Translate

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

CLASSE 2016. Os títulos que passarão a 'domínio público'

Na primeira fila (da esquerda para direita) Le Corbusier; Malcolm X; Winston Churchill; fila do meio: Paul Valéry; Käthe Kollwitz; béla Bartók; Blind Willie Johnson. na terceira:  T. S. Eliot; Lorraine Hansberry; Martin Buber; Otto Neurath 
A foto acima é do site The Public Domain Review, uma revista especializada em raridades da cultura e que relaciona nesta edição o 'top' dos nomes cujas obras vão, dia 1o. de janeiro de 2016, cair no domínio público em muitos países ao redor do mundo. 

Dos onze citados, cinco terão obras que entram no DP com uma "vida de mais de 70 anos de prazo de direitos de autor". Isso é válido na maioria dos membros da União Europeia, além do Brasil, Israel, Nigéria, Rússia, Turquia, etc.) e seis em países onde o prazo é de 50 anos para o direito do autor (por exemplo, Canadá, Nova Zelândia e muitos países da Ásia e África), para os que morreram nos anos de 1945 e 1965, respectivamente. 

E na lista diversificada que o site montou para a foto de formatura - incluem-se dois dos líderes políticos mais importantes do século 20, um dos maiores poetas do Modernismo, dois músicos muito influentes, mas muito diferentes, e um dos arquitetos mais reverenciados. 

Nenhum comentário: