Translate

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

JUSTIÇA. Polêmica sobre caricaturas no BR

.
Você acha que as caricaturas só deveriam ser divulgadas com a permissão do caricaturado? Pois é o que defende o advogado e professor do Mackenzie de Campinas, SP, Marco Antonio dos Anjos. 

Dizendo que humor é coisa séria, tanto que foi a base de sua tese de doutorado, ele concedeu entrevista ao Consultor Jurídico, onde fala sobre o direito em relação a casos de caricaturas da TV - tipo Pânico - - e as publicadas em jornais. 

"Os jornalistas vão ficar bravos comigo. Às vezes o meio de comunicação vai dar uma notícia sobre uma pessoa e, em vez de uma foto, coloca uma caricatura. Até entendo que é algo que vai chamar a atenção, mas por que não a foto, que mostra a pessoa da maneira como ela se apresenta na sociedade normalmente, sem deformação nenhuma, e, sim, uma caricatura, que terá uma deformação da qual a pessoa pode não gostar?", contou.  

Leia a entrevista completa no CONJUR

LEIA TAMBÉM:  Prisão de cartunista provoca críticas

Um comentário:

Anônimo disse...

Sessão solene celebra 90 anos do rádio no Brasil nesta segunda Destaque
tamanho da fonte Imprimir E-mail

Os 90 anos do rádio no Brasil serão comemorados nesta segunda-feira (10/09), a partir das 19h, em sessão solene na Assembleia Legislativa. A celebração atende requerimento da deputada Fernanda Pessoa (PR) e será realizada no Plenário 13 de Maio.

Conforme a parlamentar, o rádio é um dos meios de comunicação mais antigos. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 81,4% dos domicílios brasileiros possuem aparelho radiofônico. “A abrangência deve-se a sua linguagem popular e seu baixo custo para aquisição”, acrescentou.

Uma das missões do rádio, segundo a deputada, é a de mediar diálogos. Ela lembrou que o ex-presidente da República Getúlio Vargas criou o programa “A Voz do Brasil”, por meio do qual decisões tomadas pelo poder central chegavam às diversas regiões do País.

Segundo Fernanda Pessoa, com o passar do tempo, o rádio possibilitou a aproximação das comunidades com os centros urbanos e das pessoas dentro de casa com a vida pública.

“Hoje, temos no Ceará a FM Assembleia (96.7MHz) que busca comunicar-se com os cearenses quando o assunto é missão, divulgação e participação do Poder Legislativo estadual na vida diária das comunidades”, assinala a deputada.
MH/RT
FONTE: SITE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
PROFDJACYR - VAMOS FALAR MAIS DO RÁDIO