sábado, 31 de julho de 2010

Vídeo. Comercial se indispõe com as sogras


Som. Uma música com cara de sábado


Novidade. Chico Xavier em DVD para cegos


O filme "Chico Xavier" (foto) chega em DVD (R$ 29,90) e Blu-ray (R$ 89,90) com recurso especial para deficientes visuais.

Ainda pouquíssimo explorada no Brasil, a audiodescrição é o detalhamento em áudio de informações veiculadas visualmente, mas que não estão contidas nos diálogos de um filme, comportando-se como um áudio extra, integrado ao som original, que contém descrições, por exemplo, de cenários, expressões faciais e corporais dos personagens, conteúdo de texto, figurinos, indicação de tempo e espaço etc.

Inserida nos intervalos entre os diálogos e os ruídos, a audiodescrição não atrapalha o andamento do filme.

(Informação: Diário de SP)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TV. O pequeno Vinicius do Jangadeiro Kids




Há uns seis meses, o pequeno Vinicius Reis, 12, foi à feira do Aracapé, Fortaleza, quando soube que o pessoal de uma tv estaria numa cobertura ao vivo. O menino diz que sempre sonhou em ser apresentador de TV. E se fez com a ajuda da Ian Gomes e do Nilson Fagata ao revelar-se desarnado com a linguagem televisiva e uma surpreendente familiaridade com a câmera. Resultado: a participação no 'Gente na TV' acabou sendo o trampolim para um programa seu. Ao vivo.

Numa cidade onde as crianças-prodígio que apareceram no vídeo mais recentemente, logo sumiram - ou cansadas pela exposição imposta ou por não terem talento - Fagatinha, como ficou conhecido, conta que sempre viu tevê não com olhos de espectador; mas de quem, um dia, iria conviver no meio e com as pessoas desse veículo. "Sendo apresentador".

Filho de um 'maitre' que trabalha num restô do bairro de Fátima, Vinicius se diz feliz com a novidade que entrou na sua vida. Mas que não muda o jeito simples e sorridente do menino que precisou de autorização judicial para comandar o Jangadeiro Kids.

Quando pergunto o que faz com o dinheiro que tem ganho, ele diz que o emprega para pagar a mensalidade da escola onde faz o 6º ano do ensino fundamental, compra de livros e roupa, "além de ajudar a meus pais".

Seu sonho é 'crescer, aprendendo. E ser um apresentador como Silvio Santos", diz sem pestanejar. É o ídolo do garoto. E se levar em frente o sonho com a mesma garra e talento que tem demonstrado até agora na telinha, esse pequeno-grande Vinicius, um dia chega lá.

Livro. Humor maravilhosamente mórbido



Olha só que livrinho interessante saiu nos Estados Unidos. Aqui estão dez páginas do "All My Friends Are Dead" (Todos meus amigos estão mortos) de John Jory que é de um humor sarcástico, considerado pela crítica como 'maravilhosamente mórbido'.

A dica é do Pretty Hearttacks

Vide Vídeo. Quando a Polícia é 'cidadã'


Agora que tanto se discute sobre o papel do policial na vida da comunidade, fomos achar um vídeo pra lá de interessante. Ele mostra como um policial polonês age enquanto vigia um logradouro público. A 'Polis' daquele país é orientada a ser cidadã. E, pelo visto, tem policial que adooora ser chamado de 'cidadã'.

Enquete. Em quem acreditar nessa história?


Primeiro eu li a chamada no portal de O Povo 'online' e vi que a manchete estava truncada. Como se a ação de um 'bug' estivesse corrompido o site e deixou escapar lá uma anotação que tinha a ver com porcentagens, etc e tal. Fiquei curioso.


Depois, fu ler a matéria e vi que se tratava de um encontro de Ronaldo Fenômeno num jantar onde o jogador teria ido dar apoio eleitoral a um candidato, jogando também pra faturar um ibope junto a outro tipo de torcida.

Findo o come-come, o apostador foi ao Twitter e contou da satisfação de ter o craque do seu lado no que foi logo desmentido pelo próprio Ronaldo.


Quem será que tem razão: o candidato-apostador? Ou o jogador [ que deve ter ficado ] sem apostas?

O mundo é uma bola. Que, às vezes, rola quadrada demais para o meu gosto.

Sindjorce. O resultado final da eleição


Resultado oficial das eleições do Sindjorce: Chapa 1: 204 Chapa 2: 170 Brancos: 15 Nulos: 6

Sindjorce. Os cinco componentes da ética


A vitória da Chapa 1, tendo à frente Cleílson Martins para o mandato de 3 anos no Sindjorce, foi 34 votos de vantagem. A Chapa 1 da Fenaj teve 2.512 votos contra 116 da Chapa 2.

Para a comissão de Ética foram eleitos Angela Marinho, Messias Ponte, Telma Costa, Maurício Lima e Eliezzer Rodrigues, com a renúncia de Isanel Pinheiro, Paulo Ernesto Serpa e Carmina Dias (estes votados em 1º, 3º e 4 lugares).

Sindjorce. É da Chapa 1 a vitória eleitoral




Estive catando por todo canto informações sobre o resultado das eleições no Sindjorce - nós demos até quando foi possível, mas o trabalho de apuração entrou madrugada a dentro - e só agora tenho uma resposta a pergunta feita por mim no Twitter. O redator da coluna Em Off nos informa que a Chapa venceu o pleito com 34 votos de vantagem.

Li também no post da candidata Mozarly Almeida, da Chapa 2, o agradecimento aos que lembraram seu nome e o desabafo pela vitória da chapa oponente.

Sindjorce. Resultados da urna do Diário


Eleições para a diretoria do Sindjorce: na urna que foi apurada agora há pouco e que esteve na redação do Diário do Nordeste, tivemos os seguintes resultados:

Chapa 1 - 23 votos
Chapa 2 - 67 votos
Diferença 44

Comissão de Ética - os mais votados:

Isabel Pinheiro - 65
Paulo E. Serpa - 60
Carmina Dias - 57
Silvia Marta - 42
Angela Marinho - 22

Ainda faltam ser apuradas 2 urnas.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eleições. A comissão de Ética na disputa


Os primeiros votos computados da urna que ficou postada no Sindicado dos Jornalistas, referentes aos representantes da comissão de Ética junto a Fenaj:

Angela Marinho : 113
Messias Pontes : 110
Telma Costa : 109
Isabel Pinheiro: 90
Eliezer Rodrigues 82

(Informações transmitidas por Evilázio Bezerra)

Sindjorce. Os primeiros resultados da eleição


O blog GENTE DE MÍDIA está acompanhando a apuração dos votos da eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará. Votaram 402 profissionais.

Sai o resultado da 1ª urna (a do Sindicato). Chapa 1: 135 votos / Chapa 2: 71. Diferença: 64 votos. São 4 urnas. Faltam contar 3.

Novela. "Ti Ti Ti" resgata o público das sete


Depois do tremendo fracasso que foi 'Tempos Modernos' (a novela terminou sem deixar nenhum pingo de saudade, inclusive na Globo), a sucessora "Ti Ti Ti" ingressa no rol daqueles folhetins eletrônicos que batem recorde de audiência.

Só para se ter ideia, o capítulo desta quinta feira 30 pontos (30.1). A mesma pontuação que tinha marcado na prévia desta semana.

Os números são de São Paulo:
18h58 Globo 29.1; Band 6.3; SBT 4.9; RedeTV! e Gazeta 4.0; Record 2.8; MTV 0.6.
18h46 Globo 25.7; SBT 7.0; Band 6.6; Record 5.8; Gazeta 3.8.
18h45 Globo 25.7; Band 7.0; SBT 6.7; Record 5.8; Gazeta 3.3.

TV. Bonner tuíta durante intervalos do JN



Enquanto apresenta o Jornal Nacional, William Bonner não perde a oportunidade de atualizar o seu Twitter. Agora há pouco, durante o intervalo do primeiro para o segundo bloco, ele aproveitou para tuitar uma chamada de um dos assuntos seguintes. É sinal de que o notebook na bancada não é apenas um enfeite como acontece em muitos cenários de alguns programas televisivos.

TV. A norueguesa companhia de Ian Gomes



Quem entra de férias nesta sexta é a repórter Ian Gomes. Ela desfalca o 'Gente na TV' durante os próximos 20 dias, enquanto viaja para Jericoacoara, Canoa Quebrada e Senador Pompeu. "Assim mesmo nessa ordem", faz questão de frisar a 'Penélope charmosa' do endiabrado colunista Abidoral.

Mas uma viagem de férias não será apenas uma viagem. Ian Gomes afivelou malas e promete que não leva nada que lembre microfone, câmera, produção, Lúcio, Fagata, Fagatinha & cia. Ao seu lado, como naqueles romances escandinavos que eu nunca li, alguém de um mundo a qual pouco se fala: um noruguês.

Quem será esse ser que de tão longe povoa os sonhos e as fantasias dessa menina que vai deixar de lado a academia, ainda que por um período; as aulas de piano clássico, o curso de Neurolingüística, a arte e a sabedoria mundana de Baltasar Gracián, as sessões do cinema de Arte do Unibanco em companhia da Lianne Quezado, além dos entardeceres em bistrôs como o da Matu Macedo e as tapiocas do Osmar.

Ian Gomes de férias. Ao norueguês, tudo. A nós, seus fãs, a ressaca.
FALANDO NISSO

Ian Gomes escreveu: "Você não existe Nonato. Dificil contar um segredo pra você, né? Tem nada não. Inclui aí no roteiro Flexeiras. E se quiser tem lugar na mala pra você, viu? bj e inté"

Eleições. Já está no ar o site 'Ficha Limpa'


E o eleitor que desejar conferir como anda a ficha do seu candidato já pode consultar, a partir de hoje, um site com o cadastro de candidatos que atendem à Lei da Ficha Limpa. É uma das formas importantes de ajudar o processo eleitoral e livrar o País de muitos caras de pau que (super)vivem em Brasília.

A página na internet (www.fichalimpa.org.br) foi idealizada pelas ONGs Abracci (Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade) e MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

Biz. Um sobralense disputa o 'Brazilian Day'


O companheiro jornalista Haroldo Holanda foi quem me enviou a seguinte nota compilada do Rubens Lima, do 'Sobral em Revista': "O professor José Brasil Filho, diretor da Escola de Música de Sobral, está pedindo aos amigos para que possam ajudar o músico cearense, radicado nos Estados Unidos, Eliano Braz a se apresentar no "Brasilian Day" que acontece em Nova Yorque no próximo mês de outubro.

Ex-integrante da Orquestra Eleazar de Carvalho e da Banda Dona Zefa, o músico poderá apresentar seu show Eliano Braz e a Rabeca do Forró na Big Aplle. A votação acontece até o próximo 10 de agosto para votar."


Para votar, clique http://www.brazilianday.com/2009/banda09.html

Ibope. Blog divulga audiência top da Janga


O blogueiro Emílio Moreno, do Liberdade Digital, destaca post no Twitter do diretor-executivo da TV Jangadeiro, Chagas Vieira, com relação ao Ibope da emissora que chegou a superar os números da Rede Globo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Photoshop. Capa de uma revista com e sem


Nomes. A efêmera vida de quem tem fama


Estava comentando ontem com colegas sobre o quanto é efêmera a fama. Enquanto um profissional está no batente, no dia-a-dia, todo mundo fala dele. De bem ou de mal. Basta sair da vitrine - seja rádio, jornal, cinema ou tv - e é logo esquecido. E o pessoal listou alguns casos locais.

Famoso nas manhãs da Verdinha, Carlos Augusto sumiu com a aposentadoria prévia. Evidente que ouvintes ainda se ressentem da ausência dele no microfone. Mesma coisa pode se dizer de Marilena Lima. A repórter com passagens pelo Barra e Comando 22, responde agora pelo trabalho junto a sua produtora de vídeo.

Ninguém mais fala de Tadeu Nascimento, o primeiro 'Barra Pesada'. Uma das vozes mais distintas do rádio noturno, Juarez Silveira, o 'Pássaro da Madrugada' vive enfermo por conta de um acidente vascular cerebral. Até os antigos colegas o esqueceram. Por conta do afastamento, passou momentos difíceis. Idem para o querido Paulo Roberto, sucesso estonteante como o secretário do povo na 1010.

De Jonas Filho, noticiarista da AM do Povo, poucos lembram. Mudou de profissão. Jalmir Monteiro, um ícone da 'Discoteca do Fã', aposentou-se. Até o próprio criador da discoteca nos tempos da Rádio Iracema, José Lisboa - "acabou-se o milho, acabou a pipoca", se ouve falar pouco.

Fama, sucesso, aplausos... tudo é efêmero. Como é efêmera a vida da matéria.
FALANDO NISSO

Fátima Abreu* disse: "Pois é, ontem mesmo estava vendo o jornal na TV e sempre quando aparece alguém falando, os caracteres indicam a profissão da pessoa. Neste mundo precisamos do sobrenome que a empresa nos empresta. Mas, amizade verdadeira transcende esse endereço, não é verdade?"
* Fátima Abreu é diretora da FM Assembleia

Cinema. Em agosto sai a versão de 'Titanic 2'




Dá pra se imaginar uma sequência de 'Titanic'? Pois acredite, ela existe e já tem data de estreia. Será no próximo dia 24 de agosto.

A ideia da continuação do filme de James Cameron nunca foi levada a sério em Holywood. Mas um estúdio fez 'Titanic II' cujo trailer já está na rede.

O filme foi produzido pela The Asylum, a mesma empresa que produziu "30 Mil Léguas Submarinhas", "Guerra dos Mundos 2" e "11 de Setembro". É estrelado por Bruce Davison, Brooke Burns e Shane Van Dyke, filho de Dick Van Dyke, que também escreveu e dirigiu.

FONTE

Novela. Atores de 'Passione' se machucam


O acidente sofrido pela atriz Cleyde Yáconis, 86 - fraturou a bacia durante uma queda - não tem nada a ver com as estripulias que dona Brígida, a personagem escrita por Silvio de Abreu, anda cometendo com seu Diógenes (Elias Gleiser).

No capítulo de ontem, os dois velhinhos saíram todos saracoteando para conhecer o colchão novo que o motorista comprou para os encontros fortuitos.

Já o ator Rodrigo Lombardi machucou o ombro enquanto gravava cenas de luta com Reynaldo Gianecchini. As cenas foram feitas na semana passada; o ator sentiu um incômodo no ombro, mas continuou gravando normalmente e não foi ao hospital.

Charles. A tsunami de sangue do Clayton


Ele voltou. Das férias, claro. Falo de Clayton, o chargista de O Povo. Quem abriu hoje a página seis de O Povo, deu de cara com um trabalho desse profissional - que a gente tem até bordão para postá-lo aqui: "Quem é bom já nasce Clayton".

E, inteligente como é, Clayton nos faz pensar. Aliás, o traço de Clayton nos faz isso. Pensamos muito. E rimos. Mas hoje não é possível diante dessa tsunami de sangue que invadiu uma ponta do litoral nordestino. O Ceará. É pra se refletir.


Estava fazendo falta. O Clayton, claro!

TV. Globo tem concorrente dentro de casa


Tem emissora aberta de televisão preocupada com a TV Viva. É que o canal pago da Globo lançado há dois meses está tirando o sono da principal fornecedora de seus conteúdos: a própria Globo. E agora leio na coluna Outro Canal, da Folha de SP, que o novo canal faz acordos para não tirar audiência da emissora-mãe.

O maior sucesso da emissora é a reprise do humorístico "Sai de Baixo", muito embora a novela "Por Amor", exibida no mesmo horário do 'Vale a Pena Ver de Novo' esteja também no topo dos mais vistos. O canal já é o 16º no ranking da audiência de junho.

Duvido que a 'Vênus Platinada' tenha a coragem de fazer com esse canal o que fez com a cearense TV Diário.

Eleições. As fontes de informação do eleitor


Qual é o veículo que o eleitor brasileiro tem como principal fonte de informação? Eu diria rádio. Mas pesquisa DataFolha diz que a TV é a mídia preferida para 65% das pessoas; jornais têm 12%, e rádio e internet, 7% cada um.

Duvidar, quem há de?

Humor. Paulo Diógenes e a ajuda solidária

Foto DN
A velha afirmação da revista Seleções de que 'rir é o melhor remédio'. nunca caiu tão bem para o show que 12 humoristas realizam hoje em favor de uma instituição que cuida da saude de dependentes químicos. O show será conduzido por Raimundinha, personagem de Paulo Diógenes.

Quem conhece o Paulo, sabe que além do [ excelente ] humorista que é, desenvolve um trabalho social dos mais importantes em favor dos dependentes de drogas. Faz parte da filosofia de trabalho da família Diógenes, de orientação espiritualista.

O intérprete de Raimundinha e outros personagens populares é membro de uma entidade de apoio a viciados e a instituição passa por dificuldades financeiras. Resultado: ele e mais 11 colegas de humor resolveram ajudar a entidade. E o fazem mostrando o que sabem fazer. Sobem ao palco do Beira Mar Grill para um show beneficente hoje.

Além de Diógenes estarão no show Ciro Santos, Lailtinho Brega, Zé Modesto, Tirulipa, Skolástica, Augusto Bonequeiro, Aurineide Camurupim, Luiz Neto, Madame Mastrogilda, Oscar Brito e Ery Soares.

Hoje, a partir das 21h30, no Beira-mar Grill. Ingressos no local: R$ 25,00. Informações: 32427811. Casa Luz do Mundo: 8615.1956

Twitter. E nossa Rita se Leexa pro lixo político


terça-feira, 27 de julho de 2010

Memória. Site lembra pai do 'Amigo da Onça''


Quem tem mais de 50 anos deve lembrar-se de 'O Amigo da Onça', personagem gráfico criado por Carlos Estevão na revista O Cruzeiro e cuja carreira foi interrompida por uma tragédia cometida contra sua própria vida. Há um site dedicado ao 'pai' do Amigo da Onça que antigos e novos podem acessá-lo AQUI.


Eu era pequeno, mas me lembro bem quando ia até a estação de trem em Acopiara para pegar o número novo de O Cruzeiro. Seu Justino, o carteiro do final dos anos 50 e início de 60, pegava aquele maço de jonais e revistas, retirava a edição que meu pai pagava e lá ia eu correndo levar a publicação dos Diários Associados.

O que mais me chamava a atenção eram as polêmicas reportagens de David Nasser e Jean Manzon. Lembro-me do caso 'A Fera da Penha'. 'O crime do Sacopã'. 'A morte de Carmen Miranda', além das leituras da Última Página, o artigo de Rachel de Queiroz.

Mas era a página do Carlos Estevão - seja com o personagem do Amigo da Onça - ou as tiras que ele criava como o "Acredite Querendo' ou "As aparências Enganam" que mais me atraíam.

Cinema. 'Os vivos' que matam nossa língua


Há coisas que surpreendem na área da indústria de entretenimento. Como o caso da coleção CultClassic que não se preocupou com o vernáculo e legendou com erro de português a versão de "Os Vivos e os Mortos", último filme de John Houston, e que saiu em DVD. Dá pra engolir concerto de música ser escrito assim?


Concerto e conserto: tire a dúvida.

Web. As pérolas desta terça feira no Twitter


“no Haiti estamos segurando a vaca pros EUA mamarem” @pliniodearruda

“Eu cobro apenas 10% para realizar Minhas obras. Tem prefeito por aí que chega a cobrar 30%!” @OCriador

“Fidel publicará livro de memórias. Oportunidade rara de um cubano poder fazer algo da esquerda pra direita.” @tiodino

“O Washinton saiu do pó de arroz pro Bambi e agora do Bambi pro pó de arroz. Na boa, é Washington ou São Francisco?” @silviolach

“estou na italia a 3 dias,treinando 2 periodos,depois de amanha o time joga pela uefa,vou tentar voltar para a partida de volta!” @_FelipeMelo_

“Tava pensando, aqui. Melhor desistir de derrubar o Sarney. Afinal, o cara é um imortal.” @fernadocabral

“Se a candidatura de Maluf for impugnada vou rir mais que Alex Escobar quando Dunga perdeu a Copa. “ @fumantepassivo


Reunidos por Natália Mazzoni (nmazzoni@brasileconomico.com.br)

Rádio. Assembleia vai gerar campanha


Decisão anunciada agora há pouco no Tribunal Regional Eleitoral diz que a FM Assembleia foi a emissora escolhida para gerar o programa eleitoral do TRE de 2010.

Com relação aos programas da televisão, a TVC que fora indicada pela ACERT recusou-se a gerar, ficando a decisão para as próximas horas.

Eleições. Jornalistas escolhem nova diretoria


E a partir de hoje e até o dia 29, a categoria de jornalistas vai às urnas para escolha da nova diretoria executiva, comissão de Ética e delegados da FENAJ do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce).

Web. Vem aí a primeira missa pelo Twitter


O sacerdorte da Igreja Metodista britânica, Tim Ross, anunciou que vai utilizar o Twitter para realizar uma cerimônia, no dia 14 de agosto de 2010, direto do Reino Unido.

Ross pretende twittar as partes da missa e espera que os usuários leiam todas as mensagens em voz alta e respondam "amém", também pelo Twitter. Para participar da celebração, é necessário segui-lo na ferramenta.

Segundo o sacerdote, o serviço oferece imensas possibilidades para a comunicação da Igreja com seus fiéis. "Trata-se de uma comunidade que é real e chega a qualquer lugar. Nós deveríamos dar mais atenção à revolução tecnológica", afirmou ao jornal britânico Telegraph.

Jornais. Circulação cresceu 2% no 1º semestre


O IVC (Instituto Verificador de Circulação) aponta que a circulação média do meio jornal cresceu 2% no Brasil durante o primeiro semestre de 2010. A constatação leva em conta as publicações filiadas à entidade e considera a comparação entre o período deste ano e o mesmo de 2009. Entre janeiro e junho de 2010, a média de circulação dos jornais no País foi de 4.255.893 exemplares por dia.

O final do primeiro quadrimestre do ano já havia sido positivo para a mídia, com alta de 1,5%. No total, o IVC considerou 94 dos 97 títulos afiliados para realizar o levantamento – três ficaram de fora por não terem concluído a entrega dos dados de junho a tempo.

“No último trimestre do ano passado, com o arrefecimento da crise econômica mundial, já era perceptível a recuperação na circulação dos jornais”, afirma Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC. O executivo acredita ainda na possibilidade de que a Copa do Mundo tenha interferido negativamente no resultado. “Em junho, registramos decréscimo considerável na circulação, com queda acentuada na venda avulsa. Foi o menor índice desde janeiro de 2008. Comportamento semelhante foi verificado em junho de 2006, o que abre a hipótese de que a Copa tenha gerado este impacto. O volume de vendas por assinaturas não sofreu essa alteração no mesmo mês”, explica.

Propmark

Bizz. Claudia Raia e Celulari se separam


A maneira como Edson Celulari e Claudia Raia anunciaram o final de seu casamento revela o respeito que deve priorizar casais em situações assim. Através de sua assessoria de imprensa, o casal anunciou o fim de uma união de 17 anos. E o faz com a dignidade de quem sempre buscou preservar sua vida privada.

Segundo nota oficial distribuída à imprensa, Cláudia e Edson se separam de forma amigável, mas a união deixa “como fruto a amizade, o respeito e a admiração mútua”.

“Foram quase duas décadas de uma união feliz, com os altos e baixos de qualquer relação entre marido e mulher, que termina agora deixando como fruto a amizade, o respeito e a admiração mútua, além de um casal de filhos lindos e amorosos que nos ligará para sempre através de um amor profundo.

Ao longo de nossas carreiras sempre contamos com o carinho e o respeito da imprensa na observação dos limites que separam a nossa vida pública da privada. Esperamos continuar a merecê-los neste momento especial de recolhimento.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rádio. Garganta tira profissionais do ar


E a bruxa anda à solta na Verdes Mares. De uma só lapada tirou do ar o excelente Tom Barros, o apresentador Paulo Oliveira, o narrador Kaio da TV Diário e até o Elvis 'Dumbo' Marlon (substituto do Paulo no programa das manhãs) queixou-se de andar ruim da garganta.

Meu caro George (Castro, diretor da 810), não seria o velho problema de alergia causada a partir do revestimento para a acústica dos estúdios? Essa tem sido uma velha queixa de todos nós que atuamos no rádio.

As dolorosas manchetes das segundas


domingo, 25 de julho de 2010

Blog. A audiência que nos dão os internautas


Dei para conferir a audiência ao nosso blog. Qualquer blogueiro pode fazer isso junto a sua plataforma. Fiquei satisfeito em saber que temos uma média de 100 pessoas por dia visitando o GENTE DE MÍDIA.

No mês passado atingimos o recorde de 23.729 acessos, o maior da história desse diário que é feito por uma única pessoa e que concorre com sites e blogs, geralmente feitos por todo um corpo redacional. Isso, ao invés de nos deixar vaidosos, nos impõe mais responsabilidade diante do internauta que nos escolheu como leitura obrigatória. Obrigado a todos.

Rádio. A força desse veículo na campanha


Tertuliano Siqueira, um dos mais competentes profissionais do jornalismo, radialismo e mestre em termos de uso dos veículos de comunicação, escreveu um depoimento nos comentários que aproveitei para transformá-lo em um post interessante. Nele, Tertuliano alerta aos condutores da campanha eleitoral a importância do rádio, infelizmente, preterido pelos marqueteiros de plantão.

Albuquerque, os candidatos, jornalistas e marqueteiros (argh!!!!) dizem que "tudo vai mudar quando começar o horário na tv". Estao esquecendo do rádio. Rádio pra eles não tem a menor importancia, o que nao é verdade.

As mensagens que chegam ao sertão são através do rádio. Em centenas de localidades do Ceará não tem televisão. E nas localidades, o povo economiza a bateria que faz funcionar as tvs para assistir a novela. O horário nobre do rádio dura nove horas, a da tv apenas 4.97 por cento das casas do sertão que tem televisão. As casas com televisão não chegam nem a 90%.

No orçamento das campanhas, a tv fica com tres, quatro milhões. Para o rádio uma merreca, uns 100 mil no máximo. Teve coligações no passado que utilizaram o áudio da tv no rádio. Acordem, marqueteiros (argh!!!): o rádio pode sensibilizar mais eleitores no interior do que a tv.

Procurem conhecer a primeira campanha de Tasso Jereissati (1986). Tv é um veiculo que necessita de atenção do telespectador. O rádio não, entrou no ouvido, pronto; é logo assimilado. Lembrem-se que no interior a coisa não é o que as pesquisas estão captando.

Cid, por exemplo, é bem avaliado na capital e região metropolitana, mas no interior, eiê... O negócio vai ficar bom prá quem apostar no rádio.

Blog. O texto do dia é de Fábio Campos



Blog do Fabio Campos

Jornais. Os que ficaram pelo meio do caminho


Se você pesquisar na rede vai encontrar páginas de jornais que, simplesmente, deixaram de ser atualizadas. O Extra de Pernambuco, por exemplo, parou no dia 11 de fevereiro de 2010.


A Gazeta Mercantil deixou de circular em junho de 2009. O último post na edição online foi às 15h35min e refere-se a informação de que o governo ia rever a classificação sobre álcool.


No domingo, dia 21 de junho de 2009, Hélio Fernandes pedia aos leitores da Tribuna da Imprensa para acessarem o novo formato do jornal, em blog.



Um dos sites jornalísticos mais importantes, o excelente Cia. da Boa Notícia, simplesmente deixou de circular. Quando se tenta acessar a página damos de cara com este aviso.

Formula 1. A vergonha exposta no YouTube


E do Brasil, mais uma vez, partiu a enxurrada de postagens no Twitter em relação ao caso da Ferrari que obrigou Massa a ceder passagem ao Alonso. Hoje foi o "Cala a boca, Fernando Alonso" diante do recado do engenheiro de Massa, Rob Smedley, dizendo pausadamente e com ênfase a cada palavra:

- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?

DJ. Uma profissão a ser regulamentada

Imagem: Folha
Eles existem há uma pá de tempo, para usar uma expressão da origem da atividade, mas nunca foram regulamentados como profissão. Falo dos DJs (disc-jóqueis). Agora a coisa está a caminho de acontecer. E quando for aprovado pelo Congresso, todo profissional vai ter que entrar nas regras para pegar o batente.

Para ser DJ, o candidato terá que ter certificado de curso profissionalizante para registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ( qual é a faculdade que forma DJ?). A jornada de trabalho será de seis horas diárias e 30 horas semanais.

Quem já está na chuva, digo na atividade, não vai ficar ao léu. Será dada chance de exercer a atividade mediante atestado do sindicato da categoria ( Onde é que tem essa entidade?).

TV. O humor político está sob censura


Embora não me agrade o todo do humorístico "Demorô" que a TV Cidade apresenta aos domingos, algumas partes do programa até chamam atenção. Como o quadro em torno dos políticos de Brasília, 'A Grande Quadrilha', paródia ao seriado da Globo.

A charge eletrônica incluíu num mesmo saco figuras já batidas como José Sarney, Heráclito Fortes, José Serra e Dilma Roussef, muito embora se saiba que esse tipo de graça está sob censura. As novas regras estabelecidas pela resolução 23.191/2009 do TSE proíbem qualquer veiculação que possa 'degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação'.

Pessoalmente, considero esse tipo de censura uma mordaça que se impõe a criatividade humorística nacional. Coisa de político preocupado com que o espelho mágico possa refletir de seus atos. Essa censura levou profissonais a lamentarem a decisão da Justiça. Os que fazem humor político, do Cassseta & Planeta ao pessoal do CQC, consideram isso uma aberração.

Apesar dos pesares, todos se dizem dispostos a obedecer, caso contrário os veículos de comunicação incorrem em penalidades. "Todo e qualquer efeito realizado em áudio ou vídeo que degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação a inobservância sujeita a emissora ao pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00 (vinte e um mil duzentos e oitenta e dois reais) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil quatrocentos e dez reais), duplicada em caso de reincidência (Lei nº 9.504/97, art. 45, § 2º)".

Na verdade, esses políticos sabem muito bem que programas de humor, tipo CQC, Pânico e Casseta&Planeta, têm dado uma baita ajuda a que nós eleitores possamos seleconar melhor os 'filhos da pátria' que desejamos mandar para Brasília.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo



Vergonhosa. Foi a reação do ex-piloto Niki Lauda, diante da imposição da Ferrari impondo a que Felipe Massa favorecesse Alonso na corrida desta manhã.

Os comentários de Reginaldo Leme foram bastante procedentes quando se sabe que não é de hoje que a equipe italiana faz esse tipo de jogo. A própria imprensa européia reconhece que Massa abriu para ajudar o chato Alonso.

FALANDO NISSO

Leia artigo 'Alonso, uma vitória imunda'

sábado, 24 de julho de 2010

TV. Apresentadora engole mosquito no ar


Twitter. A manchete que dr. Lúcio queria ver


Bizz. Stallone queima seu filme no Brasil



Nunca a expressão 'queimou o filme' caiu tão bem numa figura. Falo do canastrão Sylvester Stallone. Ele detonou o Brasil numa coletiva de lançamento do filme 'Os Mercenários' e agora pediu desculpas ao povo brasileiro.

Sylvester Stallone divulgou uma mensagem pedindo desculpas ao Brasil. Leia a íntegra: "Peço desculpas sinceras ao povo do Brasil e ao escritório de "film comission". Toda minha experiência no Brasil foi fantástica e eu disse a todos os meus amigos que valia a pena filmar no País. Ontem, eu estava tentado fazer graça, mas meus comentários escaparam de uma maneira infeliz. Eu não tenho nada além de respeito pelo grande país que é o Brasil. Novamente, eu peço desculpas. Amor, Sly".

O melhor que o brasileiro tem a fazer é não ir assistir filme desse bundão.

NOTAS SOLTAS


. Bené Barbosa me telefona para dar conta de que hoje apresenta no Centro de Convenções o seu show 'Ceará, um estado de graça' ao lado de Alex Nogueira e Ery Soares. Os tres são finalistas do concurso de humor do Faustão.

. Evandro Nogueira juntou-se a Bosco Farias na bancada do 'Rádio Notícias Verdes Mares', cujos titulares são Magnólia e Tom Barros. Magnólia de férias e Tom está viajando pelo interior.

. A sessão de beijação geral tem deixado de boca aberta aqueles conservadores que vão ao Fortal. Pessoal da equipe de trabalho jornalístico contou que é "mulher com mulher, homem com homem e salve-se quem puder".

Publicidade. O fim do mistério da lata vermelha


Nomes. Nina Hagen volta para salvar almas




Alguém aí se lembra de Nina Hagen? Pois aquela tresloucada cantora alemã, estouro no 'hit-parade' do final dos anos 70 - fez uma turnê de sucesso pelo Brasil, inclusive passou aqui por Fortaleza -, reapareceu ontem depois de um longo e tenebroso inferno de ostracismo. E ela agora virou - tchan-tchan, tchan-tchaaaannn... - pregadora evangélica.

Na verdade, ela é uma espécie de pregadora gótica, 'personal Jesus' e que, nesta sexta feira, reuniu em torno de uns 500 fiéis para um prédica (né divertido?) em busca de salvar almas para Deus.

Afora a pregação, Catharina Hagen está cantando com voz [ ainda mais ] rouca e mostrando como gosta de carregar nos "Rs".

Informação original.

Jornalismo. A morte do veterano Daniel Schorr


Daniel Schorr, um dos nomes mais respeitados do jornalismo norte-americano, faleceu nesta sexta feira em Washington, aos 93 anos. A informação é do NYT. Um dos profissionais que mais combateram a administração Nixon, impôs sua marca como correspondente da CBS em 1955 em Moscou.

Foi nessa ocasião que persuadiu o líder soviético Nikita S. Khrushchev a dar sua primeira entrevista para uma emissora de TV dos EUA. No final de 1957, depois de gozar férias em casa soube que lhe foi negado o visto para retornar a URSS por ter desafiado a censura soviética.

Na CBS, Schorr ganhou três prêmios Emmy por sua cobertura do escândalo Watergate e atrair a ira do presidente Nixon. Para dar um exemplo, depois de conseguir uma cópia da famigerada 'lista de inimigos de Nixon', só veio descobrir ao fazer a leitura em primeira mão em pleno ar que seu nome era o 17º da lista. O presidente estava tão irritado com Schorr que ordenou ao FBI para investigá-lo.

"Eu considero minha presença na lista de inimigos com a maior homenagem", disse ele ano passado numa entrevista concedida a 'Gazette of Montgomery County' de Maryland.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Memória. Ingresso de show dos Beatles


A beatlemania nunca deixou de existir. Fãs são capazes de colecionar tudo o que se relaciona o quarteto de Liverpool. Como esse ingresso do primeiro show do conjunto nos EUA, feito em Denver.

Opinião. O olhar de concidadania dos jornais



Não é novidade mas tem-se notado nos últimos tempos mudança, que eu diria positiva, na postura de alguns jornais em tratar certos fatos considerados simples. Esses órgãos estão abrindo mais espaço à divulgação de matérias relacionadas com a comunidade e o bem-estar social das cidades. Assuntos que, geralmente, seriam tratados com um simples registro ganham 'status' e chegam a manchete principal.  

Com que frequência se vê jornais cobrando o espaço destinado aos pedestres e que é ocupado indevidamente. O alerta aos leitores sobre o lixo que emporcalha o centtro. A falta de atenção para a coleta seletiva. Atitudes de concidadania que ao mesmo tempo em que cobram posições das autoridades, ajudam a educar o cidadão.


Tenho notado isso com mais frequência no Jornal da Tarde de SP. O diário, pertencente ao grupo do Estadão, determina a maior parte de suas manchetes de primeira página aos relatos comunitários. Aqui em Fortaleza, O Povo  utiliza essa linha editorial de trabalho há algum tempo. Mais recentemente, o pessoal da redação da Aguanambi tem procurado ampliar o olhar nesse tipo de pauta que, geralmente, ocupa um espaço nas folhas internas.

Na contramão desse avanço social, alguns outros órgãos como o Jornal do Brasil - ameaçado de encerrar sua edição impressa em setembro - passaram a dedicar atenção a fatos mais bizarros, curiosos - como se procurasse sustentar o seu público leitor a partir desses elementos que deram certo em tablóides ingleses. Sensacionalistas, diga-se de passagem.

Eleições. A gente vê cada uma de político

.
Uma pessoa que nunca vi mais gorda manda-me pelo correio lá pra rádio [ Povo-CBN ] uma correspondência que, a príncípio, julgo ser mais uma das cartas dos nossos ouvintes. Abro e [ tenho uma ] surpresa!. Dentro,  centenas de santinhos em nome dessa pessoa com propaganda eleitoral para eu distribuir.

Já imaginou eu num sinal entregando 'santinhos de políticos'', categoria que faço questão de me distanciar pela hipocrisia como age a maioria de seus membros? Honestamente é desinformação ou cara-de-pau alguém que não tem o menor relacionamento com uma pessoa enviar 'santinhos' - diga-se de passagem, de péssimo gosto! -com pedidos para eu distribuir.

É por essas e outras que, às vezes, sinto-me impelido a apoiar a campanha do Crítica Radical e que diz NÃO ao voto no Brasil. Especialmente a esse tipo de candidato.

Rádio. E quase Zora vira uma zorra na Globo


Programação gravada é fogo! Na Globo-Assunção hoje pela manhã, o apresentador Antonio Carlos (RJ) chamou quadro da Zora Yonara e convidou ouvinte a fazer uma pergunta. A gravação [ soube-se depois ] do ouvinte não entrou. Ele então resumiu a pergunta da carta que pedia uma orientação sobre assunto pessoal. O locutor pede a Zora que responda a indagação. Entra uma resposta totalmente adversa da solicitada.

Corte para Antonio Carlos. Ele pede desculpas e diz não se tratar daquela gravação. Refaz a pergunta e entra uma outra. Pior: Zora fala de um assunto ainda mais diferente. Antonio Carlos se apoquenta e pede atenção da produção do programa, deixando transparecer no ar a falta de organização do setor.

A solução encontrada foi dar a hora e gritar o slogan do programa "acorda Brasil!".

TV. Maísa vai mudar de horário na TV Diário



A apresentadora Maísa Vasconcelos está completando um ano de 'Sua Manhã' na TV Diário. E a partir de segunda feira, o programa ganha novo horário. De 8h10min as 9h20min.

Para celebrar os 12 meses de perfeita integração com a equipe de trabalho, dirigida pelo Garcia, e com o público que se antena no que faz, Maísa vai receber convidados no estúdio maior, ao vivo, para um café da manhã.

Na lista de convidados estão artistas, gente das áreas estratégicas de gestão da cidade, clientes, o pessoal das agências de propaganda [ afinal, todos precisamos nos calçar com os santos comerciais ], assessorias de imprensa, parceiros comerciais etc e tal.

A Maísa, competente como sempre, certamente vai dar conta do novo horário e, principalmente, arregimentar em torno do seu programa aqueles que conhecem seu trabalho jornalístico de seriedade aliado ao fator entretenimento que tem sido a outra marca de sua vida profissional.