.
É incrível como ainda tem profissional de rádio que, para conseguir manter patrocínio em seus horários, se vê obrigado a se derreter todinho em elogios aos clientes como se fosse um favor a difusão da própria mensagem. Há os que colocam a voz do dono da peça publicitária na programação, os que citam os nomes em meio aos anúncios e aqueles que não podem passar um só dia sem elogiar e mandar um alô aos patrocinadores.
Imagem: William Tordu |
Na verdade, parece faltar a esses radialistas compreensão e bom senso de entender que essa é uma relação comercial, num processo de troca e venda entre duas partes, onde cada uma tem o seu valor específico. O dono ganha anunciando; o rádio tem seu valor como anunciante.
A explicação que encontro para essa deformação, talvez esteja na herança cultural colonialista que não larga o nosso pé. Sempre achamos que a oferta de um serviço nosso, quando reconhecida nesse jogo de troca da mídia radiofônica, seja 'coisa de outro mundo'. Como se anunciar num horário fosse algo extraordinário e, por isso mesmo, todo essa clara demonstração de submissão.
O patrocinador é importante. Importantíssimo. Mas o rádio também o é. E quando não se tem esse entendimento, tiramos o seu valor. É preciso impor respeito a ele e acabar com essa intimidação que só revela tibieza de quem assim age, além de provocar demérito para o próprio veículo.
4 comentários:
Ah, se todos fossem iguais a voce, Nonato.o rádio não teria chegado a esse nível. Ian Gomes
Sim esta é a realidade. Mas com a tal praga do arrendamento os pobres radialistas tem de fazer de tudo para conseguir pagar o horário. Mas de que adianta falar, hoje quando ligo para os programas perguntam o assunto antes como se eu fosse um irresponsável ou mal educado. Infelizmente nosso rádio tem problemas sérios que ainda são escondidos debaixo do tapete. Criamos uma associação para tentar lutar contra isso, mas o que conseguimos até hoje foi o desprezo e o escárnio. Até o CLUBE DOS MALAS foi criado e tudo é normal...
PROFDJACYR
O fato do assistente de estúdio de uma emissora de rádio perguntar ao ouvinte qual é o assunto,antes de colocá-lo no ar visa,antes de mais nada,preservar o programa em si,bem como ao próprio ouvinte,de qualquer dissabor.Embora saibamos da boa índole da maioria dos ouvintes que participam,através do telefone,existem aqueles que só o fazem para denegrir,ofender,citar palavrões,coisas não condizentes com a programação.Infelizmente,convivemos com pessoas mal educadas,sendo difícil separá-las dos bem intencionados.
Caro Ismael não é por aí...quem conhece o ouvinte sabe da sua índole...O objetivo é censura sim..o que não entendo é o fato de que so as emissoras tem razão. ao ouvinte nada...
profdjacyr
Postar um comentário