Translate

domingo, 16 de fevereiro de 2014

JORNAIS. A imprensa contra a pirataria digital

.
"Acabou o 'grátis total' na Internet", diz a manchete do ABC deste fim de semana. Tem tudo a ver, pelo menos na Europa. 

Muita gente deixou de ler impressos buscando o conteúdo digital dos jornais. Mesmo aqueles que cobram o acesso de seus leitores, reclamam de citações feitas na rede - como as simples manchetes no Google News - que leva o público a ficar satisfeito com a informação resumida ao máximo e, o pior, os anunciantes a elegerem a web comprometendo economicamente as empresas jornalísticas. Agora, mudou.

Leio hoje no GuerraEterna, artigo do Iñigo Sáenz de Ugarte que, até então, "o mercado de publicidade de 2  milhões de euros teve que se contentar com 600, porque o Google News publicou a manchete e duas frases com um link para o artigo original. As empresas tiveram que demitir milhares de profissionais uma vez que alguns sites publicam resumos de imprensa".

Agora, só pela citação dos cabeçalhos da notícias - falo das manchetes -, o Google vai pagar aos órgãos de imprensa. Para o novo diretor do El Mundo, Casimiro Garcia Abadilla,  é o primeiro passo necessário "para evitar o colapso da imprensa pelos piratas. 

"Piratas que vestem fatos são muito mais cruéis do que aqueles que navegam em barcos furados com cascos.

2 comentários:

Gustavo Vieira disse...

Não entendi o termo pirataria do título.

Anônimo disse...

Desculpem os jornalistas, mas não tenho dinheiro pra todo dia comprar jornal, nem vou pagar pra ler notícia na internet. Vão ter que buscar patrocinador pra se sustentar.