Translate
31 julho 2025
TBT. No dia de hoje, há 6 anos, eu fui pai da Tatty Girl
TV. A volta de Rodrigo Faro para a Globo: "dança menino!"
BBC alerta para o "inferno" dos paraísos turísticos do NE
Essa descrição preocupante, serve para identificar três dos principais (e mais bonitos) destinos turísticos de praia do Nordeste brasileiro: Porto de Galinhas, em Pernambuco; Pipa, no Rio Grande do Norte; e Jericoacoara, no Ceará. E ela ganha espaço no site da BBC, preocupada com o avanço da violência.
Evidente que a reportagem cita que, esses locais famosos "mantêm um certo clima de tranquilidade, com regras do crime organizado para coibir roubos contra aqueles que os visitam - uma forma de não afastar os turistas que movimentam a economia e o tráfico na região.
"Existe um acordo entre os traficantes e os meninos que vendem (chamados de 'meninos do corre') para não mexer nos turistas, mas até isso estava saindo do controle"
Mas a matéria, realça por sua vez, a dura realidade para quem mora nessas localidades. Nela as pessoas temem falar do tema. Revela "a presença e a crueldade das facções. As ameaças a quem não cumprir ordens e decapitações aos pontos de venda em espaços centrais das vilas, segundo moradores, autoridades e pesquisadores com quem a BBC conversou nas últimas semanas".
Essa descrição toda, certamente, preocupa a todos e ao turista da Europa ou de qualquer parte do mundo, interessado em viajar para um local onde ele fuja de uma roda viva de trabalho e que busque as delícias que uma Jericoacoara e um Porto Galinhas, acabaram por criar como sonho de consumo de tanta gente.
ASTRONOMIA. Sábado tem imersão gratúita no planetário
30 julho 2025
JORNALISTAS. Até o dia 11, vote nos 100 mais admirados
Vote aqui para o prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros.
BOICOTE. Internautas divulgam lista de mais de 100 marcas
EDITORIAL. O despacho de Trump no mês do cachorro doido
O Brasil vai ter que bater muito tambor para afastar o encosto que o imperador do mundo - ele assim age - baixou, com o tarifaço assinado pelo presidente Trump, implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, o que eleva o valor total da tarifa para 50%.
Dá até para se parafresar a música do Zé Ramalho, - é quando o Trump sacode a cabeleira, aquela toda vermelha", e mostra que o ocupante da Casa Branca foi agressivo na política e reticente na economia. Isso porque o decreto isenta determinados alimentos, minérios e produtos de energia e aviação civil, entre centenas de outros, que beneficiam os Estados Unidos. Eles mostraram que são doidos de pedra, mas não rasgam dinheiro.
Trump age como um caudilho, interferindo na vida econômica dos países, em particular com esse ataque a economia do Brasil. Segundo Trump, a sobretaxa é imposta, em parte, devido aos "ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos". Esqueceu de dizer que estar com raivinha do encontro de chefes do BRICS e com a falta de lucro para as empresas de cartão de crédito americano, com o excelente desempenho do PIX, que tira dos banqueiros a possibilidade de auferir lucros maiores como dava os cartões de credito.
Se você ainda não entendeu a briga do Trump, não é só porque Bolsonaro morre de amor por ele. O problema é mais embaixo: abaixo da linha do Equador, onde estamos nós os brasileiros, rezando pra que agosto passe e venhamos a estar melhor quando setebro vier. Ou não.
CIDADES. A de Chico Anysio perde para uma nova e má fama
![]() |
Jornais mapeiam para o BR a cidade mais violenta |
A partir das 22h, as pessoas geralmente ficam em casa. "Madrugada não é horário de sair e chegar em casa, a não ser que seja no centro", diz um morador com receio de identificar-se. Motoristas de aplicativo também convivem com a insegurança de quebrarem as "regras" do bairro e serem abordados.
JORNAIS. Eduardo Tessler pergunta: quem lê tanta notícia?
O Globo (Rio de Janeiro, RJ) saiu ontem com 524 páginas! Mais do que a maioria dos livros encontrados nas melhores livrarias do ramo. Nada menos do que 72 páginas da edição dominical, 116 da Revista Ela e mais 336 dos cadernos especiais, comemorando os 100 anos do jornal.
Se alguém decidir conferir as 524 páginas terá leitura até o próximo domingo, certamente.
Certa vez o colunista Elio Gaspari entrevistava o histórico secretário do Partido Comunista Italiano, Enrico Berlinguer, para o Jornal do Brasil. O político quis saber um pouco mais do JB, então um dos grandes jornais brasileiros. "Quantas páginas tem o JB?", perguntou o secretário. "Normalmente 48", respondeu Gaspari. E então Berlinguer comentou: "48? E quem lê tudo isso?"
É muito bom que o impresso tenha edições comemorativas. Mas é preciso entender as características da audiência.
TV. Jornalista Leilane Neubarth sofre agressão em uma loja
"Isto aconteceu comigo esta tarde. Eu estava numa loja, tranquilamente fazendo compras, quando fui vítima de uma agressão gratuita. Do nada está mulher começou a me agredir e me xingar. Eu demorei um pouco pra entender qua minha única “arma” contra aquela agressão gratuita era meu celular. Gravei só o final do ataque. Além de agressiva ela foi extremamente debochada, parecendo se exibir na agressão. Por isso decidi postar aqui.Ninguém precisa gostar de ninguém .Mas acredito realmente que “o respeito é a luz que ilumina a escuridão da intolerância".
29 julho 2025
TV. Record desiste de um humorístico com Tom Cavalcante
Para para confirmar a suspeita de que o humor brasileiro anda em baixa, em postagem anterior, chega a informação de que a Record, depois de avaliar a retomada do programa Show do Tom, resolveu voltar atrás e dizer não. O colunista Gabriel Vaquer explicou um dos motivos.
"É o atual receio do mercado publicitário com atrações humorísticas por causa de temas considerados espinhosos que poderiam ser eventualmente abordados em uma atração do tipo". (Folha de SP)
O programa "Show do Tom", na Record, aconteceu entre 2004 e 2011, quando Tom deixou a Globo.
VIDEO. Academias são templos onde fiéis cultuam o corpo.
28 julho 2025
REDES SOCIAIS. Folha pesquisa como anda interesse por elas
A Folha de São Paulo está pesquisando internautas para saber deles se continuam postando nas redes sociais como antes. Teve um cara aí - o escritor Kyle Chayka - que considera que elas não terão vida longa quanto se imagina. Chayka confessa mesmo que elas podem estar caminhando para a "postagens zero".
Para participar com opinião, acesse esta página AQUI.
SOM. Parceiros no ofício do falar querem provar que cantam
Thiago Alves conseguiu reunir a trupe de amigos, que desde o começo de trabalho na mídia, temos uma afinidade enorme. Ontem, na sua residência no Alphaville, no Eusébio, Thiago e esposa, receberam Teresa D´Avilla, Daniella de Lavor, Jocasta Pimentel - e Gabriel, Juan, Maria e Regina Marron que se uniram ao grupo - festejando a Vida e o aniversário da Teresa, que revelou dona de excepcional voz (para cantar; falar bem a gente sabe) e, com isso, surgiu a ideia de um show que iremos montar muito em breve com as vozes que falam e cantam.
HUMOR. Titela consegue ser a salvação da lavoura do riso
FAKE NEWS. A mais nova é sobre fechamento do Congresso
SOM. Quem 1º usou versos com proparoxítonas não foi Chico
Não, não foi Chico Buarque, o autor da primeira música com versos em proparoxítonas. O excelente cronista Ruy Castro, no último dia 5, publicou os da canção "O Drama de Angélica", de Barreto e Lubiti, gravada em 1942, pela dupla Alvarenga e Ranchinho. São versos que revelam como a sofrência operava na canção brasileira, com nada mais nada menos que uma dupla caipira de raiz.
"Ouve meu cântico, quase sem ritmo/ Que a voz de um tísico, magro, esquelético/ Poesia ética em forma esdrúxula/ Feita sem métrica com rima rápida.// Amei Angélica, mulher anêmica/ De cores pálidas e gestos tímidos/ Era maligna e tinha ímpetos/ De fazer cócegas no meu esôfago.// Em noite frigida, fomos ao Lírico/ Ouvir o músico, pianista célebre/ Soprava o zéfiro, ventinho úmido/ Então Angélica ficou asmática.// Fomos ao médico de muita clínica/ Com muita prática e preço módico/ Depois do inquérito descobre o clínico/ O mal atávico, mal sifilítico.
"Mandou-me célere comprar noz vômica/ E ácido cítrico para o seu fígado/ O farmacêutico, mocinho estúpido/ Errou na fórmula, fez despropósito.// Não tendo escrúpulo, deu-me sem rótulo/ Ácido fênico e ácido prússico./ Corri mui lépido mais de um quilômetro/ Num bonde elétrico de força múltipla.// O dia cálido deixou-me tépido/ Achei Angélica já toda trêmula/ A terapêutica dose alopática/ Lhe dei em xícara de ferro ágate.// Tomou num fôlego, triste e bucólica/ Essa estrambótica droga fatídica/ Caiu no esôfago, deixou-a lívida/ Dando-lhe cólica e morte trágica.
"O pai de Angélica, chefe do tráfego/ Homem carnívoro, ficou perplexo./ Por ser estrábico, usava óculos/ Um vidro côncavo, e o outro convexo.// Morreu Angélica, de um modo lúgubre/ Moléstia crônica levou-a ao túmulo/ Foi feita a autópsia, todos os médicos/ Foram unânimes no diagnóstico.// Fiz-lhe um sarcófago assaz artístico/ Todo de mármore da cor do ébano/ E sobre o túmulo uma estatística/ Coisa metódica como "Os Lusíadas".// E, numa lápide paralelepípedo/ Pus esse dístico, terno e simbólico:/ ‘Cá jaz Angélica, moça hiperbólica/ Beleza helênica, morreu de cólica.’"
27 julho 2025
PALANQUE. A insegurança promete roubar a cena em 2026
TEATRO. Montagem de "Ritmo Quente" cearense é nota 10
25 julho 2025
TV. SBT volta a abrir neste domingo "A Porta da Esperança"
TV. Com Haroldo Guimarães, caras e bocas se unem a talento

VIOLÊNCIA. De terra do humor Chico Anysio para a de horror
24 julho 2025
VÍDEO. Uma conversa boa com Mário Kempes no seu pódio
PEGA O BÊCO! Embaixada defende a auto-deportação
E essa publicação da embaixada dos EUA no Brasil, defendendo a auto-deportação de imigrantes brasileiros que estão ilegalmente no país.
NOMES. O mágico de Ozzy na figura de 'Príncipe das Trevas'
23 julho 2025
PRETA GIL. Velório terá trio elétrico entre as homenagens
A família e amigos estão até ensaiando a coreografia que será levada a efeito, e isso só mostra o nível de conscientização da sociedade humana ao trato para com esse fenômeno, que não significa o fim, já que a essência do que somos, continua na pátria espiritual de onde nos originamos
22 julho 2025
INTERNET. As redes imortalizam os famosos que nos deixam
Dois que marcaram o seu público |
CONSUMO. A Coca se dobra às exigências de Míster Trump

TV. Turma do Estúdio I arrasou com o bando imbecil do PL
É uma vergonha. pic.twitter.com/QWO9K8TgJd
— Lia De Sousa (@LiaDeSousa1) July 22, 2025
WhatsApp. Você já adotou o "modo cachorro" do aplicativo?
Caso o usuário queira voltar ao visual original, basta desinstalar o Nova Launcher pela Play Store. O sistema do Android restaurará automaticamente os ícones e configurações anteriores. Além disso, o Nova Launcher permite outros ajustes visuais, como tamanho de ícones, widgets e organização da tela, oferecendo uma experiência mais personalizada no celular.
FONTE: Diário do Centro do Mundo
INTERNATAS! Golpistas continuam agindo com 'fakes' do BCB
FLAGRA. E Cid Gomes imita ação do então candidato Trump

FAMOSOS. Que notícias me dão de você, Florinda Bolkan?
TV. SBT reedita antiga fórmula e põe Leo Dias bem "No Alvo"
21 julho 2025
POESIA. Para os que ainda acreditam nessa eterna linguagem
PLANO DE VOONonato Albuquerque (in memoriam a PG)
Não é da noite atroz que se fermenta o dia,
mas de um antelucano projeto de espera
no qual a luz, em meio à sombra, gera
um novo pulso que o amanhecer procria
Nenhuma dor maior na alma se prospera,
a impor angústia que furte essa energia.
É nela que se inspira o poeta sua elegia
para cantar na sombra a luz que a supera
É da alegria fortuita que a alma se inclina
a cada experiência nova que na Terra habite
e com isso rompa o ciclo que seduz.
É quando se submete a ordenança divina
de alçar um voo alto, que não tem limite
a perseguir o plano que nos traçou Jesus.
TV. Em tempo de humor em baixa, chega o "Volte Sempre"
No elenco, anote aí: Otávio Müller, Fabíula Nascimento, Júlia Rabello, Lorena Comparato, Cosme dos Santos, Gabriel Godoy, Paulo Mathias e Welder Rodrigues, ao lado de novos talentos do humor como João Pimenta, Castorine, Big Jaum, Dan Mendes e Heslaine Vieira.
TV. Você já soube para onde vai o The Voice Brasil'? Pro SBT
A novidade da hora nos sobre mudanças na programação das emissoras de tv agra é sobre o 'reality show', The Voice Brasil, que pode deixar a grade Globo e se filiar ao SBT. Eis o que anuncia a coluna 'Bastidores da TV':
O Disney+ e o SBT anunciam uma parceria inédita para a exibição da nova temporada do reality musical que conquistou o público brasileiro com Boninho, que volta ao projeto, agora como showrunner, além de assinar a co-produção junto com a Formata Produções Conteúdo, responsável pela produção do programa que será exibido simultaneamente no Disney+ e no SBT. Após a exibição semanal de cada programa, o espectador terá um conteúdo especial com cerca de 20 minutos exclusivos no Disney+. Os programas ficarão na íntegra na plataforma para que os fãs possam ver e rever quando quiserem.
FILME que todo jornalista devia assistir pelo menos uma vez

"A Primeira Página" (1974), beira a perfeição. Mostra na Chicago de 1920, um editor de jornal, interessado em ganhar a cobertura de uma execução e dar-lhes a primeira página. Acontece que o seu principal repórter resolve pedir as contas, vai se casar e morar noutro lugar - e editor faz de tudo para evitar o que ele considera dois desastres: o do casamento dele e a perda do melhor repórter.
Como eu não pretendo dar spoiller do filme, resolvi fazer uma brincadeira com algumas cenas dele, que revelam o dia-a-dia da incrível profissão que tanto adoramos. Nas imagens do filme de Wilder, a gente aproveita para mostrar como a ficção beira à realidade.
Tentando não perder o repórter, o editor diz à noiva que ela poderia se casar com um coveiro |
![]() |
Ao explicar a sua mudança de profissão, fala da temporalidade do que hoje se escreve |
![]() |
Ao estagiário que o substtiuirá ele quer saber qual o começo e ouve que já fez de tudo |
![]() |
E descobre que ele vai fazer cobertura de alguém que usa uma tornozeleira na perna |