Translate

domingo, 12 de agosto de 2012

CELEBRAÇÃO. Os 70 anos de Clara Nunes

.
2012 marca a chegada a casa dos 70 anos de muitos artistas consagrados. Caetano, Gil e Paulinho da Viola. Nesta leva de gente boa, o nome de uma das cantoras mais brilhantes do Brasil precisa ser incorporado: o de Clara Nunes. Hoje, ela estaria completando 70 anos, se não tivesse sucumbido a uma cirurgia mal sucedida de varizes, em 1983. E a data é celebrada com a informação dada pela Folha de que existe material inédito da cantora que será lançado brevemente. .

Fui divulgador da cantora nos anos 70 pela EMI-Odeon. Foi nessa ocasião que descobri o quanto era incrível a figura de  Clara. Ligada nas suas raízes espiritualistas, em datas oportunas, ela sempre enviava presentes para serem distribuídos com as crianças. Isso, era o de menos na carreira de uma fenomenal intérprete que construiu sua trajetória a partir de versões como 'O amor é azul', música de André Popp, e que através da orientação do mestre Ataulfo Alves começou a deslanchar via 'Você passa e eu acho graça", do mestre Ataulfo Alves. Veja o que ela diz sobre isso:



A grande novidade neste 12 de agosto é que foram descobertas gravações inéditas de Clara Nunes e que serão lançadas em dois DVDs. Neles, shows realizados na Costa do Marfim e no Anhembi ao lado de nomes como Luiz Gonzaga, Altamiro Carrilho e Waldir Azevedo.

Temas como "Na Linha do Mar", "Coisa da Antiga", "As Forças da Natureza" e um pot-pourri com "Domingo no Parque", "Disparada" e "Ponteio" estão incluídos.  .

No outro registro, o jornalista Lucas Nobile da Folha de SP, "com ótima qualidade de áudio, foi feito em 21 de outubro de 1978, no Anhembi, em São Paulo. O show fazia parte do projeto "Sabor Bem Brasil", que rodou o país com Clara cantando e atuando como mestre de cerimônias.

No encontro, ela divide o palco com Luiz Gonzaga, João Bosco, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho e Caçulinha. As performances incluem "Lamento" (com Altamiro), "Brasileirinho" e "Pedacinhos do Céu" (com Waldir), "Guerreira" e "Juízo Final". "Pau de Arara", "Asa Branca", "Assum Preto" (com Gonzagão), "Incompatibilidade de Gênios", "De Frente pro Crime", "Kid Cavaquinho" e "O Mestre-Sala dos Mares" (com João Bosco) são destaques".

Um comentário:

Lu Oliveira disse...

Olá,

Encontrei esta postagem sobre a Clara Nunes enquanto eu buscava assuntos relacionados à cantora. Bem interessante!

Abraços,
Lu Oliveira
www.luoliveiraoficial.com.br