Foi preciso chegar a 2012 para descobrir a obra-prima que é "A Glória de Meu Pai", de Yves Robert, baseado nas memórias do escritor Marcel Pagnol (1895 - 1974). É o mais bonito filme que enfoca a infância do autor durante suas férias nas montanhas.
A história é tocante. Não pude deixar de sorrir e de chorar diante de imagens que me rementem aos tempos de menino em Acopiara, como estudante do grupo escolar Padre João Antonio. Das professoras Cecília, Maria Luisa, dona Elodia e os primeiros colegas.
Lembrança das missas e novenas na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o passeio depois no entorno da igreja, além das aventuras que eu fazia com meu primo Geraldinho (1949-2011), caçando passarinho e dos banhos no açude do seu Pedro Alves.
A delicadeza com que o diretor Yves Robert trata a história é de encantar qualquer um. Grande sucesso de público e de crítica, "A Glória de Meu Pai" é uma emocionante evocação da infância, cheia de frescor e poesia. E a trilha sonora de Vladimir Cosma é outra excelência do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário