Quem curte maracatu no carnaval sabe do apreço que se tem no Ceará ao artista plástico e compositor Descartes Gadelha. Este ano ele volta com mais um enredo. É dele e de Pingo de Fortaleza o tema do Maracatu Solar para o carnaval de 2012, intitulado “Griôs e Tuxauas – Luzes do Saber”.
O tema, segundo Pingo, está relacionado às questões da importância dos conhecimentos étnicos e “raciais” e das culturas afro-brasileira e dos povos indígenas cearenses simbolizados nos Griôs (mestres de saberes e práticas) e Tuxauas (caciques) na transmissão desses conhecimentos.
A música enaltece figuras emblemáticas como Jean Pierre Chabloz e Pierre Verger na cultura baiana; Patativa do Assaré na poesia universal e Antonio Conselheiro na liderança político-religiosa do Nordeste, além de Juca do Balaio, Boca Rica, Boca Aberta, além de figuras do panteão das religiões afro-brasileiras como Ogum e babalorixás.
Um comentário:
Griô segundo Pingo é um Mestre a ser seguido, um sábio...Um bom momento para relembrar grandes mestres. Essa proposta do Maracatu Solar é de uma maravilha impressionante. Parabéns aos que fazem O MARACATU SOLAR.
PROFDJACYR
Postar um comentário