Translate

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

RÁDIO. Audiência cresce na grade local

Programação local ganha da produzida em rede

No Ceará, ouvinte gosta mesmo é de rádio que fale a sua linguagem. Pelo menos é o que se depreende das últimas pesquisas de audiência. Elas revelam que os programas da grade local de emissoras que formam rede chegam a ser mais ouvidos do que os de horários nacionais.

O crescimento desse público já era do conhecimento de todos aqueles que sabem o fazer rádio. É que o ouvinte tem mais preferência a sintonizar o que lhe diz respeito, a sua cultura e o seu humor. Não estamos descartando o conteúdo nacional e internacional, mas cearense é gente que, mesmo longe, quer saber de notícias de seu povo, de sua terra. Por isso, as últimas avaliações refletem essa verdade.

Um passarinho me contou, por exemplo, que nosso horário na Povo-CBN tem um dos maiores índices de audiência das manhãs do rádio AM. Isso se deve a um trabalho de uma equipe bem posicionada, coordenada pela jornalista Letícia Lopes, com a participação da Adísia Sá, Lucas Leite, Erivaldo Carvalho e do Kico - sem esquecer a trupe da página 'Toque Esportivo' - e de todos aqueles que primam pelo senso profissional do rádio popular. Sem ser popularesco.
FALANDO NISSO

Tertuliano Siqueira escreveu: "É básico do rádio noticiar os acontecimentos da rua, em seguida do bairro, posteriormente da cidade e por ultimo do país. Nãao tenho interesse em ouvir rádio que fala da marginal do tietê, do pedágio na dutra e por aí vai. Quero saber noticias dos times locais e nao do S.Paulo, do Fluminense e etc."

5 comentários:

tertuliano disse...

É básico do rádio noticiar os acontecimentos da rua,em seguida do bairro, posteriormente da cidade e por ultimo do país.nao tenho interesse em ouvir rádio que fala da marginal do tietê, do pedágio na dutra e por aí vai.quero saber noticias dos times locais e nao do S.Paulo, do Fluminense e etc.

Nonato Albuquerque disse...

Uma vez, Tertuliano, um dono de rádio falou que comprou uma rádio FM em Recife só para ter o prazer de ouvi-la musicalmente. Porque a programação de sua AM (e ele tinha uma aqui em Fortaleza) ele não tinha coragem de sintonizar.
Tem gente que tem o que tem só pra render o vintém.

Anônimo disse...

Acho que o rádio continuará sendo o grande meio de comunicação. O problema é que a visão dos proprietários não chega para ver sua importância. E outras no rádio só é valorizado quem faz porcaria. Veja o clube dos malas da rádio cidade, tem ouvinte que liga para se inserir no clube. Tem gente que gosta de palavrão e brincadeira de mau gosto no rádio.
Quem não gosta é defenestrado...

Flavio disse...

Muita PAZ, Seu Nonato, acho que esssa situação de transmitir programação "nacional" deve ser melhor discutida, pois como disse Tertuliano, o interesse da rua vem em primeiro. Concordo que alguns programas são muito agressivos, mas agressões maiores foram feitas com as emissoras locais que se colocaram em redes nacionais, entendo que por motivos economicos e bem mais viavel. Porem deixo uma indagação no ar, quem se habilita a cria o "NOVO RADIO CEARENSE"!!!!

Ismael Luiz disse...

O "novo rádio cearense" só será criado quando houver verdadeiros profissionais a dirigi-lo, não os picaretas e herdeiros inábeis,que se acham os "reis da cocada preta".Não faturam com a programação local ? Ora, deixem de se intrometer e permitam aos profissionais que o desenvolva.Simancol,é um excelente antídoto para a incompetencia.