Translate

sábado, 17 de novembro de 2012

RÁDIO. Vinda da Band FM provoca convulsão


O simples anúncio da chegada em janeiro da Band News à Fortaleza, que integrará o Sistema Jangadeiro de Comunicação, provoca uma verdadeira convulsão interna na área das emissoras AMs. Estações, como a Povo-CBN, apressaram-se em migrar para a faixa de FM, enquanto na rádio Verdes Mares, a direção tenta reverter a defasagem em que se situa a programação da emissora, com mais de 20 anos sem profundas modificações. 

A tendência pela migração das AMs para a faixa de FM é uma exigência dos dias atuais. Se na AM, os problemas são os ruídos e a interferência de eletrodomésticos na recepção do sinal, em relação as estações FMs ocorreu algo ainda pior. As FMs têm som perfeito, mas a programação envelheceu, como se o que era jovem e novo há 30 anos, tivesse ficado esclerosado.  

Há perda de ouvintes na faixa do FM, em função das novas tendências de consumo. Hoje em dia, aparelhos de Mp3 oferecem muito mais recursos e facilidades para quem deseja só ouvir música. Qualquer comprador de um aparelho desses faz o seu próprio roteiro musical, escolhe o que quer ouvir, ao contrário das emissoras que exercem uma ditadura sobre o que devia ser divulgado. 

Os teóricos da comunicação já apontavam para essa tendência, como o ex-presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de SP, Oscar Piconez. Para ele, mesmo com a digitalização, o sinal da AM dificilmente vai melhorar em função da interferência dos eletrodomésticos dentro de casa. 

"Quando a pessoa liga uma batedeira de bolo, secador de cabelo ou qualquer eletrodoméstico interfere no som da AM, enquanto no FM isso não ocorre", citou ele em recente seminário. 

O governo brasileiro já sinalizou favorável à proposta de migração para essa nova faixa AM, o que leva a crer que deva ser suspenso o processo de digitalização das AMs. 

Tem um outro dado mais importante a ser discutido e que diz respeito ao ponto de vista comercial. A migração do AM para o FM pode equilibrar a luta por verba publicitária. As rádios AMs enfrentam dificuldade para atrair patrocinadores. A saída para a salvação do AM é ele ser incorporado ao FM. E a saída para o FM é 'aemezar-se', isto é, fazer o rádio que o AM faz. Informativo. 

3 comentários:

WILSON GOMES disse...

Cadê a promessa que um dia as rádios AMs seriam digitalizada e com som estereo. Não vamos pecar em tentar sepultar a Amplitude modulada, comofizeram as OCs, OTs (Ondas curtas, ondas tropicais

Anônimo disse...

Falta um visionário pra criar uma rádio(FM) em Fortaleza oferecendo todos os estilos musicais, não o que está na moda. Moda, aliás, imposta pela mídia.
Quero lá saber de Lady Gaga, Justin Bieber, popzinhos e dance descartáveis. Nem "forró universitário", se é que podemos chamar assim.

Se as rádios sofrem com a audiência, é porque estão colhendo o que plantaram. Não conseguiram acompanhar os novos tempos. Grande parte do público de hoje quer música de qualidade e sem intervalos comerciais. Deveriam colocar rapidamente a propaganda antes de cada música.

Anônimo disse...

Wilson, e vc acredita que a AM tem salvação? É ingênuo, hein, rapaz? KKKKK

A AM está agonizando. Só sobrevive graças aos conservadores, pois nunca teve qualidade de som. É tão ruim que os fabricantes de celular nem se preocupam em habilitar a sintonia.
Por mim já estaria morta. A época dos tremidos em fita VHS, chuvisco em televisão, e AM, já passou.

E se algum programador de rádio ou TV ler isto, um recado: vamos pra frente. A vida está passando. Estamos em 2012. Logo logo 2013, 2014, 2015... Os tempos mudam!
Acabem com a TV analógica. Dá muito trabalho virar a antena pra aqui e acolá. Rádio AM é a mesma coisa. É uma zoada terrível, tem que posicionar. Tudo isso pra quê? Pra ouvir um som abafado.