Translate
14 outubro 2010
Revelação. Hino do Rio seria de Noel Rosa
Sabe a música 'Cidade Maravilhosa', hino não-oficial do Rio de Janeiro? Até hoje, todo mundo sempre soube que ela é de autoria de André Filho. Pois bem, o compositor Raul Sampaio, 82 anos [ pai de Sérgio Sampaio e autor de “Meu pequeno Cachoeiro”, sucesso na voz de Roberto Carlos ], andou botando a boca no trombone e fez uma revelação bombástica. A música seria de Noel Rosa.
Quem dá a notícia é o colunista Ancelmo Góis, de O Globo, ao citar depoimento do compositor à série “Colheitas de Memórias”, do Instituto Cravo Albin. Segundo ele, Noel jamais reivindicou a parceria a André Filho por ser seu amigo.
TV. Tem novidades no canal da GloboNews
Segunda feira, a GloboNews muda de cara.
A cada intervalo da programação, a emissora global anuncia mudanças na programação.
Fui me informar sobre as mudanças.
Muda a identidade visual. O canal terá novas vinhetas, valorizando a cor vermelha.
Durante o dia, a programação terá mais jornalismo.
Vão mudar os nomes dos programas. O 'Em Cima da Hora' passa a se chamar 'Jornal Globo News'.
Design. Ilustrador denuncia plágio de sua obra
Tem mais uma denúncia de plágio pipocando na Internet. "O ilustrador brasileiro Mico Toledo acusa Mico Toledo de plágio do seu trabalho pela agência Africa - que teria usado uma criação sua na campanha 'Happy Drive' que divulga o carro Grand Vitara, da Suzuki" (cito texto do Blue Bus).
Tony Ramos fala sobre a morte de Saulo
E o ator Tony Ramos foi entrevistado pelo programa da série "A História da Telenovela" quando aproveitou para responder quem matou o personagem Saulo, da novela Passione.
Para ouvir a entrevista, clique A Q U I
13 outubro 2010
Circo. Trepinha centenariza-se nesta 5ª?
Ô raia o sol, suspende a lua; olha o palhaço no meio da rua.
Ô raia o Sol, suspende a Lua; olha o Trepinha na festa que é sua.
Pois é, nesta quinta feira, 14 de outubro, é aniversário do Trepinha, o mais antigo palhaço em atividade na América do Sul. Quiçá, das Américas. Parece que ele está chegando aos 100 anos.
[ Quantos anos ele está completando? Quem deve saber é a Isabel, diretora do Theatro José de Alencar ou o Kiko Bloc-Boris, que é o assessor de imprensa de lá. ]E é ele quem lista a agenda da festa: 10h no jardim do TJA: Parabéns para o Palhaço Trepinha. Circo armado na praça e uma vasta programação.
. 9h e 15h Teatro de bonecos: A Bruxa, grupo Formosura (2010: 25 Anos de Teatro)
· 10h às 12h Atrações do London Circo (palhaço, malabares)
· 12h Artistas da Praça – Rodrigo do Boneco (ventríloquo)
· 16h Palhaça: Tiquinho de Nada
· 17h às 18h Palhaço: Baratinha
E Ainda
Camarins Abertos apresenta Camarim do Palhaço Trepinha, mini exposição aberta à visitação com com figurinos, fotos etc. do Trepinha.
- O palhaço o que é?
- É ladrão de mulher...
Viajantes. Nomes da mídia que circulam por aí
1. Tom Cavalcante em Londres. No Twitter, ele diz pesquisar e comprar "farto material de caracterizaçoes para os meus personagens da tv e dos shows"
2. Quem também viaja pelo exterior é a jornalista Isabel Pinheiro, que foi do Diário do NE e de O Povo. Ela está de férias em Israel e retorna no fim do mês.
3. Vicente Gioielli está em Teresina, acompanhando comitiva do govetrnador Cid Gomes que vai participar no Piauí de comício com Dilma e presidente Lula.
4. E a Maísa Vasconcelos (TV Diário) também andou aproveitando o feriado prolongado para dar uma esticada até a cidade maravilhosa, o Rio.
Nomes. A morte lamentável de Alex Holanda
A morte de Alex Holanda [ Alexandre de Holanda Campos, 47 ], ocorrida ontem em Fortaleza, fecha um capítulo da história dos músicos cearenses que contribuíram nas últimas décadas na formação de bandas de rock importantes do sudeste do País.
Ele foi percussionista de grupos como o Kaoma e Hanoi-Hanoi, além de contribuir com músicos do porte de Márcio Montarroyos, Tim Maia e Ed Mota.
Tive oportunidade de fazer algumas matérias com Alex, nos tempos de Vida&Arte de O Povo. Nelas, o pensamento de um jovem bastante integrado aos movimentos musicais do seu tempo e figura sempre assediada pelos grandes artistas que faziam questão de convidá-lo para fazer parte de gravações.
Alex Holanda atuou ao lado de cantores como Ed Motta, Ednardo, Sidney Magal, Moreira da Silva, Tânia Alves, Ângela Rô Rô, Kid Abelha, Márcio Montarroyos, entre outros. Em 1990, gravou com Bob Dylan durante a sua passagem pelo Brasil onde participou do Hollywood Rock.
Autor de trilha sonora de 'Vamp' e 'Pedra Sobre Pedra', Alex Holanda era o filho mais novo de uma das mais emblemáticas figuras do jornalismo cearense, Pádua Campos, já falecido.
A fundação criada pelo Super Homem
A fundação criada pelo ator Christopher Reeve e sua esposa Dana, já falecidos, continua a dispensar uma série de serviços a centenas de pessoas pelo mundo afora. Recentemente, iniciaram uma campanha de doações para cecelebrar o 50º aniversário de nascimento do saudoso ator.
Uso de imagem de cearense vai à Justiça
Os programas "Domingo Espetacular", da Record, e "Domingo Legal", do SBT, serão investigados pelo Ministério Público de São Paulo. Eles são acusados de exploração indevida da imagem de menores de idade e de portadores de deficiência nas atrações dominicais.
As denúncias citam os casos de Jocélia, cearense de 9 anos afetada por uma doença que causa envelhecimento precoce, e de Elisany, jovem portadora de um distúrbio que a fez atingir 2,06m de altura aos 14 anos. A notícia é da Folha de S.Paulo.
Vídeo. A abertura polêmica dos Simpsons
Caiu na rede uma abertura dos Simpsons feita por um grafiteiro chamado Banksy e que critica a Fox, responsável pelo desenho, além de colocar o governo chinês em maus lençóis.
TV. O descontentamento de Tom Cavalcante
Deu na coluna Zapping: "Concurso gera estresse na Record
Comenta-se na Record que é grande o descontentamento de Tom Cavalcante com o "Tudo É Possível", de Ana Hickmann. É que a atração da loira tem investido em um concurso para lançar novos humoristas, algo que ele realiza há anos no "Show do Tom". A ideia do quadro teria vindo de Vildomar Batista, diretor de Tom Cavalcante de 2004 a 2006, que hoje trabalha com Ana".
12 outubro 2010
Música. Ayla e Arrais viajarão para a Itália
Você tem uma câmera, um microfone e uma estrela do porte de Ayla Maria. O que fazer? Deixá-la cantar. Na hora das conversas, ouvi-la falar. Mas Ayla fala pouco. E não é só por timidez. Acompanhada do marido Raimundo Arrais, a gente perde uma chance de ouvir mais o pensamento dessa cantora tão importante da música cearense.
No programa 'Viva', que a TV O Povo apresentou hoje à noite, Ayla e Arrais [ muito mais ele do que ela ] falaram da carreira. Dos planos pro futuro, entre os quais está agendada uma viagem à Itália para os próximos meses.
Bom foi acompanhar depoimentos interessantes, como o da menina Adísia [ Sá ] falando de Ayla com o carinho que é comum a todos nós seus fãs. Mas eu senti falta de ouvir mais Ayla. Falando. Aliás, desde a TV Ceará, quando tinha programa com o nome dela, nunca deixam ela falar, sempre ofuscada por alguém.
Recado pro Arrais, de quem gosto muito: nessas ocasiões, divida ao meio as respostas de entrevistas que faz em companhia da Ayla. É a queixa de um fã que deseja que ela brilhe, além de cantando, falando também.
Outra coisa que eu não entendi: por que terminar o programa com a voz de Fagner cantando em cima dos caracteres? Não seria mais indicado um som do casal Ayla-Arrais?
Web. Atalhos para se usar o novo Twitter
Novidade para quem usa o novo Twitter é a utilização de atalhos via teclado do computador. Existem sete dicas importantes que estão à disposição do tuiteiro no blog ANTENA PARANÓICA. Clique AQUI e confira.
Achados&Perdidos. Por onde anda Paulo Calfa
Certa feita, o internauta Marcos de Maranguape, citou o nome do Paulo Calfa entre os profissionais de rádio que ele admirava e que nunca mais ouvira falar. Hoje, recebo e-mail do próprio Paulo dando conta de sua presença na Bahia, onde atua no setor de criação e desenvolvimento de sites. "Nonato, sou Paulo Calfa e fazendo uma busca no Google tipo curiosidades encontrei meu nome sendo referenciado em seu blog o que me deixo muito feliz pois já tem tanto tempo que trabalhei com locutor na radio Jangadeiro em Fortaleza e descobrir que alguém ou que tive o prazer de ser colega ou mesmo um ouvinte lembra-se de mim e do meu trabalho.
Hoje estou em minha terra natal Salvador Bahia e afastado do radio e da televisão mas perto da mídia pois hoje tenho uma empresa SPNWEB Agencia Multimídia e trabalho com criação e desenvolvimento de web sites alem de ser um especialista em SEO ou como gosto de falar otimização de sites.
Fiquei muito feliz em me encontrar em seu Blog e me coloco a sua disposição para qualquer contato. Tenho ai em Fortaleza um grande amigo Ferreirinha amigo que virou irmão
Paulo Calfa
pcalfa@spnweb.com.br".
Publicidade. Ceará foi locação da Renner
A nova campanha Verão 2011 da Renner foi inspirada no Nordeste e o filme para a TV teve locações em 13 cidades de quatro estados nordestinos, entre os quais o Ceará.
Informa o ProMark que "tanto os editoriais de moda da quinta edição da Revista Renner quanto o filme para TV , produzido pela Super Publicidade, tiveram como locações Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte".
11 outubro 2010
Som. A 'soul music' de Solomon Burke
A morte de Solomon Burke pegou alguns leitores (e tuiteiros de plantão) na maior saia justa: Solomon o quê? De quem está se falando? Como bom intérprete de soul, melhor que falar dele é dividir alguns dos maiores sucessos de sua carreira. Mate o verme!
Tony de Sá. E quem é vivo sempre aparece
Olha só quem dá notícias de si, um dos grandes amigos nosso da radiofonia: Tony de Sá, um cara muito vivo em termos de comunicação e que a gente perdeu o contato de amizade. Ele deixou comentário num dos posts do GENTE DE MÍDIA e a gente pinça aqui pra que os amigos possam tomar conhecimento desse baita profissional que é uma das vozes mais bonitas do rádio na faixa do FM..
"O tempo passa e a gente vai se distanciando das pessoas, dos amigos, mas nem o tempo e nem a distância apagam as boas lembranças das grandes amizades que permanecem apesar do aparente "distanciamento". Abraços ao seu Francisco*, Nonato Albuquerque, grande comunicador das terras alencarinas. Abraços fraternos aos nossos queridos e adoráveis amigos do O Povo. Diz ai Reanan França há quanto tempo.
Por Tony de Sá">
Prometo contar-lhes essa história de seu Francisco.
Jornais. O que dizem os colunistas sobre...
1. TV
:
A coluna 'Outro Canal' da Folha de SP de hoje: Fátima Bernardes quer ficar loira
O telespectador mais atento ao "Jornal Nacional", da Globo, já percebeu a mudança no visual de Fátima Bernardes. A jornalista está cada vez com o cabelo mais claro. Ela tem aumentado a intensidade das mechas loiras nos seus fios para que a cor apareça na TV. Em setembro, o seu cabelo esteve entre os mais procurados na Central de Atendimento ao Telespectador da Globo.
2. Política:
Ancelmo Góis em O Globo: "Filme antigo
Do livro “Diário secreto”, de Humberto de Campos: “(...) como a tendência de cada político seja tornar-se chefe, ou continuar como chefe, cada um que deixa o governo procura para seu sucessor uma figura amorfa e apagada, uma espécie de títere (...) através do qual continue a preponderar.”
O grande escritor e político nascido no Maranhão anotou isto no dia 24 de julho de 1929. Na época, discutia-se a sucessão presidencial de Washington Luís, que tentava impor a candidatura de Júlio Prestes, presidente (como se dizia) de São Paulo.
Mas qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência."
3. Política:
Giba Um no Diário do Comércio do RJ
10 outubro 2010
O olhar vigilante para captar um flagrante
Quem é repórter-fotográfico sabe o prazer que dá um flagrante inesperado. Nos tempos de redação de O Povo e do Diário do NE, trabalhei ao lado de bons nomes - como Chico Albuquerque, Ed Vigianni, Evilásio Bezerra, Jarbas Oliveira, Drawlio Joca, Edson Pio, Luizinho, Mestre Rosa, Kid Junior, João Guimarães e outros que fogem à lembrança.
Embora pautados pela editoria para essa ou aquela matéria, mas cada um sempre tinha o olhar atento a tudo e a todos. Por isso, fazia questão que fossem no banco da frente do carro a fim de aproveitar algum lance imprevisto.
Admirador desses profissionais, hoje em dia fico à cata na Internet de sites especializados em imagens produzidas por gente assim. Como o francês Alain Delorme. Ele é um baita de um fotógrafo internacional. Além da peculiaridade de ser bom como captador de imagens, ele tem uma p(**)a sorte. Consegue flagrantes incríveis. Como esses que mostram os totens de quem trabalha com serviço de entrega.
Alain Delorme
Blog. Dica de humor para final do domingo
via ANTENA PARANÓICAExercício para os dedos cura qualquer doença. Pesquisadores da Universidade de Princeton, EUA, descobriram que exercitar os dedos cura depressão, stress e outros males ligados ao sistema nervoso central. A técnica do exercício para os dedos foi aplicada em "Homens e Mulheres", nas idades "Jovem, Adulta e Idosa" e o o resultado foi surpreendente: 100% de alívio imediato no mau-humor, depressão, desentendimentos familiares etc. Você, que sofre de al … Leia Mais
Nomes. A morte de Ratinho hoje no Rio
Quem morreu foi Ratinho, o compositor de sambas. Parceiro de Zeca Pagodinho, Monarco e Mauro Diniz, entre outros, o artista morreu no início da tarde de hoje.
Alcino Correia Ferreira, o Ratinho, tinha 62 anos. Cantor, letrista, poeta e cronista, o português Ratinho veio para o Brasil aos 4 anos de idade para morar com o avô em Pilares, subúrbio do Rio. Pela Caprichosos, escola do bairro, foi 7 vezes campeão de samba-enredo, incluindo um Estandarte de Ouro em 1978 com “Festa da uva, no Rio Grande do Sul”.
Entre os sucessos estão "Vai Vadiar", em parceria com Monarco, gravada por Zeca Pagodinho. Com o cantor, tem parcerias ainda em músicas como “A vaca”, “Luz de Ogum” e "Falsa alegria". Também compôs com outros grandes nomes, como Nelson Cavaquinho, tendo sido gravado por Jorge Aragão, Beth Carvalho e Grupo Fundo de Quintal.
Informação do G1.
TV. Som com distorções prejudica TV-Ceará
A direção técnica da TV-Ceará precisa urgentemente regularizar o som da emissora. A exibição do programa 'Ceará Caboclo', do Dilson Pinheiro, foi toda prejudicada pelo som que estava com problemas de distorção.
Não é possível que o operador do 'master' não tenha verificado o grave problema do som e não tenha feito nada.
Prejuízo para o programa que é um dos poucos baluartes em defesa da música nordestiina de raiz.
Assinar:
Postagens (Atom)










