisa mostrou que The Last of Us é considerado o melhor jogo de 2013. E os seus criadores anunciaram o retorno da saga que os catapultou à fama, com jogo curto. Uncharted 4 foi revelado em meados de novembro, quando do lançamento do PlayStation 4.. O retorno de Nathan Drake já está garantido para 2014.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

A próxima entrega do filho pródigo de Hideo Kojima está cercada de polêmicas, como a decisão de mudar David Hayter como ator para a voz de Snake. Estará disponível em setembro.

Dark Souls II

Dark Souls, é icnrivelmente dificil e frustrante e é o que há de mais genial e divertido. Dark Souls II é a nova entrega dos pais de Demon's Souls, que pretende levar de novo a viver a história de uma alma penada, que sofre e deve encontrar a cura para a sua agonia roubando almas e lutando com uma infinidades de seres e demônios. Chega em março.

Titanfall

Oito dos grandes títulos anunciados em 2013 é Titanfall, que, de fato foi premiado como o melhor jogo de magno evento de videogames. Sai também em março.

Super Smash Bros

Super Smash Bros é um jogo divertido e espetacular e ponto. E, por isso, não poderia deixar de ser o mais esperado de 2014. 

Tom Clancy's: The Division

Tom Clancy foi um famoso escritor de novelas baseadas em histórias militares, de espionagem e de conspiração simplesmente espectaculares. Muitos filmes surgiram graças as suas obras, mas também deram vida a videogames impecáveis. O próximo lançamento será Tom Clancy's: The Divison e chegará no último trimestre do próximo ano. 

The Witcher 3: Wild Hunt

Esta é a última parte da trilogia protagonizada por Geralt de Rivia, o feiticeiro do título. Estará disponível em algum momento de 204 para PS4, Xbox One e PC.

Infamous: Second Son

Uma das sagas mais populares na era do PlayStation 3 regressa com nova história, um novo personagem e gráficos de última geração para mais ação, poderes e todas essas loucuras sobrenaturais que se podiam fazer nos primeiros Infamous. Estará à venda/aluguel no dia  21 de marzo exclusivamente para PS4.

The Order 1886

A Sony sempre pode presumir de contar com muitos títulos e franquias exclusivas, embora lamentav elmente o lançamento do PS4 alterou um pouco esse asp se ha quedado corta en este aspecto. The Order 2886 é um título de ação e aventuras desenvolvido no final do século 19 com uma onda totalmente  Steampunk. Sairá exclusivamente em PlayStation 4 e chega no terceiro trimestre do ano..

The Evil Within

Ao longo do ano 2013, muitos estúdios asseguraram que "já não se fazem jogos como antigamente". A Outlast demostrou que isto não era certo e que, realmente, ainda há muitas novidades. Mas The Evil Within é muito mais ambicioso e promete será mais terrorífero que qualquer outro título. Disponível em algum momento de 2014..

GTA V para PC

Quando o Grand Theft Auto V saiu ao mercado em meados de setembro de 2013 para PS3 e Xbox 360, pareceu ser um jogo impecável, mas faltou a versão para PC que se espera chegue em 2014..

NATAL 2013. Do excelente Leonardo Boff

.
Todo menino quer ser homem. 
Todo homem quer ser rei.
Todo rei quer ser Deus. 
Só Deus quis ser menino.

 [ ].



NATAL. Guia de sobrevivência para a época

.
1. Cuidado com a tevê: o especial de Roberto Carlos pode causar 'Emoções'. 

2. Desligue a bateria do celular se não quiser ouvir a sogra no outro lado da linha.

3. Pratique a cara de alegria diante do presente recebido: como sabias que era esse o presente que eu desejava?

4. Te cuida para a comilança que as avós costumam impingir aos netos. 

5. Planeje o lugar onde você ficará durante a ceia de Natal.

6. Se não o fizestes com antecedência, deves ter pegado uma loucura na hora de comprar presentes. 

7. Se tem crianças na família, cuida para comprar brinquedos que eles gostem.

8. Se não queres aumentar a família, cuidado com a bebedeira.

9. Comece a pensar diferentes para o próximo Natal.

(Original do 40 de fiebre)  

JORNAIS. Nada de novo para contar hoje

.
E quem buscou se informar sobre os acontecimentos das últimas 24 horas na cidade e no Estado - tipo 'inauguração da adutora de Itapipoca' -, deu de cara com sites de jornais completamente desatualizados. 

Uma breve leitura revela que estamos na terça e que ainda não é Natal. Tudo está de véspera, no noticiário dos sites. É que, no feriado, os impressos não circulam e tampouco os digitais são atualizados.

É Natal, oxente!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NATAL. O mundo renasce nessa noite

.
É natal
Uma vez seguinte, ouço um coro angelical
simulando as vozes do "Hosana"
anunciando ao novo mundo a era cristã

Somos partícipes desse mágico momento
no qual a espiritualidade consagra à Terra 
as excelsitudes do bem
na figura de um deus humano
para aplacar os pecados do mundo.

Gloria In excelsis Dei.

Feliz cidade no Natal do Cristo,
o verdadeiro rei de sol de 'eras antiqvas'
e renascido na luz desse tempo hoje.

JORNAIS. A capa que Papai Noel pautaria

.

POLÍCIA. Maluf entre os mais procurados

.
Dá pra entender isso: a Interpol está divulgando a lista dos mais procurados pela Polícia Internacional. Na lista do Brasil, o primeiro é Paulo Maluf. Que a imunidade parlamentar o salve, tudo bem; mas o filho? Por que não o prenderam ainda?

Eu sou tão ingênuo!!!

TV. E Danilo Gentili se muda para o SBT

.
Agora não é mais segredo: Danilo Gentili deixa a Band e muda-se com equipe e o programa "Agora é Tarde" para o SBT. 

"No pacote oferecido pelo SBT estão um gordo salário, participação no faturamento e carta branca para montar uma equipe e um novo programa.

[...] O ex-"CQC" tem uma reunião agendada para hoje na Bandeirantes, em que ele deve se desligar do canal.

Além do humorista, o SBT está contratando a jornalista Najad Haddad e o apresentador Otávio Mesquita, também ex-Band.
-




segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CINEMA. Uma polêmica cine hulliudiana

.
E uma opinião postada no Facebook, após a exibição do filme "Cine Hulliúdy" pela Rede Globo, na madrugada de sábado, gerou uma polêmica que envolveu de um lado o jornalista Pedro Alves, o diretor Halder Gomes e vários internautas.. 

O jornalista Pedro Alves diz não ter gostado do filme, expôs esse pensamento nas redes sociais, o bastante para receber uma reação que ele classificou de feroz. "Parecia que o mundo tinha acabado", contou ele ao GENTE DE MÍDIA. 

A discussão saiu das redes sociais, ganhou a edição digital de O Povo, repercutindo o que escreveu Halder no FB: "faz um melhor; é bem facil". Pedro disse que apenas deu uma opinião pessoal, como qualquer pessoa pode referir-se a qualquer produto cultural.

2013. Diário elege os melhores da tevê

.
O Diário de SP fez uma pesquisa junto a internautas e leitores que escolheram os destaques do ano na música e na TV

No total, são 13 categorias e três concorrentes para cada uma na briga pelo título de Melhor do Ano. A disputa, no geral, foi acirrada. Entre os vencedores está grande parte do elenco de “Amor à Vida” – eleita a Melhor Novela do ano – , como a atriz Paolla Oliveira e os atores Mateus Solano, Antonio Fagundes e Thiago Fragoso. Na música, a briga pelo título de Música Chiclete foi  apertada, mas a Banda Pollo acabou superando o sucesso da poderosa Anitta e levou a melhor com o hit “Vagalumes”, presente na trilha sonora de “Sangue Bom”. Veja a seguir a lista completa dos ganhadores

MELHOR ATRIZ

45% Paolla Oliveira (Paloma, “Amor à Vida”)
No papel da filha de César  (Antonio Fagundes) e Mariah (Lucia Veríssimo), a atriz se destacou na novela e mostrou domínio da dramaturgia em cenas fortes e de emoção, como o parto no banheiro do bar, as brigas com o pai, a descoberta de que Paulinha (Klara Castanho) é sua filha,  a traição do irmão, Félix (Mateus Solano), que roubou a menina, quando  era  bebê, e a jogou em uma caçamba.

30% Camila Pitanga (Isabel, “Lado a Lado”)

25% Nanda Costa (Morena,  “Salve Jorge”)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

75% Giovanna Antonelli (Heloisa, “Salve Jorge”)
Na época da exibição da  novela de Gloria Perez, a atriz tornou-se exemplo para as delegadas, por conta de seu  profissionalismo, em uma área ainda pouco dominada pelas mulheres, e virou referência de moda  – o look completo, formado por camisas estampadas, cintos duplos e calças no estilo pantalona, estavam em quase todas as vitrines das lojas.

20% Vanessa Giácomo (Aline, “Amor à Vida”)

5% Totia Meirelles (Wanda, “Salve Jorge”)

MELHOR ATOR

73% Mateus Solano (Félix, “Amor à Vida”)
Neste ano, o grande vilão da novela das nove  roubou a cena e o coração do público. Apesar de todas as maldades as quais já aprontou na trama, o filho de César se tornou queridinho dos telespectadores. Mateus tem sido muito elogiado nas redes sociais por conta de seu trabalho. Um dos capítulos mais marcantes da novela foi quando Félix foi desmascarado pelo pai na frente de toda a família – neste dia, o ator foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Nas cenas mais recentes, Mateus tem feito o público se divertir vendendo hot dog na Rua 25 de Março.

17% Humberto Carrão (Fabinho, “Sangue Bom”)

10% Antonio Fagundes (César, “Amor à Vida”)

MELHOR ATOR COADJUVANTE

50% Thiago Fragoso (Nikko, “Amor à Vida”)
O drama do sushiman na novela de Walcyr Carrasco também mexeu com os telespectadores. Gay assumido e casado com Eron (Marcello Antony), ele teve seu amor e filho roubados por Amarilys (Danielle Winits) – a princípio amiga do casal e barriga de aluguel do filho deles.  A atuação de Thiago emociona e o público torce para o final feliz que o loiro merece. Será que ele vai ficar com  Félix (Mateus Solano)?

28% Alexandre Nero (Stenio, “Salve Jorge”)

22% Adriano Garib (Russo, “Salve Jorge”) 

MELHOR NOVELA

45% “Amor à Vida” (Globo)
Mesmo se mostrando uma trama arrastada na reta final, a novela de Walcyr Carrasco prendeu a atenção logo no primeiro capítulo por conta da trama rápida e dos vários acontecimentos ao mesmo tempo.  Além disso, os dramas familiares, próximos do que acontece na realidade, conquistaram os telespectadores.

30% Salve Jorge

25% Lado a lado

MELHOR DUPLA/GRUPO

45% Jorge & Mateus
Vice-campeã da categoria. a dupla lançou neste ano CD e DVD “Jorge e Mateus at the Royal Albert Hall”, gravados em Londres. A ideia deste trabalho era reunir as melhores músicas da carreira dos sertanejos e regravá-las com pequenas mudanças nos arranjos e melodia. Neste ano, Jorge & Mateus também lançou seu quarto álbum,  recorde de vendas e o carro chefe da  turnê de  2013.

32% Victor & Leo
A dupla levou o Grammy Latino 2013 de Melhor CD Sertanejo com o disco 
“Ao Vivo em Floripa”

23% Jota Quest 
A banda lançou o CD “Funky Funky Boom Boom” e o hit “Mandou Bem” dominou as rádios

MELHOR CANTORA

58% Ivete Sangalo
Em 2013, a cantora  completou 20 anos de carreira e, para comemorar a data, gravou, um DVD especial na Arena Fonte Nova, na Bahia. Além disso, neste ano a baiana fez uma participação no cinema, no filme “Crô”. Vale lembrar que Ivete foi eleita a Melhor Cantora pelos leitores do DIÁRIO no ano passado e neste ano também conquistou o Prêmio Multishow.

29% Anitta
A funkeira estourou com o hit “Show das Poderosas” 

13% Gaby Amarantos
Este foi o ano da cantora, presença constante na  TV

MELHOR CANTOR

69% Luan Santana
Eleito o Melhor Cantor pelo segundo o ano consecutivo,  Luan lançou um EP com cinco músicas, entre elas  “Te Esperando” e “Garotas Não Merecem Chorar”. O sertanejo também  gravou um CD e DVD, entitulados “O Nosso Tempo É Hoje”.  Este é o  terceiro DVD de Luan em seis anos de carreira. Ele lançou “Ao Vivo”, em 2009, e “Ao Vivo no Rio”, em 2011. O clipe da música “Tudo O Que Você Quiser”, de seu mais recente trabalho, já alcançou mais de 32 milhões de visualizações no YouTube.

21%  Michel Teló
Em 2012, Teló levou o prêmio de Música Chiclete, com “Ai, Se Eu Te Pego” 

10% Naldo
O funkeiro bombou com o hit “Amor de Chocolate”

MÚSICA CHICLETE

40% ‘Vagalumes’
A Banda Pollo, formada por pelos MC’s Luiz Tomim,  Adriel de Menezes e DJ Kalfan, ficou famosa após lançar a música “Vagalumes”, que alcançou mais de 30 milhões de visualizações no YouTube. O hit também fez parte da trilha sonora  de “Sangue Bom”, novela das sete da Globo,  e teve participação especial do cantor Ivo Mozart. “Vagalumes” foi indicada ao Meus Prêmios Nick 2013 e levou a melhor na categoria Música  Ano. O grupo, que já tem um CD lançado – “Vim Pra Dominar o Mundo” –, pretende gravar um DVD no ano que vem.

38% ‘Show das Poderosas’
A música de Anitta foi uma das mais tocadas nas rádios neste ano.

22% ‘Piradinha’
O hit de Gabriel Valim virou sucesso como trilha sonora de Valdirene (Tatá Werneck), em “Amor à Vida”.

PROGRAMA DE HUMOR

42% ‘A Praça É Nossa’ (SBT)
Há 26 anos no ar, o humorístico é um dos programas mais tradicionais da televisão. Apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega, no SBT,  a “Praça” tem como personagem de destaque a menina Nina, interpretada por Marlei Cevada, e Alexandre Porpetone, quefaz Marcelo Revende,  sempre “cortando para ele”.

32% ‘Pânico’ (Band)
A equipe comandada por Emílio Surita venceu em 2012 e trouxe  novos quadros de humor em 2013, com destaque para o “Poderoso”, quadro de Eduardo Sterblitch.

26% ‘CQC’ (Band)
Com entrevistas divertidas, o programa renovou seu elenco em 2013 e promete novas alterações para 2014.

ATRIZ MIRIM

72% Giovanna Grigio (Mili, “Chiquititas” - SBT)
Com apenas 15 anos e com a responsabilidade de interpretar a protagonista do remake da novela que foi sucesso nos anos 90, Giovanna comemora o sucesso de seu trabalho. “Conseguir trabalhar em uma novela incrível, como ‘Chiquititas’, e ter o meu trabalho reconhecido é um sonho. 

Só posso dizer que tenho muita gratidão”, disse ao DIÁRIO, ao saber do título.  
E engana-se quem pensa que ela está satisfeita:  “Espero que em 2014 a novela faça ainda mais sucesso”, torce a atriz.

18% Mel Maia (Pérola, “Joia Rara” - Globo)

10% Klara Castanho (Paulinha, “Amor à Vida” - Globo)

APRESENTADOR

46% Rodrigo Faro - “O Melhor do Brasil” (Record)
Depois da saída de Gugu Liberato da emissora, Faro foi convocado para apresentar o programa aos domingos e, em pouco mais de cinco meses da mudança, parece já ter conquistado seu espaço. O apresentador agradeceu o carinho do público. “Receber essa notícia de ter sido escolhido  pelos leitores é motivo de orgulho e incentivo para eu  continuar trabalhando e crescendo como comunicador, principalmente pelos outros apresentadores que estão ao meu lado”, elogiou Faro. 

28% Danilo Gentili - “Agora É Tarde” (Band)

26% Tiago Leifert - “Globo Esporte” e “The Voice Brasil” (Globo)

APRESENTADORA

42% Fátima Bernardes - “Encontro com Fátima Bernardes” (Globo)
A jornalista enfrentou o desafio de abandonar as bancadas do “Jornal Nacional” para apresentar um programa de entretenimento na emissora. Fátima superou as críticas e conquistou o público das manhãs ao discutir os mais variados temas no programa, desde assuntos familiares, profissões, polêmicas, acontecimentos do dia. Além disso, a apresentadora conta  com a presença de especialistas nos assuntos abordados, artistas da emissora  e músicos convidados.

37% Fernanda Lima - “Amor & Sexo” (Globo)

21% Ticiane Pinheiro - “Programa da Tarde” (Record)

TEVÊ. O que o público considerou melhor

.
O jornal Agora, de SP, resolveu perguntar aos seus leitores quais os melhores acontecimentos da TV em 2013. E, pasmem! Está dando Silvio Santos, no programa da pegadinha da menina fantasma.

domingo, 22 de dezembro de 2013

TV. Retrospectiva do Câmera 12 será 5ª

.
A TV Jangadeiro encarregou-nos - a nós da coordenação Nonato e Ariane Cajazeiras e a equipe do Câmera 12 - a realização de um balanço do que marcou 2013. O resultado está no trabalho de todos os integrantes na próxima quinta-feira, dia 26, às 20 horas. Assistam.

BODAS. Paulo Diógenes casa-se dia 15

.

Há cerca de um mês recebi convite do Paulo Diógenes para o seu casamento com o administrador de empresas Tarcísio Rocha, no próximo dia 15 de janeiro. Os dois serão apadrinhados pelo prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e pelo deputado federal Jean Willys, que virá de Brasília para a cerimônia. 

O que, antigamente, poderia suscitar surpresas, hoje em dia revela-se como atitude respeitosa de quem deseja oficializar civilmente a relação afetiva compartilhada pelo seus melhores sentimentos. 

Paulo, que é um profissional de competência reconhecida nacionalmente, através do humor e, neste 2013, com atuação parlamentar, tem o DNA de uma família consagrada a (con)vivência humanitária e espiritualizada. Deus abençoe os dois.

sábado, 21 de dezembro de 2013

NOMES. Morre Cesar Augusto, o diretor U/B

.
Depois de meses enfrentando uma grave doença, provocada pelo uso do cigarro, quem se foi hoje foi o nosso César Augusto, um dos mais competentes editores de vídeo da televisão cearense. Durante muito tempo ele foi editor e diretor de imagens de programas como "Botando Boneco", da TV Jangadeiro, onde tinha o hábito de acrescentar ao seu nome a inscrição U/B, iniciais de seu sobrenome Uchoa Batista, mas que ele brincava dizendo ser 'o  bom'.

Antes disso, eu vim saber que César trabalhara em agências de publicidade, tendo sido sócio de uma delas até que se bandeou para a televisão. Era uma figura muito querida pelos companheiros de atividade e sua passagem é lamentada por antigos profissionais com quem compartilhou trabalhos, como a jornalista Ana Vila Real, que ao saber da morte física do César escreveu no Facebook: "Ow meu Deus!!!! O César.... grande profissional e amigo! Que tristeza". 

Seu corpo está sendo velado na Funerária Alvorada, que fica ali próximo ao polo esportivo de Parangaba e o sepultamento será amanhã às 10 horas, no Parque da Saudade. 

Vibrações de paz para o seu espírito, é o desejo nosso. .

PLÁGIO. Beatle chupou sucesso do Chiffons

.
Falar de plágio, a gente tem muitas citações. Todo mundo conhece - ou, pelo menos, já ouviu falar de 'My Sweet Lord', a encantadora música de George Harrison, dos Beatles. Pois, ouça a música "He´s So Fine" do grupo The Chiffons:



Não é incrível a semelhança? Ela foi gravada em 1963. E o que se diz so bre o plágio. "George sentiu o drama ao escutar Compreendeu com clareza que havia copiado algumas notas da canção dos Chiffons, e percebeu que teria problemas. Sobretudo considerando o êxito que 'My Sweet Lord' atingira. O caso ganhou repercussão, e a Editora Bright Tunes entrou com ação na justiça. George veio à público e defendeu-se. Admitia o plágio, embora julgasse que o mesmo não era intencional. Penitenciou-se em programas de rádio e TV, alegando que – se mais atento – teria promovido pequenas modificações no arranjo, o que evitaria as comparações. E complicações".

AGUARDE OUTROS CASOS

FOTOGRAFIAS. Fakes que se tornaram virais

.

ESCRITOS MEUS. Papai Noel de saco cheio

.
Cansei
De distribuir sonhos e fantasias,
Quimeras de Natal,
Para crianças sem natais.

Papai
Noel de tantos dezembros, fui
E de janeiro a janeiro
Me inquietava não sê-lo.

Como
Encarar esse bocado de gente
Sem pai, sem mãe.
Arrimos de tudo que são?

Melhor
É parar por aqui, aposentar
A veste vermelha
Pois já estou de saco... cheio”