O mercado de rádio de Fortaleza é conhecido por contar com FMs populares que concentram um grande volume de audiência e pela grande oferta de estações de diferentes formatos. E nos últimos anos, quando o assunto é a corrida pela audiência, pouca coisa tem se alterado na configuração dos rankings nos principais períodos da pesquisa feita pela Kantar IBOPE Media. Fortaleza está entre as 13 praças regulares da medição, ou seja, conta com atualizações mensais dos dados sobre o consumo de rádio. Acompanhe os destaques da medição mais recente, conhecida pelo mercado em maio (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2022):
Isoladas
Os dois maiores volumes de audiência do rádio na Grande Fortaleza chamam a atenção pela vantagem que possuem em relação às demais FMs medidas na praça e também por estarem entre os maiores valores do rádio brasileiro. E na medição atual a liderança geral nos principais períodos da pesquisa fica por conta da FM 93 FM 93.9, de formato popular/hits. Há uma distância relativamente segura da atual líder em relação à concorrência, ou seja, é possível dizer que a FM 93 está isolada no topo do ranking FM de audiência, além de contar com um volume de audiência superior ao que a FM estava registrando nos primeiros meses da pandemia da covid-19 (em 2020).
E a Jangadeiro FM 88.9 (popular/hits) tem se firmado entre os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro e segue mais próxima da líder geral do que das demais FMs medidas na pesquisa. Para efeitos comparativos, o índice obtido pela Jangadeiro em Fortaleza é superior aos valores registrados por líderes de audiência em outros grandes mercados brasileiros.
Também é destaque a permanência da Dom Bosco FM 96.1 (religiosa/católica) entre os três maiores volumes de audiência do rádio da Grande Fortaleza. A emissora está isolada nessa condição, apesar de ter a sequência do ranking FM um pouco mais próxima. Recentemente a Dom Bosco FM passou por investimentos técnicos que podem auxiliar no seu desempenho de audiência na capital cearense.
A Jovem Pan FM 94.7 (jovem/pop) também chama a atenção do mercado local por aparecer na quarta colocação geral em filtros gerais de audiência e por não estar distante do top 3. A emissora também tem liderado entre as FMs de seu formato de programação, sendo seguida no ranking FM geral pela 89 FM 89.9 (popular/hits, que completa o top 5 em filtros gerais).
Mais destaques
A Cidade FM 99.1 (jovem/pop) é outro destaque da atual medição de audiência em filtros gerais, aparecendo muito próxima de uma FM não assinante e relativamente próxima das rádios que completam o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Outras três FMs não assinantes da pesquisa completam o top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhadas pela Jovem Pan News FM 92.9 (jornalismo/esportes), estação que é líder em seu formato de programação na faixa FM. A emissora é seguida pelas rádios Novabrasil FM 106.5 (adulto/nacional) e Atlântico Sul FM 105.7 (adulto-contemporâneo) em filtros gerais.
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Fortaleza.