quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ÉTICA. Na mídias sociais como no impresso


Os jornais brasileiros discutem a conduta ética dos jornalistas nas mídias sociais. Seminário promovido pela Associação Nacional dos Jornais, discutiu esse tema em SP. Chega-se a conclusão que a ética no jornalismo exercido nas mídias digitais é a mesma dos meios impressos, segundo Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ.

Em matéria da Folha de SP, hoje, Mariana Barbosa ressalta que "o jornalista, a exemplo de qualquer cidadão, não está imune de fazer comentários impulsivos e inapropriados na rede. A diferença é que, mesmo em contas privadas nas redes sociais, o que se escreve pode atingir a imagem -e a credibilidade- da empresa em que trabalha".

Só para se ter ideia, uma pesquisa da ANJ com 80 jornais do país mostra que 9% demitiram algum profissional devido a comentários não apropriados nas redes sociais.

O levantamento mostra ainda que 68% das Redações incentivam o uso das redes sociais pelos jornalistas. E que 77,5% dos veículos têm políticas sobre comportamento no mundo virtual. No entanto, somente 22,5% dispõem de regras formais e escritas. Em 55% das redações a política sobre o uso das redes sociais é apresentada de maneira informal ou verbal.

(Com informação da Folha)

Um comentário:

J. Neto disse...

Olá! Hoje, 27, aconteceu um evento na defensoria publica sobre o tema: Cidadania e Jornalismo. Gravei alguns videos e queria compartilhar esse momento de grande aprendizagem com os seus internautas.


Video1: Antino Silva fala sobre Redes Socias "A Web veio para acabar com nossas vidas" - http://www.youtube.com/watch?v=n6S93zkpN6Q

Video2: Plinico Bortolotti fala sobre Assessores e Jornalistas "Normalmente as pessoas importantes morrem nos horarios mais incovenientes."
http://www.youtube.com/watch?v=MlPDH_0O2fs

Video3: Ana Quezado e Eulalia Camurça falam sobre Telejornalismo"(TV)Ainda hoje e considerado o veiculo mais poderoso da Terra" http://www.youtube.com/watch?v=YjWHQkDYmeI


Informações do Evento: 1ª edição do Evento Comunicação e Cidadania, que será realizado no dia 27 de Outubro de 2011. Na programação, jornalistas de diferentes veículos de comunicação expõem a importância da aproximação entre o Serviço Público e a Imprensa. Na oportunidade, os profissionais também vão mostrar um panorama sobre a dinâmica de produção das mídias em que atuam.