Translate

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DIA DO RÁDIO. Confusão de datas do rádio e do radialista


O dia nacional do rádio é hoje, 25 de setembro, data que lembra Roquete Pinto, o criador da Rádio Sociedade em 1923. Contudo, há quem registre outras datas, como 7 de novembro - que é o dia do radialista em homenagem a Ari Barroso. Já a data de 13 de fevereiro é referência ao Dia Mundial do Rádio, nascimento do inventor Guillemo Marconi. 






REDES SOCIAIS. Faltam só cinco dias para o fim do Orkut



Galera, o Orkut está com os dias contados. Dia 30, ele sai do ar. E, para quem postou mensagens e gostaria de recuperá-las antes do 'desencarne' desse aplicativo, é bom printar e colar em algum arquivo. Ou, quem sabe, esquecer mesmo. Eu por exemplo, perdi a conta de quando entrei pela penúltima vez na página.

O Orkut é a única rede social que detinha uma comunidade em nome da professora Adísia Sá. 



PROFISSÕES. Quer ganhar mais, escreva melhor


Quer ganhar mais? Escreva melhor / INFOGRAFIA

Estudo demonstra que as pessoas com melhor qualidade de escrita são mais apreciadas nos seus trabalhos e valorizadas nos salários.

JORNALISMO. Manchete sobre mala preta na mídia dos EUA


A manchete do Smithsonian de hoje, até parece referência a um tipo de expediente muito comum no esporte brasileiro. 

FRASES. De brasileiros que fazem faltam ao nosso País



Do bem e do mal
Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos.
Não há coisa na vida inteiramente má.
Tu dizes que a verdade produz frutos...
Já viste as flores que a mentira dá?

Mario Quintana

TELEVISÃO. Tom Cavalcante estará no Prêmio Multishow


É o que diz a coluna Outro Canal, da Folha: o "Prêmio Multishow", que será realizado no dia 28 de outubro, no Rio, contará com uma participação especial de Tom Cavalcante, que será apresentado na ocasião como o mais novo contratado do canal.

Tom terá uma sitcom no Multishow em 2015, que será gravada em um teatro com plateia em São Paulo e deve ter como cenário um shopping, onde o humorista viverá alguns personagens.

JORNALISMO. 10 coisas que todo jornalista deveria saber



A jornalista Francis França, da revista Empreendedor, traduziu texto do Jornalism.co.uk sobre dez coisas que todo jornalista deveria saber em 2009 e que ela publicou no Buenas e Me Espalho


1. Como usar o Twitter para construir comunidades, cobrir furos, instigar e participar de conversas.

2. Como usar feeds RSS para coletar notícias e organizá-las usando técnicas de filtragem (básicas ou avançadas)

3. Existe diferença entre o jornalismo de links e o jornalismo 'ctrl+c/ctrl+v' (também conhecido como plagiornalismo)

4. Seus leitores são mais inteligentes do que você pensa. Na verdade, muitos deles são mais inteligentes do que você, eles sabem mais do que você.

5. O churnalism (palavra usada para definir jornalismo superficial e mecânico) é muito fácil de se encontrar 'online'. Meramente reescrever releases sem acrescentar nada acaba cortando o vínculo com seus leitores. 

6. O Google é seu amigo. Mas se você não está usando técnicas avançadas de pesquisa, então realmente não tem ideia do que ele é capaz.

7. Você não precisa possuir, nem mesmo hospedar, a tecnologia para inovar no jornalismo e cativar leitores. Existe uma porrada de ferramentas gratuitas ou baratas disponíveis 'online', então não tem desculpa para não fazer experiências com elas.

8. Usar multimedia por usar, raramente funciona e geralmente é embaraçoso. Se você for fazer, ou faça bem o suficiente para que funcione como item independente ou faça para complementar sua cobertura em texto - por exemplo, inclua um link para o arquivo de áudio completo de uma entrevista com alguém em sua matéria, ou um link para o vídeo do discurso completo de alguém em um evento. A segunda alternativa também aumenta a transparência do seu jornalismo.

9. Aprenda a fazer um jornalismo amigável com os mecanismos de busca. Os conceitos da velha escola sobre títulos, estrutura de matérias, etc, não se aplicam mais ao mundo 'online' e há muito para se aprender sobre tags, links e categorização. Sub-editores (se você ainda os tiver), editores e repórteres, todos precisam saber como funciona esse negócio.

10. Aprenda mais sobre privacidade. Você pode encontra um monte de informação sobre as pessoas 'online', especialmente em sites de redes sociais, mas pense com cuidado sobre as consequências. E tenha em mente que a cautela vale para os dois lados, se você não tiver cuidado, sua pesquisa 'online' pode comprometer suas fontes.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

POR ONDE ANDA... Elizabeth Rebouças está no Conpam


Da série "por onde anda aquele bom profissional de imprensa": Beth Rebouças. Durante muito tempo, atuou na editoria de Educação e chegou a se especializar nesse tema. Atuou no O Povo e na Tribuna do Ceará (jornal impresso). Hoje em dia, ela trabalha no Conpam-Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente. Figura de uma doçura e serenidade. 

JORNALISMO. Tem vida inteligente fora do planeta on-line


Manchete da Folha de SP:

Leitores de impresso se lembram mais de notícias

Jornal incentiva mais a lembrança do conteúdo que mídia on-line, diz estudo

DEU NO JORNAL Na TV, Lula critica candidatos jornalistas


Na TV gaúcha, Lula critica candidatos jornalistas

Fala foi veiculada no horário eleitoral do PT


Durante participação no horário eleitoral do PT no Rio Grande do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou candidaturas de jornalistas e disse que nunca viu um comunicador se sair bem em um cargo no Executivo.
A crítica foi veiculada na segunda (22) na propaganda na TV do governador Tarso Genro, que tenta a reeleição.
Tarso aparece em segundo lugar nas pesquisas, atrás de Ana Amélia Lemos (PP), ex-radialista e ex-comentarista de política do Grupo RBS, que retransmite a TV Globo no Rio Grande do Sul.
"O povo gaúcho tem uma consciência acima da média da consciência política do povo brasileiro. Por que estou dizendo isso? Porque eu não conheço, dentro do Brasil, pessoas que eram importantes no meio de comunicação darem certo em Poder Executivo", disse o ex-presidente.
Em 2010, Lula apoiou, em Minas Gerais, o candidato a governador Hélio Costa (PMDB), que se tornou conhecido como repórter da Globo e foi ministro das Comunicações.

FOLHA DE SP

RÁDIO. O sucesso do rádio-taxista pega carona na Povo


As boas ideias rendem. A Tribuna Band News lançou o 'repórter voluntário', utilizando o auxílio dos taxistas de Fortaleza - com a Capital Rádio Taxi, para informação sobre trafegabilidade e ocorrências do trânsito, além de contação de causos do dia-a-dia. Pois, agora, a Povo-CBN está aproveitando e, também, firmando o mesmo tipo de serviço. 

Demonstração visível de que a competência pega carona... e de táxi!

CENSURA. O recurso antidemocrático não é coisa do passado



O sumiço do blog do Roberto Moreira fez puxar pela memória de alguns leitores, lembrando que a censura na imprensa cearense não é coisa do passado. 

Newton Silva, cartunista cearense, é uma dessas vítimas. "Quando eu fazia uma tirinha dominical no Zoeira, também fui "cortado" da equipe por causa de uma tirinha criticando a então prefeita L.Lins".

Eliomar de Lima e eu fazíamos um quadro "O chicote do Eliomar", na antiga AM do Povo. Por conta de uma crítica à administração Juraci Magalhães, cortaram a coluna - diga-se de passagem, uma das maiores curtições desse impagável Eliomar de Lima.

Nos tempos da ditadura, aí sim, é que a coisa funcionava. Trabalhei com Almir Pedreira e Mozart Marinho na Iracema, onde agentes da Polícia Federal madrugavam na emissora situada na Senador Pompeu para "ler" todo o jornal, rubricar as páginas e só então, a gente podia botar no ar o "Grande Jornal Iracema". 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

MARKETING. Marcas definem regras para anúncios a menores


Algumas das maiores empresas de comida e bebidas, incluindo McDonald's, PesiCO e Coca-Cola, concordaram numa nova política de publicidade global, definindo novas regras para os anúncios destinados a menores de 12 anos.

Assim, membros da International Food and Beverage Alliance, que inclui também empresas como Kellogg's, Mars, Nestlé, Mondeléz, Unilever, Ferrero, Bimbo e General Mills, fizeram uma carta aberta à World Health Organization. E, segundo o The Drum, as marcas comprometeram-se a parar de promover alimentos não saudáveis para crianças, em todos os meios de comunicação.


Desta forma, até 2016, as marcas comprometem-se a uma reformulação de produtos, bem como, a uma abordagem global comum que inclui informações nutricionais sobre o produto, tanto nos pontos de venda como através de outros canais de comunicação.

A IFBA vai, ainda, restringir o uso de algumas técnicas de marketing, como o recurso a personagens e celebridades para promoção de produtos.

Fonte: The Drum

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TV. Repórter se demite no ar para continuar se lombrando


Entre o emprego e o vício, qual você renunciaria? Pois uma repórter preferiu perder a vaga na televisão e pediu as contas em pleno ar, durante edição desse domingo, dia 21.




Isso aconteceu ontem com a repórter Charlo Greene, do canal KTVA, em Anchorage (Alasca, EUA). Ela resolveu se demitir no ar, depois de fazer uma defesa em favor da liberação da maconha. 

"Agora, que você ouviu falar que eu sou a verdadeira proprietária do Alasca Cannabis Club, vou dedicar toda a minha energia para lutar pela liberdade e pela justiça, que começam com a legalização da maconha aqui no Alasca", disse. 

"E, sobre este trabalho, bem, não tenho escolha. Foda-se, me demito", concluiu antes de sair do ar e deixar a âncora do programa desconcertada. 

LEITURA. A política faz mal às consultoras de comunicação?


A comunicação política, à falta de aconselhamento independente, profissional e exterior às organizações, ficará ainda mais afastada dos cidadãos e dos seus interesses.
O que fazem os dirigentes do futebol quando querem “esconder” os maus resultados? Falam do “sistema”. O que fazem os políticos quando querem disfarçar a falta de ideias e argumentos? Falam do “marketing”. Dos outros, pois claro, porque, por definição, só “os outros” é que têm marketing.
Em política o “marketing” surge quase sempre associado à ideia de “agências de comunicação”. Mesmo quando, como acontece num caso recentemente relatado, se trata de uma agência de publicidade ou quando os investimentos feitos na minha indústria são de valores rídiculos (2 ou 3 mil euros por mês) – daí serem por ajuste direto – se comparados com os negócios de milhões proporcionados pelas decisões da administração central e autárquica.

LEITURAS. A estreita linha que separa jornalismo das RPs

É cada vez mais estreita a linha que separa o jornalismo das RPs

É o que diz o Financial Times. Num texto chamado “The invasion of corporate news”, conta como as empresas estão a ignorar as midias tradiconais, e a arranjar novas formas de passar as suas mensagens.

Hoje, nos Estados Unidos, para cada jornalista na ativa existem cerca de 4,6 profissionais de Relações Públicas.

Mas, diz o mesmo artigo do Financial Times, são muitos os jornalistas - entre eles alguns dos mais conceituados do mercado americano - que deixaram a nobre profissão para se juntar ao dark side (a indústria das RP). Steve Barrett, editor do PR Week, chama-lhes de “refugiados”.
journalism dead
É a queda do jornalismo? Ou é o Q?
O artigo do FT é assinado pelo editor do US News, Andrew Edgecliffe-Johnson, e faz uma análise aprofundada do setor através da partilha de alguns dos casos de maior sucesso no negócio das corporate news, onde se contam a Microsoft e a Coca-Cola. O segredo? Storytelling. Ser contador de histórias, histórias que humanizem as empresas e as aproximem dos públicos.
ARTIGO ORIGINAL

PROFISSIONAL. E o Jussie Cunha curte Paris com a esposa


E o Jussie Cunha, que comenta futebol na TV Jangadeiro e na Tribuna Band News, anda curtindo lua-de-mel em Paris. 

BLOG. Sistema Verdes Mares tira do ar blog do Moreira


E o blog do Roberto Moreira foi retirado do ar. A informação que acabo de confirmar é de que foi decisão do próprio sistema Verdes Mares. A informação me veio via postagem do internauta Manuel Clístenes F.Gonçalves. Fui verificar e descobri: é verdade!


VÍDEO. Se com um rei deu bode, Tiririca ataca de rei Pelé



SONIA BRAGA. Atriz protesta contra violência a jornalistas



A atriz Sônia Braga pretende liderar um protesto internacional contra a violência sofrida por jornalistas.

Ela enviou carta para a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton pedindo que intercedam pelos jornalistas capturados pelo Estado Islâmico. (Outro Canal)

TV. 'Vídeo Show' muda de novo, agora com Grazi Massafera


A novidade da semana: Grazi Massafera vai assumir o comando do 'Vídeo Show'. Segundo Keila Jimenez, dez meses após sua reformulação, a chegada da atriz compõe o terceiro pacote de mudanças na atração. 

No ano passado, a atriz assumiu o programa de beleza "Superbonita" do canal pago GNT e, desde então, elevou os números de audiência da produção e atraiu mais anunciantes.

Em novembro de 2011, o "Vídeo Show" estreou repaginado na emissora, com direito a plateia e entrevistas com famosos no palco do programa vespertino.

Zeca Camargo, que havia deixado o "Fantástico", se tornou o apresentador da atração. Em maio deste ano, Otaviano Costa juntou-se ao time, e o programa voltou a ter mais externas nos bastidores de gravações da Globo.

No entanto, desde que ganhou uma nova cara, o "Vídeo Show" não consolidou boa audiência. A atração chega a registrar ibope na casa dos 7 pontos, um dos índices mais baixos da história do horário no canal.

domingo, 21 de setembro de 2014

POLÍCIA procura radialista acusado de sequestro no Cariri



Saiu no blog do Flávio Pinto: "Polícia procura por um radialista acusado de sequestro e cárcere privado de uma mulher de 33 anos, entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte. Segundo policiais militares, na madrugada deste domingo (21), Vanessa Coelho de Brito Melo foi encontrada por volta das 03h3min vestindo roupas de homem e pedindo socorro, nas ruas do bairro Jardim Gonzaga.

Os PMs foram até a casa do radialista no bairro Triângulo, mas não o localizaram.  No imóvel foi encontrado apenas documento em nome de uma terceira pessoa. Vanessa Melo prestou queixa na Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte.

COCHILO. Blog posta imagem incorreta de poeta falecido


Este não foi realmente o fim de semana bom para Roberto Moreira, da TV Diário. Além de ter que se desculpar por um barrigada que noticiou (vide post abaixo), ele acabou cometendo um erro de troca de imagem. 

Ao noticiar a morte do "príncipe dos poetas cearenses", Arthur Eduardo Benevides, o blog do Moreira colocou a foto de Eduardo Campos, num daqueles lapsos que já foram responsáveis até pela demissão do Fernando Ribeiro, no Diário do Nordeste. 




JORNALISMO. Diretor da Diário desmentido por Ciro Gomes


O bodum do final de semana, em termos de bastidores políticos, foi a postagem do jornalista Roberto Moreira, de um possível atrito entre o secretário Ciro Gomes e o candidato do PT-Pros, Camilo Santana. Em seu blog, o diretor de telejornalismo da TV Diário, postou que Camilo teria sido agredido verbalmente pelo secretário:

Momentos depois, o secretário Ciro Gomes disparou sua metralhadora giratória e o blogueiro teve que postar uma nota de esclarecimento na tentativa de apagar o incêndio provocado pela (des)informação. 








WEB. Facebook tem como salvar 'post' para se ver depois


O Facebook colocou no ar uma ferramenta que permite aos usuários "guardar" conteúdo para ver com calma mais tarde. A função Salvar garante que se visualize posteriormente o que não se consegue acompanhar em tempo real.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Embora não esteja disponível para todos os tipos de posts, normalmente, o Facebook permite guardar links, locais, músicas, livros, filmes, programas de TV e eventos postados por amigos ou páginas. A aba 'Todos' mostra tudo o que foi separado até o momento. Já o Arquivo mantém o foi que salvo e, posteriormente, descartado pelo usuário.

O recurso pode ser executado em sua rede social logada no desktop ou em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Para utilizá-lo, basta seguir o tutorial abaixo. O passo-a-passo para mobile foi executado em um Android, mas o procedimento é semelhante para iOS (a função ainda não existe para Windows Phone).

sábado, 20 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014. Campanha do Brasil vista por venezuelanos


Nas redes sociais venezuelanas, a presidenta Dilma Rousseff é alvo de campanha. Será que a origem é mesmo venezuelana?

SHOW. Cantora cearense não largou a atividade artística


Amigos e admiradores de Fhátima Santos, entre os quais me incluo como fã, estão torcendo para que ela retome as atividades artísticas, paralisadas momentaneamente, a ponto de circularem versões de que ela teria abandonado a profissão. Na verdade, ela não deixou de cantar. 

Em sua página do Facebook, Fhatima esclarece o que está acontecendo e desmente a estória de que abandonara a vida de cantora. Além do mais, ela pede um tempo para cuidar um pouco de si. Tem todo o tempo do mundo, grande cantora!




DANÇA DAS CADEIRAS. Danni Calabresa vai sair do CQC


Dani Calabresa estreou o ano já na bancada do 'Custe o Que Custar', na Band. O que não era esperado era que a passagem da moça pudesse ser tão rápida.
Segundo informações do colunista Flávio Ricco, a humorista poderá ser dispensada da atração no fim do ano e não retornar para a próxima temporada. Mesmo com contrato assinado com a dona do formato do 'CQC', a Cuatro Cabezas, rumores sobre a saída de Dani só aumentam.
O programa, independente da permanência ou não de Dani Calabresa, irá passar por uma reformulação completa. A atração vem apresentado índices que audiência decrescentes.
Um dos motivos sobre a possível saída da moça é que ela não rendeu ao programa o que era esperado.

CHARGES - Quem é bom, já nasce Clayton: Eike pobrezinho!



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MARKETING. 20 logomarcas com significados secretos


Já indiquei aqui no GENTE DE MÍDIA, o blog Curtido. Curioso, irreverente - ele lança diariamente postagens as mais bizarras e as informativas que têm, como a das logomarcas com significados secretos, um efeito impressionante. Nele, 20 logomarcas com significados secretos
O logo do FedEX tem uma seta escondida entre as letras “E” e “X”. Isso simboliza a agilidade na entrega das encomendas.


Parece apenas uma logo moderninha, mas tem um significado. O “V” e o “A” simbolizam um sinal analógico e as outras duas representam os números 1 e 0 (sistema binário).




Berna, na Suíca, é conhecida pelas altas montanhas, assim como é chamada de “A cidade dos ursos”. Perceba que existe uma silhueta de um urso na montanha.



Barkin Robbins oferece 31 sabores de sorvete. Logo, o número 31 está escondido nas letras iniciais da marca.



Este logo foi inteiramente criado com o número 8, acompanhando o nome da empresa.



Várias referências neste logo. Observe que o símbolo dentro do círculo forma as letras “N” e “W”, de Northwest. O triângulo vermelho também aponta para o noroeste (Northwest, novamente).



A seta amarela não parece apenas um emoticon. Ela também sugere que você pode comprar tudo de “A” a “Z”.



Aqui foi representado um código binário para o nome. Linha superior: 1010000 e na parte inferior: 0.010.100.




Aqui você acompanha um maravilhoso trabalho de simetria e ordem. O logo é formado pelas letras “U” e “N”. Se você prestar atenção, verá surgir a palavra SUN.



As letras “TiT” são duas pessoas desfrutando comida mexicana numa mesa.



Muita gente não percebe o número 1 oculto entre a letra F e as linhas de velocidade.



No logo da Elefont, você pode perceber uma tromba no espaço negativo.



As cores do logo da NBC simbolizam as 6 diferentes divisões da empresa. Uma cabeça é visível no centro delas, formando um pavão.



Carrefour é um dos maiores varejistas europeus, e em francês significa “cruzamento”. O logo simboliza esta palavra através de duas setas opostas. Ao centro, você percebe a letra “C” no espaço negativo.




A Unilever produz milhares de produtos diferentes, portanto, a letra “U” é composta por símbolos que representam todos estes produtos e o que eles significam para seus consumidores.






Este logo foi criado para um jogo de quebra-cabeças chamado “Cluenatic”. Perceba que a figura é composta pelas letras “C”, “L”, “U” e “E”, como se fossem um labirinto.



Families é uma revista. As letras “ili” juntas formam uma família.






À primeira vista, este logo parece um mapa da África, mas se você olhar bem, vai ver duas pessoas se olhando.



O nome da empresa é “Elettrodomestici – Home Appliances”, ou “ED”. Logo, os designers resolveram adotar as duas letras (“E” e “D”), além de criar uma tomada.







Este é um logo conceitual. Ele mostra um jogador de golfe no momento de uma jogada, e ao mesmo tempo um capacete de guerreiro espartano.

FILME. Danton, libelo em favor da liberdade de expressão


Todo político devia, obrigatoriamente, consultar um pouco a História. Nela, mirar-se nos exemplos que marcaram a humanidade. Como o período da Revolução Francesa. O filme "Danton", de Andrezej Wajda, é um marco de todo o processo revolucionário envolvendo políticos como Georges Danton, Camile Demoullins, Robespierre, entre outros. A história deles poderia ensinar aos homens de hoje o que era o fazer politico.  

Citação do 'Le Vieux Cordelier', o jornal dos idealistas Danton e Camile Demoullins no Século dezoito