segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

BLOG. Os que mais deixaram comentários

.
Eu tenho um agradecimento a fazer. Primeiro, a todos os internautas que, durante 2012, acessaram, leram nossos posts e, principalmente, os que deixaram comentários. Depois a um em especial.

O mais assíduo é um homem de rádio - Ismael Luiz - que na vida profissional tem o nome artístico de Paulo Roberto. Ele está à frente de todos aqueles que marcaram presença este ano no GENTE DE MÍDIA. São muitos, mas eu preferi relacionar os 20 que mais recorreram aos comentários, inclusive, criticando, elogiando e ajudando a melhorar o blog. 

01.- Ismael Luiz 02 - Marcos Mpe – Maranguape 03 - José Arimatéia dos Santos 04 - Rubens Correia 05 - J. Neto 06 - Professor Djacyr 07 - Elon 08 - Antonio Matheus 09 - Alaércio Flor – Henrique Jorge 10 - Wllington Silva 11 - Janio Alcântara 12 - Flávio Neilo – 13 - P A R A L E L O 14 - César Augusto – Rádio Cidade 15 - Eduardo Valente 16 - Beto Fernandes 17 - Newton Silva 18- David Coelho – Maraponga 19 - Ian Gomes 20 - Germano Ribeiro

12 > 13. As imagens do ano do Google

.

CINEMA. A filmografia roliúdiana de 2012


PENSAMENTOS. Sobre o ano que se vai

Daqui há 4 existências, não vou esquecer o que mais fiz em 2012. Depois da 5ª vou me lembrar q melhorei, no ano, minha radiância espiritual
2012 foi um ano que me deu coragem. Para cortar amarras de 30 anos com as quais pensava encerrar a minha operação 'Suor do Meu Rosto'. Venci
Em torno de mim circunavegam os vivos que já se foram. Eu abraço à distância os mortos que vêm tirar 2tões de conversa . Neles, sinto vida.
Tuitar é um verbo fascinante; principalmente, quando a gente coloca a alma no 'post' e a divide com os amigos que socializam as redes da web
Andei 60 janeiros para chegar aqui. Não será um pequeno contragosto da Vida que vá me tirar a chance de dizer sempre que eu sou feliz. Sou.
Tão pouco tempo tenho para dizer ao ano velho o quanto lhe sou grato; pelo que passei e pelo que aprendi. Amanhã, talvez, dele sinta saudade
O rio jamais pode queixar-se da fonte sua cota de ajuda. São de gotas que ele se faz, adoçando terras, ventralizando frutos e se fazendo mar
Feliz ano velho, que me trouxe mais do que eu (mais) merecia. Salve novo ano! Que não me tire o que eu mais preciso e que ainda não tenho.
O mar de novidades que o ano novo pode nos trazer, depende do curso das águas de nosso rio. Muitas são evaporadas antes de chegar à praia
Um menino comprou um calendário novo achando que tudo mudaria pro seu lado. Todo menino é um rei, mas precisa de alguém que pense por ele.
Quem acha que tudo de bom estar guardado no novo ano que vai chegar, na verdade, não se conhece. O novo começa em nós; em mudar atitudes.
As raízes de 2013 estão encerradas no chão de cada um de nós. Vale é cuidar bem da planta que nasce para que as suas sementes dêem frutos.

PENSAMENTOS. Um bom para o ano novo

.
Nunca 

é 

tarde 

demais 

para 

chegar 

onde 

você 

está 

indo

CALENDÁRIO. Os feriados do ano novo

01/01 Terça-feira Confraternização Universal
1 dia para este feriado.
12/02 Terça-feira Carnaval
1 mês e 12 dias ou um total de 43 dias para este feriado.
29/03 Sexta-feira Paixão de Cristo
2 meses e 28 dias ou um total de 88 dias para este feriado.
21/04 Domingo Tiradentes
3 meses e 21 dias ou um total de 111 dias para este feriado.
01/05 Quarta-feira Dia do Trabalho
4 meses ou um total de 121 dias para este feriado.
30/05 Quinta-feira Corpus Christi
4 meses e 29 dias ou um total de 150 dias para este feriado.
07/09 Sábado Independência do Brasil
8 meses e 7 dias ou um total de 250 dias para este feriado.
12/10 Sábado Nossa Srª Aparecida - Padroeira do Brasil
9 meses e 11 dias ou um total de 285 dias para este feriado.
02/11 Sábado Finados
10 meses e 2 dias ou um total de 306 dias para este feriado.
15/11 Sexta-feira Proclamação da República
10 meses e 15 dias ou um total de 319 dias para este feriado.
25/12 Quarta-feira Natal
11 meses e 24 dias ou um total de 359 dias para este feriado.

2013. Como os designers vêem o novo ano

.





ANO NOVO. Google celebra com um doodle

.
 

JORNAIS. O Estado continua fora do ar

.
Semana passada, ao consultar o site do jornal O Estado (do Ceará), notei que estava com problemas de manutenção. Imaginei fosse algo temporário. Agora, um leitor nosso - professor Djacyr - nos faz a observação de que já demanda um mês essa ausência. 

O que está acontecendo, perguntamos nós?


CHARGES. Bota-fora inspira os chargistas

.


domingo, 30 de dezembro de 2012

ROBERTO CARLOS. Um domingo com o rei

.

TWITTER. Piratearam o perfil do escritor

.
Tem pirataria na área. Do Twitter. É a conta do escritor norte-americano Philip Roth. O perfil é falso. Quem visitar @PhilipRothOffic

TV. A pior audiência do "Globo Esporte

.
Em 2012, o 'Globo Esporte' chegou aos menores índices de audiência desde que foi lançado em 2000.

JORNALISMO. As previsões para a atividade

Para fechar 2012, o Nieman Journalism Lab pediu a algumas das pessoas mais inteligentes da área, para prever o que 2013 trará para o futuro do jornalismo. 

Leitura interessante aos profissionais da atividade. Há quem reivindique a volta do sentimento.  

"Os jornalistas têm uma rara oportunidade de usar a mídia social para resolver um conflito de longa data e que diz respeito ao significado da emoção no jornalismo e para resolvê-lo de forma a evoluir além do binário subjetividade/objetividade.  Não existe uma receita que sirva para todos. Diferentes contextos exigem abordagens diferentes. Mas, um verdadeiro equilíbrio entre sentimento e notícias pode ser prestado através das mídias sociais e podem conduzir para o avant journalism - isto é, o jornalismo híbrido de liminaridade, pluralização e ruptura".
(Zizi Papacharissi, professora e chefe do Departamento de Comunicação da Universidade Illinois, além de editora do Journal of Broadcasting and Electronic Media.)

  §"Chefes de redação devem articular que o papel do jornalista na sua redação em 2013 agora inclui "a responsabilidade de trazer mais público digital para o seu jornalismo."
§  As redações devem ser pivô de criação de um grande conteúdo para as audiências digitais... 
§  As empresas de mídia deveriam parar de ceder a relação entre seus leitores e publicidade para terceiros e agências.
  §  A inovação de publicidade de empresas de mídia deve se tornar tão crítica como a inovação de conteúdo.
  §  "Primeiro o celular" deve tornar-se um mantra na redação. 
        (Raju Narisetti é chefe de redação do WSJ Digital Network)

sábado, 29 de dezembro de 2012

2013. Tem um ano novo sendo carregado

.

LEI DE MÍDIA. Igreja Católica é beneficiada

Leia MAIS.
Os evangélicos andam por conta com a presidente argentina, Cristina Kirchner. É que hoje entrou em vigor a Lei de Mídia, aprovada em 2009 e que determina que a Igreja Católica será a única entidade religiosa que terá deireito a canais de TV e estações de rádio sem necessidade de autorizações prévias ou licitações. 

E saber que a Argentina, a exemplo do Brasil, é um estado laico. 

RÁDIO. As 5 AMs mais ouvidas nesta manhã

.

ERA DIGITAL. Google remove links piratas

.
O Google removeu 51 mil links piratas e 2012. Na página de transparência do buscador tem a relação dos pedidos de remoção. 

A Apple vai pagar indenização a escritores chineses por uso indevido de seus textos. 

Aliás, a China anunciou ontem normas que darão fim ao anonimato de usuários e ampliam o controle da navegação na Internet. 

Membros do grupo Anonymous ameaçam hackear sites da Polícia da Califórnia, se não for punido um policial que atirou 11 vezes contra um civil inocente à queima-roupa.



CINEMA. Em 2012, o predomínio do humor

.

Se em anos anteriores, os temas do espírito arregimentaram público para as salas exibidoras, em 2012 o Cinema Brasileiro foi marcado pelas comédias de humor. 

O filme nacional mais visto foi "Até que a Sorte nos Separe". A fita levou 3,5 milhões de espectadores aos cinemas. Como diz o dito popular, 'não se mexe em time que está ganhando', em 2013 o riso deve puxar outros títulos. 

Os nomes mais cotados da bilheteria nacional têm Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch e Leandro Hassum. O humorista, que faz dupla com Marcus Melhem na tv em "Os Caras de Pau" já tem confirmada a realização da versão cinematográfica do humorístico, além de se travestir de '"Capitão Gay", a criação bem humorada de Jô Soares que vai ser filmada,, segundo informa o colunista Alan de Faria. 

RÉVEILLON. A TV Diário transmite a festa

.
O réveillon da Solidariedade, como vem sendo chamado o bota-fora de 2012 em Fortaleza, vai ter transmissão ao vivo da TV Diário, a partir das 23h30min. 

A informação é do jornalista Egídio Serpa, em seu blog 

2013. A marcha do tempo e a ideia do novo


Já repararam como somos aficionados com a ideia de ciclos, fim de eras e términos de qualquer coisa? Mesmo quando empreendemos uma tarefa de lançamento, como nas viagens espaciais, a contagem regressiva rapidamente nos leva ao início de uma nova aventura ainda que desconheçamos o seu percurso. 

É assim, também, com a mudança do calendário. O fim do ano nos dá uma certa impressão de que podemos, de forma mágica, fechar a página do que vivemos e, descompromissados de tudo, começar do zero, quando o correto seria a continuidade do projeto que estamos encetando. 

Mas a alma humana, como escreveu o mestre em Educação, Mário Sérgio Cortella, "tem obsessão pelos insistentes fins e recomeços e fica ainda mais aguda quando nos remetemos aos anos". 

Mais do que propriamente ressaltar as conquistas que se teve nos dias que findam, o que nos leva a celebrar os novos tempos que chegam é a certeza de que, aquilo que não deu certo por culpa de nossa inconstância ou desídia, pode ser jogado na lixeira do esquecimento e nos dedicarmos livremente ao ano que está chegando. 

O poeta alemão Schiller escreveu: "três aspectos tem a marcha do tempo: o futuro aproxima-se hesitante; o agora voa como seta arremessada; o passado fica eternamente imóvel". E, assim, adoramos os finais e nos agarramos de corpo e alma ao recomeço de qualquer coisa. 

Provavelmente, porque não fizemos por onde alcançar o sucesso de nossos desejos - e, nesse caso, adoramos culpar o ano velho como se ele fosse o culpado de nosso fracasso. 

Em tudo isso, há um lado positivo. O de nos alimentarmos, uma vez seguinte, dessa força chamada esperança. Essa força energética que é tão eficaz para a alma, consegue remendar os pedaços dos sonhos partidos; reanimar os desejos que ainda estão de pé e fundir em nosso íntimo a satisfação de que o novo pode permitir mudanças no nosso próprio compromisso conosco. 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TEVÊ. Fernanda Montenegro é a maior

.
Um exemplo de texto limpo, sem precisar de apelações, onde humor, emoção e criatividade se misturam. Falo de "Um doce de mãe', que a Globo exibiu ontem. 

O post aqui é para dar um salve a Fernanda Montenegro no papel de dona Picucha. Notável. Como era de se esperar. 


CINEMA. Spielberg volta a filmar 'Tubarão'

.


Hollywood anda mesmo sem (grandes) ideias. Tanto que um gênio como Steven Spielberg anuncia que vai filmar o remake de Tubarão '(Jaws, 1975), o primeiro hit de sua carreira e um dos filmes que ajudaram a definir o conceito de blockbuster. O anúncio foi acompanhado da confirmação da primeira contratação para a nova versão: Clint Eastwood.

DOS OUTROS. Tutty Vasques balança 2012

.

RETROSPECTIVA (II)


• Fatos irrelevantes que marcaram 2012
reprodução
Uma feira do livro em Ribeirão Preto terminou em conflito com a polícia;

• José Genoíno parou de fumar;
• O marido de Ana Hickmann chamou o marido de Adriane Galisteu de frouxo;
• O calcanhar de Aquiles subiu à cabeça de Adriano;
• O brasileiro gastou R$ 5,92 bilhões em cuidados com animais de estimação;
• Na contramão do aquecimento global, a Antártica bateu recorde de congelamento;
• Sair de Cuba ficou mais fácil que entrar nos EUA;
• Caiu a obrigatoriedade do visto de entrada para brasileiros nos seguintes países: Letônia, Malta, Chipre e Estônia;
• Morreu mais gente no Japão em acidentes na banheira de casa – cerca de 14 mil pessoas no ano – do que em desastres de automóvel.
• A ex-BBB Renata Dávila chupou o dedão do próprio pé em pose para a ‘Playboy’;
• Padre Marcello confessou que já tomou anabolizantes;
• Neymar cortou quatro vezes o cabelo desde que começaram os boatos de seu namoro com a atriz Bruna Marquezine;
• Um vibrador de ouro avaliado em R$ 8 mil foi roubado de uma sex shop em Brasília;
• Cientistas israelenses desenvolveram um tipo de maconha que não dá barato;
• O Rio promoveu a cachaça a patrimônio histórico e cultural do Estado;
• Juliana Paes aproveitou a folga nas gravações de ‘Gabriela’ para levar o marido a uma boate gay;
• Luciano não se separou de Zezé di Camargo;
• Milton Nascimento e Toninho Horta fizeram as pazes;
• Rubinho Barrichelo precisou usar todo seu charme em casa para dobrar a resistência da patroa com os chamados circuitos ovais;
• Luana Piovani aproveitou o finalzinho de sua gravidez para bater boca pelo Twitter com o cara da capa da revista ‘G Magazine’.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

INFOGRAFIA. A pesquisa do Ibope na tv

.
Um dia, uma pessoa me perguntou como é feita a pesquisa de audiência nas emissoras de televisão. Hoje encontrei uma infografia do Ibope contando tim-por-tim como se faz o trabalho que compilo para quem se  interessar. 

 

MÍDIA. Onde e quando mais se ouve rádio

.

Os números dizem tudo. Onde mais se ouve rádio: em casa. De segunda à sexta. As emissoras noticiosas são as mais procuradas, enquanto as que tocam música marcam audiência com repertório sertanejo.


O veículo rádio tem 76 por cento de penetração; hoje é ouvido mais por homens do que por mulheres;