Translate
09 janeiro 2010
Marketing. Em busca de 1 imagem saudável
O que tem a ver os energéticos com o estímulo à bebedeira, alcoolismo e violência? Os fabricantes querem mudar essa imagem negativa do produto e colocá-la num patamar mais saudável.
TV. A Band altera programa de última hora
Deu na coluna Zapping: "O "Toda Sexta" de ontem reprisaria uma reportagem de Adriane Galisteu com garis. Horas antes de ir ao ar, o programa era editado para cortar essa parte.
A Band confirma que o programa estava em edição, mas nega que a reportagem dos garis seria exibida na atração.
Game. Para desestressar no fim-de-semana
E para um sábado de férias como este, nada melhor que um dica de game. Um joguinho pra se divertir. Falo do Air-Ttraffic Chief que é uma espécie de simulador de controle de tráfego aéreo.
É simples jogá-lo: basta guiar as aeronaves que se aproximam do aeroporto pelas vias adequadas, controlando com o mouse. Há duas pistas e também um heliporto. A medida que você avança o jogo, a coisa vai se complicando. É uma dica Microsiervos.
08 janeiro 2010
Rádio. Reforço à equipe esportiva da Povo
Nota na coluna do Alan Neto hoje acendeu a curiosidade de muita gente que acompanha a programação esportiva da Povo-CBN. Anuncia um reforço na equipe nos próximos dias. E, pelo que pude apurar, é profissional do maior nível e respeito.
Aliás, a notinha disparou o alarme de alguém que chegou acionar o celular insistentemente para o colunista e seu irmão na tentativa de saber quem é. E, pelo visto, ainda está intranquilo.
Aliás, a equipe da Povo-CBN ganhará um outro reforço além desse citado pelo colunista Alan Neto. Liguem as antenas e voltem sempre aqui que prometo revelar de quem se trata.
Aliás, a notinha disparou o alarme de alguém que chegou acionar o celular insistentemente para o colunista e seu irmão na tentativa de saber quem é. E, pelo visto, ainda está intranquilo.
Aliás, a equipe da Povo-CBN ganhará um outro reforço além desse citado pelo colunista Alan Neto. Liguem as antenas e voltem sempre aqui que prometo revelar de quem se trata.
Mudanças. Dalviane deixa O Povo e a rádio
Bomba! Bomba! - como diria o Sérgio e o Alan Neto: acabo de tomar conhecimento que a jornalista Dalviane Pires, nossa colega aqui na bancada do Grande Jornal Povo-CBN, vai nos deixar. Ela vai assumir novo compromisso profissional e até já pediu desligamento do jornal O Povo. Na rádio fica até o dia 22.
A Dalviane chegou para fazer parceria conosco no dia 18 de maio do ano passado. Logo logo ela ganhou a simpatia de toda a equipe, pela maneira descontraída que é e pela versatilidade com que se empenhou tanto na apresentação quanto na produção do programa, dando sugestões e fazendo críticas importantes para a melhoria do produto final.
Pois agora, lá vem ela com essa de que precisa assumir trabalho de assessoria junto a outra empresa - sabemos, mas ainda não podemos divulgar o nome - e, para isso, necessita da integralidade do tempo. Não dá pra conciliar o rádio com a nova atividade? Ela diz que não.
Que vai ser uma falta, ih! não tem tamanho. Profissional competente, ela deu mais ritmo e vitalidade ao jornal radiofônico, principalmente, porque a sua presença inseriu maior informalidade na apresentação do programa.
A Dalviane chegou para fazer parceria conosco no dia 18 de maio do ano passado. Logo logo ela ganhou a simpatia de toda a equipe, pela maneira descontraída que é e pela versatilidade com que se empenhou tanto na apresentação quanto na produção do programa, dando sugestões e fazendo críticas importantes para a melhoria do produto final.
Pois agora, lá vem ela com essa de que precisa assumir trabalho de assessoria junto a outra empresa - sabemos, mas ainda não podemos divulgar o nome - e, para isso, necessita da integralidade do tempo. Não dá pra conciliar o rádio com a nova atividade? Ela diz que não.
Que vai ser uma falta, ih! não tem tamanho. Profissional competente, ela deu mais ritmo e vitalidade ao jornal radiofônico, principalmente, porque a sua presença inseriu maior informalidade na apresentação do programa.
Novidade.3D chega aos televisores em 2010
Senhoras e senhores admiradores da tecnologia, preparem-se: o 3D está chegando aos televisores. Esta é a grande novidade de 2010. Há algumas semanas, noticiou-se que a PlayStation estudava a possibilidade de lançar imagens em games aproveitando esse recurso em aparelhos compatíveis. Eram estudos. Mas agora se sabe que será ainda este ano. Pelo menos é que confirma a Sony.
Ao longo deste ano, pelo que temos lido, serão lançados suportes para 3D estereoscópico em videogames e logo em seguida a empresa parte para os filmes. Não se tem data de chegada, mas o futuro dos tvs 3D já é uma realidade pelo menos no âmbito dos fabricantes.
Polêmica. Boris Casoy é acionado pelos garis
E eu sabia que esse 'caso Boris Casoy', que falou mal dos garis durante intervalo do jornal da Band e o comentário vazou, ainda render... Agora, a Federação dos Garis está acionando judicialmente o jornalista.
E hoje, na Folha de SP, a colunista Barbara Gancia lança um desafio em seu artigo "Sirvam a cabeça de Boris com batatas": O colega Boris Casoy está sendo massacrado pela Santa Inquisição do politicamente correto".
E vai mais longe: "Levante a mão quem tem simpatia por gari. Agora levante a mão quem já perdeu tempo na vida conversando com um gari. Nessa, levo vantagem."
07 janeiro 2010
Jornal. Rita sai, Paulo entra como ombudsman
E a ombudsman Rita Célia Faheina está largando hoje a atividade que exerceu [ com serenidade e justeza, segundo Dalviane Pires ] para retornar à redação. Tranquila, como só ela o é, Rita encarou a experiência com a sensibilidade de um aprendiz que se aprimora, mas não esqueceu que espinhos marcaram essa caminhada.
Ela vai assumir o cargo de editora-adjunto do Núcleo Cotidiano, que até agora era ocupado pelo jornalista Paulo Rogério, ele mesmo assumindo o posto de ombundsman durante 2010.
Mudanças. Francisco Ribeiro deixa jornal Diário
Da coluna Comunicado, do Roberto Maciel: "Francisco Ribeiro, um dos mais respeitados profissionais do mercado publicitário, depois de exercer as funções de diretor comercial do Diário do Nordeste por 28 anos, aposentou-se ontem de seu cargo, em meio às manifestações de carinho de toda equipe do jornal.
Antonio Vidal, que era gerente comercial da TV Verdes Mares e TV Verdes Mares Cariri, será o substituto de Ribeiro. E Rafael Rodrigues deixa o Diário para assumir a área comercial daquelas emissoras de televisão."
06 janeiro 2010
Livros. Aniversariar e ganhá-los... que bom!
Do que mais gosto de data aniversária é do ganhar presentes. Presentes vírgula, livros. Adoro ler. E chegar aos sessentinhas animado como estou e receber tanto livro de amigos, certamente, melhor ainda.
Ganhei da professora Adísia Sá, uma agenda (fabulosa). "Anotações com Arte", dedicada a Adoniran Barbosa. Achei fantástico. Do meu amigo Marcos André Borges, a quem prezo como irmão, "Claro como o Dia", de Eugene O´Kellye. Ele me garante ser uma leitura transformadora. E ele tem bom gosto.
Do professor Anotnio Mourão, "Chico Buarque de Wagner Homem". Excelente, por conhecer a origem de cada música do Chico. Da minha querida Teresa, professora do 7 de Setembro, "As Intermitências da Morte" de José Saramago e "Contos e Diários" de Florbela Espanca, que ela me trouxe de Portugal.
E, incrível, até do senador Inácio Arruda, ganhei livro. A coletânea sobre 'Patativa do Assaré, 1909-2009".
Agora me diga: vale ou não vale a pena aniversariar?
Rádio. Radialistas tem sua rede social própria
Radialistas [ de bom senso ] sabem distinguir bem as coisas. Por isso, há os que delimitam bem o espaço de trabalho (concorrência) e da unidade profissional (amizade).
Hoje em dia, quando mais e mais profissionais se congregam em cooperativas e as próprias empresas se fundem em busca de sobrevivência, o fazer rádio tem novas conotações. A busca de união pela qualidade do produto é marca dos novos tempos. E é em busca de revitalizar esse veículo que os verdadeiros profissionais buscam solidificar as amizades.
Falo disso, principalmente, para divulgar o Radialist.as/, uma rede social onde esses profissionais encontram seus amigos, antigos colegas e novas oportunidades. Espero que os que vivem o rádio possam navegar pelo site e cumularem os bons relacionamentos.
TV. Janga mata a pau com imagens do assalto
É, não tem como deixar de reconhecer: a Jangadeiro matou a pau na cobertura do assalto ao Bradesco de Pedra Branca. Detinha as imagens exclusivas.
E para ter esse direito, a emissora não mediu esforços em negociar a compra do material, trabalho que foi até tarde da noite de ontem. Um cinegrafista amador conseguiu captar com perfeita nitidez cenas do terror causado pelos assaltantes.
À frente das negociações esteve o chefe de redação da emissora, jornalista Adriano Muniz, que recebeu carta branca do Chagas Vieira para a compra do material. O sucesso do empreendimento pode ser visto nas edições do 'Barra Pesada' e do 'Jornal Jangadeiro'.
Aliás, até numa emissora concorrente, esse fato chegou a ser citado. O assessor de imprensa da PM, conversando com a jornalista Carla Soraya em seu 'Tarde Livre' da TV Diário, citou o vídeo e reconheceu 'a ajuda' que flagrantes como esse dão ao tranalho da Polícia.
TV. Imagens do arrastão hoje na Jangadeiro
O telejornalismo da Jangadeiro tem imagens do arrastão no interior quando bandidos assaltaram dois bancos ao mesmo tempo. Elas serão divulgadas nos noticiários da emissora hoje.
Blog. O nosso ANTENA PARANÓICA continua
Só para lembrar aos internautas que o ANTENA PANRANÓICA agora tem o seguinte endereço: www.blogantenaparanoica.blogger.com.br/index.html. Agradeço a visita.
05 janeiro 2010
Música. Plágios famosos que ninguém esquece
Você já deve ter ouvido uma música e dito: "essa música me lembra outra!". Na verdade, existem muitas 'coincidências' que, de semelhante mesmo, tem uma leve suspeita de que alguém andou chupando a música de alguém. Vão aqui alguns exemplos curiosos para que você pesquise e sinta como os plagiadores não temem mesmo a Justiça.
Taj Mahal (Jorge Benjor, original) x Do Ya Think I´m Sexy (Rod Stewart)
Marta tiene un marcapasos (Hombres G) x At the zoo (Simon and Garfunkel, original)
Why Don’t You Get A Job (The Offspring) x Obladi, Oblada (Beatles, original
Whatever (Oasis) x How Sweet to Be an Idiot (Neil Innes, original)
Will You Be There (Michael Jackson) x I cigni di Balaka (Albano Carrisi, original)
Thriller (Michael Jackson) x Exorcismo (Luixi Toledo, original?)
Ice Ice Baby (Vanilla Ice) x Under Pressure (Queen, original)
Outros supostos plágiosFonte: ANTENA PARANÓICA/via Javi Moya.
1. Edmond Rostand, autor de Cyrano de Bergerac, acusado de plagiar "The Merchant Prince of Corneville". 1870, de Samuel Eberly Gross.
2. William Shakepeare, em "Romeu e Julieta", 1595, acusado de plagiar o poema "The Tragical History of Romeo and Juliet", de 1562, de Arthur Brooke.
3. Helen Keller, "The Frost King", teria plagiado o poema "The Frost Fairies" de Margareth Tatnal Canby.
4. Friederich Nietzsche, em "Assim Falou Zaratrusta", teria plagiado quase textualmente "Bläus aus Prevost"(Documentos de Prevost), de Justinus Kerner.
5. Beethoven teria composto "Septeto Opus 20", (1799-1800) decalcando "Die Losgekauft", canção do folclore alemão.
6. Gabriele D´Anunzzio plagiou Baudelaire e Verlaine, segundo Emanuell Geibel.
7. George Harrison foi processado em 1971 pelo grupo The Chiffons por sua "My Sweet Lord" "ser cópia incontestável" de "He´s So Fine".
8. Caetano Veloso chegou a ser criticado por Paulo Vanzolini, autor de "Ronda" pela semelhança de "Sampa" com essa música do poeta e médico paulista.
9. Chico Buarque de Hollanda por usar o mesmo tema de "Berkley em Belaggio", de João Gilberto Noll, em seu livro "Budapeste".
Mas o mais incrível é você ouvir esse tema de Chaplin, do filme 'Casamento ou Luxo' no vídeo abaixo e descobrir, a partir do 37 minuto, que um artista brasileiro (copiou?) tem uma música tão parecida com o tema do filme.
E aí, descobriu? Incrível, né mesmo?
Música. Vaza uma inédita de Michael Jackson
O ano mal começou e já temos novidades da família Jackson. Saiu o novo tema inédito de Michael Jackson. “Another Day”, vazou na Interet e conta com a participação do cantor Lenny Kravitz, o que significa que é uma das primeiras colaborações desde a morte de Jackson, após "This is It”.
O que se sabia é que Kravitz tinha trabalhado com Jackson, pouco antes de sua morte. O vídeo abaixo não contém a versão completa da canção, mas é um esforço para se mostrar a novidade.
Para ouvir, clique AQUI.
.
Portal. O da Janga cresce em acessibilidade
O sucesso do portal Jangadeiro online é tão visível que se pode avaliar pela alegria da equipe com as últimas conquistas. O acesso ao site aumentou no final do ano. E o 'produto-informação' também ganhou maior volume, oportunizando ao leitor uma frequência maior.
E não é por acaso que o coordenador do site, Dilson Alexandre escreveu internamente aos integrantes uma mensagem de fim-de-ano:
Turma do Portal:
Após um final de ano intenso, começamos 2010 numa fase ótima. O público percebe isso (audiência que aumenta dia-a-dia) e nossos diretores também. Neste e-mail, parabenizo o esforço de cada um nesse processo:
- A persistência de Rosanna
- A tecnologia e disposição do Antino
- O aprendizado de Diego
- A vibração do Marcos
- O compromisso de Monique
- A multitarefa do thiago
- A opinião do Wanderley
- A disposição da Kézya
- O perfeccionismo da Anézya
- As novidades do Emílio
- A colaboração do Nonato
- A troca de ideias com a turma do esporte
Todos acreditamos que pegamos o ritmo e desenhamos um novo jeito de fazer o Jangadeiro Online. Mas não vamos parar por aqui. Conto com todos vocês para fazer o nosso Portal brilhar em 2010. Mais uma vez, agradeço a parceria nestes meus primeiros seis meses navegando com a Jangadeiro.
Dilson Alexandre
Coordenador Jangadeiro Online"
BBB 10. Globo divulga lista dos participantes
Nesta terça-feira (5) foram anunciados os nomes dos 15 participantes do Big Brother Brasil 10. Dos 15 participantes, um chama atenção por ter se tornado celebridade no Twitter.
UP. Um site para quem deseja acertar a hora
Já notaram como emissoras de rádio não cuidam de acertar os ponteiros de seus relógios? Basta ouvir, principalmente, emissoras que detém grade nacional - como Povo-CBN, Globo-Assunção, SuperClube. Muitas vezes, a hora divulgada pelo seu pessoal local difere em um e até dois minutos da hora fechada para o noticiário.
Como forma de ajudar aos companheiros a fazerem a correção de seus relógios, o GENTE DE MÍDIA deixa como dica o site ACERTE SEU RELÓGIO.
04 janeiro 2010
Wikipédia. Para continuar o site pede doações
A Wikipédia está pedindo ajuda. Quem abre a página principal da enciclopédia Wiki dá de cara com um apelo feito por Jimmy Walles, seu fundador. terTodos sabemos que a Wikipédia não é um site comercial. Não tem de onde tirar lucro.
Criação voluntária, a Wiki é utilizada por mais de 340 milhões de pessoas, o que significa quase um terço da população mundial com acesso à Internet. E é desse público que Wales deseja obter ajuda para continuar existindo.
"Necessitamos proteger o espaço onde este trabalho importante é desenvolvido. Necessitamos proteger a Wikipédia. Queremos mantê-la grátis e livre de publicidade. Queremos mantê-la aberta - você pode usar a informação da Wikipédia para qualquer coisa que queira. Queremos que ela continue crescendo, espalhando o conhecimento por todos lugares, convidando à participação de todos.
[...] Estou pedindo sua ajuda para que possamos continuar nosso trabalho. [...] Obrigado por usar a Wikipédia. Você faz parte desta história: por favor, faça uma doação hoje."
Blog. Agradeço os comentários bondosos
TV. Falta grave na grande área do 'É Gol!"
Em tempos de folga do calendário esportivo, quando se tem pouco assunto para destacar, há quem exagere nas falas do “É Gol” que a TV O Povo apresenta aos domingos. A exceção fica por conta de Sérgio Pontes e Vavá Maravilha que sabem dosar o tempo de seus comentários, sem entediar o telespectador.
Aliás, por que será que toda vez que “o tribuno” começa a intervir num assunto, há sempre uma interferência de alguém? É marcação?
Ameaço voltar a assistir o Fantástico.
Web. Expulsos da rede por comerem demais
Já havíamos noticiado por aqui a rede social de pessoas bonitas. Pois agora se tem a informação de que ela expulsou 5 mil pessoas. Motivo: elas engordaram no final do ano. Repasso a notícia como li na Folha Online:
"O site de rede social BeautifulPeople.com ("Pessoas Bonitas", em tradução livre) expulsou 5.000 usuários porque outros membros assinalaram que eles ficaram "muito gordos" durante as festas de Natal e Ano Novo, divulgou nesta segunda-feira (4) o site TechCrunch.
A rede social, que se orgulha de não deixar pessoas "feias" entrarem no site, alega que estes usuários publicaram fotos deles durante as celebrações que revelavam seu descuido."
Enquete. Nossa gratidão aos blogueiros
Eu tenho uma dívida. De gratidão. É para com Lauriberto Braga que em seu blog publicou enquete sobre o melhor jornalista do Ceará. E o resultado deu Nonato (46%), Adísia (27%), Verlaine (12%), Egídio (6%) e Luís-Sérgio (6%).
Os eleitores, pelo que se depreende, estavam sob efeitos das festas de fim-de-ano e entorpecidos pelo domínio do rei Baco e, por isso, deixaram de eleger quem realmente é merecedor desse título: a professora Adísia Sá - a quem dei meu voto. Mesmo assim, agradeço a bondade de escolha.
TV. Estreia amanhã 'Memórias do Nordeste'
Estou curioso para ver o "Memórias do Nordeste", a nova produção da TV Diário que resgata fatos históricos e que vai ao ar amanhã. É a volta ao vídeo de Simone Morais, que produz e apresenta o programa
"Através de uma ´costura´ entre os materiais resgatados e os depoimentos, colhidos criteriosamente, de estudiosos ou pessoas que viveram a época abordada, é que as histórias vão se desenrolar", contou Simone ao Zoeira de hoje.
O programa teve sua produção iniciada em setembro, fugindo aqueele velho estereótipo de se fazer as coisas tudo às pressas, sem planejamento. A previsão é de que ele fique no ar durante, pelo menos, dois anos.
03 janeiro 2010
Gente. A irreverência que sai de férias
Adivinhe quem vai sair de [ merecidas ] férias a partir de amanhã? Dou pistas. Ele é o plantonista de maior credibilidade entre os que chegam e saem de Fortaleza. Madrugador no Twitter, mas é na pele de blogueiro que melhor se corresponde com seu público.
No rádio, ele é conhecido como o 'Reporter Celular', da Povo-CBN. Tem uma coluna no jornal onde verticaliza tudo o que vê e ouve. Na redação, gente fina, ninguém consegue ficar quieto ao lado dele. É cantor de ópera frustado. Mas nem por isso deixa de estar sempre energizado. Ligado, sem precisar de nenhum efeito especial.
Se você apontou o dedo para Eliomar de Lima, pode pegar o premio. É ele mesmo. A figura mais irreverrente do jornalismo cearense deixa de noticiar no aeroporto para ser notícia. Ele embarca para o sudeste, com a Socorro França (a esposa) e os filhos a fim de atender a um chamado especial de férias.
Há quem suspeite de que ele está fingindo. Teria sido um dos eleitos pela Globo para integrar o próximo 'Big Brother Brasil', mas há gente sensata que reconhece que se isso acontecesse, a Globo colocaria em risco a estrela do Pedro Bial. A luz do Eliomar anularia o brilho do apresentador.
E leia AQUI o que o cara fala de mim.
02 janeiro 2010
Ano novo. Tom Barros reza, outros protestam
Tem gente do meio radiofônico que passou o ano trabalhando porque gosta. Exemplo: há cinco anos, Tom Barros faz (ao vivo) a 'Oração da passagem do ano'. Ele faz questão de fazer a virada do ano trabalhando e divulgando nomes de pessoas que se acercam do rádio para agradecer o ano que vai e celebrar o que está nascendo.
Agora incrível mesmo é saber que teve gente na noite do dia 31, protestando contra a passagem do ano. Queriam ficar em 2009.
Durma com um barulho desses!
Humor. Papudim projeta 'Alimente um Sorriso'
O humorista Bené Barbosa, que interpreta o personagem Papudin, vencedor de quadro do Domingão do Faustão, já tem projeto de vida para este ano: vai tocar o ``Alimente um Sorriso``, uma série de shows que percorrerá o Interior cearense com um objetivo nobre: arrecadando livros para serem doados a escolas e entidades.
(Da coluna Vertical)
Assinar:
Postagens (Atom)

