Translate

domingo, 25 de março de 2012

AM DO POVO. Não + uma, mas a emissora

.
Não apenas mais uma emissora, mas, a emissora. De gente falando com alegria na voz. Uma emissora não apenas popular, mas companheira. Era o que determinava Jaime Azulay, o produtor da Rede Globo de Rádio, que veio preparar a estreia da AM DO POVO - era assim o nome dela, inicialmente.

Durante um mês, mais ou menos, a emissora funcionou internamente, com todo mundo fazendo a programação que foi ao ar pela primeira vez no dia 25 de março de 1884, digo 1994. (obrigado Marcílio)

Paulo Roberto (o Ismael Luiz), Luiz Barbosa, Paulo Oliveira, Roberto Losan e eu, começamos um trabalho que atraiu a atenção de todos. Tanto focaram na linha programacional da emissora que passaram a copiar a programação. Até hoje, há emissoras que detém programas semelhantes ao Secretário do Povo - o escritório de reclamações dos ouvintes pela manhã; Patrulha Policial, que foi o primeiro humorístico a fazer glosa com a notícia policial, além do conteudístico informativo que passou a ser referência da AM DO POVO e até as emissoras vitrolões passaram a perceber para onde sopravam os ventos da comunicação.

O programa "Debates do Povo"  constituiu algo assim, acima do comum. O meio dia da cidade nem se lembrava de programação de TV. Adísia Sá e Temístocles de Castro e Silva acabaram sendo 'a dupla' talhada a dedo para o interesse do programa. A competência de Carlos D´Alge, mediando o encontro, marcou também.

A AM DO POVO naquele 25 de março instaurou o domínio do rádio-informativo, companheiro e sério. A competência de seu elenco foi formatada pela maestria com que Carmen Lúcia dirigia a emissora nos primeiros tempos. Ela surgia como um divisor de águas.


4 comentários:

Marcos Mpe disse...

Nonato e quando sai o livro da Professora sobre a 1010? Já quero encomendar o meu.....

Marcílio Rodrigues disse...

Nonato, vc colocou 1884. A data correta não seria 1984?

fatima disse...

Nonato, a rádio foi fundada no dia 25 de março de 1982. Eu iniciei na emissora no dia 16 de outubro daquele ano. Sinto-me até fundadora!

Unknown disse...

Imagem. Professora Katia conversa com Nonato e ... https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/525268_386364598049887_100000290506422_1447240_868571564_n.jpg (Imagem: Jarson Barbosa)