Translate

sábado, 24 de março de 2012

RÁDIO. Um especial em homenagem a Chico

,
Hoje fiz um dos melhores programas de rádio, nesse tempo todo que atuo nele. Alguém poderá dizer: pena que tenha sido sobre 'a saída' do Chico Anysio. Mas para quem acreditar que a morte seja apenas uma mudança/passagem e não o término da vida, saberá entender o que digo. É hora de agradecer a Deus, o envio de Chico ao Brasil durante esses 80 anos.

Muito cedo, o Kico Gomes (operador de áudio e importante colaborador na produção do Grande Jornal Povo-CBN) nos ligava para informar que a web estava fora do ar. Problemas na rede. Todo o material que havia produzido muito cedo e enviado, possivelmente, não seria utilizado. Na véspera, pedira a ele para selecionar áudios do Chico e depoimentos de pessoas a respeito de sua vida. Caso não resolvessem o problema da Internet, nada disso iria para o ar. Mas 'milagres' acontecem. 

Em cima da hora, o problema foi sanado. Começamos o programa lendo uma crônica minha sobre Chico; colocando no ar depoimento do Bruno Mazzeo, filho de Chico; re/ouvindo trechos impagáveis de suas caracterizações, até chegar a hora de conversar com Elano de Paula, o irmão que está no Rio. 

Até o quadro Espiritualidade foi bem aproveitado nessa edição temática sobre o Chico. A monja budista Coen, prima dos mutantes Sérgio e Arnaldo Antunes, mostrou como o humor do Chico ajudara o país a iluminar-se. "No humor sábio reconhecemos o caminho iluminado em Buda", escreveu na dedicatória do seu livro "Zazen - a prática essencial do Zen"  que acabei ganhando. 

Na última parte do programa, o "Sala de Conversa" reuniu a inteligencia de Tarcísio Matos e o bom humor de Jader Soares (Zebrinha) para falar sobre a arte, a vida e a figura de Chico. Tivemos participações adoráveis dos ouvintes, entre os quais um pastor que citou o personagem Tim Tones, como um dos mais elaborados. "Confesso que foi uma crítica muito bem feita aos telepastores entre os quais eu me incluo".

Minha gratidão a todos que colaboraram para o êxito do programa: Letícia Toledo (produtora), Kico Gomes, Lucas Leite, a telefonista Daniela, Zebrinha, Tarcísio e tantos outros. 


2 comentários:

Marcos Mpe disse...

Nonato é uma pena não ter ouvido pois fui a um compromisso de trabalho exatamente às 9h. O interessante é que na hora que fui sair a fechadura da porta por onde sempre saio emperrou estranhamente e não tinha como sair pois a porta nao abria. Foi a primeira vez e foi bem no início da homenagem.Não achei estranho, só imaginava que tudo tava conspirando pra eu, mero espectador, entre seus milhares tinha que ouvir. Outro dia estava com uma dúvida e aí acessei o seu blog e lá tava a letra de uma música que casou direitinho com minha situação. Coisas muito boas.

Paulo Gurgel disse...

Obrigado pelo comentário, Ana Margarida (blog Memórias).
Recomendo ver também a série de postagens com que Nonato Albuquerque homenageou o nosso grande conterrâneo em Gente de Mídia.
http://gentedemidia.blogspot.com.br/