Translate

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NOMES. Sai de cena o ator Walmor Chagas

.
A morte de Walmor Chagas abre uma daquelas lacunas no registro dos grandes atores de Teatro no Brasil. 

Dói-me saber que, aos 82 anos, depois de ter vivido o que viveu, ele possa ter saído de cena através do suicídio. Pelo menos é o que se aventa. 

Numa entrevista exibida em 4/10/2011 à GloboNews ele demonstrava um certo desapontamento com a idade, com a falta de qualidade das peças de hoje que o impediam de estar atuando. 

BIOGRAFIA 

Walmor de Souza Chagas nasceu em Porto Alegre, em 28 de agosto de 1930. Formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mas encontrou nas artes cênicas sua grande paixão: atuar.

A primeira peça, Antígone, foi encenada em 1948. A estreia no cinema aconteceu em 1965, quando interpretou o empresário Carlos em São Paulo S/A, de Luís Sérgio Person, e contracenou com Eva Wilma. O filme lhe rendeu elogios do espanhol Luis Buñuel, durante uma participação no Festival de Acapulco.

Na TV, Walmor Chagas interpretou inúmeros personagens nas dezenas de novelas em que participou. Entre os personagens mais marcantes estão Fábio de Locomotivas, Alberto Karany de Coração Alado, Horácio Ragner de Eu Prometo, Oliva de Vereda Tropical, Afonso da Maia de Os Maias, Guilherme Amarante Paes de Salsa e Merengue e, mais recentemente, Dr. Salvatore de A Favorita.

Walmor Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker (1921-1969), com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas.
(Caras/UOL)

Nenhum comentário: