Translate

31 julho 2025

JORNALISMO. Recado à galera recém saída da Comunicação

 

VERDADES. Os políticos tomaram o espaço dos humoristas


 

TBT. No dia de hoje, há 6 anos, eu fui pai da Tatty Girl

 Se querem saber, eu já fui pai da Tatty Girl. Isso foi há seis anos, em um comercial de uma empresa famosa que me contratou para eu ser o conselheiro dela na escolha de fazer um tratamento dentário.  

Já imaginou um pai adotado pela famosa cantora? Saudades de tu, Tatty.




TV. A volta de Rodrigo Faro para a Globo: "dança menino!"

 Rodrigo Faro, como vocês já devem saber, saiu da Record. Ele deixou a emissora. E, pelo visto, com olhos para a casa onde um dia ele já trabalhou: a Glpbo. 

O apresentador já tem data para retornar à TV e fique certo qe ele vai ocupar as tardes de domingo. Caaalma! O Luciano Huck continua no horário vespertino e o Rodrigo vai se apresentar é na Dança dos Famosos, do Domingão.

BBC alerta para o "inferno" dos paraísos turísticos do NE

A agradável imagem do Ceará, exposta pelo mundo, em cartões de agências de turismo - "mostrando coqueiros, águas mornas, frutos do mar" - nesse momento parece ganhar uma outra face, que identifica o risco que alguns paraísos turísticos do Nordeste passaram a ambientar. "O da venda de drogas à luz do dia, 'olheiros' monitorando as esquinas, assassinatos violentos e uma vida local dominada pelo poder paralelo das facções". 

Essa descrição preocupante, serve para identificar três dos principais (e mais bonitos) destinos turísticos de praia do Nordeste brasileiro: Porto de Galinhas, em Pernambuco; Pipa, no Rio Grande do Norte; e Jericoacoara, no Ceará. E ela ganha espaço no site da BBC, preocupada com o avanço da violência.

Evidente que a reportagem cita que, esses locais famosos "mantêm um certo clima de tranquilidade, com regras do crime organizado para coibir roubos contra aqueles que os visitam - uma forma de não afastar os turistas que movimentam a economia e o tráfico na região. 

"Existe um acordo entre os traficantes e os meninos que vendem (chamados de 'meninos do corre') para não mexer nos turistas, mas até isso estava saindo do controle" 

Mas a matéria, realça por sua vez, a dura realidade para quem mora nessas localidades. Nela as pessoas temem falar do tema. Revela "a presença e a crueldade das facções. As ameaças a quem não cumprir ordens e decapitações aos pontos de venda em espaços centrais das vilas, segundo moradores, autoridades e pesquisadores com quem a BBC conversou nas últimas semanas".

Essa descrição toda, certamente, preocupa a todos e ao turista da Europa ou de qualquer parte do mundo, interessado em viajar para um local onde ele fuja de uma roda viva de trabalho e que busque as delícias que uma Jericoacoara e um Porto Galinhas, acabaram por criar como sonho de consumo de tanta gente. 

ASTRONOMIA. Sábado tem imersão gratúita no planetário

Em agosto quem desejar mergulhar numa sessão imersiva explorando as fronteiras da astronomia, vai ter todas as chances na programação do Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar. O equipamento anuncia um série dfe sessões onde o público faz uma imersão, via Fulldome (projeção em toda a cúpula) em experiências únicas sob o céu do Planetário. 
 Neste sábado, dia 2, o professor Dermeval Carneiro, responsável pelo equipamento do centro,apresenta mais uma edição da sessão “Momentos Cósmicos”, voltada ao público juvenil e adulto. A atividade propõe reflexões sobre os mistérios do universo e os caminhos que a humanidade trilhou para compreendê-lo. 




30 julho 2025

JORNALISTAS. Até o dia 11, vote nos 100 mais admirados

Dois jornalistas cearenses de O Povo, Dimitri Túlio e Karyne Lane, estão na lista de 246 profissionais que disputam o título dos 100 mais admirados da imprensa brasileira. É uma promoção do portal Jornalistas & Cia, e até o próximo dia 11 de agosto, os eleitores vão poder votar. As pessoas devem escolher até cinco profissionais, classificando-os por ordem de apreço. Meus dois primeiros votos já têm donos. E são os cearenses.

Vote aqui para o prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros.



BOICOTE. Internautas divulgam lista de mais de 100 marcas

 Circula na internet uma lista contendo mais de 100 marcas e produtos de origem norte-americana que deveriam ser "ignorados" pelos consumidores brasileiros a partir da entrada em vigor da tarifa, nesta sexta-feira. A iniciativa ocorre em reação direta à decisão de Donald Trump, que declarou a aplicação de uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros

RÁDIO. Depois das férias, olha só a 'recepção' ao Anderson

EDITORIAL. O despacho de Trump no mês do cachorro doido

 Menino, nossos avós já diziam que agosto é o mês do cachorro doido. E é mesmo! Algumas teorias associam a má fama do mês a eventos históricos marcantes (como o início da Primeira Guerra Mundial) ou a crenças espirituais sobre a energia do mês. Para a economia global, este agosto vai ser de energia pesada, carregada com esse despacho do presidente americano. 

O Brasil vai ter que bater muito tambor para afastar o encosto que o imperador do mundo - ele assim age - baixou, com o tarifaço assinado pelo presidente Trump, implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, o que eleva o valor total da tarifa para 50%. 

Dá até para se parafresar a música do Zé Ramalho, - é quando o Trump sacode a cabeleira, aquela toda vermelha", e mostra que o ocupante da Casa Branca foi agressivo na política e reticente na economia. Isso porque o decreto isenta determinados alimentos, minérios e produtos de energia e aviação civil, entre centenas de outros, que beneficiam os Estados Unidos. Eles mostraram que são doidos de pedra, mas não rasgam dinheiro. 

Trump age como um caudilho, interferindo na vida econômica dos países, em particular com esse ataque a economia do Brasil. Segundo Trump, a sobretaxa é imposta, em parte, devido aos "ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos". Esqueceu de dizer que estar com raivinha do encontro de chefes do BRICS e com a falta de lucro para as empresas de cartão de crédito americano, com o excelente desempenho do PIX, que tira dos banqueiros a possibilidade de auferir lucros maiores como dava os cartões de credito. 

Se você ainda não entendeu a briga do Trump, não é só porque Bolsonaro morre de amor por ele. O problema é mais embaixo: abaixo da linha do Equador, onde estamos nós os brasileiros, rezando pra que agosto passe e venhamos a estar melhor quando setebro vier. Ou não. 

CIDADES. A de Chico Anysio perde para uma nova e má fama

Jornais mapeiam para o BR a cidade mais violenta
 Nem nos tempos de seu filho mais famoso, Chico Anysio, a cidade de Maranguape ganhou tantas citações na imprensa nacional, como agora que foi considerada a mais violenta do País. Seus moradores, certamente, gostariam de lembrar mais quando ela era citada na Escolinha do Professor Raimundo, onde o personagem central era sempre referido pelo ator Lúcio Mauro como o maior, melhor e o mais famoso do município em qualquer comparação que se fizesse. Agora, Maranguape está nas páginas dos principais jornais do País. Seja no impresso ou digital. 

Segundo relato da jornalista Giovanna Arruda, para o UOL e Folha de São Paulo, Maranguape é referência hoje, não por ter sido o berço de nascimento do maior gênio do humor do Ceará; mas por registrar a maior taxa de mortes violentas intencionais (MVI) do país, com 79,9 mortes por cem mil habitantes em 2024. Os moradores vivem sobressaltados. A razão de tudo isso, a disputa entre facções criminosas. 

A partir das 22h, as pessoas geralmente ficam em casa. "Madrugada não é horário de sair e chegar em casa, a não ser que seja no centro", diz um morador com receio de identificar-se. Motoristas de aplicativo também convivem com a insegurança de quebrarem as "regras" do bairro e serem abordados.

JORNAIS. Eduardo Tessler pergunta: quem lê tanta notícia?

Há uma máxima entre os estudiosos da comunicação, que diz que "menos é mais". E que por isso as novas gerações preferem textos curtos e sintéticos a longas reportagens. Isso explica também a desinformação generalizada, é verdade.

O Globo (Rio de Janeiro, RJ) saiu ontem com 524 páginas! Mais do que a maioria dos livros encontrados nas melhores livrarias do ramo. Nada menos do que 72 páginas da edição dominical, 116 da Revista Ela e mais 336 dos cadernos especiais, comemorando os 100 anos do jornal.

Se alguém decidir conferir as 524 páginas terá leitura até o próximo domingo, certamente. 

Certa vez o colunista Elio Gaspari entrevistava o histórico secretário do Partido Comunista Italiano, Enrico Berlinguer, para o Jornal do Brasil. O político quis saber um pouco mais do JB, então um dos grandes jornais brasileiros. "Quantas páginas tem o JB?", perguntou o secretário. "Normalmente 48", respondeu Gaspari. E então Berlinguer comentou: "48? E quem lê tudo isso?"

É muito bom que o impresso tenha edições comemorativas. Mas é preciso entender as características da audiência.

Mídia Mundo

TV. Jornalista Leilane Neubarth sofre agressão em uma loja

 Um exemplo de agressão tola e gratúita foi demonstrado ontem por uma mulher, que não teve a identidade revelada. A vítima Leilane Neubarth. A jornalista e âncora da GloboNews exibiu um vídeo do ataque de uma mulher. Sem medo, a anônima rasgou o verbo contra a famosa e o trabalho jornalístico da Globo. Leilane desabafou em suas redes sociais: 

"Isto aconteceu comigo esta tarde. Eu estava numa loja, tranquilamente fazendo compras, quando fui vítima de uma agressão gratuita. Do nada está mulher começou a me agredir e me xingar. Eu demorei um pouco pra entender qua minha única “arma” contra aquela agressão gratuita era meu celular. Gravei só o final do ataque. Além de agressiva ela foi extremamente debochada, parecendo se exibir na agressão. Por isso decidi postar aqui.

Ninguém precisa gostar de ninguém .Mas acredito realmente que “o respeito é a luz que ilumina a escuridão da intolerância". 



CHARGES DO BRASIL. Laerte e a ratoeira armada por Trump

Charge de Laerte na Folha de SP 
 

FUTEBOL. Posição dos times cearenses em termos de torcida


Pesquisa Ipsos que revela os mais fanáticos por futebol AQUI

29 julho 2025

TV. Record desiste de um humorístico com Tom Cavalcante

 Para para confirmar a suspeita de que o humor brasileiro anda em baixa, em postagem anterior, chega a informação de que a Record, depois de avaliar a retomada do programa Show do Tom, resolveu voltar atrás e dizer não. O colunista Gabriel Vaquer explicou um dos motivos. 

"É o atual receio do mercado publicitário com atrações humorísticas por causa de temas considerados espinhosos que poderiam ser eventualmente abordados em uma atração do tipo".  (Folha de SP)

 O programa "Show do Tom", na Record, aconteceu entre 2004 e 2011, quando Tom deixou a Globo. 

VIDEO. Academias são templos onde fiéis cultuam o corpo.

 

Depois da pandemia, as academias voltaram a funcionar.
São verdadeiros templos onde religiosamente fiéis ao culto do corpo, vão em busca de aprimorá-lo.
Mas é preciso lembrar a citação latina ‘mens sans et corpore sano" (mente sã e corpo são)”, que algumas academias ostentam, mas só trabalham o exterior.
A bíblia dos cultuadores da mente sã já existe. E dela eu pesquisei dois exercícios que ajudam a massa cinzenta a manter a forma.
1. Um dia por semana, devemos fazer tudo com a mão que não utilizamos habitualmente. Se somos destros, viramos canhotos, ou vice-versa. Essa atividade facilita a conexão dos hemisférios cerebrais e aumenta a reserva cognitiva.
2. Fazer algo que nos incomode. Temos de evitar cair na zona de conforto. Mago More sugere fazer coisas que nos custe fazer, mesmo que sejam pequenos atos, como não comer uma sobremesa de que gostemos muito ou seguir um caminho diferente do habitual.

28 julho 2025

PARA LER DE NOVO. A vida é como peça e somos personagens

 

REDES SOCIAIS. Folha pesquisa como anda interesse por elas

A Folha de São Paulo está pesquisando internautas para saber deles se continuam postando nas redes sociais como antes. Teve um cara aí - o escritor Kyle Chayka - que considera que elas não terão vida longa quanto se imagina. Chayka confessa mesmo que elas podem estar caminhando para a "postagens zero". 


Para participar com opinião, acesse esta página AQUI

SOM. Parceiros no ofício do falar querem provar que cantam


Thiago Alves conseguiu reunir a trupe de amigos, que desde o começo de trabalho na mídia, temos uma afinidade enorme. Ontem, na sua residência no Alphaville, no Eusébio, Thiago e esposa, receberam Teresa D´Avilla, Daniella de Lavor, Jocasta Pimentel - e Gabriel, Juan, Maria e Regina Marron que se uniram ao grupo - festejando a Vida e o aniversário da Teresa, que revelou dona de excepcional voz (para cantar; falar bem a gente sabe) e, com isso, surgiu a ideia de um show que iremos montar muito em breve com as vozes que falam e cantam. 


<





MUNDO. Não é Israel mas Netanyahu que o mundo não tolera

MÚSICA. "Teu Sangue" explode depois do 'Altas Horas'

HUMOR. Titela consegue ser a salvação da lavoura do riso

O humorismo cearense anda em baixa? Cadê os bons nomes da área? Entraram de recesso? É que as atrações de humor, nessa temporada, parecem ter sofrido uma queda em comparação com outros tempos. Existem alguns novatos, claro, e sem querer tirar deles o incentivo, mas suas apresentações ainda são muito amadoras e os tipos característicos das duplas estão esgotados. 

Piada que muito se repete, cansa. Resta o 'stand up', como o praticado pelo humorista Jardeson Cavalcante, ou melhor o Titela, fazendo a diferença e não envergonhando o público que vai a um barzinho e se depara com humorista transcendendo a homofobia e o etarismo. Nesse vídeo, Titela fala do começo de tudo e mostra como consegue salvar a lavoura do riso, com descontração e talento.  

FAKE NEWS. A mais nova é sobre fechamento do Congresso

 O jornalista Jorge Fofano, de 'Fato ou Fake', amanheceu a segunda alertando sobre a postagem de que o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal, teria fechado o Congresso, por conta do seu veto a reuniões enquanto a casa está em recesso. Os trabalhos (sic) dos políticos voltam dia 4 de agosto. 

SOM. Quem 1º usou versos com proparoxítonas não foi Chico

 Não, não foi Chico Buarque, o autor da primeira música com versos em proparoxítonas. O excelente cronista Ruy Castro, no último dia 5, publicou os da canção "O Drama de Angélica", de  Barreto e Lubiti, gravada em 1942, pela dupla Alvarenga e Ranchinho. São versos que revelam como a sofrência operava na canção brasileira, com nada mais nada menos que uma dupla caipira de raiz. 

 "Ouve meu cântico, quase sem ritmo/ Que a voz de um tísico, magro, esquelético/ Poesia ética em forma esdrúxula/ Feita sem métrica com rima rápida.// Amei Angélica, mulher anêmica/ De cores pálidas e gestos tímidos/ Era maligna e tinha ímpetos/ De fazer cócegas no meu esôfago.// Em noite frigida, fomos ao Lírico/ Ouvir o músico, pianista célebre/ Soprava o zéfiro, ventinho úmido/ Então Angélica ficou asmática.// Fomos ao médico de muita clínica/ Com muita prática e preço módico/ Depois do inquérito descobre o clínico/ O mal atávico, mal sifilítico.

"Mandou-me célere comprar noz vômica/ E ácido cítrico para o seu fígado/ O farmacêutico, mocinho estúpido/ Errou na fórmula, fez despropósito.// Não tendo escrúpulo, deu-me sem rótulo/ Ácido fênico e ácido prússico./ Corri mui lépido mais de um quilômetro/ Num bonde elétrico de força múltipla.// O dia cálido deixou-me tépido/ Achei Angélica já toda trêmula/ A terapêutica dose alopática/ Lhe dei em xícara de ferro ágate.// Tomou num fôlego, triste e bucólica/ Essa estrambótica droga fatídica/ Caiu no esôfago, deixou-a lívida/ Dando-lhe cólica e morte trágica.

"O pai de Angélica, chefe do tráfego/ Homem carnívoro, ficou perplexo./ Por ser estrábico, usava óculos/ Um vidro côncavo, e o outro convexo.// Morreu Angélica, de um modo lúgubre/ Moléstia crônica levou-a ao túmulo/ Foi feita a autópsia, todos os médicos/ Foram unânimes no diagnóstico.// Fiz-lhe um sarcófago assaz artístico/ Todo de mármore da cor do ébano/ E sobre o túmulo uma estatística/ Coisa metódica como "Os Lusíadas".// E, numa lápide paralelepípedo/ Pus esse dístico, terno e simbólico:/ ‘Cá jaz Angélica, moça hiperbólica/ Beleza helênica, morreu de cólica.’"

27 julho 2025

PALANQUE. A insegurança promete roubar a cena em 2026


 O correto analista político Guálter George, de O Povo, é bastante específico no seu comentário deste domingo, ao se referir à indesejável liderança de Maranguape, como a cidade com os piores índices de mortes violentas do País. E ele classifica o fato como uma verdadeira bomba que caiu dentro do governo do Ceará, levando forçosamente a questão da segurança ao palanque no ano eleitoral que se prenuncia. E não é preciso ir muito longe não, para confirmar como a coisa anda em termos de violência. Metade das manchetes de primeira página da edição deste domingo (27) do jornal da Aguanambi, reflete essa realidade. E elas não se referem tão somente aos homicídios, mas a insegurança que se expõe no Estado e promete roubar a cena nas vozes interessadas em se eleger no ano que vem. 



LI, GOSTEI E PASSO DE GRAÇA PROCÊS: as asas engaioladas



 

TEATRO. Montagem de "Ritmo Quente" cearense é nota 10

Só ontem fui assistir "Uma Noite em Ritmo Quente", no Theatro José de Alencar, com uma trupe de artistas que honra o nome do Ceará. Nele, reencontro o colega de rádio e TV Alinson Castro Braga e toda a turma do musical montado com a excelência da coreografia que em nada fica a dever a qualquer montagem da Broadway. Exagerei? De modo algum. Veja a montagem que do espetáculo fez o querido amigo João Lourenço. Parabéns a toda equipe.

25 julho 2025

TV. SBT volta a abrir neste domingo "A Porta da Esperança"

 A volta da "Porta da Esperança", no SBT, neste domingo, dia 27, marca a tentativa do grupo de resgatar um dos mais clássicos quadros do programa aos tempos de Silvio Santos. Ele esteve em atividade de 1984 1997 e, desta feita, será apresentado uma vez por semana com Patrícia Abravanel. 

TV. Com Haroldo Guimarães, caras e bocas se unem a talento

 “Será que pro artista crescer ele precisa descer e sair de Fortaleza?”, questiona Haroldo Guimarães, ator, advogado, professor universitário e mil um talentos. Em uma conversa prá lá de especial com Bosco Barroso e Nonato Albuquerque sobre arte, cultura e cearensidade no teatro, no cinema e na Tv. 
  Haroldo Guimarães é o entrevistado desta semana no programa Entretantos, que vai ao ar todos os sábados, às 19h20, na tela da TV Jangadeiro, canal 12.1, e no Youtube do Jornal Jangadeiro. 
(in todomundoama)

VIOLÊNCIA. De terra do humor Chico Anysio para a de horror

Maranguape, que fica a 26 km de Fortaleza, é antes de tudo, a terra de Chico Anysio, o gênio do humor brasileiro. Mas, em reportagem da Folha de SP, ela é destacada por ser, atualmente, a mais violenta cidade do País. 

 O jornal O Povo, de hoje, também destaca essa triste realidade. E diz que a cidade tem 79,9 ocorrências por 100 mil habitantes. O índice é quatro vezes maior que a média nacional, de 20,8. Em números absolutos, o município registrou 87 mortes violentas no ano passado, 11,5% a mais do que em 2023, quando ficou na 8ª posição em mortes violentas intencionais.
 


24 julho 2025

VÍDEO. Uma conversa boa com Mário Kempes no seu pódio

Estou no Kempodcast do Mário, um figura que me tratou com uma enorme fidalguia. Falamos de (quase) tudo. Obrigado ao Kempes que tem pronome de meu pai.

PEGA O BÊCO! Embaixada defende a auto-deportação

 E essa publicação da embaixada dos EUA no Brasil, defendendo a auto-deportação de imigrantes brasileiros que estão ilegalmente no país. 

Olhaí cara pálida, é hora de pegar o beco. "Até o E.T sabia a hora de voltar para casa", diz a mensagem, em referência ao filme de ficção científica E.T. (1982). 

E a postagem fala que a deportação é feita "agora, com apoio e dignidade". Esqueceram de dizer algemados nos pés e nas mãos numa humilhante forma. 

NOMES. O mágico de Ozzy na figura de 'Príncipe das Trevas'

 Há exemplos que quebram a cara daqueles que fazem pré-julgamento das pessoas. Olhe o caso de Ozzy Osborne, chamado de "Príncipe das Trevas". Na sua biografia, ele também figura como mágico de Ozzy a serviço do bem.






23 julho 2025

REDES SOCIAIS. Facebook reprisa postagem do OBDC

 

FUTEBOL. David Luiz sai do Fortaleza e chispa para o Chipre


PRETA GIL. Velório terá trio elétrico entre as homenagens

   Já imaginou um velório como uma celebração à Vida? Com trio elétrico e shows de amigos? É o que promete ser o da cantora Preta Gil, na próxima sexta feira. Pelo convite já se tem noção de que, ao invés do trato sombrio que, geralmente, damos a essas ocasiões, a cerimônia vai ser encarada como uma festa de gratidão à carreira dela e ao propósito Vida.  

A família e amigos estão até ensaiando a coreografia que será levada a efeito, e isso só mostra o nível de conscientização da sociedade humana ao trato para com esse fenômeno, que não significa o fim, já que a essência do que somos, continua na pátria espiritual de onde nos originamos 

22 julho 2025

INTERNET. As redes imortalizam os famosos que nos deixam

Dois que marcaram o seu público
 Não passa um só dia que, nas redes sociais, não se deixe de lamentar o fim da vida física de alguém importante, ainda que se saiba ser o destino de todos. Atualmente temos os casos de Preta Gil e Ozzy Osburne. 

O que nos surpreende é ver como esses registros são feitos pelos internautas, mesclando à informação os sentimentos de saudade e solidão. 

E o potencial de criatividade, unem imagens produzidas com a ajuda de ferramentas como a I.A., aos sentimentos bons por esses ídolos, que marcaram a vida de cada admirador. 

CONSUMO. A Coca se dobra às exigências de Míster Trump

A Coca-Cola americana se rendeu ao presidente Trump, que tem defendido o fim do uso do xarope de milho em favor do retorno ao “açúcar de verdade” na fórmula da bebida. 

Ainda este ano a empresa deve lançar a nova versão do seu refrigerante adoçado com açucar da cana cultivada nos Estados Unidos. 

A guerra comercial do presidente norte-americano não é apenas com a taxação absurda aos produtos de países exportadores. A Coca se rende aos achaques do paladar que se acha imperador do mundo.

TV. Turma do Estúdio I arrasou com o bando imbecil do PL

NOMES. Morre Ozzy Osborne, o vocalista do 'Black Sabbath'

ELE  ERA UM ANTI-TRUMP PURO



WhatsApp. Você já adotou o "modo cachorro" do aplicativo?

 Usuários do WhatsApp estão personalizando o aplicativo com o chamado “modo cachorro”, que altera o ícone do mensageiro para a imagem de um cão. A mudança é feita com o uso do Nova Launcher, um aplicativo externo que permite personalizar a interface do celular Android, incluindo logotipos dos apps. Essa personalização é apenas visual e não altera o funcionamento do WhatsApp, nem tem vínculo com a Meta, empresa responsável pelo serviço. Saiba o passo a passo: 

Para ativar o “modo cachorro”, é necessário baixar o Nova Launcher, defini-lo como padrão e escolher uma imagem de cachorro em PNG, com fundo transparente, para substituir o ícone tradicional do WhatsApp. O processo é simples: após instalar o launcher, basta pressionar o ícone do WhatsApp, clicar em “Editar”, selecionar uma nova imagem e salvar. O resultado é uma tela com o app personalizado com a imagem escolhida.

Caso o usuário queira voltar ao visual original, basta desinstalar o Nova Launcher pela Play Store. O sistema do Android restaurará automaticamente os ícones e configurações anteriores. Além disso, o Nova Launcher permite outros ajustes visuais, como tamanho de ícones, widgets e organização da tela, oferecendo uma experiência mais personalizada no celular.

FONTE: Diário do Centro do Mundo

ANIVERSARIANTES. Dois nomes do meio mudam de idade

Fonte: Facebook

INTERNATAS! Golpistas continuam agindo com 'fakes' do BCB

Começa nesta quinta (24), o reembolso dos descontos indevidos no INSS. Internautas devem ter cuidado. Já tem aplicativo duvidoso circulando pela redes. Um deles usa o logo do gov.com e cita o Banco Central do Brasil para conferir os primeiros nomes a serem ressarcidos. Cuidado: barata viva, não atravessa galinheiro. 

FLAGRA. E Cid Gomes imita ação do então candidato Trump


E o senador Cid Gomes foi flagrado como atendente de uma barraca de bebidas na Expocrato 2025. O político entregou cervejas e recolheu os pagamentos, o que fez lembrar o mesmo tipo de ação feita, ano passado, pelo então candidato Dondald Trump, durante a campanha eleitoral dos EUA. Trump, na ocasião frirou batatas e serviu a clientela do McDonald's. Qualquer coincidência é mera semelhança. 

FAMOSOS. Que notícias me dão de você, Florinda Bolkan?

Fui catar notícias sobre Florinda Bolkan, uma cearense famosa, que venceu no cinema italiano e que foi aclamada por mestres como 
Luchino Visconti, Vittorio De Sica e Damiano Damiani.

Florinda Bolkan era seu nome artístico. Nasceu Florinda Soares Bulcão, em Uruburetama, CE, dia 15/2/1941, filha do jornalista Soares Bulcão (1873-1942). 

Na Europa trabalhou como aeromoça, até ser notada pela condessa Cicogna que a apresentou a diretores de cinema. Como o sobrenome Bulcão, pronunciado em inglês dava margem a touro(bull) e vaca(cow), adotou o Bolkan e fez muitos filmes.

Na época criou-se um boato de que ela teria tido um caso com Richard Burton, o que teria deixado enfurecida a esposa Elizabeth Taylor. Tudo notícia plantada que serviu para lhe dar visibilidade no estrelato. No Brasil dirigiu o filme "Eu não conhecia Tururu",  além de ter feito uma minisérie na Manchete onde seu par romântico era o cantor Raimundo Fagner.

A última informação que se tem é de que Florinda Bolkan continua residindo na Itália, mas sempre visita o Brasil, especialmente seu estado nartal, o Ceará, onde segundo leio, fundou uma ONG para ajudar crianças carentes.  

 


TV. SBT reedita antiga fórmula e põe Leo Dias bem "No Alvo"


O programa "No Alvo", de ontem, colocou o polêmico Leo Dias, respondendo a perguntas sobre o afastamento dele do 'Fofocalizando', quando tudo levava a crer que ele assinara contrato com a Band. Leo contou de sua vida, família, início da carreira como colunista de famosos, as ameaças sofridas e, principalmente, seu envolvimento com drogas. 

O programa, que é apresentado sempre no fim das noites de segunda, reedita o estilo do antigo "Quem tem medo da Verdade?", que fez sucesso nos tempos do diretor Carlos Manga na Tupi. Na edição anterior o entrevistado foi Pablo Marçal.

21 julho 2025

POESIA. Para os que ainda acreditam nessa eterna linguagem


PLANO DE VOO 

Nonato Albuquerque (in memoriam a PG)

 

Não é da noite atroz que se fermenta o dia,

mas de um antelucano projeto de espera

no qual a luz, em meio à sombra, gera

um novo pulso que o amanhecer procria

 

Nenhuma dor maior na alma se prospera,

a impor angústia que furte essa energia.

É nela que se inspira o poeta sua elegia 

para cantar na sombra a luz que a supera 


É da alegria fortuita que a alma se inclina 

a cada experiência nova que na Terra habite 

e com isso rompa o ciclo que seduz. 


É quando se submete a ordenança divina 

de alçar um voo alto, que não tem limite 

a perseguir o plano que nos traçou Jesus. 

TV. Em tempo de humor em baixa, chega o "Volte Sempre"

 O humor, com a criatividade de um Chico Anysio e de um Tom Cavalcante, anda em baixa. Com isso, show bom de humor nas casas noturas de Fortaleza se rendem a repetir esquetes cansativas e sem graça. Até na tv isso vem acontecendo. 

Emissoras como o canal Multishow andaram caindo pelas tabelas, e a saída foi exagerar nas reprises de programas de suceso. Mas o pessoal esqueceu d velha regra do humor: "piada não se conta mais de duas vezes", pois a partir da terceira não funciona. 

Agora, para conter a debacle da audiência, estreia hoje, às 22h30min, o novo humorístico que tem como cenário um centro comercial onde cada loja tem uma história e cada personagem um bordão marcante. 

Com o título de "Volte Sempre", o programa contará com esquetes rápidas, personagens carismáticos e situações que todo brasileiro reconhece, e promete mergulhar no universo dos pequenos negócios com leveza e irreverência. 

No elenco, anote aí: Otávio Müller, Fabíula Nascimento, Júlia Rabello, Lorena Comparato, Cosme dos Santos, Gabriel Godoy, Paulo Mathias e Welder Rodrigues, ao lado de novos talentos do humor como João Pimenta, Castorine, Big Jaum, Dan Mendes e Heslaine Vieira.

TV. Você já soube para onde vai o The Voice Brasil'? Pro SBT

 A novidade da hora nos sobre mudanças na programação das emissoras de tv agra é sobre o 'reality show', The Voice Brasil, que pode deixar a grade Globo e se filiar ao  SBT. Eis o que anuncia a coluna 'Bastidores da TV': 




O Disney+ e o SBT anunciam uma parceria inédita para a exibição da nova temporada do reality musical que conquistou o público brasileiro com Boninho, que volta ao projeto, agora como showrunner, além de assinar a co-produção junto com a Formata Produções Conteúdo, responsável pela produção do programa que será exibido simultaneamente no Disney+ e no SBT. Após a exibição semanal de cada programa, o espectador terá um conteúdo especial com cerca de 20 minutos exclusivos no Disney+. Os programas ficarão na íntegra na plataforma para que os fãs possam ver e rever quando quiserem.

FILME que todo jornalista devia assistir pelo menos uma vez

Jornalistas, adoramos filmes que abordem a profissão. Billy Wilder dirigiu dois deles. Em 1954, "A Montanha dos 7 Abutres", onde um mal profissional, manipula informação para salvar o seu jornal. 20 anos depois, ele dirige "A Primeira Página", em tom de comédia reunindo a sua dupla predileta na atuação Jack Lemmon e Walter Matthau, com quem havia trabalhado em "Quanto Mais Quente, Melhor". 

 "A Primeira Página" (1974), beira a perfeição. Mostra na Chicago de 1920, um editor de jornal, interessado em ganhar a cobertura de uma execução e dar-lhes a primeira página. Acontece que o seu principal repórter resolve pedir as contas, vai se casar e morar noutro lugar - e editor faz de tudo para evitar o que ele considera dois desastres: o do casamento dele e a perda do melhor repórter.

Como eu não pretendo dar spoiller do filme, resolvi fazer uma brincadeira com algumas cenas dele, que revelam o dia-a-dia da incrível profissão que tanto adoramos. Nas imagens do filme de Wilder, a gente aproveita para mostrar como a ficção beira à realidade. 

Tentando não perder o repórter, o editor diz à noiva que ela poderia se casar com um coveiro




Ao explicar a sua mudança de profissão, fala da temporalidade do que hoje se escreve 

Ao estagiário que o substtiuirá ele quer saber qual o começo e ouve que já fez de tudo

E descobre que ele vai fazer cobertura de alguém que usa uma tornozeleira na perna