Translate

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

TV. Bonequeiro entra com ação contra 'Garras da Patrulha'

O bonequeiro Omar Rocha, responsável durante um bom tempo pelo grupo de manipuladores do programa "Nas Garras da Patrulha", da TV Diário, está denunciando nas redes sociais o que ele considera "apropriação indébita de seus bonecos"

Ao ser demitido, segundo o denunciante, a emissora continuou com o programa no ar, utilizando-se de "uns bonecos parecidos com os nossos e como o público reagiu de forma negativa à tal mudança e vendo que não tínhamos nos manifestados em contrário a tamanho abuso, resolveu fazer novos bonecos, desta feita, cópias fieis das nossas criações. Isto de maneira vil, sem nos consultar, desrespeitando totalmente nossos direitos de autor".

Omar anuncia que entrou com uma ação judicial "para exigir que se respeite o direito de autor e se tenha ética no tratamento com os artistas". 


Omar Rocha
1 h
DAVI X GOLIAS
Em março de 2001, o Circo Tupiniquim fechou contrato com a Tv Diário para a criação e manipulação dos bonecos do programa “NAS GARRAS DA PATRULHA” a idéia inicial do então diretor geral da emissora, Sr. Mansueto Barbosa, era dar vida as personagens do programa que já algum tempo era sucesso na Rádio Verdes Mares.

Ao conversarmos, o Sr. Mansueto, nos colocou que gostaria de dar vida através da imagem televisiva as personagens que os radio-atores interpretavam no rádio e nos propôs a criação de bonecos para encenar as estórias cotidianas da nossa população. Aceitamos o convite e de imediato começamos uma grandiosa e exaustiva pesquisa de como dar forma aquelas personagens tão caricatas que povoavam o inconsciente coletivo do nosso povo.

Decidimos nos inspirar na arte Grotesca ... Criamos um elenco de bonecos que com pequenas mudanças no cabelo, sobrancelhas, bigodes, barbas , figurino, etc; eram capaz de representar diversos personagens. Fomos muito felizes nessa escolha, pois logo os tipos criados caíram na graça de todos e fizeram muito sucesso.

Personagens como: Coxinha; repórter Luis Aguiar; Delegado Cavalcante; Chico pezão, Caucaia; Tizil, entre outros colocaram seus bordões na boca do povo: “Paulimmmm”; “oi,oi,oi tô monitorando;, “maluco doido”; “vai timbora carniça”, esses e diversos outros bordões fizeram muito sucesso.

Após treze anos no ar diariamente, a Tv Diário resolveu fazer um distrato, sem nenhuma justa causa, e nos tirar do programa. Pasmem todos, como eu pasmei, após sairmos a Tv Diário continuou com o programa no ar. Mandou de inicio fazer uns bonecos parecidos com os nossos e como o público reagiu de forma negativa a tal mudança e vendo que não tínhamos nos manifestados em contrário a tamanho abuso, resolveu fazer novos bonecos, desta feita, cópias fieis das nossas criações. Isto de maneira vil, sem nos consultar, desrespeitando totalmente nossos direitos de autor.
Neste sentido, vimos propor a sociedade cearense e a quem interessar um grande debate sobre o direito de autor e a ética nos meios de comunicação, com base neste caso tão clássico de abuso de poder por parte desse poderoso grupo econômico do nosso Estado.
Davi X GOLIAS, é assim que nos sentimos, diante de tão cruel usurpação da nossa criação e tamanha falta de ética no trato com a parte criadora e detentora do direito autoral . Sabemos dos nossos direitos e lutaremos até o fim para que a justiça perdure, não importando o quanto poderoso é este “GOLIAS”, nossa “funda”, é a verdade dos fatos e a justiça, que ao final prevalecera.
Peço a todos que defendem a justiça e o direito de criação, que partilhem esse documento. Resolvemos nesta data entra com uma ação judicial para exigir que se respeite o direito de autor e se tenha ética no tratamento com os artistas.
Fortaleza, 11 de novembro de 2016.
Assinado: Bonequeiro desempregado.

Um comentário:

Daniel Costa disse...

TV Verdes Mares não, TV Diário.