Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESTUDO. Guia para segurança dos jornalistas

Tortura em Juazeiro do Norte é citada pelo Comitê Internacional

Jornalismo é uma das profissões mais arriscadas. Vira e mexe, a gente ouve falar de agressões e violência sofrida por colegas de trabalho. Quase sempre, incompreensão daqueles que não sabem conviver na democracia. Esta semana, o Committee To Protect Journalists (Comitê para a Proteção dos Jornalistas), publicou um guia com vistas a dar maior garantia a esses profissionais.

O comitê cita violência praticada contra os que fazem imprensa no Estado do Ceará, como é o caso do assassinato do radialista Nicanor Linhares Batista e o sequestro de Gilvan Luiz Pereira, editor de um seminário em Juazeiro do Norte, conhecido por fazer críticas à administração municipal.

"[..] três atacantes encapuzados sequestraram e torturam Gilvan Luiz Pereira [...] mas a polícia interceptou o veículos dos sequestradores colocando em fuga os assaltantes e permitindo o resgate do jornalista. Pereira precisou ser hospitalizado e levou 42 pontos num ferimento na cabeça. A polícia do estado acusa ​​dois guarda-costas do prefeito de seqüestro e tortura do jornalista".

O órgão também publicou um relatório intitulado "O crime de violência sexual em silêncio - e os jornalistas ", que inclui os casos de violência sexual em um número bem acentuado de profissionais da informação. O caso recente lembrado pela entidade foi a agressão sexual sofrida por Sara Logan, repórter da CBS quando fazia cobertura dos acontecimentos do mês de fevereiro, no Cairo. Ficou clara, a necessidade de orientações gerais para os profissionais, especialmente em termos de vestuário local e de comportamento.

Quanto ao relatório sobre a violência sexual, o CPJ tem retratado inúmeras histórias de jornalistas que silenciaram seus casos de abuso sexual. E é bom que se diga que as denúncias nem todas partiram só de mulheres; houve homens que também sofreram violência.

O caso Pague Menos



2 comentários:

Anônimo disse...

Em 2003, dois anos antes de O Povo "noticiar em primeira mão", a coluna Em Off denunciou com minúcias o esquema de grupo de extermínio da Pague Menos.

Antonio ALTANEIRA -fco rocha-sp disse...

os pedrosos atacam mesmo pois em um pais que não tem leis quem tem grana faz o que bem quer e o jornalista se ele for ético e proposicionais de de extrema competência o que muito raro nos dias de hoje pois cada um jornalista defendo os seus interesse ou do patrão, ou o caso de quem der mais leva se pagar eu não publico. mais é graças a jornalistas que temos um pais bem melhor se não estaríamos afundado em mar de lama , pois mesmo com a imprensa mostrando as falcatruas de políticos e outros mias ainda tem muita gente metendo a mão no dinheiro do povo . e gente comprando apartamentos com piso aquecido rapaz. e ainda se fla em acabar com a pobreza deste pais com nego enriquecendo 20 vezes em 4 anos, pode até ser legal mais é imoral.pra condição de vida da maioria dos brasileiros que é quem paga a conta de toda esta gente.