Translate

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

JORNALISMO. Tem vida inteligente fora do planeta on-line


Manchete da Folha de SP:

Leitores de impresso se lembram mais de notícias

Jornal incentiva mais a lembrança do conteúdo que mídia on-line, diz estudo

DEU NO JORNAL Na TV, Lula critica candidatos jornalistas


Na TV gaúcha, Lula critica candidatos jornalistas

Fala foi veiculada no horário eleitoral do PT


Durante participação no horário eleitoral do PT no Rio Grande do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou candidaturas de jornalistas e disse que nunca viu um comunicador se sair bem em um cargo no Executivo.
A crítica foi veiculada na segunda (22) na propaganda na TV do governador Tarso Genro, que tenta a reeleição.
Tarso aparece em segundo lugar nas pesquisas, atrás de Ana Amélia Lemos (PP), ex-radialista e ex-comentarista de política do Grupo RBS, que retransmite a TV Globo no Rio Grande do Sul.
"O povo gaúcho tem uma consciência acima da média da consciência política do povo brasileiro. Por que estou dizendo isso? Porque eu não conheço, dentro do Brasil, pessoas que eram importantes no meio de comunicação darem certo em Poder Executivo", disse o ex-presidente.
Em 2010, Lula apoiou, em Minas Gerais, o candidato a governador Hélio Costa (PMDB), que se tornou conhecido como repórter da Globo e foi ministro das Comunicações.

FOLHA DE SP

RÁDIO. O sucesso do rádio-taxista pega carona na Povo


As boas ideias rendem. A Tribuna Band News lançou o 'repórter voluntário', utilizando o auxílio dos taxistas de Fortaleza - com a Capital Rádio Taxi, para informação sobre trafegabilidade e ocorrências do trânsito, além de contação de causos do dia-a-dia. Pois, agora, a Povo-CBN está aproveitando e, também, firmando o mesmo tipo de serviço. 

Demonstração visível de que a competência pega carona... e de táxi!

CENSURA. O recurso antidemocrático não é coisa do passado



O sumiço do blog do Roberto Moreira fez puxar pela memória de alguns leitores, lembrando que a censura na imprensa cearense não é coisa do passado. 

Newton Silva, cartunista cearense, é uma dessas vítimas. "Quando eu fazia uma tirinha dominical no Zoeira, também fui "cortado" da equipe por causa de uma tirinha criticando a então prefeita L.Lins".

Eliomar de Lima e eu fazíamos um quadro "O chicote do Eliomar", na antiga AM do Povo. Por conta de uma crítica à administração Juraci Magalhães, cortaram a coluna - diga-se de passagem, uma das maiores curtições desse impagável Eliomar de Lima.

Nos tempos da ditadura, aí sim, é que a coisa funcionava. Trabalhei com Almir Pedreira e Mozart Marinho na Iracema, onde agentes da Polícia Federal madrugavam na emissora situada na Senador Pompeu para "ler" todo o jornal, rubricar as páginas e só então, a gente podia botar no ar o "Grande Jornal Iracema". 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

MARKETING. Marcas definem regras para anúncios a menores


Algumas das maiores empresas de comida e bebidas, incluindo McDonald's, PesiCO e Coca-Cola, concordaram numa nova política de publicidade global, definindo novas regras para os anúncios destinados a menores de 12 anos.

Assim, membros da International Food and Beverage Alliance, que inclui também empresas como Kellogg's, Mars, Nestlé, Mondeléz, Unilever, Ferrero, Bimbo e General Mills, fizeram uma carta aberta à World Health Organization. E, segundo o The Drum, as marcas comprometeram-se a parar de promover alimentos não saudáveis para crianças, em todos os meios de comunicação.


Desta forma, até 2016, as marcas comprometem-se a uma reformulação de produtos, bem como, a uma abordagem global comum que inclui informações nutricionais sobre o produto, tanto nos pontos de venda como através de outros canais de comunicação.

A IFBA vai, ainda, restringir o uso de algumas técnicas de marketing, como o recurso a personagens e celebridades para promoção de produtos.

Fonte: The Drum

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TV. Repórter se demite no ar para continuar se lombrando


Entre o emprego e o vício, qual você renunciaria? Pois uma repórter preferiu perder a vaga na televisão e pediu as contas em pleno ar, durante edição desse domingo, dia 21.




Isso aconteceu ontem com a repórter Charlo Greene, do canal KTVA, em Anchorage (Alasca, EUA). Ela resolveu se demitir no ar, depois de fazer uma defesa em favor da liberação da maconha. 

"Agora, que você ouviu falar que eu sou a verdadeira proprietária do Alasca Cannabis Club, vou dedicar toda a minha energia para lutar pela liberdade e pela justiça, que começam com a legalização da maconha aqui no Alasca", disse. 

"E, sobre este trabalho, bem, não tenho escolha. Foda-se, me demito", concluiu antes de sair do ar e deixar a âncora do programa desconcertada. 

LEITURA. A política faz mal às consultoras de comunicação?


A comunicação política, à falta de aconselhamento independente, profissional e exterior às organizações, ficará ainda mais afastada dos cidadãos e dos seus interesses.
O que fazem os dirigentes do futebol quando querem “esconder” os maus resultados? Falam do “sistema”. O que fazem os políticos quando querem disfarçar a falta de ideias e argumentos? Falam do “marketing”. Dos outros, pois claro, porque, por definição, só “os outros” é que têm marketing.
Em política o “marketing” surge quase sempre associado à ideia de “agências de comunicação”. Mesmo quando, como acontece num caso recentemente relatado, se trata de uma agência de publicidade ou quando os investimentos feitos na minha indústria são de valores rídiculos (2 ou 3 mil euros por mês) – daí serem por ajuste direto – se comparados com os negócios de milhões proporcionados pelas decisões da administração central e autárquica.

LEITURAS. A estreita linha que separa jornalismo das RPs

É cada vez mais estreita a linha que separa o jornalismo das RPs

É o que diz o Financial Times. Num texto chamado “The invasion of corporate news”, conta como as empresas estão a ignorar as midias tradiconais, e a arranjar novas formas de passar as suas mensagens.

Hoje, nos Estados Unidos, para cada jornalista na ativa existem cerca de 4,6 profissionais de Relações Públicas.

Mas, diz o mesmo artigo do Financial Times, são muitos os jornalistas - entre eles alguns dos mais conceituados do mercado americano - que deixaram a nobre profissão para se juntar ao dark side (a indústria das RP). Steve Barrett, editor do PR Week, chama-lhes de “refugiados”.
journalism dead
É a queda do jornalismo? Ou é o Q?
O artigo do FT é assinado pelo editor do US News, Andrew Edgecliffe-Johnson, e faz uma análise aprofundada do setor através da partilha de alguns dos casos de maior sucesso no negócio das corporate news, onde se contam a Microsoft e a Coca-Cola. O segredo? Storytelling. Ser contador de histórias, histórias que humanizem as empresas e as aproximem dos públicos.
ARTIGO ORIGINAL

PROFISSIONAL. E o Jussie Cunha curte Paris com a esposa


E o Jussie Cunha, que comenta futebol na TV Jangadeiro e na Tribuna Band News, anda curtindo lua-de-mel em Paris. 

BLOG. Sistema Verdes Mares tira do ar blog do Moreira


E o blog do Roberto Moreira foi retirado do ar. A informação que acabo de confirmar é de que foi decisão do próprio sistema Verdes Mares. A informação me veio via postagem do internauta Manuel Clístenes F.Gonçalves. Fui verificar e descobri: é verdade!