Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2011

JORNAL escrito à mão já é peça de museu


O jornal impresso não morre nunca. Mesmo em tragédias como a do Japão se tem o bom exemplo disso. O terremoto e o tsunami deixaram a cidade de Ishinomaki sem eletricidade. Não havia energia para mover as rotativas do 'Ishinomaki Hibi Shimbum', o diário local da cidade. Mas o periódico saiu às ruas assim mesmo.

Seis redatores escreveram à mão as notícias para os afetados pela tragédia e levaram os rudimentares jornais para a distribuição com os assinantes. Esses números extraordinários do Ishinomaki Hibi Shimbum serão expostos agora no The Newseum, o museu do jornalismo do grupo Time Warner, que se localiza nos EUA.

As páginas explicam aos leitores que o terremoto havia sido o maior da história do Japão, além dos avisos de socorro e apelos da população.

Foram seis dias de jornalismo impresso com marcadores coloridos, de 11 de Março até a volta da energia no dia. Ishinomaki foi uma das cidades mais atingidas pelo terremoto. Cerca de 80% das casas foram destruídas, matando cerca de 1.300 pessoas e 2.700 ainda estão desaparecidas.

A partir de 18 março Ishinomaki Hibi Shimbum voltou a ser impresso e está agora oferecendo edições gratúitas a todos os refugiados.

Fonte: EditoresWeblog.org

2 comentários:

Renatinho disse...

Bom dia Nonato, aqui é o radialista Renato Guimarães. Ficaria muito agradecido, se o mesmo pudesse colocar o link do meu site entre os blogados da sua lista. Entendo que aqui seria um grande espaço para divulgar os bastidores do rádio, tv, jornal e internet, na nossa região Jaguaribana. www.oradionovale.com

Forte abraço
Renato Guimarães!

Ismael Luiz disse...

Caso faltasse energia por aqui,sem previsão de volta,como ocorreu no Japão,seria um excelente pretexto para uma ida ao bar da esquina,para uma "bem gelada" e botar a conversa fora.