Translate

quarta-feira, 22 de abril de 2020

FUTEBOL. Os times estão lançando máscaras de segurança


terça-feira, 21 de abril de 2020

TV. Nude surge em pleno jornal de afiliada da Rede Globo

 A TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso, cometeu uma gafe ao vivo nesta segunda-feira (20), durante o programa 'Bom Dia Mato Grosso'. 
É que após o nude de um homem entrar no ar sem pedir licença, Douglas Belan, apresentador do telejornal, acabou ficando constrangido com a situação. "Deixa eu pular isso aqui. Não sei o que é. Tirou? Tirou em tempo? Ai, ai, ai... só em programa ao vivo", disse o jornalista visivelmente sem graça. 
A imagem do pênis de um homem apareceu inicialmente na tela em primeiro plano. Depois, a equipe que tentava tirar o lulu do rapaz do ar, ainda teve que lidar com o nude que permanecia no telão da atração, que rapidamente também foi cortado. O fato inusitado aconteceu no momento em que o apresentador lia algumas mensagens enviadas por telespectadores ao WhatsApp da emissora. 

A CHARGE DO DIA. Tiradentes com máscara no 21 de abril


segunda-feira, 20 de abril de 2020

JORNAIS. Consultor Tessler elege as boas capas da segunda

O trabalho de análise feita pelo consultor Eduardo Tessler, do Mídia Mundo, é tão importante para profissionais e estudantes de Jornalismo, que acabo sempre 'chupando' alguns de seus textos por considerá-los lições para o nosso aprendizado. Esse é o desta segunda feira.

Extra, um jornal de posições definidas


O que se espera de um jornal impresso?
Algo que seja difícil de se encontrar em outras plataformas. Textos inteligentes, profundidade, fotos de qualidade, opinião, análise, desenho que chame a leitura e, principalmente, posicionamento.

Enquanto a grande maioria dos impressos do Brasil têm dificuldade em assumir posições, Extra (Rio de Janeiro, RJ) deixa muito claro o que pensa. E tem sido duro - e criativo - para julgar as trapalhadas do governo.

As capas de sábado e de hoje deixam muito claro a posição do Extra.

PS: da timeline do colega Nelson Nunes.
Que foto!!!
A imagem que o repórter-fotográfico Lucas Landau, da Reuters, fez ontem é digna de um craque. A caravana pró-Intervenção Militar passava pela Rocinha, no Rio de Janeiro, e recebia uma chuva de ovos da população.

Até que um Policial Militar, protegendo a caravana, se vira para a população e aponta a arma.


Click!
Grandes fotos também estão nas capas de The New York Times (Nova York, NY) e USA Today (McLean, VA). Lindas imagens.

PS: foto de Landau através do Canal Meio.

JORNAIS. Como sobrevivem os pequenos diante dessa crise?


TV. Funcionários em Fortaleza se protegem contra o vírus


sábado, 18 de abril de 2020

RÁDIO. Jornal feito com a cachorrinha no colo na Verdinha



Os tempos de coronavírus exigem mudança. Uma delas, a que profissionais do rádio e TV  trabalhem em casa. A jornalista Daniella de Lavor, da Rádio Verdes Mares 810 AM, vem cumprindo essa rotina nas manhãs da emissora e até já se acostumou. Menos a Serena, a cachorrinha dela. 

Esta semana, enquanto fazia sozinha o jornal das 6 e meia - sem o outro titular, Tom Barros -, a cachorrinha não se contentou em ficar só. Começou a latir no início do programa. Ela queria colo. E só se acalmou quando Dani a colocou de lado, para durante meia hora do Rádio Notícias Verdes Mares, ela se tornar protagonista de um tempo em que dividiu com sua dona, o produto mais importante desse tempo: informação. 

VÍDEO. Uma sugestão da jornalista Ana Márcia Diógenes


JORNAIS. Espanhóis fazem humor com a pandemia

O humor em tempos de coronavírus não se restringe aos cearenses que são referência. O mundo inteiro busca tirar partido da irreverência, tirar partido da pandemia, com o fim de refrescar um pouco com a porção de relatos 'hards' da pandemia. Os espanhóis, via El Mundo Today, mostram como se pode transformar em escracho uma realidade tão cruel.  







sexta-feira, 17 de abril de 2020

NOMES. Morre Christophe, o autor de 'Aline' dos anos 60

A Covid-19 é responsável pela morte do cantor e compositor francês Christophe. Nos anos 60 ele fez sucesso com "Aline", estouro nas paradas de todo o mundo. Ele tinha 74 anos e morreu por causa de uma doença pulmonar, agravada pelo novo coronavírus. 


DANÇA DAS CADEIRAS. Demissões de Juliana e Rodrigo


Semana de mudanças em vários canais de rádio e tv. Em Fortaleza, a jornalista Juliana Marques, da Tribuna Band News, pediu o boné e levou ao pé da letra a ordem de ficar em casa. Ela vai cuidar do filhote Levi, mas diz que não está afastada a hipótese de voltar ao mercado e, se possível, na área de assessoria. 

Na Record, o repórter Rodrigo Viana foi demitido nesta sexta. A justificativa foi a questão ligada a alto salário. 
Ele trabalhava na emissora desde 2007, vindo da Globo qando o canal passou a fazer grandes contratações. 

quinta-feira, 16 de abril de 2020

TV. Silvio Santos afasta Carlos Nascimento do SBT Brasil

Já era de se esperar. Silvio Santos ordenou que o jornalista Carlos Nascimento fosse afastado da apresentação do SBT Brasil a partir da edição desta quinta-feira, dia 16. A informação foi divulgada pelo colunista Leo Dias. 



A decisão acontece um dia depois do substituto imediato do âncora, o repórter Marcelo Torres, ser confirmado como portador do novo coronavírus. 
A partir de hoje, e por tempo indeterminado, Darlisson Dutra assumirá a bancada do principal noticiário do SBT ao lado de Rachel Sheherazade. 
Ele permanecerá no posto até que Marcelo Torres esteja recuperado da Covid-19 e possa retomar suas atividades normais.

(Informação do colunista Leo Dias)

IMPRENSA. A pandemia se espalha e leva figuras famosas


COLUNISMO. Leitura de perfumaria em tempos da Covid-19



Em tempos de coronavírus, tem leitura de perfumaria: o site "O Chic do Rio" está atualizando a lista dos mais ricos do Brasil. Gente que tem mais de 1 bilhão de dólares na conta. Muitos homens, pouquíssimas mulheres. Empresários, herdeiros, nenhum político. Gente da cerveja, da mineração, dos combustíveis, do suco de laranja.


O endereço do site é o www.ochicdorio.com.br

quarta-feira, 15 de abril de 2020

RÁDIO. Aumenta a audiência do veículo durante a pandemia


TEVÊ. O predomínio do achismo na programação da CNN

Modelo lançado pela cabeça de rede nos Estados Unidos, a brasileira CNN adota o sistema opinativo durante a maior parte de seus eventos noticiosos. Há momentos em que a tela permanece com até seis profissionais falando de um assunto só. Algumas vezes, o achismo predomina.


terça-feira, 14 de abril de 2020

PANDEMIA. Aldir Blanc internado em situação grave no Rio

Um dos maiores letristas do Brasil, Aldir Blanc, 73, contraiu o coronavírus e está internado em estado grave no Rio de Janeiro. O compositor já está entubado e os exames indicaram a suspeita da Covid-19. Aldir Blanc é um dos parceiros de João Bosco. 


JORNAIS. O sorriso de um bebê que venceu a pandemia

Um bebê de três meses, Amelia Woodger ganha a capa do jornal "The Times" do Reino Unido. Ele foi infectado pelo coronavírus e conseguiu restabelecer-se.


DEU NA VEJA. 38 funcionários infectados no SBT do Rio

Após um surto de coronavírus em sua sede carioca, o SBT pediu nesta terça, 14, que o compliance do Grupo Silvio Santos investigue uma possível negligência por parte da direção da sucursal da emissora, no Rio. Procurada por VEJA, a emissora diz não falar de assuntos internos. Ao todo, 38 funcionários do Rio, entre jornalistas, editores e apresentadores foram afastados por suspeita de coronavírus. Alguns já receberam testes positivos para o vírus.


TV. Record pede moratória e foge das obrigações trabalhistas

A TV Record deu entrada na 1ª Vara do Trabalho da Capital (SP) com pedido de suspensão do pagamento de dívidas judiciais trabalhistas sem juros ou multas, aproveitando o recente decreto do governo que flexibilizou os contratos de trabalho devido aos impactos negativos do novo coronavírus (Covid-19). 

A notícia está no JB desta terça feira: 

segunda-feira, 13 de abril de 2020

JORNALISTA Eliomar de Lima conta como enfrenta a 40tena

Jornalista bem informado, talentoso e criativo, Eliomar de Lima está na faixa dos que precisamos trabalhar "home office". Longe de afetar sua irreverência e bom humor, o isolamento tem dado margem a que ele acesse bons textos e os compartilhe em suas redes sociais. Como esse que ele nos enviou e que diz não saber a autoria.  



"Temos que ficar em quarentena com calma, há pessoas que estão ficando loucas por estarem trancadas! Eu estava conversando sobre isso com o microondas e com a torradeira agora há pouco, enquanto tomava meu café, e nós três concordamos com isso. Não comento nada com a máquina de lavar porque ela distorce tudo. E muito menos com a geladeira pois sinto ela muito fria... Com a televisão nem pensar, ela fala demais. O ventilador? De jeito nenhum, ele espalha tudo pelos quatro cantos. Com a panela de pressão não posso. Ela fica nervosa e começa logo a suar. Passei longe do fogão. Ele tem quatro bocas e não é confiável. No final de tudo o ferro me acalmou dizendo que tudo vai passar..."

EDUARDO TESSLER mostra o que faz o bom jornal na crise

Jornal deve ser parceiro em todos os sentidos


Excelente iniciativa do Jornal da Madeira (Funchal, Portugal), sempre pensando no leitor.

Na edição de quinta-feira o JM vai distribuir uma máscara por exemplar. É muito importante neste momento que o cidadão utilize proteções contra o coronavírus.

A parceria jornal-leitor é um grande avanço para os tempos difíceis que virão depois da pandemia.

PS: dica do atento colega Cláudio Thomas.

JORNAIS. A crise faz O Otimista sair de sua boa alternativa

Criado o com o fito de ser um órgão interessado em dar as boas notícias do mundo, O Otimista, no entanto, parece amargar a dura realidade: falar do real. Em função da crise da Covid-19, o jornal cearense tem marcado as manchetes de uma forma nada positiva; com números da Economia em queda. A intolerância de governantes em atender ao bom senso e o registro das vítimas da pandemia que só crescem. É lamentável, quando se esperava ter uma alternativa da imprensa, que navegasse na contramão de tantos fatos desagradáveis. 


JORNALISMO. O bizarro ganha espaço nas boas plataformas

A Internet democratizou a informação de uma forma tão expressiva que, muitas vezes, você se surpreende com temas tão bizarros ocupando as páginas de plataformas importantes. 

A UOL, por exemplo, trata de tudo em sua 'homepage'. Dos fatos mais importantes da vida pública do País,  a gêneros mais diversos como esportes, entretenimento e vida social. Mas chama atenção o tira-dúvidas de casos que, geralmente, dificilmente são focados na imprensa mais conservadora. 

Regina Navarro respondendo a bissexualidade é um bom exemplo, E ela o faz de maneira séria, como sempre tem sido o seu 'metier'. 

E o "sem frescura" atinge o ápice do que para muitos seria 'fim de mundo' tratar-se na mídia impressa. 

NOMES. Vítima de infarto, morre no Rio Moraes Moreira.



O desencarne do cantor e compositor Moraes Moreira, nos pega de sopetão. A causa:  um infarto enquanto dormia. Ele tinha 72 anos.

Começou nos Novos Baianos, mas fez tantos sucessos solos que seu nome passou a ser incluso entre os grandes bambambãs da MPB. 

Que vai deixar saudades, vai. Que se tiver sido vítima da pandemia, que sirva de alerta a quem nao vem respeitando ao isolamento social. 

IMAGEM. O Redentor homenageia profissionais da saúde

O Cristo Redentor, cartão postal do Brasil, prestou homenagem e agradeceu aos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. 

Às 19h deste domingo (12), a estátua apareceu iluminada com um jaleco e estetoscópio e a palavra "obrigado" em diversos idiomas.


RÁDIO. Paulinho Leme vence a covid-19 e recebe alta

domingo, 12 de abril de 2020

sexta-feira, 10 de abril de 2020

JORNAIS. As manchetes européias deste sábado, dia 11

A capa do Der Spiegel, deste sábado, dia 11 de abril, mancheteia a necessidade de se ter "Fé, Amor, Coragem", nesse momento de pandemia. E fala da importância da Psicologia para enfrentar o medo e a ansiedade. 


HOMENAGEM AOS JALECOS BRANCOS 

 O 'Le Monde' de Paris cita a importância das equipes de saúde, os de "jalecos brancos" que são os heróis anônimos dessa batalha. 



NA ITALIA, CASAL CONTRARIA O 24 DE MAIO


O isolamento social na Itália vai até 24 de maio. A capa do jornal 'Le Repubblica' mostra que o amor está levando alguns a afrouxarem a ordem. E darem demonstração de amor no meio da rua. 




NA ESPANHA, CRÍTICA AO ATRASO

O espanhol ABC lamenta que, após um mês da emergêcia, as autoridades só agora exigem que a população use máscara.  


TEVÊ. Mulher agride Globo durante reportagem ao vivo

A insanidade ligada ao fanatismo podem explicar o gesto de uma mulher qie tirou o microfone do repórter Renato Peters, da TV Globo, durante o jornal SPTV nesta 6ª feira . 

A mulher fez ataques contra a emissora ao vivo. Avançou contra o repórter, tomou o microfone e disse: "A Globo é um lixo; o [presidente] Bolsonaro tem razão". 
Situações de intolerância como essa foram marcas da época em que o nazismo preponderou na Alemanha, onde os alienados por Hitler se consideravam acima de tudo e de todos. O resultado, todos sabemos... 


quinta-feira, 9 de abril de 2020

RÁDIO. Paulinho Leme recebe alta da UTI e está bem

No meio da tragédia do coronavírus, uma boa notícia nos traz Will Nogueira. Ele postou nas redes sociais que o nosso Paulinho Leme deixou a UTI. Vibrações para que ele se recupere e volte logo à ativa. 


NOMES. Morre no Ceará radialista vítima do coronavirus


Deu no blog do Lauriberto: O Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará informa a primeira morte de radialista por Coronavírus no Estado.





Trata-se da acopiarense Jéssica Moreno (Francisca Moreno Dias), de 35 anos, da Rádio Liberdade de Iguatu.


Jéssica trabalhou ainda nas rádios Jornal, Mais FM, Tropicália FM e Antena Sul. Jéssica Moreno morreu nesta quarta-feira (8).


Nota de pesar da Rádio Liberdade 

"É com pesar que noticiamos a morte da radialista Jéssica Moreno, de 35 anos, ocorrida no final da tarde desta quarta-feira (8), no Hospital Regional do Cariri. A comunicadora teve seu estado de Saúde agravado por conta de uma crise de hiperglicemia (elevação da glicose no sangue).
Jéssica era uma pessoa alegre, extrovertida e, acima de tudo, dedicada à sua profissão. Tinha um jeito carinhoso de interagir com seus ouvintes e internautas.
Neste momento de dor e tristeza, a equipe da Rádio Liberdade AM presta solidariedade à família e manifesta seus mais sinceros sentimentos".

TV. Âncora pede as contas por causa da redução salarial

A redução de salário já ocasionou a primeira vítima na TV brasileira. O apresentador Matheus Ribeiro pediu demissão da TV Anhanguera, afiliada da Globo, em Goiás, ontem à tarde. 

Informação do Léo Dias acrescenta: "Matheus pediu demissão por não concordar com uma substancial redução de seu salário em virtude da crise provocada pelo novo coronavírus. 

Matheus ficou conhecido nacionalmente ao se tornar, no ano passado, o primeiro jornalista assumidamente gay a ocupar a bancada do Jornal Nacional. Ele era âncora do "Jornal Anhanguera - 2ª edição" há quatro anos, e também fazia participações em diversos telejornais da GloboNews. Antes disso, ele atuou como repórter da afiliada goiana da Globo por dois anos..

CHARGE DO DIA. Os condutores da pandamia no Brasil


quarta-feira, 8 de abril de 2020

Tosses, espirros e germes: dois filmes de serviço público




No momento em que a disseminação da doença está na mente de todos e os governos de todo o mundo procuram educar o público sobre como ajudar a conter o Coronavírus por meio de PSAs de todos os tipos para lavar as mãos , achamos uma boa oportunidade destacar duas pequenas e memoráveis e filmes de serviço público divertidos e divertidos, feitos em 1945 e 1948, respectivamente. 

Enquanto os PSAs de hoje vêm principalmente em nossos feeds de mídia social e através de anúncios na televisão, esses “trailers” informativos foram mostrados antes ou entre as principais características do cinema local, informando o público sobre tudo, desde a importância do racionamento em tempo de guerra até o pós-guerra. trabalhos de guerra do novo Sistema Nacional de Saúde.

O primeiro filme apresentado aqui, Tosses e espirros de 1945, começa com uma montagem cômica de piadas práticas. "Você pode ter conhecido algumas pessoas que gostam de fazer esse tipo de coisa", diz o narrador, enquanto assistimos a uma série de pessoas sendo agredidas na cabeça, tropeçadas ou derrubadas; "Eles são um incômodo, eu concordo - mas bastante inofensivos." A cena então se transforma em outro tipo de incômodo, que não é inofensivo: um homem que espirra sem cobrir a boca. Esse perigo para a sociedade é prontamente transportado para uma sala para instruções sobre o uso adequado de seu lenço e, em um filme subsequente, Don't Spread Germs (Jet-Propelled Germs) de 1948, mais instruído sobre como limpar adequadamente o lenço - em uma tigela de desinfetante separada da lavagem da família.


FONTE ORIGINAL: https://publicdomainreview.org/collection/coughs-sneezes-and-jet-propelled-germs-1945

terça-feira, 7 de abril de 2020

JORNAIS. Brasileiros preferem marcas no jornal, rádio e TV


Mais da metade (53%) dos brasileiros prefere que as empresas comuniquem suas ações durante a pandemia do novo coronavírus por meios consolidados, como jornal, TV e rádio, mostra pesquisa da Edelman divulgada nesta segunda-feira (6).
Depois, aparecem Facebook (49%), Instagram (46%), o site da marca e o email, com 40% da preferência.
O relatório ouviu 12 mil pessoas de 12 países para avaliar a confiança nas marcas durante a epidemia da Covid-19. O período das entrevistas foi de 20 a 23 de março.
A conclusão é que este é o momento para as marcas aparecerem em vez de se omitirem.
No mundo, 45% dos entrevistados preferem os meios consolidados para a veiculação de informações das companhias durante a pandemia. Depois, optam por email (42%), site da marca (33%), Facebook (31%), Instagram (21%) e Twitter (19%), seguidos de outras fontes como streaming e correspondência.
Dentre todas as mídias, os veículos de comunicação nacionais e locais só apareceram atrás dos sites das marcas na avaliação sobre a credibilidade de um conteúdo corporativo.
Quarenta e seis por cento dizem que acreditam em uma informação ao vê-la uma ou duas vezes em veículos nacionais ou locais. Nas redes sociais, são 37%.
APOIO A FUNCIONÁRIOS
O relatório mostra que 94% dos brasileiros querem que as marcas mantenham seu público completamente informado sobre como a marca apoia e protege seus empregados e clientes.
Oitenta e cinco por cento concordam que as empresas têm a responsabilidade de garantir que seus empregados estejam protegidos do vírus e 60% avaliam que as marcas e companhias estão respondendo com mais rapidez e eficiência à pandemia do que o governo.
Para 72%, o país não passará pela crise do coronavírus sem que as marcas desempenhem "papel crucial na solução dos desafios".
Noventa por cento dos entrevistados defendem que as marcas precisam fazer o que puderem para proteger o bem-estar e a segurança financeira de seus empregados e fornecedores, "mesmo que isso signifique sofrer grandes perdas financeiras". Para 38% desse grupo, apesar de desejável, isso não é uma obrigação.
No Brasil, 96% dizem que empresas devem se juntar a órgãos e governos para solucionar a crise, embora 32% avaliem que isso não é uma obrigação.

FONTE: FolhaPress/GaúchaZH

CHARGE DO DIA. Quem é bom, já nasce Clayton (O Povo)


TV. Covid-19 é assunto em 59% das inserções publicitárias

Um levantamento realizado pela Kantar mostrou que mais de 59% das inserções publicitárias veiculadas no final do mês passado foram referentes a Covid-19. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (2) durante webinar para promover a 2ª edição do Termômetro de Consumo. Os dados se referem a números da TV aberta.

A pesquisa mostrou como os brasileiros têm se comportado em março, mês em que foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no país. Enquanto no final do mês passado as inserções publicitárias  na TV aberta referentes a doença atingiram o patamar de 59%, o mesmo dado mostra que levando em conta entre os dias 16 a 22 de março este índice caiu para 19%.

(TudoRádio)

segunda-feira, 6 de abril de 2020

JORNALISTA. O fazer jornalístico em tempos de pandemia


Em tempos de crise, a figura do jornalista é a ponte que liga a informação à consciência social. Foi assim durante as duas guerras, com correspondentes colocando em risco a sua integridade física e em outros episódios clássicos, onde a figura do repórter esteve atenta.
Nos dias atuais, em que se trava uma guerra contra a pandemia do coronavírus, o fazer jornalístico tem primado pela força e pelo encorajamento de buscar a verdade dos fatos, já que em meio aos acontecimentos pululam versões, ‘fakes News’, viajando na contramão da verdade.
Num país como o Brasil, onde a polarização de posturas de credo, raça e, principalmente, política, o trabalho do jornalista é obedecer ao seu credo maior: o de buscarmos a eticidade como referência maior de nossa formação, para que a sua prática seja o exercício de fé de nossa profissão.  

VÍDEO. Em tempos de crise surge ampliada a criatividade


HUMOR. The Piaui Herald antecipa sucessão na Saúde


domingo, 5 de abril de 2020

COLUNISMO. Em tempo de coronavírus regra social é válida?

Regras de etiqueta devem ser observadas durante crises como a do coronavírus? Pois o colunista social Lúcio Brasileiro vai na contramão do protocolo e na edição de O Povo, de hoje, refuga uma norma dispensável enquanto o vírus estiver por aí.