Translate
domingo, 9 de novembro de 2008
Equipe esportiva da Povo termina em primeiro
E chega ao final mais uma enquete semanal do blog GENTE DE MÍDIA. Perguntamos aos nossos leitores qual a melhor equipe esportiva.
A Povo-CBN recebeu 29 dos 61 votos consignados, tendo a preferência de 47% dos pesquisados. Em segundo lugar vem a Assunção, com 31% dos votos. A equipe da Veres Mares foi citada com 11 por cento, em terceiro lugar e a Cidade com 1% da votação.
8% dos votantes escolhem a opção 'Nenhuma delas'.
Os pecados que se comete com o microfone
E para quem trabalha no meio, seja profissional ou qualquer um que o utilize em ocasiões oportunas, vale conhecer tudo o que não se deve fazer com o microfone.
É um excelente post do blog RNrádio, do potiguar Ricardo Gurgel.
Entre outros pecados assinalados por ele que não devemos cometer com o microfone estão 'não bater / não soprar / não gritar /não movimentar-se com ele / não ficar a quilometros.
O perfil do profissional de rádio desatualizado
E o blog do Gabriel Passajou traçou o perfil do profissional de rádio desatualizado. Compilei alguns trechos, deixando-os como dica para que os interessados possam ler o artigo na íntegra.
Provavelmente você conhece alguém assim. Pior, é possível que ele tenha sido (ou seja) seu chefe. Reuni algumas características de pessoas que perderam o bonde da história no que diz respeito ao rádio.
01) Inventa inimigos externos
O profissional desatualizado sempre elege como culpado algum fator externo pelo qual ele não tem o controle. Assim é mais fácil transferir a culpa ou responsabilidade de seus atos. [...]
02) Tem pouca adaptabilidade
Em resumo: O mercado tem que se adaptar a ele e não ele ao mercado. Mais do que nunca, o profissional do rádio deve ser polivalente. É uma exigência profissional conhecer todos os aspectos do rádio como locução, produção, programação, comercial, etc. [...]
03) Ignora as novas tecnologias e a concorrência
O rádio passa por profunda modificação mas o profissional desatualizado ignora isso. Novas plataformas de mídia nascem em um ritmo alucinante enquanto nosso amigo acha que “site de rádio é um negócio supérfluo”. Sim, os dinossauros ainda não morreram. A classe C comprando PCs como nunca, conhecendo assim outros universos e formas de comunicação. O público alvo interagindo e influenciando cada vez mais o conteúdo consumido. A concorrência com meios alternativos (Tvs in door, webrádios, canais a cabo, etc.) aumentando de forma vertiginosa e o diretor acha que a rádio vai chamar a atenção por si só. Não vai. Não há como o público-alvo absorver toda a quantidade de informações. [...]
04) É profundamente saudosista
OK, confesso. Eu sou saudosista. Mas uma coisa é ter o privilégio de possuir experiências que constroem seus valores e olhar para frente, outra é se prender ao passado, recordando antigas glórias, e viver enclausurado nele. Ser saudosista é bom, mas não quando atrapalha o presente. Frases como “Rádio bom mesmo era nos anos 80!” demonstra que o profissional não se encaixou no atual mercado radiofônico onde a demanda por soluções criativas e eficientes é fundamental. [...] Atualmente o ouvinte é muito mais difícil de ser conquistado devido à maior concorrência. O mercado está fragmentado, ou seja, para você chamar a atenção da audiência para a sua marca, o investimento em publicidade e fidelização são enormes.
05) Se considera um guru, o salvador das rádios
O profissional desatualizado geralmente considera a sua verdade como a única e verdadeira para a salvação do rádio. [...]
06) Fala mal de rádios exclusivamente pelo formato
Essa é geralmente outra característica do profissional desatualizado. Ele só consegue trabalhar com um formato de rádio, e parte para desqualificar os colegas que estão em emissoras cujo o estilo musical não o agrada. [...]
Enfim, o profissional desatualizado me lembra uma Ollivetti. Para os mais novos, essa máquina de escrever era a “ferrari” de sua época. Visual italiano, motor elétrico, som inconfundível das teclas martelando o papel. Onde estão as Olivettis hoje? Foram implacavelmente engolidas pelos impessoais e silenciosos computadores, muito mais eficientes.
Você seria uma Olivetti hoje?
Fonte: Gabriel Passajou
Senhor Brasil: o que foi sem deixar de ter sido
Pedro Mariano, o filho de César Camargo com Elis Regina, ganhou dois blocos do 'Sr. Brasil", do Rolando Boldrin. Não discuto o mérito. O artista tem sobrenomes.
À certa altura, quando contava que todo mundo exigia que ele fizesse sucesso pelos nomes que carregava - e ele não ia pegar fama na cauda do cometa -, Boldrin sustentou: "É, talento não se compra".
Em seguida, foi a vez de Mariano dar o troco. Quando elogiava o trabalho de Boldrin, ele disse sentir saudades quando assistia todos os domingos de manhã, na Globo, aquele programa que ele fazia e no qual contava 'causos' em meio às músicas de convidados.
Rolando sorriu, aquele sorriso amarelo, e remendou: "mas é o que eu continuo fazendo".
Hóspede do SBT obrigado a ver outros canais
Hotel 5 estrelas, The Premium acolheu os convidados do Teleton, este ano. Foi a primeira vez que o SBT fez parceria com ele. Provavelmente, por estar em Osasco, mais próximo da Vila Jaraguá.
Conforto ao extremo. Atendimento, muito bom. Tudo nos conformes. Mas, como nada é perfeito nesse mundo, nos apartamentos - soube pelos colegas hóspedes -, o televisor só sintonizava dois canais.
Globo e Record News.
Histórias de se contar depois que tudo se foi
Pense numa coisa chata: espera (interminável) em aeroporto.
E você esperar em bancos desconfortáveis, com informantes desinformados...
Pois coloque aí o nome do Aeroporto Internacional Luiz Roberto Magalhães, de Salvador. Gente, que coisa!
Vindo de SP, com conexão na capital baiana, esgotei minha dose de paciência com a bunda largada naqueles arremedos de bancos.
O chão tinha maior conforto.
De volta, depois de um Teleton de muito sucesso
E eis-nos de volta à terrinha. Depois de um Teleton vitorioso. Ao chegar aqui é que tomei conhecimento de que a meta foi alcançada. Que bom! Pelo que vi de gente necessitada, no grande 'stand' da ACCD montado no pátio externo do SBT, era preciso mesmo multiplicar os cifrões de ajuda.
Destaque para o trabalho elogiável da produção - Claudia e Fernanda Tarricone, Rafael e Luciano -, uma mínima parte do enorme grupo responsável pelo sucesso do evento. Do grupo de comunicadores, unidos em favor de uma
função do bem.
sábado, 8 de novembro de 2008
Liminha, 27 anos de SBT e fã da TV Diário
Estou conversando com Ailton Sampaio Lima. Ele está no SBT há 27 anos. Falando assim você deve indagar: quem é ele?
Ele é o Liminha, o animador do auditório do Gugu e que começou no SBT como porteiro. Dirige o programa do Silvio Santos e é uma das figuras de uma energia do K7.
Ele diz que quando vai a Fortaleza assiste a TV Jang, mas em SP ele acompanha a programação do canal 22.
"Eu sempre estou vendo a TV Diário na minha casa. Gosto muito de Fortaleza", revela, enquanto brinca com a bancada.
A força e o carisma de um apresentador no ar
A gente que trabalha nesse meio é que consegue compreender a questão relativa à audiência. Quando Gugu Liberato entrou no ar, o número de acesso no chat do Teleton extrapolou a expectativa. Isso revela a força e o carisma desse apresentador.
Em pouco mais de 10 minutos, dobrou o número de acessos de pessoas de todo o país fazendo as mais diversas indagações. Nós, da Bancada Brasil, é que temos como avaliar a audiência do chat.
Operado pela Uai, uma empresa mineira (com certeza!), o chat fica congestionado quando Gugu convoca o pessoal a doar.
Gossips do Teleton à beira do Gente de Mídia
Um 'gossip' de leve para a galera tomar conhecimento dos bastidores do Teleton.
A cantora Beth Guzzo adentrou o estúdio com toda a simpatia e marcou sua participação.
Ao lado de Gugu Liberato, a sua participação chegou a congestionar o chat do SBT.
Mais a fofoca é outra: a Rosangela Alves, comunicadora da Kiss FM, notou algo incrível no figurino da moça.
Ela esqueceu de tirar a etiqueta do sapato.
Vai ter olhar de lince assim na Kiss!...
Gugu Liberato é o próximo apresentador
Depois de César Filho será a vez de Gugu Liberato voltar a dar conta do 'ao vivo' no Teleton.
O Teleton rola gravação feita previamente
O Teleton ao vivo deu uma paradinha. Está sendo divulgada gravação feita há cerca de 22 dias. Na sequência tem o Emílio Santago e a Vanessa Camargo.
Rosangela Alves, a roqueira da Kiss FM
Aqui no estúdio do SBT, estou ao lado da Rosangela Alves que é a apresentadora da Kiss Fm, emissora paulista.
É uma criatura incrível, que está sempre energizando o clima da turma. E ela é a representante do rock na programação da emissora.
Clique para acessar mais informações da KISS FM.
Um batalhão de pessoas no Teleton 2008
O Teleton, além do objetivo de auxiliar as obras assistenciais da ACCD, dá oportunidade a um batalhão de pessoas que circulam pelo SBT em trabalho constante.
Em conversa com uma pessoa da produção, fiquei sabendo que só de veículos foram contratados 150 táxis, 150 vans, além dos carros da própria emissora.
No pátio externo do SBT, na Vila Guarajá, um mundo de gente circula entre os stands montados pela associação para revelar o trabalho que está sendo feito no país.
No estúdio, o público atendido pela entidade e seus familiares.
Neste momento, Zé Luis e Celso Portiolli comandam o horário.
Os bastidores do Teleton: o blog conta
Bem, a função da bancada nacional do Teleton - da qual a gente está compondo - é de atender aos telespectadores de todo o Brasil.
São 13 integrantes de emissoras de radio e TV afiliadas do SBT e que, neste momento, estão interligadas na rede.
No estúdio, neste momento, o comunicador está dando orientações de como deve a platéia se portar na volta do intervalo.
Meta do Teleton é chegar aos 17 milhões
17 milhões é a total que o evento Teleton precisa para atingir a média. O padre Marcelo Rossi - que é surpreendemente alto em termos de estatura - está sendo o comandante do horário com Ronnie Von.
Bancada nacional adentra no estúdio do Teleton
Olá, boa tarde. Estou entrando neste momento no estúdio 2 do SBT, onde Ronnie Von está no ar com o Teleton.
Estamos eu e o pessoal de emissoras interligadas ao SBT e que compõem a bancada nacional. Nosso trabalho, neste momento, é responder ao CHAT que está aberto para as perguntas dos telespecadores.
Para entrar em contato conosco acessem www.teleton.org.br
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Descontração em noticiário sério da Fox News
Jon Scott, o apresentador do canal Fox News, está mudando de idade. E há poucos instantes ele foi alvo de homenagem em pleno ar.
A 'moça do tempo' anunciou que a temperatura estava subindo: alcançara 60, a idade do noticiarista. E foi festa no estúdio com direito a interrupção de noticiário, invasão de cenário com amigos com bolo e tudo.
Fosse fazer isso aqui no Brasil, era o fim do mundo!...
Comercial usa a mesma música de um outro
Vocês já viram o comercial do Ford Focus (New Corcel)? Pois o internauta Hélder Filho descobriu outro que utiliza a mesma música e... tchan, tchan, tchan, tchah! É intrativo. Você determina quem canta.
Hélder, a exemplo da polêmica da galinha e do ovo, eu não saberia dizer quem copiou quem. Valeu a dica!
Clique AQUI.
Embarque para o Teleton 2008 daqui a pouco
PoiZé, daqui a pouco me mando pra sampa. Vou para mais um Teleton, o programa do SBT que ajuda às crianças da AACD. Chego por volta das 20h45 e, não tenho garantia ainda, devo me dirigir ao SBT.
O evento começa às 23 horas - 22 no horário nosso - e também não estou informado sobre a participação dos comunicadores do País. Sei dizer que, amanhã, sábado, às 10 horas já devo estar de pé para pegar um dia cheio. De 10 às 19h3min.
Vai ser fogo!
O Povo chega outra vez à final do prêmio Esso
Parabéns à equipe de O Povo que, uma vez mais, conseguiu chegar a final do Esso de Jornalismo. Segundo o blog do Eliomar de Lima, em duas categorias: Esso Regional e Criação Grática.
"No Regional, foi classifcado com o Caderno "Desertos e Chuvas", coordenado pela jornalista Fátima Sudário e tocado pelos talentosos Demitri Túlio, Rafael Luís, Cláudio Ribeiro e Luiz Henrique Campos; e na Criação Gráfica, chegou à final com Olimpíadas de Pequim.
O anúncio dos grandes vencedores ocorrerá no dia 9 de dezembro, no Rio".
Folha vai eleger os principais discos do país
A Folha Ilustrada começou uma votação dos discos mais importantes da música brasileira nos últimos 50 anos. A enquete pode ser acessada pela página da Ilustrada Online (www.folha.com.br/ilustrada).
A votação faz parte das comemorações dos 50 anos da Ilustrada, cuja primeira edição chegou às bancas no dia 10 de dezembro de 1958.
Entre os nominados, "Chega de Saudade" de João Gilberto é o mais votado na década de 58 a 69. Entre os mais recentes, o disco Maria Rita, de 2003 é o mais citado.
Empresa ganha licitação para divulgar o Brasil
Está na Folha de hoje: "A CDN (Companhia de Notícias) venceu licitação do governo para divulgar o Brasil no exterior. O contrato é de R$ 15 milhões por um ano, com a possibilidade de renovação por mais 60 meses.
Outras quatro empresas disputaram, mas a CDN, com o menor preço, foi classificada em primeiro lugar, com 147,27 pontos (o teto era de 158 pontos).
A área de consultoria da empresa atende há três meses o PSDB nacional. A companhia também tem contrato com outros dois órgãos do governo: Banco Central e Banco do Brasil."
Semana de charges criativas: viva a do Clayton
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Para descobrir o número de visitas a um blog
Cansado de verificar a dubiedade de números citados pelos contadores de visitas? Um diz uma coisa, enquanto o outro afirma o oposto? Pois visite o Statbrain.com. Você vai se surpreender com a rapidez que ele mostra o número de visitas únicas de uum domínio.
A partir de dados estatíticos e números, esse site informa o número de visitas aproximadas de qualquer web.
Há que tenha detectado alguns erros com dominios .com.br, por ejemplo, mas em geral o resultado é bastante correto com um erro de menos de uns 10%.
* INDIGNAÇÃO DE ADÍSIA - No programa de TV do Augusto Borges, Gustavo Silva Júnior referiu-se hoje ao comentário indignado da professora Adísia Sá feita no Rádio Serviço contra a AMC. Ela recebeu agora a cobrança de multa do dia 27 de janeiro passado.
* CORRENTISTAS FAVORECIDOS - Boa notícia para os clientes do Itaú. A fusão favorece a que a clientela desse banco passe a ter desconto de 50% nos cinemas do Espaço Unibanco.
* PERDAS E DANOS - O jornalista Wellington Senna deixou a TV Jang. Uma perda lamentada por integrantes da equipe de jornalismo coordenada pela Moema.
* VAGA BEM OCUPADA - Gilda Barroso já está de novo emprego: ela é coordenadora de Comunicação Social do Hospital Geral de Fortaleza. De lá saiu Selma Vidal que está na coordenaria de produção da TV O Povo.
* OLHAEUAÍ, MÃE! - E o Teleton começa neste dia 7. Viajo na tarde desta sexta, quando me integro ao grupo de comunicadores do Brasil que fazem parte da rede nacional do SBT.
* ASSEMBLÉIA SE MOSTRA - A Assembléia Legislativa anuncia nos canais pagos a sua programação. A narração do promocional é de Ronaldo César que integra a FM Assembléia.
* UM 'PÍCOLLO' DE RESPEITO - Picolina, o astro do humor que Tom Cavalcante revelou para o Brasil pela Record, pediu para sair do cast da Jangadeiro. Atrasos nas gravações geraram uma crise. E se queixa de desavença com área de produção.
* A LOBA VIVE - Tina Holanda, que saiu da POVO-CBN para se dedicar ao expediente integral na Super Rádio Clube, agora produz um programa na tarde da antiga PRE-9.
* A VOLTA DE QUEM FOI - Chico Rocha, que foi largado na rua com a venda da Dragão para o Shalom, está se dando muito bem nas manhãs da Globo-Assunção.
* A IDA DE QUEM NÃO FICOU - Grazy, que foi VJ na TV União, acaba de se transferir para a TV Assembléia. Já Luciana Dias anda esticando em Jericoacoara.
* BODAS DE OURO - A TV União está produzindo documentário sobre os 50 anos de vida artística do Casal Haroldo-Hiramisa Serra. Ela foi durante muito tempo a dona Cremilda na Jangadeiro.
* ENTRE 'TAPES' E BEIJOS - E já que falei tanto em mudanças de prefixo, anotem para cobrar depois: uma mudança importante vai acontecer em equipe de famosa emissora FM de Fortaleza. É alguém ligado a gravação e beijinhos. Quem viver, ouvirá.
E o blog ANTENA previu o fenômeno Obama
Um dos anúncios que sensibilizaram o eleitor
FONTE
Se você pensa que estamos falando muito sobre Obama, saiba que ele é um acontecimento histórico. Feliz dos que vivem esse momento para avaliar (no futuro) a importância dessa mudança. Pois bem, em 1999 a Budweisser lançou uma campanha publicitária para tv que, de maneira inesperada, se converteu num tremendo êxito.
O nome do anúncio, dirigido e protagonizado por Charles Stone III, era “True” (verdade), mas que todo mundo o chamou de 'Whassup?'. O sucesso foi tal que a companhia realizou vários anúncios com a mesma idéia, além de várias paródias. A campanha terminou em 2002.
Agora, mais de 8 anos depois, os protagonistas do anúncio original rodaram essa genial par´´odia, apoiando a Barack Obama. O filmete revela problemas que mais preocupam os americanos: o trabalho, a economia, a saude, a guerra do Iraque e a mudança climática.
Se você pensa que estamos falando muito sobre Obama, saiba que ele é um acontecimento histórico. Feliz dos que vivem esse momento para avaliar (no futuro) a importância dessa mudança. Pois bem, em 1999 a Budweisser lançou uma campanha publicitária para tv que, de maneira inesperada, se converteu num tremendo êxito.
O nome do anúncio, dirigido e protagonizado por Charles Stone III, era “True” (verdade), mas que todo mundo o chamou de 'Whassup?'. O sucesso foi tal que a companhia realizou vários anúncios com a mesma idéia, além de várias paródias. A campanha terminou em 2002.
Agora, mais de 8 anos depois, os protagonistas do anúncio original rodaram essa genial par´´odia, apoiando a Barack Obama. O filmete revela problemas que mais preocupam os americanos: o trabalho, a economia, a saude, a guerra do Iraque e a mudança climática.
Exemplar de jornal chega a custar US$ 20,50
US$ 20,50. Este era o preço de um exemplar histórico do jornal "The New York Times", que trouxe a vitória de Obama na capa, colocado à venda no eBay. A edição custa US$ 1,50 nas bancas.
Assinar:
Postagens (Atom)