Translate

domingo, 6 de março de 2011

TV. Globo vai até 2020 com o Big Brother


Notícia ruim para quem torce o nariz pelo Big Brother da Rede Globo. Apesar da queda de audiência, a emissora está propondo a Endemol (empresa dona do formato do programa) para continuar com o direito de transmissão do programa até 2020. Haja saco!

Mas apesar de estar em queda livre - "desde 2005, quando conquistava quase 70% dos televisores ligados. Agora, são 41%, média relativamente baixa para a Globo" -, é a edição que mais tem faturado.

Já rendeu à emissora cerca de R$ 380 milhões. A cota principal de patrocínio, que custava R$ 13,5 milhões no ano passado, hoje é vendida a R$16,9 milhões.

VIDEO. A força da conexão muda o mundo


Esse comercial da Vivo, onde as pessoas se juntam para compor as palavras-chave do texto, é nada mais nada menos que um elogio aos novos tempos de conexão - onde as redes sociais têm revelado a força da informação, capaz até de derrubar ditaduras.



Na edição de hoje da Folha de SP, o professor de física teórica Marcelo Gleiser, do Dartmouth College, em Hanover (EUA) escreve o artigo "A internet como força mítica", onde revela "os mitos que unem povos, como faziam poemas homéricos, e hoje as redes sociais têm como marca a força mítica".

LIVROS. O carnaval com São Francisco


O carnaval, eu aproveito para por em dia minhas leituras. Uma delas, "Francisco de Assis - O Santo Relutante" é magnífica. O autor, Donald Spoto, phD em Teologia nos EUA, percorre os caminhos do movimento franciscano desde sua origem quando Francisco se desapega de uma sociedade arrogante e de uma Igreja que fugiu aos princípios do Cristo.

Professor universitário de estudos religiosos, Spoto mergulha na conflitante desordem das cruzadas no Oriente Médio, onde o personagem principal esteve como um dos negociadores da paz junto aos muçulmanos de Salamino, afora demorar-se na análise dessa admirável criatura.

A Igreja Católica é mostrada no livro, em toda a sua ganância de expansão e violência. Por isso mesmo, o autor aproveita-se disso para comparar a nova manifestação de fé do cristianismo puro que surge com Francisco, movimento que chegaria a ser vilipendiado pelos próprios seguidores como demonstra a administração do seu sucessor juno a 'pequena porção'.

Á despeito de ser uma biografia de alguém da Idade Média, o livro viaja no tempo e sempre que é preciso dá explicações sobre certos comportamentos da época e sua relação com os dias de hoje. Nada melhor para quem resolveu eleger o carnaval para um retiro pessoal.

SERVIÇO

Fraancisco de Assis - O Santo Relutante
(Reluctant Saint- The Life of Francis of Assisi)
Donald Spoto
382 páginas
Editora Objetiva

sábado, 5 de março de 2011

LEITOR. Escreva lá, que eu escrevo aqui


CARNAVAL. Tem recado no nosso iPhone


CARNAVAL. Vai cobrir a festa? Leia antes


10 dicas para uma boa cobertura de carnaval

1. Seja na avenida, num baile de salão ou atrás de um trio elétrico, tente fugir das perguntas óbvias quando for entrevistar um folião. Pelo amor de Deus, nada de “muita emoção?” ou “curtindo o carnaval?” ou ainda “e essa energia tem hora pra acabar?”.

2. Evite os personagens manjados, como o gari que samba feliz; o rapaz que sofre para empurrar o carro alegórico, mas faz isso pelo amor à escola de samba; ou a tiazinha gorda na arquibancada do sambódromo que não perde o pique apesar da chuva.

3. Entrevistar um carnavalesco não é missão fácil. Para se ter uma dimensão da encrenca, esse povo tem o ego maior do que o de nós, jornalistas. Seja cauteloso nas perguntas para não magoá-lo e correr o risco de presenciar um dos maiores pitis de sua vida.

4. Se for entrevistar (sub)celebridades em bailes, na concentração ou em camarotes de cervejaria, cheque o nome da pessoa antes de entrar ao vivo na TV. E fale apenas com gente interessante. Não caia naquela lorota dos “projetos artísticos sigilosos”.

5. Não se revolte se esbarrar numa Carla Perez trabalhando como repórter ao seu lado. Pensamentos ruins, como “nosso diploma não vale nada mesmo” ou “poderia ter gastado a grana da faculdade numa lipo”, vão atrapalhar a sua concentração.

6. É fundamental ter cuidados com a voz. Fazer perguntas gritando, em meio ao barulho, deixa qualquer um rouco. Neste caso, não é considerada prática antiética levar a boca para bem perto da orelha do entrevistado. Mas sem enfiar a língua, ok?

7. Prepare-se para todo tipo de adversidade – chuva, sol, altos decibéis de música sem parar, cheiro insuportável de mijo nas ruas, cantadas de baixo nível e, claro, piadinhas como “aí, jornalista, trabalhando no carnaval! Se fodeu, hein?”.

8. No dia da apuração do bloco especial, é conveniente trabalhar com protetores de cabeça e maxilar (como os de pugilistas). Apuração é sempre aquela briga e tumulto de repórteres querendo falar com o presidente da escola campeã ou rebaixada.

9. Se você odeia samba ou axé, cobrir o carnaval ouvindo rock no MP3 player é uma ótima dica. Só não esqueça de tirar os fones do ouvido na hora de uma entrevista. Uma desintoxicação pós-festa (não ouvir Ivete Sangalo durante a quaresma) também é uma boa.

10. Se você é casado e terá de trabalhar os quatro dias, nada de ficar ligando pra casa a todo o momento pra saber se sua mulher ou seu marido está se comportando. Relaxe! E por que não prestar atenção naquela diabinha safada ou no bombeiro musculoso? Afinal é carnaval.

Texto de Duda Rangel do Desilusões Perdidas

HQs. Batmão e Bobin na Fortaleza Bela


MÚSICA. No carnaval, bem longe dele


TWITTER. Quanta falta faz o Mobral no país



'Emprecionado' estou eu!...

IMAGENS. Das escolas de samba da vida


Parece fantasias de carnaval. E não são. Parece bloco que vai sair na avenida. Mas não o é. Num parece com foliões de escolas de samba, aguardando a hora do desfile? Mas não é nada disso, mermão. Trata-se da expô 'Planeta Humano' de Timothy Allen, que conseguiu em suas andanças flagrar pessoas de várias etnias, reunidas para ensaios magistrais que a gente aproveita para oferecer como dicas a quem procura o que é bom na rede.

TV. A câmera oculta do fantasma da menina


O medo. É incrível como se tem medo do que se desconhece. Uma emissora de TV latina resolveu testar a reação das pessoas e colocou câmeras num corredor de um hotel, ao mesmo tempo em que postou uma menina de cabelos longos, palidamente maquiada e o resultado é o que se vê no vídeo a seguir.

CENSURA. A Líbia corta a Internet no país


E como era de se esperar, o déspota Muamar el Gadaffi limitou o acesso a Internet em geral ou a determinados sites que começaram a revolta no país. A medida, a exemplo do Egito, chega por conta do uso pela população de redes sociais já que os jornais estão sob censura total.


<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&from=sp&vid=3d9c9bce-a87d-4117-bff3-6b69b58b6ecd" target="_new" title="'As Mães de Chico Xavier'">Video: 'As Mães de Chico Xavier'</a>

João Neto já chegou à calçada da fama


Falta agora, ser uma das estrelas.

FOLIÃO. Jornal da Tarde publica manual


Clique para amplá-lo

CARNAVAL. A história da nossa maior festa


O Estadão faz uma pesquisa interessante sobre a história do carnaval no Brasil. Conta ainda que fizeram e ainda fazem sucesso no carnaval do Rio, de São Paulo, da Bahia e de Pernambuco.

TV. Comentarista da CNN já foi do Menudo


TV. SBT firmou no carnaval baiano 2011


O SBT resolveu sair do descanso no carnaval e colocar seu pessoal nas ruas. Falo da cobertura do carnaval de Salvador. Celso Portiolli está no comando de equipe neste momento e mostra a euforia dos baianos no carnaval de rua da Bahia.

A RedeTV ficou na cobertura dos bastidores do carnaval de rua de SP já que a Globo é quem tem o direito de transmissão do desfile do sambródomo de São Paulo.

RÁDIO/TV. Confirmadas as estréias de março


Março chegou com estreias. No rádio, a partir de quarta feira de cinzas, o retorno de Everardo Sobreira na Rádio Universitária e o seu "Antologia da Música Popular Brasileira", todo domingo.

Na TV, Alan Neto pilota o seu 'Trem Bala" na TV O Povo, considerado pela casa como a grande pedida para uma arrancada de programação mais popular. Tudo que Alan mais queria era fazer na tevê uma réplica do seu programa de rádio que é sucesso desde os tempos da extinta Rádio Iracema, onde ele estreiou na vida profissional no final dos anos 50.

sexta-feira, 4 de março de 2011

BLOGS. Greve de blogueiros nos EUA


Blogueiro unido, jamais será vendido. Pois é, uma greve de blogueiros. Deix´explicar melhor: há um mês, Bill Lasarow não publica uma linha no seu blog, instalado no jornal digital 'The Huffington Post'. Isso, desde que Arianna Huffington vendeu o portal a AOL por mais de 230 milhões de euros. Contrariado, ele quer somar mais blogueiros para a sua greve digital.

Na verdade, Lasarow quer que a companhia lhe pague por um trabalho que fez desde a origem do diário, há cinco anos. Até então, ele e outros blogueiros faziam a coisa de forma gratuita enquanto a empresa se estabelecia.

Lasarow admite até que muitos dos blogueiros aceitaram voluntariamente trabalhar sem cobrar, porque até então a empresa não tinha essa intenção de lucro com as edições de blogs. Mas agora que age comercialmente, está convocando todo mundo a fazer como ele: deixar de escrever.

GUERRA NAS ESTRELAS. A estréia em 3D


Faltam exatamente 343 dias para a estréia nos cinemas da saga “Guerra nas Estrelas”, em 3D. Vai acontecer na sexta, 10 de fevereiro de 2012.

A idéia é lançar em 2012 o episódio I, “A ameaça fantasma” e a cada ano colocar nos cinemas novo episódio. Ao todo são seis películas.

Desde que foi anunciada há alguns anos, a Lucasfilm tem trabalhado em converter em 3D os seis filmes rodados originalmente em duas dimensões.

Se tudo ocorrer como deseja o diretor, a cada ano será lançado um episódio da série, teremos lançamentos até 2017, ano em que se comemora os 40 anos da estréia mundial da ‘Star Wars’ Que a Força esteja com você.

FONTE

WEB. Site da Folha agora em três idiomas


O novo site do Grupo Folha, no ar desde ontem, traz informações sobre todas as empresas do grupo, que agora podem ser acessadas em três idiomas (português, inglês e espanhol). Para acessar, basta digitar http://grupo.folha.com.br.

Na página há notícias de interesse geral e informações para o mercado em relação às cinco empresas e 11 unidades de negócios do Grupo Folha.

Além da Folha, o grupo publica o jornal "Agora" e tem participação de 50% no "Valor", em parceria com as Organizações Globo. O site é dividido em cinco áreas que correspondem à atuação do grupo.

JORNAIS. Olha que exemplo de cacofonia


Não é mente suja, não! Mas a manchete principal de O Povo de hoje me remeteu à sala de aula do ginásio Rui Barbosa, em Iguatu, quando a professora de Português explicava o que vem a ser um cacófono. E, por incrível que pareça, o exemplo que ela nos deu foi exatamente esse: "o escudo humano".


Cacofonia, cacófato ou cacófaton, é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno ou mesmo engraçado, como: por cada, boca dela, vou-me já, ela tinha, como as concebo e essa fada.

A cacofonia pode constituir-se em um dos chamados vícios de linguagem, e devem ser evitados, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita. (Wikipedia)

Informação já não basta para atrair público


Artigo do Gabriel Jacob, no ADvertido nos chama a atenção pela forma com que o autor alerta a empresas que passaram a usar a mídia digital como se fosse as antigas mídias jornal, revista ou rádio. Jacob diz que "a simples comunicação perdeu espaço para a prestação de serviço, relacionamento e experiência".
Transferir para a internet e os demais meios interativos o seu DNA é o maior desafio para as marcas que almejam uma respeitosa presença no ambiente digital.

No entanto, as marcas precisam estar atentas ao que o digital oferece como único.

A informação, principal ativo responsável pelo sucesso da comunicação em mídias como jornal, revista e rádio, já não basta para impactar e atrair a atenção dos consumidores.

Hoje, muito mais do que impactar, as marcas precisam envolver os consumidores. E é no digital que isso pode acontecer melhor.

Existem 3 elementos que eu considero fundamentais. São eles: serviço, relacionamento e experiência.

Definindo resumidamente cada um dos elementos, vamos considerar serviço tudo aquilo que a marca presta e oferece de útil para ajudar e/ou melhorar a vida dos seus consumidores. Resumindo ainda mais, serviço é brand utilty.

Relacionamento é o como e o onde a marca conversa com seus consumidores. O tom da comunicação é que a categoriza como mais “humana” e próxima do consumidor. Para garantir o relacionamento, não é só estar nas redes sociais, por exemplo. A marca precisa estar e ser.

No caso de experiência, falo daquilo que envolve, com a interatividade como base para engajar e emocionar os consumidores.

Embora sejam 3 elementos independentes, todos se conversam. Serviços melhoram o relacionamento, que aumentam a experiência com a marca, que engajam ainda mais o consumidor, e por aí vai.
Leia o artigo completo AQUI.

Twitter nega venda e chama jornal de mentiroso


O Twitter desmentiu uma fonte do jornal britânico Financial Times, que deu declarações sobre o suposto interesse do banco JPMorgan em comprar 10% do microblog. Em entrevista à agência Reuters, o cofundador do serviço, Biz Stone, disse que "a reportagem foi inventada".

Stone também negou que vá abrir o capital da empresa, pelo menos por enquanto, já que a companhia tem feito dinheiro. "Temos muito mais a fazer antes de pensar nisso", afirmou, sobre a possibilidade de uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês).

"Não estamos nem discutindo o assunto internamente", comentou o executivo, "está muito distante". Stone ainda acrescentou que não há planos de levantar capital pelo menos pelos próximos 12 meses.

(AdNews)

quinta-feira, 3 de março de 2011

UFOS. Documentos secretos são liberados


Alô, alô marcianos - perdão, alô, alô terráqueos: o Arquivo Nacional do Reino Unido iniciou hoje a divulgação de documentos relacionados a avistamentos de OVNIs-Objetos Voadores Não Identificados, os chamados 'discos voadores'.

É uma verdadeira loucura para os ufologistas de plantão: são mais de 8.500 páginas com arquivos considerados raros de um assunto que discutido pelos altos escalões do governo em todo o mundo, incluindo a ONU, a CIA e a Camara dos Lordes.

VISUAL. O GENTE DE MÍDIA precisa mudar?


Eu gosto dessa diagramação do GENTE DE MÍDIA. Mas surgiu uma dica para melhorá-lo. Veio do 'designer' gráfico Michel Silva que, muito gentil e voluntariamente, se oferece para "dar uma modificada no visual" do GENTE DE MÍDIA.

Ele é um dos criadores de um portal de informação e entretenimento para o público jovem de Fortaleza. É o www.entreter.org. Obrigado pela sugestão e fico de entrar em contato com você.

INTERNET. Vírus infecta usuários do Twitter


Atenção tuiteiro: se você encontrar em seu 'timeline' uma mensagem como esta, “I have spent 11.6 hours on Twitter. How much have you? Find out here” ("Eu gastei 11,6 horas no Twitter. Quanto você tem? Saiba aqui "(" Eu tenho 11,6 horas no Twitter, e você? Saiba aqui "), não deixe se levar pela curiosidade, não clique no link. É spam.

Este novo ataque contra a rede de microblogging foi descoberto pela empresa de segurança Sophos
Ele se instala através da conta do Twitter no 'timeline' de todos os seus 'folloers', mesmo sem seu consentimento.

WEB. Quora ameaçado ao se tornar popular


Você, internauta, já ouviu falar do Quora? É a bola da vez da rede depois do Orkut e do Twitter. Criado pelos executivos do Facebook, diferencia-se das demais redes sociais por ser um site de perguntas e respostas - nos moldes do Yahoo! Respostas. Pois bem, considerado como o "oráculo da web", o Quora corre o risco de perder o nível de qualidade das informações ao se tornar popular.


Para entender melhor a coisa, clique a matéria "Oráculo da internet sob ameaça", que explica direitinho.

quarta-feira, 2 de março de 2011

PUBLICIDADE. Sandy vira piada na Internet




Contratada por uma cervejaria, a cantora Sandy acabou virando piada dos internautas no Twitter que a consideram completamente deslocada do comercial da cerveja. Eles não concordam que Sandy seja uma pessoa devassa para integrar a campanha.