Quem está de volta ao AM é o Dumbo 'Elvis' Marlon. A partir desta segunda ele estará de 14 ás 16 horas, na Super Rádio Clube, AM 1200. Ele garante que fará um show de alegria, informação, mensagens de otimismo, música e muito mais. Eu confio.
Translate
quinta-feira, 17 de julho de 2014
ELES SÃO 2014. Campanha coopta profissionais da mídia
Uma revoada de profissionais do Jornalismo está ocorrendo das redações de jornais, rádio e tv do Ceará para a campanha política.
Alguns, por questões específicas das empresas, estão se desligando temporariamente; outros, no entanto, estão pedindo as contas.
Espera-se que não seja uma barca furada...
Espera-se que não seja uma barca furada...
quarta-feira, 16 de julho de 2014
NOMES. Morre Carlos Townsend o criador da rádio Cidade
Quem atua em rádio já ouviu falar dele. Carlos Townsend, o criador da Rádio Cidade, que se tornou DJ aos 16 anos e aos 18 ganhava seu primeiro emprego na TV Globo, como assistente de sonoplastia.
Depois de uma temporada de cursos nos Estados Unidos, venceu uma concorrência no Sistema de Rádio Jornal do Brasil para o desenvolvimento de uma nova emissora, a Rádio Cidade, que foi inaugurada em 1977. Ele selecionou e treinou os primeiros apresentadores da rádio FM e criou o conceito de rádio TOP 40 brasileira.
Além do Rio de Janeiro, também implantou a Rádio Cidade de São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Goiânia. Todas as cinco emissoras chegaram ao 1º lugar do Ibope. Morava nos EUA onde faleceu de câncer no pulmão.
PROFISSIONAL. Vibrações boas para o Beto Porto Alegre
Boas vibrações para o radialista Beto Porto Alegre. Ele andou internado na UTI com problemas cardio-vasculares, mas me contaram que já está se recuperando.
DANÇA DAS CADEIRAS. Anézia Gomes mudou de emprego
Anézia Gomes, uma das mais completas jornalistas de tv, - e uma companheira de trabalho de melhor convivência - já não pertence a equipe da TV Verdes Mares. Foi contratada para atuar na equipe de criação da campanha do candidato Eunício Oliveira. Depois, segundo um papagaio me palrou, ela deve ir gastar o dinheiro viajando por toda a Europa. Pelo visto é uma dinheirama. Vá Anézia e viva!
COMERCIAL. Tiririca é o mais novo chato do comercial
Todo mundo sabe que o comercial do Bomnegócio.com brinca com os tipos que se tornaram chatos no conceito do público brasileiro. Já fizeram o anúncio Narcisa Tamborandinguy, o cantor Supla, o compadre Washington, Paulo Gustavo, Maradona e agora o Tiririca. O mais interessante é que o comercial começa a ser veiculado próximo ao inicio da campanha eleitoral e, isso, vai acabar rendendo visibilidade para o deputado que já foi humorista.
FALANDO NISSO
TEVÊ. "Só de H" estreia na Jangadeiro no dia 2 de agosto
Quem foi que disse que agosto é o mês desgosto? Pois pode essa cantiga que, a partir do dia 2 do mês entrante (ops!), a tevê cearense ganha um programa para mostrar que agosto é mês de sorte e de riso. Principalmente para o quarteto H, Galetto, Rossiclea, Titela e Alex Nogueira que vão ganhar os tubos - televisor ainda tem tubo? - com a novidade "Só de H".
É um talk-show, mas também um humorístico onde os quatro tiram partido dos entrevistados e, provavelmente, vão ter espaço para curtir, também, com sua (aqua) verve e tarco-show.
Com direito a banda, fuzarca, piadas feitas na hora e a irreverência desses quatro bons humoristas, o primeiro programa vai ser com... adivinhem? uzinho da Silva, eu Nonato Albuquerque.
É muita corasgem desse quarteto de começar um projeto comigo...
SHOWS. Sonia de Paula traz espetáculo à Fortaleza
Após estrear no Rio de Janeiro e passar por São Paulo, Brasília e Juiz de Fora, o espetáculo Cora e Adélia, Receita de Poesia Em Um Dedo de Prosa chega à Fortaleza para curta temporada, entre os dias 17 e 19 de julho, noEspaço Cultural Correios. O espetáculo tem direção de Rafaela Amado, texto original de Jackson Costa e conta em seu elenco com as atrizes Sônia de Paula e Nica Bomfim.
As sessões acontecem às 19h, de quinta-feira (17) a sábado (19), com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação, que terão 70 lugares disponíveis. Projeto sócio-cultural de incentivo à leitura, o espetáculo tem o patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura. A realização é da Somar Ideias.
Em cena, duas amigas, companheiras de vida, fazem um balanço de suas histórias ao se depararem com as obras das poetisas Cora Coralina e Adélia Prado. Lembram passagens românticas, comoventes, alegres e divertidas. O real encontro das obras se dá por meio dos textos: uma completa o pensamento da outra, com continuidade e trazendo respostas.
DADOS ESPECIAIS
Sessões exclusivas, às 18h, serão destinadas a estudantes da rede pública de ensino, agendados previamente, com destaque à apresentação inicial do dia 17, que recebe a escola Joaquim Nogueira, com intérprete de Libras para promover a acessibilidade. Ainda nesse segmento de inclusão cultural e formação de platéia, a cada sessão - com 70 lugares disponíveis ao público - a produção com apoio local da Girândola Comunicação e Arte, também levará adultos de comunidades carentes, instituições filantrópicas e de assistência à terceira idade para essa experiência, que merece mais disseminações em eventos do gênero.
Serviço
CORA E ADÉLIA – RECEITA DE POESIA EM UM DEDO DE PROSA
Leituras dramatizadas das obras de Cora Coralina e Adélia Prado.
Com Sônia de Paula e Nica Bomfim.
Direção, pesquisa e seleção dos poemas - Rafaela Amado.
Texto original, pesquisa e seleção dos poemas - Jackson Costa.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza
Endereço: Rua Senador Alencar, 38 – Centro - Fortaleza – CE
Informações: (85) 3255-7142 - E-mail: espacoculturalce@ correios.com.br
Data: De 17 a 19 de julho de 2014 – quinta a sábado, 19h.
Capacidade: 70 lugares
Grátis - Senhas distribuídas uma hora antes de cada apresentação
Acessibilidade: Intérprete de Libras
terça-feira, 15 de julho de 2014
ESTÁDIO. O Nogueirão de Mossoró é homenagem ao Vavá?
.
Tem leitor nos perguntando se o estádio Nogueirão, de Mossoró, tem esse nome em homenagem ao radialista Evaristo Nogueira, da Globo-Povo.
Fui atrás de informação e descobri que, embora tenha sido homem público chegando atá a presidir a Câmara de Vereadores da cidade norte-riograndense, na verdade a homeagem se refere a um professor Manoel Leonardo Nogueira, que deve ser da mesma família que o Vavá Maravilha.
Mas que o Evaristo merece uma homenagem assim, Mossoró devia fazer.
JORNALISMO. Tribuna presente ao encontro internacional
Hoje foi dia de batente no Centro de Eventos do Ceará. Eu, Jocasta Pimentel e Laila Pimentel Cavalcante estivemos pela Tribuna Band News, na cobertura da VI Cúpula do BRICS, reunindo chefes de estado do Brasil, Rússia, India, China e África do Sul.
Na sala de imprensa do evento, centenas de jornalistas de todo o mundo buscavam transmitir suas informações sobre o encontro que marcou o dia de Fortaleza.
Na sala de imprensa do evento, centenas de jornalistas de todo o mundo buscavam transmitir suas informações sobre o encontro que marcou o dia de Fortaleza.
segunda-feira, 14 de julho de 2014
TEVÊ. Novela da gente estreia nessa terça feira na Jang
A estreia do programa da Ana Flávia e da Emanuela Braga - 'Novela da Gente' - é amanhã.
domingo, 13 de julho de 2014
RÁDIO. Associação denuncia censura aos ouvintes no Ceará
Entidade denominada Associação de Ouvintes de Rádio anda promovendo uma campanha denunciando a existência de censura no rádio cearense.
Falando pela emissora onde atuo, a Tribuna Band News, o ouvinte cada vez mais é prestigiado. A gente até anuncia 'vamos dar voz ao ouvinte' em colunas como 'Seu Caminho', de orientação de tráfego da cidade. Ela é feita 95 por cento pelos ouvintes que chegam a enviar recados de voz e que são inseridos no ar. Denúncias, queixas, apelos, etc e tal, são todos atendidos por um setor onde se leva em conta aa importância do ouvinte. Em outras emissoras, pelo que estou informado, existem critérios específicos. Precisa-se obedecer a algumas regras seletivas de empresa. Aliás, não é a voz do ouvinte no rádio que significa que se esteja sendo democrático com ele, não. Esse é um ponto que depende da filosofia de trabalho de cada empresa e, portanto, não se pode determinar que seja uma censura ao ouvinte.
LEITURA. O balanço que a Copa deixa para a radiodifusão
Terminada a fase de quartas de final do mundial de futebol no Brasil, o balanço das emissoras de rádio paulistanas que compraram da FIFA os direitos de transmissão de torneio é desanimador: somente a “Rede Verde Amarela”, formada de pela Rede Bandeirantes de Rádio, Rede Band News FM, rádios Esporte FM e outras emissoras afiliadas, cumpriu integralmente a promessa de transmitir todos os jogos da Copa no Brasil.
Além de “cumprir o que vendera” a seu ouvinte, a Rede Verde Amarela (que até o começo deste ano tinha o nome de Cadeia Verde Amarela) soube coordenar o trabalho das várias equipes formadas nas cidades-sede dos jogos, com profissionais da área esportiva de suas principais emissoras. A coordenação da “cadeia” foi perfeita, inclusive nos horários de conteúdo local em São Paulo. Os “breaks” comerciais entraram e saíram nos horários certos, sem pulos ou solavancos, o conteúdo das informações que eram transmitidas sobre o campeonato foram bem coordenados, sem que houvesse repetição de informações, como costuma acontecer na concorrência. De longe, foi a melhor transmissão dos jogos do mundial até agora.
"Torre de Babel global" – Se sobrou organização e “know how” na cobertura das rádios do Grupo Bandeirantes, parece que faltou diálogo e planejamento nos trabalhos das duas redes do Sistema Globo de Rádio. Se nas transmissões de Fórmula 1, sempre comandadas pelas Rádio Globo e CBN de São Paulo para todo o país, há uma cobertura muito bem desenhada (a exemplo do que também acontece na Bandeirantes / Band News), a coisa se complica – e muito – quando o assunto é futebol, mesmo quando é feita a cobertura de um só torneio, como a Copa ou o Brasileirão. A começar que cada praça principal das duas redes tem sua equipe de jornalismo esportivo, como é o caso de São Paulo, Rio e Belo Horizonte, ou seja, a transmissão da CBN de São Paulo é diferente de sua irmã paulistana Rádio Globo, que é diferente do da Globo carioca, que pouco compartilha conteúdo com a CBN do Rio, que não “conversa” com sua homônima de São Paulo. Temos aí pelo menos duas emissoras em cada praça transmitindo o seu próprio conteúdo que não é padronizado de forma alguma.
Essa balbúrdia não impede que alguns programas sejam transmitidos em cadeia na Rádio Globo. A sazonal “Futebol de Verdade”, que na edição da última segunda feira mostrava um bate papo entre os ex-jogadores Zico e Juninho Pernambucano, direto da Globo Rio, é também transmitido pela Globo paulista e demais emissoras dessa rede. Já a atração que o sucede, “Aqui é Nossa Casa”, possui versões regionais diferentes no Rio e em São Paulo, inclusive com apresentadores locais.
Nos tempos em que o narrador esportivo José Carlos Araújo comandava o departamento de esportes da Rádio Globo do Rio, o programa “Enquanto a Bola Não Rola”, aos domingos, das 12h às 15h, era não só transmitido para todas as emissoras, como contava com a participação ativa de comentaristas de São Paulo e Belo Horizonte ao vivo. Era um programa genuinamente “de rede”. Com a saída do radialista para a Bradesco Esportes FM, a rede “Rádio Globo Brasil” fora desmantelada – ainda que não contasse efetivamente com a sua participação – sobrando apenas alguns programas do fim da noite e da madrugada sendo transmitidos simultaneamente, sempre a partir da capital fluminense.
Na rede CBN, parte dos programas esportivos recebe um tratamento “nacional”, sendo transmitidos sem problemas para todo o país, a exemplo do que acontece com seus noticiários regulares. Entretanto, na hora da “bola rolando”, dificilmente tem acordo. Essa torre de babel e falta de coerência editorial confunde e irrita o ouvinte, sobretudo o da internet. Isso faz com que ele se afaste da CBN/Globo e prefira a concorrência.
A Jovem Pan também transmitiu todos os jogos somente no AM e na nova rede Jovem Pan News não mostrou nenhuma grande novidade em relação às coberturas de copas anteriores. Infelizmente a rede FM só foi acionada para transmitir apenas os jogos da seleção brasileira, contradizendo o que seu novo presidente Antonio Augusto de Carvalho Filho, o Tutinha, prometera recentemente de integrar ainda mais a programação das duas emissoras líderes – AM e FM – ainda mais porque “não dá mais para ficar tocando música apenas”. Perderam os ouvintes da frequência modulada, que não puderam ter acesso às transmissões pela internet no momento.
Pioneira em programação esportiva em FM, a Transamérica parece ter tido grandes dificuldades em realizar sua cobertura. Com apenas três narradores, a rede contou muito com a participação de repórteres das afiliadas nas cidades-sede. Entretanto, não veicularam todas as partidas ocorridas nos horários de seus noticiários. Os ouvintes da emissora, que eventualmente não estavam à frente de um aparelho de tv, perderam com certeza, a chance de acompanhar bons espetáculos de futebol.
Mundial pela internet – Quem tentou ouvir as transmissões da copa por seus celulares ou tablets não se deu muito bem. A maioria das emissoras – provavelmente por força de contrato – bloquearam seu sinal na hora dos jogos. Inclusive a EBC, empresa estatal de rádio do governo federal que, na dúvida bloqueou a audição de todas as suas estações por qualquer meio, inclusive das emissoras que não iriam transmitir o evento. Para os usuários dos sites de suas emissoras, a Rede Verde e Amarela colocou um link de áudio exclusivo em seu player. Uma boa medida que não exclui nenhum perfil de audiência. Já no aplicativo “Band Radios” para dispositivos com sistema operacional android não há esta opção.
No portal da Transamérica, o Transanet.com, a programação das estações de suas três redes – Hits, Pop e Light, foi possível ao menos os jogos da seleção brasileira na íntegra, mesmo sendo os desenhos das páginas antiquados e um tanto quanto confusos. Entretanto, se o portal é antiquado e confuso, o aplicativo para android é simples, eficiente e muito fácil de ser usado. Pena mesmo não funcionar durante os jogos.
Se a confusão é tamanha em suas AMs e FMs, pelo menos nos portais do Sistema Globo de Rádio é possível se ouvir exatamente o que está indo ao ar em cada praça das duas redes, inclusive com imagens dos estúdios geradas pelas webcams instaladas nas cabeça das duas redes. Ao contrário da concorrência, o ouvinte pode acompanhar as jornadas esportivas na íntegra, sem bloqueios, inclusive nos aplicativos para android das rádios Globo e CBN.
Uma nova lição para se aprender – Mesmo com tantos acertos e muitos erros, o que se nota é que o modo de se ouvir rádio está mudando e que as formas de distribuição de conteúdo, também. Podemos dizer que, finalmente o rádio entrou no novo milênio. Não dá mais para falar em radiodifusão baseando-se apenas na irradiação pelas ondas “hertzianas”. Por meio da internet, todas as emissoras “off-line” podem ampliar seu conteúdo radiofônico por meio de podcasts, streamings exclusivos para a web, blogs, perfis e páginas de fã em diversas redes sociais, webcams que transmitem o que acontece nos estúdios das próprias rádios e os aplicativos para dispositivos móveis que reproduzem parte dessa imensa gama de opções de formatos para o ouvinte/leitor/internauta do rádio.
Essa copa do mundo mostrou ao mercado radiofônico que, não basta mais levar o som dos estádios para o ouvinte em sua casa. É preciso, sim, levar conteúdo multimídia onde ele estiver. Uma emissora de rádio não concorre mais apenas com o seu “vizinho de dial”. Agora ele tem de brigar com blogs, podcasts, perfis de redes sociais, webradios domésticas, sites de notícias grandes e pequenos e até mesmo portais de canais de tv aberta ou por assinatura que atuem no mesmo nicho de mercado que o seu.
Os novos tempos exigem um hercúleo trabalho “multi-tarefa”, em que o radiodifusor tem de criar várias versões para o seu conteúdo em diversas plataformas de distribuição, além de cuidar da divulgação, promoção, “layout”, comercialização, administração e, claro, produção do seu conteúdo. Daqui a 4 anos, na Copa da Rússia, esse processo será cada vez mais complexo e diversificado, com o compromisso de "vender o que se promete". Melhor para o “ex-ouvinte” de rádio.
TV. Risos e casos do dia-a-dia na programação da Jang
O humor pretende ganhar novos espaços na tv cearense. Entre as novidades da programação da TV Jangadeiro, a partir de amanhã, tem de tudo.
Na segunda entram no ar a 'Novela da Gente', episódios de casos narrados a Ana Flávia e Emanuela Braga. 'As curtas do Suricate', uma produção que usa o personagem das redes sociais com muito humor.
Enquanto isso, está em vias de produção o programa que vai reunir uma turma de humor que vai dar o que falar. É aguardar e vê.
TV. A Globo negocia permanência de Juninho na emissora
A Copa termina. O Brasil foi uma decepção total. Em termos televsivos, lucros. Audiência que o futebol permite e novidades. De todos os comentaristas arregimentados pela Globo, o ex-jogador Juninho Pernambucano foi a surpresa. A emissora está negociando a sua permanência. Ele e Júnior fizeram a diferença comentando futebol. Casagrande e Ronaldo Fenômeno...
sábado, 12 de julho de 2014
JORNALISTA. Um bom exemplo de profissionalismo de mídia
.
Vida de jornalista
"Tremi na base ao receber uma pauta ontem. teria menos de 24 horas para agendar uma entrevista e me preparar para ela. páginas azuis. o personagem seria um "fodão" de um determinado assunto. um tema que eu até conheço, mas não domino. li um bocado. sobre as questões e o cara. senti dor de barriga hoje cedo. gelei quando o encontrei. tinha receio de não compreender as respostas. de ele usar termos difíceis demais pra minha cabeça. ou de eu não saber contrapor quando considerasse necessário. mas foi o papo começar pra ele me mostrar uma máxima da vida: quem mais sabe, menos faz conta de "passar na cara" alheia o quanto sabe. apenas compartilha o conhecimento. humildemente. voltei para o jornal aliviado. o entrevistado acabou sendo uma grata surpresa. e a entrevista foi, na verdade, um bate-papo repleto de risadas (e algumas confidências impublicáveis). sete anos de redação e ainda sinto frio na barriga diante de grandes desafios.
espero que seja assim pra sempre.
essa é a graça do jornalismo, acho.
da vida.
Bruno de Castro
(Via Blog do Lauriberto)
sexta-feira, 11 de julho de 2014
MARKETING. Jogador ainda vende como garoto-propaganda?
Quem pergunta, quer saber: depois do vergonhoso fracasso sofrido pela nossa seleção no Mundial do Brasil, a pergunta que devem estar fazendo marqueteiros nas agências de propaganda é: jogadores e técnico do time brasileiro ainda têm credibilidade para comerciais? Felipão venderia algum produto? E que jogador poderia ser aproveitado em algum comercial. Certamente, um Fred cairia bem como anunciante de imóvel.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
RÁDIO. O esporte da Tribuna Band News mostrou a que veio
Semana que vem começa a cobertura do nosso futebol, depois do fracasso do Brasil na Copa. Aliás, modéstia às favas temos que reconhecer o bom trabalho que fizeram na Copa os repórteres esportivos da Tribuna Band News. Eficientes em informar, conversar com estrangeiros na língua natural de cada um e ter que dizer. Conteúdo é a palavra.
A atuação de Jussiê Cunha é marca identificável no comando desse trabalho que tem se revelado importante, porque sem o ranço do radialismo-esportivo cheio de individualismos e paixonites.
quarta-feira, 9 de julho de 2014
HUMOR. Site diz que rainha vai para um abrigo de idosos
O humor político do Onion não perdoa. Vai ao cúmulo do exagero quando anuncia que a presidenta Dilma prometeu destruir hospitais e escolas para construir estádios para a Copa do Mundo. Ou quando fustiga a monarquia britânica, anunciando a aposentadoria da Rainha Elizabeth - que vai para um asilo de idosos.
O texto excêntrico diz que "os membros da família real estão de acordo que eles simplesmente não têm tempo ou recursos para prover pessoalmente Sua Majestade com o tipo de cuidados constantes que ela precisa na velhice" e, com isso, um porta-voz do Palácio de Buckingham, garantiu que a família tinha selecionado uma unidade de idosos dentro da cidade de Londres, e que ela receberá visitas mensais de seus filhos e netos".
REDES SOCIAIS. Derrota é o evento mais comentado
A derrota do Brasil no jogo contra a Alemanha foi o evento esportivo mais comentado nas redes sociais na história da internet.
Foram 35 milhões de tweets. O evento mais comentado nessa plataforma havia sido o Super Bowl 38 [futebol americano], com de 24.9 milhões.
O jogo também foi o mais comentado no Facebook de todas as disputas da Copa, no qual mais de 66 milhões de usuários fizeram 200 milhões de comentários sobre a disputa entre Alemanha e Brasil. O evento também bateu recorde em tweets por minutos ao alcançar 508.166 mil comentários após o quinto gol da Alemanha contra o Brasil, quase 100 mil a mais que o recorde anterior.
Esta é a Copa do Mundo mais interativa virtualmente. A conta da Fifa no Facebook foi acessada 447 milhões de vezes e a plataforma criada pela entidade para usuários assistirem jogos ao vivo e interagirem online atingiu 230 milhões de usuários ao final da fase de grupos.
Assinar:
Postagens (Atom)